Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptações em rádios antigos


lieggio

Posts recomendados

Ola pessoal,

estou precisando de umas orientações de vocês. Tenho aqui, dois aparelhos de som, sendo um system 4 em 1 e um radio da década de 40. Os equipamentos são:

O system 4x1

  • Marca: Philco
  • Ano: 1993/94
  • AM/FM
  • Duplo cassete
  • Toca - Discos (LP)
  • CD Player, digital, integrado
  • Estado: Completo com as caixas em perfeito estado e funcionando normalmente, porém os tapes e o CD não estão funcionando direito

Estou sem foto desse som agora, mas vou tirar e posto aqui. Inclusive vou postar uma foto do seu interior.
O rádio
  • Marca: RCA - Victor
  • Ano: 1945
  • Tipo: Valvulado
  • AM/OC1/OC2
  • Estado: não funciona mais e falta peças no interior.

O rádio é mesmo modelo dessas fotos: 2693177142_655f94f00d.jpg

Tenho dois projetos diferentes para esses aparelhos.

  1. O system: eu quero adaptar uma entrada auxiliar na conexão do CD, para poder conectar TV, PC, Notebook ou MP3-Player.
  2. O rádio RCA: quero transformá-lo numa caixa amplificada para poder conectá-lo ao PC. Receptor de AM/FM ou MP3-Player. De forma que consiga aumentar e abaixar o volume e tenha a conexão p2 para poder conectar o cabo de áudio.

Minhas dúvidas

  1. Como faço para adaptar uma entrada auxiliar no lugar do CD do System Philco? Quero desativar o CD e transformá-lo numa entrada AUX. Alguém poderia me orientar e/ou teria um esquema de como fazer essa adaptação? Não quero ter que pagar para alguém fazer, quero executar eu mesmo.
  2. O que me sugerem fazer no rádio RCA para transofrmá-lo em uma caixa acústica amplificada? Ele tem o falante inteiro. Bom, eu tenho um conjunto 2x1 da marca Integris c/ woofer e 2cx acústicas - desses comunzinhos pra PC. Ele está funcionando bem. Dai penso em desmontá-lo e utilizar seu "miolo" pra montar no rádio RCA. Será que dá certo?

O cojunto de som que vou utilizar é desse aqui: 144062d.jpg

A ideia é conectar o falante do rádio na sída de áudio do conjunto e montar tudo dentro da carcaça do rádio. Ele não possui mais o tampo traseiro, então vou fazer em MDF e parafusar. O conector do áudio seria fixado no tampo traseiro. O botão de volume ficaria na parte frontal, no lugar de um dos botões do rádio. Como vou desmontar toda a carcaça do conjunto 2x1 eu, pelo que observei, parece ser possível colocar o botão de volume na frente do velho rádio. Vou "fazer" os botões do rádio que já veio faltando.

Bem isso que pretendo fazer.

Preciso de uma luz para ambos os projetos. O do rádio RCA transformado em caixa acústica aplificada eu acredito ser bem mais fácil de fazer.

A minha maior dúvida é em relação a como fazer uma entrada auxiliar usando a conexão do CD do system Philco. Esse preciso do esquema de como fazer.

Obs.: Uma vez um amigo meu, que entende de eletrônica, adaptou uma entrada auxiliar nesse som Philco. Ele usou o TAPE, só que ficou com uma chiadeira horrível e nunca funcionou corretamente. Dai dando uma pesquisada na web eu vi que o melhor, nesse caso, é fazer a adptação no lugar do CD desativando-o para dar lugar a entrada AUX.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar!!!

Obrigado!!!!

Ah sim, mis uma coisinha... rsrsrs

O que me sugerem para "fazer" os botões do rádio? Esse me foi dado sem os botões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para o rádio, acredito que só dê para aproveitar o alto-falante (Se tiver bom, lógico), experimente levar o som do subwoofer até ele e veja se fica bom...

Se não ficar bom, descarte-o

Quanto a adaptação da entrada auxiliar no som, teriamos que ter o modelo dele para analisar essa possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o rádio, acredito que só dê para aproveitar o alto-falante (Se tiver bom, lógico), experimente levar o som do subwoofer até ele e veja se fica bom...

Se não ficar bom, descarte-o

Quanto a adaptação da entrada auxiliar no som, teriamos que ter o modelo dele para analisar essa possibilidade.

Opa valeu por responder.

O rádio eu ja fiz, ficou show! Aproveitei o alto-falante e ficou bem característico dele, visto que esses falantes eram mono e sem muita potência em graves, já que as rádios AM e OC da época não tinham essa qualidade toda. Bom, não usei o conjunto 2x1 porque não estava funcionando, fonte lascada. Eu usei um jogo de caixa de som mais simples para PC. Ficou muito bom. O Objetivo era poder "dar vida", novamente, a esse velho rádio. Consegui!!! Agora será meu companheiro das madrugas, gosto de dormir ouvindo rádio. (rsrsrs)

Fiz um video do rádio quando estava testando! Comprei um receptor de AM/FM, desses ching-ling e ficou bom. Som alto que só! (rsrsrs) Agora posso conectar qualquer coisa nesse velho RCA - Victor.

