Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV "LED", mitos, verdades e explicações sobre esta tecnologia de televisores.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Achei na net esse guia para quem quer comprar uma tv de LED no final de ano, boa leitura ;)

Vocabulário:

Escurecimento Local: Local Dimming

Iluminado pelas Bordas: Edge-Lit

  • A tecnologia de construção das TVs está em ritmo acelerado como quase todas as outras tecnologias cotidianas. Não faz muito tempo a única questão que se levantava quando alguém estava à procura de uma TV nova era o tamanho da tela – sempre medido na diagonal e em polegadas.
    Então vieram as TVs de tela plana. Depois as de plasma, as widescreen. Chegaram as LCDs, as de alta definição e agora as de LED. Tudo para tornar a pergunta "Qual TV devo comprar?" mais difícil de responder do que "Papai, como a irmãzinha entrou na barriga da mamãe?".
    Tentaremos esclarecer as principais dúvidas, com dez características para uma compra consciente da sua nova TV de LED.

  • A TV de LED não é um novo tipo de TV
    Por melhor que sejam as estratégias de marketing dos fabricantes, somos obrigados a jogar água fria neste mito: A TV de LED é uma TV de LCD que possui diodos emissores de luz (LEDs) como fonte de iluminação ao invés do painel fluorescente padrão.
    Diferente do plasma ou do OLED, que são tecnologias emissivas onde cada pixel possui sua própria fonte discreta de luz, a tecnologia LCD é transmissiva, onde cada pixel é iluminado por trás.

  • Existem dois tipos de TVs de LED
    tv-led-tipos.jpg Os primeiros modelos de TVs de LED eram iluminados por grandes painéis de LEDs que ocupavam toda a área da tela. Estes painéis possuíam apenas dois estados: ligados ou desligados. Com sua evolução foram criados painéis que podiam ter a intensidade de luz controlada por área, permitindo criar zonas mais escuras e mais claras, adaptando-se à imagem da tela. Esta tecnologia hoje é chamada de “escurecimento local”.
    Para criar TVs superfinas os engenheiros precisavam eliminar esta camada extra de LEDs. Então os moveram para as laterais do display. Com este tipo de iluminação os LEDs são fixados nos quatro lados da TV e a luz é projetada para o centro da tela por “guias de luz”. Estes tipos de TVs são chamados “iluminados pelas bordas”.
    Atualmente você encontra por ai tanto as TVs de "escurecimento local" e as "iluminadas pelas bordas".

  • A tecnologia de “escurecimento local” produz pretos mais intensos, mas criam "vazamentos"
    O tipo de iluminação pode impactar o nível de preto que uma TV produz. Nas TVs de “escurecimento local”, poder escurecer áreas específicas da imagem permite reduzir a quantidade de luz que atravessa pixeis escuros. O resultado é que os pretos são mais intensos e realistas, Como os níveis de preto são cruciais para a razão de contraste, quanto mais profundos os pretos mais a imagem – e as cores – parecem saltar. Além disso, a imagem como um todo parece mais brilhante.
    Um ponto fraco desta tecnologia é o chamado “vazamento”, onde áreas claras e muito iluminadas vazam sobre as áreas escuras adjacentes. Este efeito varia de modelo para modelo e está diretamente relacionado com a quantidade de elementos que podem ser escurecidos ou clareados atrás da tela, mas os fabricantes não divulgam esta informação.

  • TVs “iluminadas pelas bordas” são realmente finas, mas não são perfeitas
    O principal benefício das TVs de LED iluminadas pelas bordas é que se podem fazer modelos realmente finos. Entretanto, um efeito colateral é que a iluminação não é tão uniforme. Com os modelos de iluminação pelas bordas, se você projetar uma imagem totalmente branca notará que as bordas da imagem parecerão mais brilhantes que o centro. Da mesma forma, se você projetar uma imagem totalmente preta, as bordas da tela parecerão mais claras ou mesmo acinzentadas.

  • A tecnologia de LED de qualquer tipo não melhora o fraco ângulo de visão dos LCDs
    tv-led-angulo-visao.jpg Um dos pontos fracos das TVs LCD é que a imagem degrada se você estiver sentado na lateral ou se a TV for colocada muito alta ou muito baixa em relação aos seus olhos.
    A iluminação com LEDs não ajudam em nada este problema e, em alguns casos, pode até piorar as coisas. De que adianta comprar uma TV grande e cara se aquela imagem maravilhosa só poderá ser apreciada em todo seu esplendor por uma pessoa de cada vez?

