Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
everton007

Transformar furadeira em parafusadeira.

Recommended Posts

Boa noite,

Tenho uma furadeira velha, com mais de 20 anos, funcionando.

O problema é que ela é 220v e aqui é 110v. Sem contar que ja tenho uma furadeira mais nova.

Ela so tem uma velocidade. E uma das coisas que eu preciso fazer é diminuir a rotaçao dela, porém manter o torque. Outra coisa é inverter o sentido de rotação.

Diminuindo a tensão, diminuiria a rotação e manteria o torque?

Conseguiria inverter o sentido de rotação?

É possivel fazer essa tranformação?

Agradeço desde ja qualquer ajuda.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não!
Conseguiria inverter o sentido de rotação?
Não, isso só é conseguido fazendo alterações mecânicas nela...
É possivel fazer essa tranformação?
Sim é possível!..., porém muito inviável!... (Não compensa)...

Aguarde outras opiniões!....

Compartilhar este post

Link para o post

se o motor for do tipo universal e possivel inverter o sentido de rotaçao

basta inverter apenas as ligações das escovas, ou seja, a bobina ligada a escova deveráaser ligada à outra escova e vice-versa usando comutador de 2 circuitos 2 posiçoes

mas nao e practico

e alem disso quer a velocidade quer o torque seriam demasiado intensos e poderia destruir os parafusos ou os equipamentos

Compartilhar este post

Link para o post

Parafusadeiras geralmente tem caixa de redução daquelas axiais, com engrenagens planetárias, que além de ter tamanho reduzido mantém o eixo de ação igual ao do motor e conseguem num espaço pequeno alta relação de redução, aumentando substancialmente o torque. São usadas nas parafusadeiras com motores DC de baixa potência. Um motor de secador de cabelos, com alta rotação e baixa potência, associada a uma caixa de redução dessas, por exemplo, é mais do que suficiente para tocar uma boa parafusadeira..

Tentar adaptar a partir de uma furadeira AC é uma tarefa hercúlea capaz de custar o preço de umas quatro parafusadeiras boas...

Caixa de redução usada em parafusadeiras

Caixadereduoplanetriaouaxial01.jpg

Caixadereduoplanetriaouaxial02.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não!

Do que depende o torque do motor? Da corrente?

se o motor for do tipo universal e possivel inverter o sentido de rotaçao

basta inverter apenas as ligações das escovas, ou seja, a bobina ligada a escova deveráaser ligada à outra escova e vice-versa usando comutador de 2 circuitos 2 posiçoes

Não sei que tipo é esse motor. Ele so tem duas escovas (duas bobinas?).

Mas se eu inverter as ligaçoes das escovas, é possivel que mude o sentido de rotaçao?

Outra duvida que surgiu é que ao desmontar o motor, notei que uma parte da escova esta quebrada. Lascou uma parte.

Isso pode prejudicar alguma coisa?

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Do que depende o torque do motor? Da corrente?

Não sei que tipo é esse motor. Ele so tem duas escovas (duas bobinas?).

Mas se eu inverter as ligaçoes das escovas, é possivel que mude o sentido de rotaçao?

Outra duvida que surgiu é que ao desmontar o motor, notei que uma parte da escova esta quebrada. Lascou uma parte.

Isso pode prejudicar alguma coisa?

T+

o seu motor deve ter uma peça central, o rotor, e duas bobinas, o estator, e claro as escovas e a parte mecanica, 1ª figura

para alterar o sentido veja a 2ª figura

se as escovas estão em mau estado deve substituir

.

assim

Editado por oceano

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais