Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar furadeira em parafusadeira.


everton007

Posts recomendados

Boa noite,

Tenho uma furadeira velha, com mais de 20 anos, funcionando.

O problema é que ela é 220v e aqui é 110v. Sem contar que ja tenho uma furadeira mais nova.

Ela so tem uma velocidade. E uma das coisas que eu preciso fazer é diminuir a rotaçao dela, porém manter o torque. Outra coisa é inverter o sentido de rotação.

Diminuindo a tensão, diminuiria a rotação e manteria o torque?

Conseguiria inverter o sentido de rotação?

É possivel fazer essa tranformação?

Agradeço desde ja qualquer ajuda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Diminuindo a tensão, diminuiria a rotação e manteria o torque?
Não!
Conseguiria inverter o sentido de rotação?
Não, isso só é conseguido fazendo alterações mecânicas nela...
É possivel fazer essa tranformação?
Sim é possível!..., porém muito inviável!... (Não compensa)...

Aguarde outras opiniões!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o motor for do tipo universal e possivel inverter o sentido de rotaçao

basta inverter apenas as ligações das escovas, ou seja, a bobina ligada a escova deveráaser ligada à outra escova e vice-versa usando comutador de 2 circuitos 2 posiçoes

mas nao e practico

e alem disso quer a velocidade quer o torque seriam demasiado intensos e poderia destruir os parafusos ou os equipamentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parafusadeiras geralmente tem caixa de redução daquelas axiais, com engrenagens planetárias, que além de ter tamanho reduzido mantém o eixo de ação igual ao do motor e conseguem num espaço pequeno alta relação de redução, aumentando substancialmente o torque. São usadas nas parafusadeiras com motores DC de baixa potência. Um motor de secador de cabelos, com alta rotação e baixa potência, associada a uma caixa de redução dessas, por exemplo, é mais do que suficiente para tocar uma boa parafusadeira..

Tentar adaptar a partir de uma furadeira AC é uma tarefa hercúlea capaz de custar o preço de umas quatro parafusadeiras boas...

Caixa de redução usada em parafusadeiras

Caixadereduoplanetriaouaxial01.jpg

Caixadereduoplanetriaouaxial02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminuindo a tensão, diminuiria a rotação e manteria o torque?

Não!

Do que depende o torque do motor? Da corrente?

se o motor for do tipo universal e possivel inverter o sentido de rotaçao

basta inverter apenas as ligações das escovas, ou seja, a bobina ligada a escova deveráaser ligada à outra escova e vice-versa usando comutador de 2 circuitos 2 posiçoes

Não sei que tipo é esse motor. Ele so tem duas escovas (duas bobinas?).

Mas se eu inverter as ligaçoes das escovas, é possivel que mude o sentido de rotaçao?

Outra duvida que surgiu é que ao desmontar o motor, notei que uma parte da escova esta quebrada. Lascou uma parte.

Isso pode prejudicar alguma coisa?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do que depende o torque do motor? Da corrente?

Não sei que tipo é esse motor. Ele so tem duas escovas (duas bobinas?).

Mas se eu inverter as ligaçoes das escovas, é possivel que mude o sentido de rotaçao?

Outra duvida que surgiu é que ao desmontar o motor, notei que uma parte da escova esta quebrada. Lascou uma parte.

Isso pode prejudicar alguma coisa?

T+

o seu motor deve ter uma peça central, o rotor, e duas bobinas, o estator, e claro as escovas e a parte mecanica, 1ª figura

para alterar o sentido veja a 2ª figura

se as escovas estão em mau estado deve substituir

.

assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!