  • Iluminação por LEDs é mais eficiente que iluminação fluorescente
    É verdade que TVs de LED são as mais eficientes em termos de consume de energia que existem. Entretanto a diferença com relação aos modelos mais modernos de iluminação fluorescente é muito pequena e, em geral, não serve de critério de decisão sobre qual TV comprar.

  • TVs de LED vão melhorar – só não dá para saber quanto
    Podemos esperar melhorias em todas as tecnologias de TVs LCD, LEDs ou não. Entretanto a crescente demanda dos consumidores por TVs superfinas deve impulsionar os fabricantes a melhorar ainda mais a tecnologia de iluminação pelas bordas. Alguns acreditam que esta tecnologia deve, em breve, superar a qualidade dos demais tipos de iluminação. Um painel com “escurecimento local” perfeito necessitaria um LED de luz para cada pixel de imagem, e este arranjo não é, e não deve ser no futuro próximo, economicamente viável.

  • TVs de LED ainda são caras
    Independente de benefícios, as TVs de LED custam mais caro do que os modelos convencionais. Em outubro de 2009, os modelos de TV de LED chegavam a ser até 85% mais caros que os modelos LCD tradicionais com as mesmas características
    Certamente estas TVs de LED possuem linhas e cores modernas, são muito estilosas, mas será que suas imagens são tão melhores que as convencionais? Afinal, vale ponderar se o que importa é a qualidade de imagem ou a peça de decoração.
    Eventualmente, como quase todas as tecnologias de consumo, o preço deverá cair na medida em que sua adoção se torne universal.

  • TVs de LED topo-de-linha apresentam imagens tão boas quanto às de plasma – com um problema
    As TVS de LCD têm sido execradas por não produzir pretos tão profundos quanto às de plasma. Com a introdução da iluminação por LEDS as TVs topo de linha podem produzir pretos tão bons quantos os melhores plasmas, consumindo bem menos energia. Mas o pequeno ângulo de visão ainda é o calcanhar-de-aquiles de qualquer TV que usa um painel LCD.

  • Se você não tiver uma fonte de imagem de alta qualidade, LED ou não LED não vai fazer diferença
    Como muitas outras maravilhas tecnológicas que temos em casa, a imagem que você verá na sua TV de Led será tão boa quanto a fonte geradora da imagem permitir. Portanto lembre-se: você precisará também de um tocador de Blu-ray de última geração, de cabos de qualidade, de um receptor de TV a cabo com capacidade de alta definição e, até mesmo, de um condicionador de energia elétrica para experimentar o mundo das imagens de alta qualidade. Ou então esperar pela TV OLED ou pelas 3D...

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Tecnicamente:

O funcionamento do IPS é adotado em cristais líquidos, que são alinhados na horizontal, ao contrário de modelos convencionais que estão alinhando na vertical.

As moléculas de cristal líquido do painel IPS giram em plano horizontal, sem considerar o alinhamento perpendicular das moléculas de cristal na tela de LCD.

O Painel IPS proporciona recursos para a definição da imagem da LCD, fazendo com que o sistema ofereça suporte de 200 Hz até 240Hz de taxa de atualização, que indica o numero de vezes por segundo que a imagem é renovada a tela, com isso a LCD alcança um rápido tempo de resposta para fazer transmissão de grandes quantidades de informação em alta velocidade sem que tenha perda de dados para a formação da imagem .

Pessoalmente:

Com certeza as telas IPS são superiores ao LCD convencional, pelas várias razões descritas acima;

Nos painéis LCDs, é o controle da posição mólecula que irá definir a qualidade da imagem e controlar a luz é algo extremamente difícil; Justamente a diferente entre um painel TN e IPS é a posição que estas moléculas estão organizadas;

Um detalhe importante é o alto grau de intoxicação que as lâmpadas fluorescente tem, devido aos metais pesados presentes na sua composição, como: arsênio e o mercúrio;

A tecnologia led em painéis está ainda no "começo" ou seja, ela ainda está em desenvolvimento, e o led quebra o paradigma de luz em lâmpada fluorescente, sendo que permite um campo de luz muito mais homogêneo, comportado e principalmente: controlável;

As TVs ditas como "FULL LED", ou seja, que possuem o seu backlight preenchido quase que totalmente por LEDs, resultando em uma qualidade de imagem superior ao LED convencional; Com certeza, entre as duas, eu iria de FULL LED (mas com LOCAL DIMMING).

Muito cuidado ao comprarem uma FULL LED, achando que estão comprando uma TV excelente, se ela não for LOCAL DIMMING (ou seja, controlar a intensidade dos leds em um determinado local) o ganho em cima de uma LED "convencional" não será tão expressivo!

normal_dolbyvision.jpg

Porém a tecnologia LED não é a que apresenta as cores mais fiéis, o melhor contraste e a melhor fluidez da imagem!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente:

O funcionamento do IPS é adotado em cristais líquidos, que são alinhados na horizontal, ao contrário de modelos convencionais que estão alinhando na vertical.

