Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterCooler caseiro (atualização 1.1) apartir da pag.8


LuizFernan

Posts recomendados

Opa Luiz desculpa la, eu se nao me engano coloquei algo sobre essas escolas no topico fixo de water cooler, mas vamos la.

Basicamente quando os sistemas de water cooler surgirao existia duas escolas na area de blocos a de alta e a de baixa restricao.

A de alta restricao usa canais dentro do bloco para aumentar ao maximo o tempo de contato da agua com a base do bloco, mas devido as muitas voltas que a agua faz dentro do bloco torna ele muito restritivo exigindo bombas mais potentes para manter um fluxo de agua ideal.

A outra escola oferecia pequenos filamentos por onde a agua passava, basicamente de um lado para o outro do bloco, com baixa restricao ela pedia bombas de menos potencia para atingir um bom fluxo de agua no loop.

O que acontecia era que com a tecnoliga nao muito avancada na fabricação de bloco no inicio era melhor fazer um bloco de alta restricao de o resultado era melhor que um de baixa restricao ja que os filamentos nao erao em grande quantidade e assim o calor nao era absorvido de maneira ideal.

Com o avanco na fabricação de bloco e a utilizacao de filamentos cada vez mais finos e o incremento da tecnologia utilizando sistemas de sprays e passagem dupla do liquido os blocos com baixa restricao ultrapassarao em muito os outros tipos de blocos e sao hoje utilizados em praticamente todos os grandes fabricantes.

Bem basicamente seria isso, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

BetoUK, obrigado pela explicação, pelo que você viu do meu block, dá pra ter uma ideia se ele é restritivo ou não??

Sambaquy, obrigado pela força, eu já ouvi essa sua ideia, só não me lenbro onde, é interressante, mas ai, como você iria fazer para voltar a agua para a caixa de cima, com bomba mesmo? quero terminar esse projeto o quanto antes tambem, só que estou tendo que compartilhar meu tempo, por causa da faculdade.

abraço a todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Luiz, tambem recomendo a voce dar uma lida no topico fixo de water cooler.

A medida 3/8 'e bem popular, inclusive eu a utilizo. Um relação as manqueiras eu nao sei, nao uso mangueiras de silicone e em lojas que vendem produtos de water cooler aqui na europa tambem nao sao oferecidas.

O unico problema que uma manqueira pode oferecer 'e o kink, o kink nao 'e apenas uma dobra que pode ocorrer na manqueira ao dar uma curva nela mas tambem um natural "achatamento" que ela sofre quando voce faz uma curva mais apertada, esse achatamento pode prejudicar o fluxo do liquido no sistema.

Se isso ocorrer voce pode utilizar uma solucao simples para colocar a mangueira na sua condicao normal novamente, va a uma loja de encardenacao e leve um pedaco da mangueira contigo, olhe nas espirais de plastivo que ele vendem la e ache um tamanho que possa "enrolar" em torno da mangueira de maneira justa com isso voce vai manter o tubo redondo ao fazer uma curva fechada, eu digo para olhar por uma medida justa 'e porque normalmente essas menidas sao em mm e pode haver diferencas, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

parabens pelo trabalho amigo, ta show cara! e nao de ouvidos a pessoas que falam que wc caseiro nao vale a pena, pois eles nao sabem o prazer que é montar um com seus proprios esforços!

então eu tambem tenho um wc caseiro, mas aqui na minha cidade nao encontro cobre pra fazer os blocks e acrilico de 10mm tambem, gostaria de saber se pegou os materiasis por ai, e quanto pagou no cobre e acrilico?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado BetoUK, pela explicação.

Interessante não sabia que estas espirais, eram de encadernação, vou em uma papelaria comprar pro meu sistema, acho muito legal estas espirais.