Eis o video:

Eis as fotos:

foto0420o.jpg

foto0421.jpg

No vídeo ainda faltava alguns detalhes. O tampo traseiro estava com papelão, que usei para tirar as medidas pra fazer o tampo em madeira e parafusar. Nas fotos já adicionei os botões, que ficaram meramente decorativos e o "velho rádio" já se encontra no no seu devido lugar. Um criádo mudo da década de 70, ao lado de uma luminária.

Ainda falta terminar os retoques, detalhamento, nele.

Devido a falta de peças que esse "pobre" rádio tinha, tive que imporvisar. Fiz os botões com tampinhas de garrafa pet de coca-cola zero (que são pretas). Colei com cola da marca Cola Mais. Vou comprar tinta marrom para modelo e fazer os devidos acabamentos nos botões e pintar partes da estrutura de baquelite a onde pintura já encontra-se bem desbotada. Minha ideia, ainda, é colocar uma luz de neon para iluminar o velho dial dele. Acredito que vá ficar bonito.

O que estão achando desse projeto para esse velho rádio da década de 40?

Bom, quanto ao system, amanhã eu tiro fotos dele e posto aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Comprei um receptor de AM/FM, desses ching-ling e ficou bom. Som alto que só! (rsrsrs) Agora posso conectar qualquer coisa nesse velho RCA - Victor.

Devido a falta de peças que esse "pobre" rádio tinha, tive que imporvisar. Fiz os botões com tampinhas de garrafa pet de coca-cola zero (que são pretas). Colei com cola da marca Cola Mais. Vou comprar tinta marrom para modelo e fazer os devidos acabamentos nos botões e pintar partes da estrutura de baquelite a onde pintura já encontra-se bem desbotada. Minha ideia, ainda, é colocar uma luz de neon para iluminar o velho dial dele. Acredito que vá ficar bonito.

KKKK!!!!...., foi uma solução criativa!... Para quem não entende nada de eletrônica, você esta de PARABÉNS!!!....

Experimente conectar esse radinho na entrada do conjunto de som Integris, e ligue os fios do SUB no altofalante do rádio!... vai ficar show também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKK!!!!...., foi uma solução criativa!... Para quem não entende nada de eletrônica, você esta de PARABÉNS!!!....

Experimente conectar esse radinho na entrada do conjunto de som Integris, e ligue os fios do SUB no altofalante do rádio!... vai ficar show também...

rsrsrs...

Para uma sucata de um velho RCA - Victor da década de 40, que estava faltando tudo na parte eletrônica, foi mesmo uma solução criativa que tive.

Esse rádio eu encontrei jogado num monte de tralhas que minha avó paterna tem na casa dela. É bem capaz que tenha outro rádio perdido por lá. Acreito que deva estar, também, só a sucata. Se eu encontrar quando for lá novamente, irei "resagatá-lo". Rsrsrs.

Hahaha, hoje mesmo ele me quebrou um galhão!!! Faltou luz aqui pela manhã toda e como ele, também, funciona com pilhas padrão AA, eu fiquei escutando Rádio Globo AM. Rsrsrs.

Ah esse "velho rádio" agora funciona com pilhas padrão AA e também ligado a tomada em 110V.

:D

Bom fica ai uma ideia para o que fazer com peças que aparentemente não passam de sucatas.

Ah, mais pra frente eu vou melhorar ele, trocando todas as peças adicionadas atualmente, adicionando novas peças de forma que tenha um conector USB e leitor de cartão.

Devagar, com tempo e paciência, esse velho rádio da década de 40 vai voltando a vida modernizado! rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Ps: relógios antigos, de mesa ou parede, que não funcionam mais é possível dar vida nova a eles! Interessados, só me contactar!

Flow!!!

Ah mais uma coisa, para dar vida novamente a este velho rádio, eu gastei somente R$ 9,00. Esse foi o valor do receptor de FM. De resto aproveitei o que tinha aqui.

Não usei o onjunto da integris porque o mesmo estava queimado. Eu olhei sua placa e a mesma levou uma descarga tão forte que torrou. Não sei o que fizeram para, literalmente, torrar esse conjunto de som 2x1. Esse conjunto eu ganhei de um cliente que tinha mais 2 caixinhas de som pra PC que iria jogar fora.

Aproveitei uma das outras duas, que são mais simples que o 2x1, mas estão funcionando.

Depois que esse velho rádio ficar totalmente pronto, eu acredito que passe a ter mais valor ($$$), para o caso de pensar em vendê-lo.

Ja ja posto o fotos do system.

Flow.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!