As moléculas de cristal líquido do painel IPS giram em plano horizontal, sem considerar o alinhamento perpendicular das moléculas de cristal na tela de LCD.

O Painel IPS proporciona recursos para a definição da imagem da LCD, fazendo com que o sistema ofereça suporte de 200 Hz até 240Hz de taxa de atualização, que indica o numero de vezes por segundo que a imagem é renovada a tela, com isso a LCD alcança um rápido tempo de resposta para fazer transmissão de grandes quantidades de informação em alta velocidade sem que tenha perda de dados para a formação da imagem .

Pessoalmente:

Com certeza as telas IPS são superiores ao LCD convencional, pelas várias razões descritas acima;

Nos painéis LCDs, é o controle da posição mólecula que irá definir a qualidade da imagem e controlar a luz é algo extremamente difícil; Justamente a diferente entre um painel TN e IPS é a posição que estas moléculas estão organizadas;

Um detalhe importante é o alto grau de intoxicação que as lâmpadas fluorescente tem, devido aos metais pesados presentes na sua composição, como: arsênio e o mercúrio;

A tecnologia led em painéis está ainda no "começo" ou seja, ela ainda está em desenvolvimento, e o led quebra o paradigma de luz em lâmpada fluorescente, sendo que permite um campo de luz muito mais homogêneo, comportado e principalmente: controlável;

As TVs ditas como "FULL LED", ou seja, que possuem o seu backlight preenchido quase que totalmente por LEDs, resultando em uma qualidade de imagem superior ao LED convencional; Com certeza, entre as duas, eu iria de FULL LED (mas com LOCAL DIMMING).

Muito cuidado ao comprarem uma FULL LED, achando que estão comprando uma TV excelente, se ela não for LOCAL DIMMING (ou seja, controlar a intensidade dos leds em um determinado local) o ganho em cima de uma LED "convencional" não será tão expressivo!

normal_dolbyvision.jpg

Porém a tecnologia LED não é a que apresenta as cores mais fiéis, o melhor contraste e a melhor fluidez da imagem!!

Poxa, acredito que você tenha explicado quase tudo, tirou muitas palavras da minha boca, menos as que eu não sabia! hahaha Muito bom explicado sobre o ips!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

  • Se você não tiver uma fonte de imagem de alta qualidade, LED ou não LED não vai fazer diferença
    Como muitas outras maravilhas tecnológicas que temos em casa, a imagem que você verá na sua TV de Led será tão boa quanto a fonte geradora da imagem permitir. Portanto lembre-se: você precisará também de um tocador de Blu-ray de última geração, de cabos de qualidade, de um receptor de TV a cabo com capacidade de alta definição e, até mesmo, de um condicionador de energia elétrica para experimentar o mundo das imagens de alta qualidade. Ou então esperar pela TV OLED ou pelas 3D...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

EIS MINHA MAIOR INQUIETAÇAO. TENHO VISTO IMAGENS DE TVS DE LED OU PLASMA PIOR DO QUE AS TVS DE TUBO. (EM TRANSMISSAO DE CANAIS ABERTOS) . PORQUE ISSO ACONTECE ? É SOMENTE PELA QUALIDADE DO SINAL GERADO PELAS TVS ABERTAS ?

Exatamente, experimente ver uma tv de plasma ligado a um bluray, essa vai ser sua expressão: :eek:

Detalhe, aqui em casa um monitor T220 (22" 1680 x 1050), quando rodo um filme em bluray tem muuuuuuuuita diferança para um DVD ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema disso é que você perde a fidelidade das cores, nota-se claramente áreas com tons de brilho exageradas, o reflexo do sol branco...

Enquanto na plasma, nota-se o reflexo do sol amarelo... tons mais realísticos...

Inclusive, certa vez vi uma comparação de um show, onde o pessoal de camisa vermelha, aparecia alaranjado na led (ou lcd), heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu lutando pra sair do meu Philips 14" CRT amarelado kkkk

com tantas novidades pipocando em todos os lados, acho que é bem prudente aguardar pra comprar produtos, sempre que um monte de tecnologias novas vão surgindo ao redor, depois de algum tempo alguém inventa um dispositivo novo utilizando estas tecnologias e tudo que era top, torna-se de segunda mão, e assim, mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, experimente ver uma tv de plasma ligado a um bluray, essa vai ser sua expressão: :eek:

Detalhe, aqui em casa um monitor T220 (22" 1680 x 1050), quando rodo um filme em bluray tem muuuuuuuuita diferança para um DVD ;)

Meu pai tem uma plasma LG (acho que é PJ alguma coisa) e a imagem é horrivel na tv a cabo (não é HD). Será que é uma questao de calibração? Alguém conhece algum manual que ensine a calibrar?