Essa semana termino o Block da CPU finalmente, quero montar o sistema completo no maximo até o dia 15, se Deus quiser, rsrsr.

valeu, pé-grande, então o cobre acho que paguei até barato, 3 peças de 50x50x9,5mm, ficou em 35 reais, e o acrilico eu falei que era para trabalho de escola eles me deram, rsrsrs, o seu sistema é caseiro tambem né, que bomba você utiliza???

abraços, valeu pela atenção pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

o meu wc é todo caseiro, block de aluminio, bomba de tanquinho, e no lugar do radiador fiz uma serpentina de 10m de tubo de cobre, com 5 fans de 80mm jogando ar, usando mangueiras siliconadas 3/8.

ele segura meu x2 2,2@2,94ghz no folding 24/7 a 45°C.

mas agora desmontei ele todo, to esperando consegui os materias que pretendo e vou monta um projeto novo, mas ai vocês vão acompanha o topico dele.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

ou gilmar, valeu, você está aqui pertinho em, rsrsrs.

pé-grande, você disse que utiliza bomba de tanquinho, né, faz quanto tempo que você já possue esse sistema rodando, alguma vez está bomba deu problema? está segurando legal o seu sistema?

desde já agradeço e uma abraço a todos, pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia na verdade ja estava pronto, rsrs teminei junto com o block na segunda, segue algumas fotos, adivinhem para que é isso.

foto0304j.jpg

foto0305a.jpg

acerteu quem pensou do radiador, são as coifas.

foto0306o.jpg

foto0307x.jpg

infelizmente me esqueci de tirar fotos do processo de furação, etc. mas olha o resultado final, eu até que gostei.

foto0309o.jpg

foto0312.jpg

pessoal, seguinte, meu reservatorio ainda não fiz, e estou meio que sem ideias de como fazer, mas vou montar provisoriamente o loop para ver se não possue vazamento, quanto tempo vocês acham o suficiente??, para verificar algum vazamento, umas 2 horas é o suficiente, pode ser com agua da torneira mesmo, né (só pra teste).

abraço, espero que gostem do radiador. e aguardo opiniões tambem, são sempre bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BetoUK,

a minha placa de video já tem dessipador nos mosfets, só não tem nas memorias, pois, minha placa de video é daquelas com o cooler redondo, tava pensando, em fazer alguns dessipadores, com aqueles dessipadores de fontes queimadas, cortar certinho e lapidar, só que o problema seria como fixa-los. o que você ahca da ideia?

e obrigado pela observação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É boa a ideia dos dissipadores na memória sim.

Aqui eu to querendo por na minha HD5850, que não tem.:(

Para fixa-los, pode usar esta fita térmica dupla face: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:404,familia_id:26/fita-termica-adesiva-dupla-face

Ta ficando legal seu projeto. Quero ver montado como vai ficar o desemprenho.:D

Abraço "chará"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

fiquei curioso em relaçao ao radiador, ele é proprio para WC ou é radiador automotivo, se for qual o modelo?

quanto a reservatorio, eu prefiro o bom e velho "T" com um pedaço de mangueira, so é mais devagaer para abastecer o sistema, só nao tem aquele apelo visual daqueles reservatorios de acrilico, mas funciona muito bem.

quanto ao teste do WC eu testo até sumir todo o ar do sistema, assim que parar os ruidos de ar na bomba, e nao ver bolhas, pra mim ta zerado, mas em torno de umas 2 horas ta mais que bom.

os dissipadores de memorias, eu pegaria dissipadores de chipset de Mb queimadas, fica mais bonito e geralmente cortar em 4 um dissipador ja fica no tamanho certo, pára fixar eu gosto do araldite com pasta temica, misturado meio a meio, so que nao é facilmente reversivel, ou então uso fita dupla face daquelas comum mesmo de 4 pila nas livrarias, tenho um rolo da marca adelbras, achei que nao ia funcionar, mas transfere o calor muito bem.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Luiz Rhené, pelo apoio, está loja que você está indicando, é de confiança? por que nunca fiz compras nela.

