Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores ARM


jonny_br

Posts recomendados

sério, alguém faz um tutorial pra alguém entender o mundo ARM? sério, pra se perder no que é isa, o que é microarquitetura, o que eles projetam e o que cada um exatamente fabrica é ****!

Ai é melhor pedir ajuda aos universitários. Se não me engano no início do tópico o EduardoS e outro user, não lembro, nos deram um boa ideia de quem é quem. Acho que preciso reler.

So completando... parece mesmo que Barcelona Centro de Supercomputação (BSC) esta disposta mesmo a investir em Tegra e Tesla e de quebra projetar Nvidia e ARM no rumo da supercomputação.

nvidiategrea3sc_1a_dh_fx57.jpgnvidiategrea3sc_2_dh_fx57.jpg

Fonte: Donanimhaber e Xbitslabs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, valeu pela imagem das plaquinhas! ;)

Ai é melhor pedir ajuda aos universitários. Se não me engano no início do tópico o EduardoS e outro user, não lembro, nos deram um boa ideia de quem é quem. Acho que preciso reler.

Eu li o tópico todo. A discussão ficou se prolongando, e no fim até tinha dado pra entender, mas depois perde de novo, porque não dá pra entender exatamente o que que a ARM vende ou projeta, e o que as outras empresas realmente fabricam. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li o tópico todo. A discussão ficou se prolongando, e no fim até tinha dado pra entender, mas depois perde de novo, porque não dá pra entender exatamente o que que a ARM vende ou projeta, e o que as outras empresas realmente fabricam. ;)

Caramba... assim você funde o tico e teco.

vou tentar passar o meu entendimento.

Usando como base a construção civil.

Digamos, há dos tipos de casas, Térrea (Risc) e edificações (Cisc).

ARM (arquiteto) tem um planta (ISA) baseada em RISC e dela faz suas várias adaptações e atualizações, dependendo do gosto dos seu clientes ( Nvidia, Qualcomm, TI, Samsung...) estes por sua vez, ao adquirir a planta, podem fazer a churrasquira no fundo do quntal, cobrir a área de srviços, trocar as portas, portões... sem mudar a estrutura.

O Foundry seria a construtora e responsável pelo tipo de material e mão de obra. O mercado ainda alimente o construtor de condomínios e locaduras (projetista de Computado/Supercomputador e desenvoledores de Gadgets), estes compram os projetos desenvilvidos pelso clientes da ARM. O interessante é a grande maioria dos clientes ARMs tem sua divisão Gadgets.

ARM por ser esperta, usa o poder econômico pra adquirir contratos grandiosos com clientes diretos (Apple), ou indiretos (HP) e usa estes nomes pra fazer aquele estardalhaço.

Bom.. é minha visão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi jonny.

eu até entendi isso (se bem que não sei se a analogia com a planta seria a ideal). O problema é que, PARECE (pelo que eu entendi) que a ARM vende a licença da ISA E projetos de processador, que depois ainda são mexidos. Isso é que me "enosa": o que tem nos projetos, o que não tem, o que os clientes mexem?? Sério, ARM me deu um verdadeiro NÓ!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eles não mexem na estrutura real do processador, "core" mas sim no que diz ao modo de como os cores são organizados, cache, memória, vídeo, chips de terceiros, clock... até formar o SoC. o SoC é cada um por se e ARM por todos.

Pelo que eu entendo funciona assim, Você escolhe um dos núcleos abaixo:

The_Total_Processor_Overview_Man_Oct11_WEB.jpg

ARM tem núcleo gráfico, porém você pode optar por outro proprietário, assim como os dispositivos de I/O. È só fazer um apanhado, regular frequências, prensar um Die e pronto.

O difícil hoje é projetar uma ISA sem violar patentes, por isso que é comodo comprar a ISA pronta da ARM, e olha que o negocio é desproporcional.

Praticamente há 4 chips ARM para cada habitante no planeta.

A Intel também vende projetos, ATOM pode ser licenciado, mas quem compra?

Bobcat também e se não me engano a FSA (arquitetura Fusion) é aberta e ARM continua produzindo Bilhões em lucros... esse caras tem parte com o demo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tô começando a me achar... só faltava as versões da ISA ali do lado pra gente se encontrar...

Pelo que eu entendi, o problema maior é que estamos falando de 3 linhas completamente diversas de processadores, nas quais "os que interessam" são os Cortex-A* e que por tabela compartilham o nome (Cortex) com uma outra linha de aplicação completamente diferente... é isso?