Valeu !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Meu pai tem uma plasma LG (acho que é PJ alguma coisa) e a imagem é horrivel na tv a cabo (não é HD). Será que é uma questao de calibração? Alguém conhece algum manual que ensine a calibrar?

Valeu !!

Depende o que você quer dizer com horrível, se somente na tv a cabo fica ruim e fontes HD ficam boa, não sei se há muito o que fazer..

Se horrível você quer dizer no sentido de cores, contraste, encontrei essas dicas:

01. Coloque no DVD um filme com imagem bem escura,

02. Em Nitidez, reduza para um nível bem baixo;

03. Em Brilho, reduza o nível até que ainda consiga ver nuances de preto e sombras;

04. Coloque agora um DVD com imagem de filme bem clara;

05. Em Contraste, faça um ajuste até que ainda consiga ver todas as diferenças entre os vários tons de branco;

06. Altere o nível de temperatura de cor para quente;

07. No mesmo DVD do item 4, pause uma imagem onde possa ver o rosto humano de pele mais clara.

08. Em Cor, ajuste a tonalidade até que se chegue na tonalidade mais próxima possível do natural.

09. Em Matiz, selecione a posição neutra.

10. Para finalizar, usaremos um filme em DVD que tenha imagens com muitos detalhes diferentes.

11. Em Nitidez, ajuste até que não apareça imagens com contornos brancos quebrados e/ou indesejados.

No mais estou criando um tópico agora com dicas de regulagem, aguarde que edito este post para adicionar o link.

abraços

edit:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-calibrar-regular/935613

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Tenho uma tv de LED full da Sony dos modelos atuais....

Sinceramente em comparação com a LCD convencional o que reparo realmente é que se não for uma imagem em HD não vele o investimento, porém em imagens em HD principalmente aquelas mais escuras (como batman) ficam muito boas, diminuindo e muito aquela sensação que tem que ligar a luz da sala para enxergar.... hehehe

não se aproveita 100% da programação com ela, porém Compraria novamente, é muito bacana olhar em HD e esteticamente ela combina com qualquer ambiente....

Muito boa a matéria do Maximos...

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...

É realmente muito bom ler um pouco e saber sobre o que temos em casa, principalmente falando de TVs e monitores...

Muitas destas informações eu realmente não conhecia e aposto que vão me ajudar e muito a escolher na minha próxima compra!

Muito obrigado pelo post, bem esclarecedor e rico em informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

Ainda não lí todos os tópicos,mas posso ajudar a esclarecer técnicamente alguns pontos sobre tvs Led e plasma,principalmente da Samsung onde sou técnico tambem.

Iluminação por LEDs é mais eficiente que iluminação fluorescente

É verdade que TVs de LED são as mais eficientes em termos de consume de energia que existem. Entretanto a diferença com relação aos modelos mais modernos de iluminação fluorescente é muito pequena e, em geral, não serve de critério de decisão sobre qual TV comprar

O consumo é um dos pontos fortes da iluninação a Led,mas a diferença técnica e visual é grande.

Um Led apresenta cor 'branca' mais próximo que as fluorescentes,pelo motivo que o Led não utiliza gas em seu interior para gerar Luz.

As fluorescentes com o tempo tende a 'amarelar' e apresentar luz não uniforme,alem que as fluorescentes trabalham com alta tensão e frequencia alta produzindo 'ruidos' e mais calor.

TVs de LED topo-de-linha apresentam imagens tão boas quanto às de plasma – com um problema

As TVS de LCD têm sido execradas por não produzir pretos tão profundos quanto às de plasma. Com a introdução da iluminação por LEDS as TVs topo de linha podem produzir pretos tão bons quantos os melhores plasmas, consumindo bem menos energia. Mas o pequeno ângulo de visão ainda é o calcanhar-de-aquiles de qualquer TV que usa um painel LCD.

O preto das tvs de Led continuam com 'vazamento' e não se igualam as de plasma.

A telas de plasma apresentam 'preto profundo' pois os pixel 'pretos' não são acesos.

O grande problema dos paineis não plasma é o alto tempo de resposta,que atualmente é de +- 5 milessegundos.

Mesmo as que apresenta resposta de 2 milessegundos GTG,apresentam esta resposta apenas nos tons 'cinza',daí a sigla GTG ou G2G(grey to grey).

Um tv de tubo tem resposta em torno de 380µ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!