pé-grande, no caso o T é colocado antes da bomba né como se fosse o reservatório, está dupla-face que você tem usado, daria para postar alguma foto dela? pois já vi tanto dupla-face, com espessuras de 1,5mm, como algumas que parece fita-crepe, transfere o calor razoavelmente?? melhorou as temperaturas, possuo 1 ou 2 dissipadores de chipset, é uma boa ideia mesmo, vou opitar por isso.

ha, e o radiador é automotivo sim, nem parece mais né, rsrsrs, olha quando comprei ele, o cara me disse que era de monza, só que nao encontrei outras imagem confirmando isso, vou verificar certinho, e posto novamente de qual carro correto é.

valeu, pessoal aguardo mais opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Luiz Rhené, pelo apoio, está loja que você está indicando, é de confiança? por que nunca fiz compras nela.

pé-grande, no caso o T é colocado antes da bomba né como se fosse o reservatório, está dupla-face que você tem usado, daria para postar alguma foto dela? pois já vi tanto dupla-face, com espessuras de 1,5mm, como algumas que parece fita-crepe, transfere o calor razoavelmente?? melhorou as temperaturas, possuo 1 ou 2 dissipadores de chipset, é uma boa ideia mesmo, vou opitar por isso.

ha, e o radiador é automotivo sim, nem parece mais né, rsrsrs, olha quando comprei ele, o cara me disse que era de monza, só que nao encontrei outras imagem confirmando isso, vou verificar certinho, e posto novamente de qual carro correto é.

valeu, pessoal aguardo mais opiniões.

Sim é uma boa loja, muitos atenciosos.

Uma vez ligaram para mim para me responder uma dúvida, em vez de mandar um e-mail.

Esta fita é boa porque é bem fina, melhorando assim a transferência de calor.

Vou ver se faço algo parecido aqui na mima VGA, só que tem que ser "low profile", se não cabe o cooler original.

E quem sabe mais pra frente, eu me aventuro num projeto que nem o seu.

Uma coisa, você poderia dizer quanto ta gastando pra montar?

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção Luiz Rhené, neste projeto, ta saindo meio carinho, porque quero deixar a meu gosto, mas acredito que nao tão caro assim, quero finalizar quase tudo, para então colocar o valor final, senão fica meu confuso, colocar varios valores.

Tamanduá Feroz, obrigado pela opinião mas veio meio tarde, rsrsrsrs faz 1 semana e meia que comprei os excaliburs

pé-grande, confirmei realmente é o radiador do Monza, segue um link que andei pesquisando para confirmar a duvida.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=9&t=13735&sid=d1cd55dc45c144503e7e02aa352c22ee&start=25

valeu pela atenção pessoal. aguardo opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

então so respondendo a pergunta a respeito da fita dupla face, ela nao é termica nem nada, mas aqui ta funcionando muito bem, uso ela nos dissipadores de um ati 5750, ela é muito fina, e transparente, eu ja tive dissipadores com adesivo termico 3M, e nao vi diferença nenhuma, entre a fita 3M e essa adelbras.

vai umas fotos, pra ilustra coloquei nas memorias de uma 8400gs, no primeiro chip ta sem a proteçao da fita, no segundo chip, ta como sai do rolinho.

DSC06386.jpg

DSC06387.jpg

http://www.adelbras.com.br/produto_detalhe.aspx?idp=6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

xBieelx, obrigado pelo apoio, espero terminar este WC o quanto antes tambem, mas sou meio enjoado a gosto de fazer as coisas bem feito, rsrsrs.

pé-grande, obrigado pelo esclarecimento, na casa da minha mãe acredito ter visto uma fita dessas, vou ver com ela pra pegar um pedaço, esse feriado não deu pra mim mexer em nada, mas hoje a noite querer testar o loop, no domimgo terminei o rele de ligamento da bomba, para ligar automatico junto com o PC.

obrigado pessoal, aguardo opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei um relé para ligar ventoinhas em 220V e desligar com a fonte, não esqueça de utilizar um diodo na bobina desse relé, procure no google, isso fará que não tenha problemas ao desligar o relé que gera tensões absurdas na abertura da bobina e dependendo da fonte poderá danificá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!