Só faltaria mesmo aí as versões da ISA e entender o que são os "clássicos" na jogada. E, claro, aí seguir em frente procurando o que muda entre as versões da ISA, o que falta, e o que tem em cada "Cortex-A*" da vida. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se falarmos assim:

ARM Holdings vs Intel Corp.

ISA

ARM vs x86

Arquitetura/Nome código

ARMv1 ARM1

ARMv2 ARM2, ARM3

ARMv3 ARM6, ARM7

ARMv4 StrongARM, ARM7TDMI, ARM9TDMI

ARMv5 ARM7EJ, ARM9E, ARM10E, XScale

ARMv6 ARM11

ARMv7 Cortex

ARMv8 Para apoiar 64bits.

Intel

P5 - Pentium

P6 - Pentium Pro, II, III, M.

P7 - NetBrust (P4)

Core - C2D, C2Q

Nehalem - i-000

Wesmere - i-900

Sandy Bridge - i-2000

A diferença é que daqui para a frente a ARM decidiu vender projetos enquanto que a Intel decidiu ela mesma por a mão na massa e fazer seu chips.

Tanto a ARM quanto a Intel fazem um projeto principal e depois vem suas variantes.

ex: Intel recentemente elaborou Sandy Bridge e dela vieram as variantes como o Sandy Bridge-E.

ARM lançou Cortex-A15 e dele veio a variante Cortex-A7

Como o projeto do núcleo em mãos (Cortex), ai o licenciador deita e rola, contando que não altere o núcleo e ou clausulas contratuais, por exemplo: Qualcomm tem a licença de uso do Cortex-A8 e monta chips conforme a carência de seus clientes. como se a nVidia licenciasse o ATOM e pusesse uma GPU descente e seu antigo MCP, fundisse e estaria pronto o primeiro SoC x86 não intel/AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bá, mas melhorou e MUITO!

Quer dizer então que todos os Cortex são da ARMv7, sem grandes mudanças só melhoras de projeto, e não tem nenhum projeto de processador ainda pra ARMv8, o querido com 64 bits?

Última pergunta: o que tem nos projetos dos ARMs? tipo, das "peças" com que se montam uma cpu ou pc moderno hoje? unidade de inteiros, unidade de reais, controladora de memória, controladora de rede, controladora de vídeo, controladora pci-e, etc... que que já "vem no pacote"??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bá, mas melhorou e MUITO!

Quer dizer então que todos os Cortex são da ARMv7, sem grandes mudanças só melhoras de projeto, e não tem nenhum projeto de processador ainda pra ARMv8, o querido com 64 bits?

Última pergunta: o que tem nos projetos dos ARMs? tipo, das "peças" com que se montam uma cpu ou pc moderno hoje? unidade de inteiros, unidade de reais, controladora de memória, controladora de rede, controladora de vídeo, controladora pci-e, etc... que que já "vem no pacote"??

Só de verdade para 2012:

No ARM Techcon 2011 , AppliedMicro anunciou "X-Gene" o primeiro microprocessador do mundo a ser compatível com a arquitetura ARMv8 (64-bits) em um SoC FPGA (efetivamente um servidor em um Chip, em vez de System on Chip). AppliedMicro está mirando a próxima geração de computação em nuvem, infra-estrutura sem fio, redes corporativas, bem como aplicações de armazenamento e segurança.

AppliedMicro_Xgene_Architec.jpg

A plataforma X-Gene é projetado com confiabilidade, disponibilidade e manutenção (RAS) recursos necessários no espaço do servidor. Mike Muller, CTO da ARM, disse que sua nova arquitetura ARMv8 seria composto por dois principais estados de execução: AArch64 e AArch32. AArch64 irá introduzir um novo conjunto de instruções A64 (64-bit). Muller disse que a arquitetura "ARMv8 tem suporte total a programas 32-bit sda arquitetura ARMv7." Arquitetura X-Gente também suporta multi-processadores e escalar até 128 núcleos em vários processadores multi-core e é projetada para operar em até 3,0GHz no mesmo consumo e custo das soluções já existentes.

