Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O cooler do processador ajuda a esfriar o chipset?


sylvyojr

Posts recomendados

Minha duvida é que to querendo comprar um Zalman CNPS9900A LED pra colocar no meu processador. E eu ouvi em algum lugar que o vento que sai do cooler box tradicional ajuda a esfriar o cooler do chipset q fica bem do lado. Isso é verdade?

porque eu ja tem problema com calor no verão aqui no meu quarto, fica um forno. Com o everest vejo q a placa mãe chega a 53ºc , se eu colocar esse CNPS9900A que joga praticamente todo o vento pra fora, o chipset vai sofre mais com a temp?

Desculpa se a pergunta for *****, mais eu li em algum forum isso, mais to achando q eu li errado ou o caro viajou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vento realmente ajuda a resfriar, não só o chipset, mas também o circuito regulador de tensão, a memória, e tudo que estiver em volta do processador...

Se o gabinete for bem ventilado, a temperatura do chipset não vai aumentar tanto assim, porque sua NB tem um baita dissipador de calor nela já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha duvida é que to querendo comprar um Zalman CNPS9900A LED pra colocar no meu processador. E eu ouvi em algum lugar que o vento que sai do cooler box tradicional ajuda a esfriar o cooler do chipset q fica bem do lado. Isso é verdade?

porque eu ja tem problema com calor no verão aqui no meu quarto, fica um forno. Com o everest vejo q a placa mãe chega a 53ºc , se eu colocar esse CNPS9900A que joga praticamente todo o vento pra fora, o chipset vai sofre mais com a temp?

Desculpa se a pergunta for *****, mais eu li em algum forum isso, mais to achando q eu li errado ou o caro viajou.

Amigo, nada de ***** na sua pergunta. Muita gente tem essa mesma dúvida.

Alguém postou a resposta da Asus (em um tópico de refrigeração, não me lembro qual) com relação à mesma pergunta que a sua. O fabricante respondeu que os coolers tipo torre são melhores, pois direcionam para fora do gabinete todo o ar já aquecido pelo processador. Nos coolers horizontais, o ar aquecido é espalhado em todas as direções, possibilitando aquecimento de outros componentes...

Se for montar um cooler tipo torre no processador, tente adaptar um fan pequeno (40x40mm) sobre o dissipador do(s) chipset(s). Com certeza ajudará com suas temps (eu fiz isso).

Os circuitos reguladores de tensão (VRMs) normalmente suportam temperaturas mais altas que os chipsets. Não creio que necessitem de tanta refrigeração (o dissipador normalmente basta).

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, nada de ***** na sua pergunta. Muita gente tem essa mesma dúvida.

Alguém postou a resposta da Asus (em um tópico de refrigeração, não me lembro qual) com relação à mesma pergunta que a sua. O fabricante respondeu que os coolers tipo torre são melhores, pois direcionam para fora do gabinete todo o ar já aquecido pelo processador. Nos coolers horizontais, o ar aquecido é espalhado em todas as direções, possibilitando aquecimento de outros componentes..

Eu me lembro desta resposta.

Realmente acho que não é muita vantagem esses coolers verticais.

Qualquer cosia compra dissipadores para as memos e compra um fan 40mm para o chipset.

mas acho totalmente desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me lembro desta resposta.

Realmente acho que não é muita vantagem esses coolers verticais.

Qualquer cosia compra dissipadores para as memos e compra um fan 40mm para o chipset.

mas acho totalmente desnecessário.

Eu também acho desnecessário, mas...

Tenho uma P5KPL-SE com um Q8400, eu não usava o box que veio nele porque ele é pequeno e com ele esquentava bastante, usava um cooler de outro processador da Intel mais brutinho, as temperaturas eram aceitáveis do processador, o chipset me incomodava ficava entre 37 idle e em full ele ia facilmente para uns 43 graus.

Ai troquei o cooler box por o Cooler Master TX3, as temperatura do processador abaixou bem em full, mais o chipset, ontem mesmo jogando foi pra 55 a 58 graus que eu acho BEM quente, eu não conseguia colocar o dedo no dissipador.

Meu gabinete é um TT V3, tem um cooler de 120 na grade em baixo do acrílico (que eu cortei e coloquei uma grelha) mais ele joga ar na placa de vídeo, acho que vai muito pouco pro chipset, quase nada na verdade pra ele chegar a 58.

Ate quanto que é normal a temperatura do chipset???

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso é valido para os chipset's que esquentam bastante, como o x38 e x48, e até o P45.

Minha Rampage Formula tem um grande dissipador de cobre, e quando usava o lixo do box do Q9550, o chipset esquentava bastante. Quando troquei pelo Kabuto, diminui bastante a temperatura.

Mais isso que o x48 é bastante quente mesmo, cheguei a entrar em contato com a Asus e me disseram que a temperatura máxima dele era de um pouco mais de 100ºC, de acordo com datasheet da Intel.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei na duvida agora o ar(quente?) que sai do coolerbox ajuda a esfriar ou acaba esquentando mais os outros componentes.

Cooler tipo torre são aquele que tem o cooler virado pra o fundo do gabinete(saida de ar) não é isso?

E tipo vi um post aqui do cara metendo o Pau no CNPS9900A LED, o q vocês acham desse cooler, quero compra ele por ser de uma marca conceituada e por ter um visual maneiro já q a tampa do meu gabinete é de acrílico ficaria bacana.

Procurei no google um Review com comparações mais só achei uns reviews meia boca.

Alguém sabe de um review.... de preferência de PT/BR....Rrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sylvyojr, não, o ar quente expelido pelo Cooler é imediatamente retirado pelos fans exaustores do gabinete, seja o traseiro ou os superiores. Fazendo isso, os componentes do pc são refrigerados.

O Zalman 9900A LED é também um Cooler Torre, só que em formato da letra grega Ômega.

O que acontece em relação ao Zalman 9900, seja o LED ou o NT, é que existem Coolers mais baratos ou mais caros, com uma capacidade maior de refrigeração.

Aí depende muito da escolha de cada um, pois cada pessoa tem o seu gosto particular. Depende da predileção por esse ou aquele.

Isso jamais quer dizer que a Zalman, que é uma grande fabricante de Coolers, iria colocar um produto de baixa categoria no mercado.

Uma pessoa pode fazer a comparação do Zalman 9900A LED com o Cooler Thermaltake Frio, por exemplo, e é lógico que o Thermaltake estará na frente, pois a potência Dele é muito maior. Porém, o Seu ruído também. O que não acontece com o Zalman.

O Seu visual realmente é muito legal, principalmente para quem tem janela de acrílico, e para quem não quer que o Cooler interfira com os slots de memórias.

Aqui tem um dos testes (ele está traduzido):

Obs: O Zalman 9900A LED é compatível com os soquetes 1156 e 1155 também.

Abraço.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.techpowerup.com/reviews/Zalman/CNPS9900LED/&prev=/search%3Fq%3Dzalman%2B9900%2Bled%26start%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1916%26bih%3D871%26prmd%3Divns&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhgt02Vt7Ste7_Q0sfrahSm35-fkTg

Site da Zalman:

http://www.zalman.com/ENG/product/Product_Read.asp?idx=356

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!