Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modulo Queimando Transistores


rafaelduarte

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

eu estava pesquisando o problema do meu modulo e encontrei este forum que achei muito interessante então resolvi participar.

Entâo eu tenho um modulo automotivo Aquarius SB 900, que utiliza 4 transistores de modelo TIP 105, aparentemente 2 haviam queimado então resolvi trocar os 4 transistores, comprei os igual da minha placa, apos ter instalado dois transistores do lado esquerdo começaram a sair fumaça logo apôs derreteram.

o que pode estar contecendo? e por favor poderiam me explicar os possiveis problemas mesmo que seja algo "fácil" ou "besta", pois sempre me interessei mas este é o primeiro reparo que estou tentando realizar.

Conto com a ajuda de vocês, Obrigado desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, primeiro retire TODOS os TIP105 da placa e com um multimetro, teste todos eles e veja se nenhum está em curto, depois teste as trilhas onde o transistor é soldado e veja se também não há curto entre elas, após ter feito isso se não der nada de anormal, veja quantos volts estão indo para o transistor, pois excesso de tensão pode danificá-los tambem!! E como o amigo Jorgeletronico disse, teste os autofalantes veja se nenhum deles está danificado ou simplesmente ligue a potencia sem os autofalantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara os transistores na são normalmente NPN ou PNP ( negativo positivo negativo ou posituvo negativo positivo ) você tem certeza q nao inverteu os terminais? e tem certeza q os transistores são os mesmos q a sua placa pede?

se estiver tudo isso certinho tenta ver se o falante ta em curto, tem grande chance de esparem faça uma substituição por outros falantes q você tem certeza q estão fincionando.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 transistores de modelo TIP 105

Tem certeza absoluta que todos os quatro transistores são TIP105? Conforme o colega Iury falou, os amplificadores costumam utilizar transistores em pares (um PNP e outro NPN).

aparentemente 2 haviam queimado então resolvi trocar os 4 transistores

O procedimento está correto, porém incompleto. Além de trocar todos os transistores da saída, troque os drivers deles também (os transistores que ficam nas etapas anteriores à de potência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos,

Então os 4 transistores de minha placa são TIP105, e apos ter realizado a troca liguei o modulo sem autofalante, e ja começou a sair a fumaça.

Desculpe a pergunta mas eu entendo quase nada de eletronica, então como são esses transistores anteriores a de potencia.

Queria então pedir a ajuda

Qual é o primeiro procedimento a realizar, e os demais seguintes...

você's por favor poderiam postar +/- um procedimento pra mim seguir.

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o 1º passo minha opnião serio você conseguir o esquema eletrico da placa com esse documento em mãos você teria todos os componentes da placa desenhados ( um pequeno problema é que pra entender a simbologia do esquema requer um certo conhecimento técnico, + nao se assuste, nao é nem um bicho de 7 cabeças ) olha você precisaria fazer um teste "afrio" nos componentes da placa ( que levam tensão do transformador ate esses transistores) pos pode ter algum resistor em curto ou rompido, e fazendo com isso q chegue corrente elevada ao transistor ( acima da carga q ele suporta ) fazendo com q eles venham a se queimar voce precisa achar também a causa do problema, e nao o problema.

cara testa isso ai e vamo ve no q da to aguardando a sua resposta. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito! acredito que dois destes TIP105 são na realidade TIP102!

Eles formam o par complementar...

Obrigado pela resposta.

Bom os quatro transistores eram TIP 105, pois verifiquei a numeração deles antes de começar a desmontar.

olha o 1º passo minha opnião serio você conseguir o esquema eletrico da placa com esse documento em mãos você teria todos os componentes da placa desenhados ( um pequeno problema é que pra entender a simbologia do esquema requer um certo conhecimento técnico, + nao se assuste, nao é nem um bicho de 7 cabeças ) olha você precisaria fazer um teste "afrio" nos componentes da placa ( que levam tensão do transformador ate esses transistores) pos pode ter algum resistor em curto ou rompido, e fazendo com isso q chegue corrente elevada ao transistor ( acima da carga q ele suporta ) fazendo com q eles venham a se queimar voce precisa achar também a causa do problema, e nao o problema.

cara testa isso ai e vamo ve no q da to aguardando a sua resposta. abraço

Obrigado Iury Guedes,

Bom então vou realizar algumas pesquisas para tentar encontrar o esquema elétrico deste modulo...