AppliedMicro_XGene_RightSiz.jpg

A AppliedMicro escolheu TSMC como seu parceiro de produção para desenvolver os SoC 64 que serão produzidos em litografia de 40 e 28nm. Rick Cassidy, presidente da TSMC Norte Americana, disse: "Estamos satisfeitos por fazer parte deste sucesso, e nossa colaboração é mais um marco na relação entre AppliedMicro e TSMC . "

AppliedMicro_XGene_FPGA.jpg

Johnston explicou que FPGA AppliedMicro X-Gene tem desempenho de uma única thread incomparável, CPU completa e I/O, virtualização e System-on-a-Chip (SoC) habilitado glueless multi-processamento, X-Gene permitirá AppliedMicro reduzir o custo do servidor, consumo e complexidade em mais de 50 por cento. O primeiro SoC 64-bit ARM a carregar Linux, amostra usa FPGA, 300mili-Watts (mW) no consumo de energia em ocioso e até 2W no consumo de energia de uso por núcleo em carga. A versão de 16-core funcionaria na faixa de 35 watts. Para o chip 128-core e 3GHz, o consumo estaria mais próximo de 256W ou 64W ocioso. Um consumo até crescido em relação ao X5680s, Intel Xeon 3,3GHz de 130W, porém apenas 6 cores, consumo estimado apenas do processador. O X-Gene-se excluindo a energia usada pelo chipset e outros componentes, que são integrados numa microarquitetura (Sistema num único Chip) SoC. Projeção aponta para o X-Gene superar a arquitetura x86 Sandy Bridge da Intel e até três vezes mais rápidos que Xeon E3 de mesmo consumo.

AppliedMicro_XGene_Perf.jpg

Mais interessados podem obter mais detalhes aqui: (inglês)

Desculpa se me perdi na tradução, não domino o idioma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ARM lançou Cortex-A15 e dele veio a variante Cortex-A7

Um A7 não vem de um A15.

Como o projeto do núcleo em mãos (Cortex), ai o licenciador deita e rola, contando que não altere o núcleo e ou clausulas contratuais, por exemplo: Qualcomm tem a licença de uso do Cortex-A8 e monta chips conforme a carência de seus clientes. como se a nVidia licenciasse o ATOM e pusesse uma GPU descente e seu antigo MCP, fundisse e estaria pronto o primeiro SoC x86 não intel/AMD.

A licença mais cara da ARM permite ao cliente criar o CPU a partir do zero, desde que seja compatível com a ISA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um A7 não vem de um A15.

Pode ser mais subjetivo? às vezes eu preciso não apenas o resultado e sim a maneira como chegou a ele. só assim eu consigo assimilar.

O que me fez acreditar que A7 é uma versão capada do A15, foi com base neste link?

http://www.arm.com/products/processors/cortex-a/cortex-a7.php

A licença mais cara da ARM permite ao cliente criar o CPU a partir do zero, desde que seja compatível com a ISA.

Sei "se não estou enganado" a Qualcomm possui total liberdade com a Cortex-8, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que me fez acreditar que A7 é uma versão capada do A15, foi com base neste link?

O A7 e o A15 são completamente diferentes, mas totalmente compatíveis.

O que gerou a confusão foi a diferença entre "arquitetura" e "micro-arquitetura".

O mesmo que a nVidia fez com o Tegra 3 onde tem quatro núcleos rápidos e um núcleo eficiente a ARM fez com o A7 e A15, mas a ARM foi mais além, além de mudar os transistores mudou o projeto, da mesma forma que com o Tegra a mudança dos núcleos rápidos para os lentos é completamente transparente para o SO.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me fez acreditar que A7 é uma versão capada do A15, foi com base neste link?

http://www.arm.com/products/processors/cortex-a/cortex-a7.php

O link fala que um A7 tem 1/5 do tamanho de um A8, o que já indica que o A7 não vem do A15, apesar de ser totalmente compatível com o A15 como mencionado pelo EduardoS.

Sei "se não estou enganado" a Qualcomm possui total liberdade com a Cortex-8, certo?

Eles podem projetar o próprio CPU do modo que quiserem (vide Krait).

Atualmente apenas meia dúzia de empresas tem a licença máxima da ARM, e a grande maioria tem as licenças mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Será que tablets precisam de tudo isso mesmo?

Já tem poder d+ hoje um chip dual core do iPad...

Agora se conseguir vender em massa para servidores... ai fica LECAL!

O Objetivo é computação de alto desempenho, em todos os segmentos do mercado: Server, Desk, Móvel, Portátil..

Eles querem chegar iguais a "mineiros", comendo pelas beiradas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!