Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Noctua NH-C14


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Teste do Cooler Noctua NH-C14


"Testamos o Noctua NH-C14, um enorme cooler com dissipador horizontal, duas ventoinhas de 140 mm e seis heatpipes. Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, ótimo desempenho e nivel de ruído inferior a outros Tops, mas matou pelo menos 3 slots de memória pelo que é possivel ver na foto (hoje em dia é comum usar pelo menos 2).

Ai que vem a pergunta: como seria o desempenho dele sem a ventoinha inferior??? É possível instalar todos os módulos de memória sem ela?

Pelo preço que custa e a desvantagem de perder os slots de memória, vejo mais negócio em usar um H70, que custa pouca coisa a mais, tem o mesmo desempenho. Só é mais barulhento...

Bom teste, mas acho que faltou testar ele sem a ventoinha inferior para ver o desempenho como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não se iludam, se fechar a tampa do gabinete aí já era, tenho um horizontal aqui da Scythe kabuto e é péssimo, já tentei de tudo pra ele funcionar bem mas não tem jeito.

Samba, mas e se tiver um ou dois fans no painel lateral do gabinete? Será que não resolve? E também não é uma boa comparar esse dois coolers, pois apesar de terem um projeto um pouco parecdio, são diferentes... Um exemplo é o peso, o Scythe tem 730g e o Noctua 1Kg; e as ventoinhas, já que o Scythe utiliza apenas uma de 12cm e o Noctua usa duas de 14cm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o teste foi feito só com 2 gb de RAM(e pela imagem também) presumo que os outros slots foram engolidos pelo cooler, por isso acho que não deveria levar o selo com essa montagem de ventoinhas.

Um PC com 2gb de ram numa situação dessa deixa muito a desejar.

E o teste deveria ser refeito com apenas a ventoinha superior, se der pra colocar os outros módulos de memória.

EDIT: Retiro o que disse, o Rafael Coelho explicou que as memórias ficam embaixo da ventoinha do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samba, mas e se tiver um ou dois fans no painel lateral do gabinete? Será que não resolve? E também não é uma boa comparar esse dois coolers, pois apesar de terem um projeto um pouco parecdio, são diferentes... Um exemplo é o peso, o Scythe tem 730g e o Noctua 1Kg; e as ventoinhas, já que o Scythe utiliza apenas uma de 12cm e o Noctua usa duas de 14cm...

Só comparei pelo tipo de montagem, sei que esse é muito melhor, mas eu não compraria, fico nos tradicionais verticais, porque a maioria dos gabinetes são projetados para eles e se colocar essas duas ventoinhas em qualquer cooler que as comporte o resultado será parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só comparei pelo tipo de montagem, sei que esse é muito melhor, mas eu não compraria, fico nos tradicionais verticais, porque a maioria dos gabinetes são projetados para eles e se colocar essas duas ventoinhas em qualquer cooler que as comporte o resultado será parecido.

Também acho, porém fiquei muito curioso para saber o desempenho dele sem a ventoínha inferior.

Outra coisa que eu fiquei meio assim em relação ao cooler é o visual, ele é mais feio que um cão chupando limão, olhando pro sol e com afta na boca. :(

Sem contar que ele é caro (mas isso é lógico pois o desempenho dele é ótimo e o mesmo é um cooler TOP!)

Eu ainda fico com o CNPS10X Extreme ou o Frio. Mas aguardo ansiosamente pelo teste do CNPS11X Extreme ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A principal desvantagem dos coolers verticais é que tira a ventilação do chipset. E mesmo alguns coolers verticais complicam/impossibilitam a utilização de alguns slots de memória. Achei interessante o cooler, mas seria interessante saber a temperatura do processador com o cooler só com a fan superior e uma foto da mobo 'de frente' e comentários do Raphael Rabbit sobre a posição sobre as memos... ;)

Edit: "ele é mais feio que um cão chupando limão olhando pro sol e com afta na boca." #EuRi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só eu acho os resultados dos testes de cooler aqui do Clube do Hardware super estranhos? Não vi o nh-c14 ser melhor q todos os outros coolers em lugar algum, só aqui. Percebam que no próprio site da noctua pelas descrições dos cooler não dá a entender que ele é o cooler mais poderoso dela, e sim o nh-d14, que não se saiu tão bem nos testes daqui.

Será que a montagem do gabinete com essa fonte na parte de cima, a janela lateral aberta e o cooler traseiro estão gerando esses resultados estranhos?

Não estou duvidando da integridade do site, mas os resultados dos testes aqui são muito estranhos, e não só o desse cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Donel,

Cada metodologia vai dar resultados diferentes. Mas alguns sites sequer comparam a diferença de temperatura entre o núcleo e o ambiente para comparação, e sim fazem um comparativo apenas da temperatura do processador, o que induz erros.

Apesar disso, encontramos outros testes onde o NH-C14 também fica taco a taco com os watercoolers, assim como nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias ficam embaixo do cooler mesmo. O legal é que, mesmo com a ventoinha inferior instalada, módulos "normais" cabem tranquilamente, e são ventiladas pelo cooler.

Retiro o que eu disse no post anterior então :P

Pela foto mal dava pra ver o módulo debaixo do cooler! Realmente não perde o slot, mas a memória deve ser "comum" (sem dissipadores grandes). Mas de qualquer maneira os compradores devem atentar na hora de adquirir o produto.

E quanto a aparência, segue o padrão de cores da Noctua, marrom, bege e sem graça :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retiro o que eu disse no post anterior então :P

Pela foto mal dava pra ver o módulo debaixo do cooler! Realmente não perde o slot, mas a memória deve ser "comum" (sem dissipadores grandes). Mas de qualquer maneira os compradores devem atentar na hora de adquirir o produto.

E quanto a aparência, segue o padrão de cores da Noctua, marrom, bege e sem graça :(

Tem um trecho la "O NH-C14 tem um projeto pouco comum, com um dissipador horizontal e duas ventoinhas soprando o ar de cima para baixo. Segundo o fabricante, o cooler pode ser usado de três formas: com duas ventoinhas para desempenho máximo; apenas com a ventoinha superior para compatibilidade com, por exemplo, memórias com dissipadores altos; ou apenas com a ventoinha inferior para situações onde um cooler de baixa altura seja necessário." so tirar o cooler de baixo para memórias com dissipador alto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um trecho la "O NH-C14 tem um projeto pouco comum, com um dissipador horizontal e duas ventoinhas soprando o ar de cima para baixo. Segundo o fabricante, o cooler pode ser usado de três formas: com duas ventoinhas para desempenho máximo; apenas com a ventoinha superior para compatibilidade com, por exemplo, memórias com dissipadores altos; ou apenas com a ventoinha inferior para situações onde um cooler de baixa altura seja necessário." so tirar o cooler de baixo para memórias com dissipador alto

Sim, eu li. Por isso questionei o desempenho do Cooler sem a ventoinha inferior! Eu acredito que a diferença seja pequena, mas sei lá, né?!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, eu li. Por isso questionei o desempenho do Cooler sem a ventoinha inferior! Eu acredito que a diferença seja pequena, mas sei lá, né?!...

Dê uma olhada nesse teste:

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/40094-noctua-nh-c14-cpu-cooler-review.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a tampa do gabinete aberta com certeza esse cooler é mais favorecido do que os outros e os testes parecem que são feitos com ela aberta, se nos outros sites eles fecham a tampa está aí a diferença.

Você tem razão, o correto seria fazer todos os testes com o gabinete todo fechado (simulando uma situação real de uso) e abrir só na hora de medir o ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!