Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simplificando a vida com o Speed Fan


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não é incomum as reclamações e dúvidas acerca da confusão de informações mostradas pelo Speed Fan, um bom programa de monitoração de temperaturas e velocidade de fan.

Basta um pouquinho de dedicação para se livrar dos dados não significativos..

Um usuário reclamava da seguinte tela após ter instalado o Speed Fan:

Desespero.jpg

Olhe, só para comparação, como é a mesma tela, na minha máquina, após uma pequena organização:

CaradoSpeedFan.jpg

Mais fácil de se ler, com menor quantidade de informação e somente a informação útil...

Começando:

Entre no botão CONFIGURAR e vai aparecer a seguinte tela:

Configureentrada.jpg

Viste ai, saia desmarcando tudo o que você acha ser informação inútil. Coisas como Temp 3 que mostrava -128ºC, ou a temperatura ambiente a zero graus ou um dos Cores com exatos 67ºC igual a da GPU (dado dobrado). Faça uma limpa e só deixe aquilo que sabes ser verdadeiro.

Na aba FANS faça o mesmo limpa, desmarcando fans 2, 3 e 4 naquela original. Veja ai minha tela:

Escolhererenomearosfans.jpg

Melhor que isso, se tiveres múltiplos fans, renomeie-os, (cicando duas vezes espaçadamente, sobre o nome dos mesmos).

Na aba VOLTAGES desligue tudo o que não interessa. Veja ai:

Escolherastensesamostrar.jpg

Na aba SPEEDS desligue tudo, dificilmente você usará esse recurso que depende de hardware na placa-mãe.

Na aba OPTIONS algumas coisas são importantes:

Opesetray.jpg

Eu mantenho o Speed Fan em background e me mostrando a temperatura da CPU no Tray. Por isso a seleção de iniciar minimizado e com fundo branco e letra grande azul.

Veja ai como selecionar a temperatura da CPU para que apareça no Tray, lá na aba das temperaturas:

Showintray.jpg

Perceberam a marcação lá em baixo para mostrar no Tray... Veja uma foto sobreposta de como fica, lá no tray, ao lado do relógio, a temperatura da CPU.

Para confirmar se os sensores usados, se as definições feitas estão de acordo, nada melhor do que rodar um gráfico, mostrando as variáveis que se escolheu..

Para exercitar rodei por 5 minutos um programa de stress da CPU (S&M, SP2004, SuperPi, Orthos, etc) dei um tempo e rodei mais dois minutos de FurMark, estressando a GPU.

Veja no gráfico que a resposta térmica rápida só pode estar mostrando a temperatura do diodo interno ao die, do core da CPU (gráfico cinza) enquanto o gráfico em vermelho mostra a temperatura dessa CPU (medida extermamente por sensor na placa-mãe. Já o gráfico na cor verde mostra a variação térmica da GPU sendo estressada pelo FurMark..

Grficodastemperaturas.jpg

Ou seja, simples, basta dar uma bela organizada e fica muito mais simples de ler..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

opa!

bela iniciativa faller!

ja que muita gente por ai nao usa o speed fan por ser complicado de usar e entender, eu mesmo so um deles.

so um detalhe, na tua assinatura tem um x2, e nos sensores vi so um core, ou o speed fan nao da temperatura de cada core separado? ou ja desabilitou e deixou so o geral da cpu?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!