Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com ferrugem depois de fazer M* com vinagre+sal


Jorno

Posts recomendados

Olá povo, hoje andei fazendo umas experiências para devolver ao dissipador da minha vga o aspecto de outros dias...

Preparei a solução de 1 copo americano de vinagre para 1 colher de sopa de sal.

Deixei apenas metade do dissipador imerso no liquido (por causa da minha mãe na minha orelha falando para não acabar com todo o vinagre)

deixei 30 minutos

virei o dissipador para a solução agir na outra metade

voltei depois de mais 30 minutos e a metade que tinha ficado para fora da solução estava tomada por ferrugem, tanto na parte de cobre quanto na parte de aluminio (ainda mais que estava em um pote tampado, criando uma super "maresia")

O problema é: esta metade é justamente a base do cooler :P

Agora o que devo fazer?

Re-fazer o procedimento, só que dessa vez com o fan inteiro imerso na solução? (parece que a metade que ficou no líquido por ultimo está com um aspecto bom)

ja lavei e re-lavei com água, tentei álcool e depois tentei ácool isopropilico (que parece ter dado algum resultado mas acabaram-se as ultimas gotas que eu tinha)

Imagem do dissipador:

images?q=tbn:ANd9GcRCjVX08KBQWQuuuHqjMYSJVMtV6q5mmn15gHo3W77metXoA9SoVQ&t=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia imergir no limpa-latão, que sumiu do mercado. Depois apareceu o Limpador de Metais amarelos, da Oxcill, mais barato e igual na eficiencia. Mas é imersão por 2 minutos, no máximo. Pra não corroer a peça. Só limpar.

Esse negócio de vinagre + sal + fubá, eu já usei. Mas é na forma de pasta de limpeza. Como o Brasso, ou outras pastas. Que só permanecem na peça por poucos segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia imergir no limpa-latão, que sumiu do mercado. Depois apareceu o Limpador de Metais amarelos, da Oxcill, mais barato e igual na eficiencia. Mas é imersão por 2 minutos, no máximo. Pra não corroer a peça. Só limpar.

Esse negócio de vinagre + sal + fubá, eu já usei. Mas é na forma de pasta de limpeza. Como o Brasso, ou outras pastas. Que só permanecem na peça por poucos segundos.

Então o maior erro meu deve ter sido o tempo de imersão?

portanto deve repetir o procedimento (com sal e vinagre), só que com uma imersão rápida?

OBS: aqui acabei de tentar passar um pouco de querosene (com o auxilio de um pano) e não deu resultado, pelo menos não piorou :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem gente que desenferruja peças do PC usando líquido pra tirar ferrugem de roupas..

Falam que funciona muito bem , só é um pouco difícil de achar.

Valeu pela dica, amanhã de manhã vou sai atrás desse produto e dos citados pelo outro colega.

@tópico

consegui tirar uma parte da ferrugem com bombrill, mas ainda restam as várias áreas que ela não alcança e a base do cooler que não dá para tacar bombrill ^_^

ainda estou aberto a mais dicas.

EDIT:

Serve spray limpca-contatos?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=WURTLIMPEZA

Se servir eu ja sei aonde tem aqui em minha cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que situação em... Bem se a ***** ja foi feita, eu não me preocuparia em ser cuidadoso agora!! Se dedique a tirar primeiro esta ferrugem e depois de uma lapidada neste cooler!!

Se tu fizer a lapidação correta, fica melhor do que um novo!!

T+

Valeu pela dica, mas nas áreas acessiveis recebi uma enorme dica de um colega meu:

pasta de dente

Rapaz, só faltou dar brilho nas partes que consegui alcançar ^_^

Mas o phoda é que tem uma enorme área aonde a escova não chega (ooo frase de comercial), portanto ainda preciso de um liquido/spray para terminar o serviço.

Aguardo mais dicas, mas ja velu muito a ajuda aqui pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara... Eu uso WD 40 na tralha de pesca... pesco em mar e a maior parte dos equipamentos tem mais de 7 anos e nunca vi um foco de ferrugem!!

GRD_1825_WD40.jpg

Experimente deixar um tempo de molho neste desengripante para ver no que da. Não te garanto que vai funcionar, mas acho que vale a pena tentar!!

Quando passo WD40 em algum alicate velho, o líquido excedente sai completamente marrom!!

Para desengripar também é muito usado jimo penetril... Muito bom também, mas é mais para peça mecânicas... Já o WD40 foi fabricado com o intuito de utilizar em circuitos elétricos, depois foram descobrindo outras funcionalidades...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara... Eu uso WD 40 na tralha de pesca... pesco em mar e a maior parte dos equipamentos tem mais de 7 anos e nunca vi um foco de ferrugem!!

GRD_1825_WD40.jpg

Experimente deixar um tempo de molho neste desengripante para ver no que da. Não te garanto que vai funcionar, mas acho que vale a pena tentar!!

Quando passo WD40 em algum alicate velho, o líquido excedente sai completamente marrom!!

Para desengripar também é muito usado jimo penetril... Muito bom também, mas é mais para peça mecânicas... Já o WD40 foi fabricado com o intuito de utilizar em circuitos elétricos, depois foram descobrindo outras funcionalidades...

T+

Eu ja tinha tentado WD-40 e só tinha saido um pouco.

Quanto tempo tem que deixar ele agir? (eu deixei uns minutinhos só)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo insistindo em que você deve procurar o Limpador de Metais Amarelos da Oxyll.

Veja este tópico do ForumPC:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=1&t=102349&start=70&view=print

Foi usado num cooler Zalman... E ficou perfeito.

Comprei aqui em Campo Grande, numa loja de materiais para soldas, por R$9,50. Em Prudente deve ser mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo insistindo em que você deve procurar o Limpador de Metais Amarelos da Oxyll.

Veja este tópico do ForumPC:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=1&t=102349&start=70&view=print

Foi usado num cooler Zalman... E ficou perfeito.

Comprei aqui em Campo Grande, numa loja de materiais para soldas, por R$9,50. Em Prudente deve ser mais barato.

pouts man, acabei de voltar da rua e eu fui em uma eletrônica até... lá devia ter isso.

Vou ver o que faço agora, se da para sair de novo hoje ou se deixo para comprar segunda.

Edit:

Não achei esse produto aqui e o mesmo também não consta no site do fabricante, será que pararam de fabricá-lo?

Mas de qualquer maneira, ja obtive resultados satisfatórios com a pasta de dente e agora cosegui melhorar um pouco os lugares mais inacessiveis com o auxilio de alcool isopropilico e cotonete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!