Ir ao conteúdo

Leitor de mp3 com PIC e SD card

LEOPUENA

Posts recomendados

Postado

oi malta, estou a tentar criar um leitor de audio a partir de um cartão SD, controlado por um pic.

eu queria saber como o cartão SD lê e grava os dados. conheço um pouco a sua pinagem e deu pra ver que é uma comunicação serial. queria saber quais são os pino mais importantes. com relação a à programação não há problema.

toda ajuda é bem vinda.

Postado

A interface com o cartão SD é spi. É uma interface bem simples. Agora manipular a tabela de alocação de arquivos (FAT32/16) é bem complicada de se entender. A parte mais complicada é decodificar o arquivo MP3, não sei onde encontrar o protocolo. Para ler o cartão SD você vai precisar de um PIC com mais de 512 bytes de memória RAM (tamanho do setor).

Eu aconselho usar um DsPIC com corversor d/a. Vai facilitar muito o projeto.

Postado

Como você vai fazer com os dados em mp3? Vai usar um CI dedicado para gerar o aúdio?

o problema é exatamente esse. não sei bem como tratar ds dados. a minha ideias é usar um conversor ad. inicialmente pensei em fazer isso com o pic, mas vi que não teria qualidade nenhuma.

tenho estado a procurar na net, mas a informação nunca é concreta, e nunca cheguei de ver um esquema.

Postado
o problema é exatamente esse. não sei bem como tratar ds dados. a minha ideias é usar um conversor ad. inicialmente pensei em fazer isso com o pic, mas vi que não teria qualidade nenhuma.

tenho estado a procurar na net, mas a informação nunca é concreta, e nunca cheguei de ver um esquema.

Um conversor a/d só serve para ler um sinal analógico, para reproduzir som você precisa de um conversor D/A.

Postado

Ler os dados de um SD card e transformá-los em aúdio usando só o PIC, é uma verdadeira odisséia. Alguns anos atrás você podia encontrar um CI dedicado que transformava os dados em formato mp3 diretamente em aúdio analógico, olha um pequeno projeto usando um:

http://www.codepuppies.com/~ben/sens/pic/mp3/

Divirta-se ;)

Postado

Com PICs da série PIC16 é impossível fazer esse projeto. PICs da série 18 é possível,maa bem complicado. Procura no site da microchip um DSPIC com conversor DA, issp vai facilitar muito o projeto.

Postado

voce só vai conseguir decodificar os dados de áudio MP3 e toca-los usando um DSPIC com 33 MIPS(dsPIC33FJ256GP710),usando ASM(todo código).

Usando C(mas com rotinas principais em ASM) me parece que com 33 MIPS só consegue 22 KHZ mono.

Postado
Com PICs da série PIC16 é impossível fazer esse projeto. PICs da série 18 é possível,maa bem complicado. Procura no site da microchip um DSPIC com conversor DA, issp vai facilitar muito o projeto.
voce só vai conseguir decodificar os dados de áudio MP3 e toca-los usando um DSPIC com 33 MIPS(dsPIC33FJ256GP710),usando ASM(todo código).

Usando C(mas com rotinas principais em ASM) me parece que com 33 MIPS só consegue 22 KHZ mono. .

ok entendi a ideia, mas surgem alguns problemas, o maior é encontrar aqui onde vivo, nem adianta procurar porque conheço a referencia de todos PICs que estão a venda aqui (mas isso é outra historia).

vou começar a trabalhar no proteus, mas lá não tem dsPIC33FJ256GP710 (que deve ter 100 pins), mas vou trabalhar com o DSPIC33FJ32GP (48 pins).

quanto a progrmação, não vejo problemas ainda, até porque só programo em asm.

se tiverem um esquema usando o dspic, ajudaria muito.

Postado
ok entendi a ideia, mas surgem alguns problemas, o maior é encontrar aqui onde vivo, nem adianta procurar porque conheço a referencia de todos PICs que estão a venda aqui (mas isso é outra historia).

vou começar a trabalhar no proteus, mas lá não tem dsPIC33FJ256GP710 (que deve ter 100 pins), mas vou trabalhar com o DSPIC33FJ32GP (48 pins).

quanto a progrmação, não vejo problemas ainda, até porque só programo em asm.

se tiverem um esquema usando o dspic, ajudaria muito.

Se você programa em asm PICs da série 16, então o asm do DSPIC será bem mais fácil, divisão e multiplicação de 16bits, conjunto de instruções bem completo, só estuda bem a arquitetura, que é bem complexa. No site da microchip existem alguns documentos bem detalhados sobre a programação em asm do dspic.

Só não esqueça que o dspic trabalha com 3.3 volts. Se você quiser um dspic DIP existem algumas versões de 28 pinos.

Em relação a compra do dspic, compra na Farnell.

Postado
dsPIC33FJ256GP710

Esse foi o DSPIC que recebeu o código portado por um Russo de um projeto com TMS320C55xx.

Ele não deu mais andamento ao projeto desde 2008,provavelmente por causa dos Chips dedicados.

Mas acho que se voce programar totalmente em ASM vai ter utilidade pois voce poderá portar(com devidas alterações)a qualquer Processador/Microcontrolador.

O código foi baseado no decoder MAD,que não usa ponto flutuante(se voce usar poderá melhorar muito o desempenho usando apenas o DSPIC33XX).

http://www.underbit.com/products/mad/

• 3 semanas depois...
Postado

Quanto à tabela fat e memórias referidas nas mensagens anterior, o link abaixo fala bastante sobre o assunto:

Em Espanhol

Att.

• 1 ano depois...
Postado

Achei esses vídeos bem interessantas sobre o assunto, também estou a procura de um projeto de reprodutor de mp3 com pic de preferência em C.

o último foi o que achei mais interessante, mas n tenho o circuito.

já tinha visto o projeto do site do andyolivares na net, mas o descartei pelo fato do display, mas gostaria de usar ele com o display lcd, ou gráfico. Alguém tem ideia de como fazer essa alteração???

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!