você tem alguma ideia de onde posso conseguir isso, pois eu ja tinha visto isto pela net e não tinha encontrado, bom de qualquer forma vou realizar esta pesquisa.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pos pode ter algum resistor em curto ou rompido

Olha... Em todos os anos de eletrônica que tenho eu nunca vi um resistor em curto.

e fazendo com isso q chegue corrente elevada ao transistor ( acima da carga q ele suporta )

No meu entender, o que pode estar acontecendo é que algum outro semicondutor (eles são os principais suspeitos) está em curto ou com fuga. Com isso ocorre a sobrecarga dos transistores de saída e a sua queima.

Outra coisa: se você não tem muito conhecimento de eletrônica, talvez você tenha dificuldade de achar este defeito, além de existir grande possibilidade de acabar colocando outros defeitos no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito! acredito que dois destes TIP105 são na realidade TIP102!

Eles formam o par complementar...

TODOS vocês estão se esquecendo de um PEQUENO detalhe: O tipo de amplificador.

Por usar 4 TIP105, o que me vem à cabeça, logo de início, é um amplificador do tipo BOOSTER (aquele que usa transistor e transformador na saída).

Sendo assim, não usará nenhum NPN, pois geralmente usam APENAS NPN, ou APENAS PNP. Não há MOSFET nem transformador elevador de tensão como nos amplificadores automotivos mais "comuns". Esse é um "amplificador" de baixo custo.

Sobre o defeito, não tenho muito a dizer, pois o que já foi falado aqui é o básico para que você possa iniciar uma manutenção. Apenas verifique os transformadores na saída, caso eles estejam "queimados", com uma cor preta, provavelmente ele entrou em curto. Uma das opções possíveis, seria mandar para alguém que faça manutenção em transformadores, porém algumas vezes, o valor gasto chega a ser próximo ao valor de um aparelho novo.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha você tinha q saber o fabricante do modulo, com isso você tentava entrar no site deles e ver se eles disponibilizam esse recurso, com certeza eles teriam isso la, pois é recurso técnico, os técnicos mesmo os da autorizada precisam de esquemas eletricos, pois pode ter torrado algum equipamento e nao dar pra ver o valor de impedancia ou o tipo entende? tenta ai cara abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega deve ter se expressado mal,resistor ou altera ou abre,bom..... o curto é entre q pinos amigo dos transistores?

Bom olhando de frente o transistor o curto é aparente entre o pino da direita e o pino central.

Bom Dia a todos,

Então, realizei diversas pesquisas mas não consegui o exquema elétrico do modulo, pois a fabrica "Faitron" fechou as portas e não disponibilizou estas informações.

Sem este exquema elétrico por onde devo começar a verificar, e fazendo uma espeção com mais calma em todo o circuito não encontrei nenhum outro componente danificado aparentemente.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a todos,

Então, realizei diversas pesquisas mas não consegui o exquema elétrico do modulo, pois a fabrica "Faitron" fechou as portas e não disponibilizou estas informações.

Sem este exquema elétrico por onde devo começar a verificar, e fazendo uma espeção com mais calma em todo o circuito não encontrei nenhum outro componente danificado aparentemente.

Obrigado a todos.

Eu já lhe falei isso há alguns posts atrás! Tem muita gente achando que ele é um amp classe AB com fonte chaveada, e eu digo que ele usa transformador na saída!

Quem está certo? Você ainda nem passou essa informação, mas pelo que sei, amplificadores que usam apenas TIP 105 são os tipo BOOSTER, que usam transformadores na saída!!

Se for do tipo BOOSTER, por favor, verifique os transformadores (os de saída) pois é comum eles entrarem em curto, e geralmente é bem visível, pois o papel de isolamento do transformador fica preto. A cor dele, geralmente é marrom (papel pardo), ou branco quando se usa fita crepe.

Comece ao menos nos informando esse detalhe, do tipo do amplificador. Sem isso, você irá ver aqui diversas opiniões, que podem ou não servir para o seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

boa noite a todos !!

o rafael...você ja verificou a "corrente de consumo em repouso" ???

...em alguns casos o problema nao esta em transistor ok !!!

coloque um transistor em cada lado e faça a verificaçao da corrente,veja se o trimpot ajusta o consumo...poder ser uma luz para você.....

te+ !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!