Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiro, o que se nota é que esse cooler poderia levar facilmente o apelido de "cooler" de tão feio que é, parecendo a porta do "esgoto humano", visto do lado de dentro, talvez...

Segundo, sobre a tampa lateral aberta, penso (também) que não é a metodologia mais "apropriada", quer seja para testar o desempenho, quer seja para testar o ruido, vez que se os testes tem a intenção de simular uma situação real (ou o mais próximo disso, já que sons externos precisam ser "eliminados" do ambiente para se conseguir uma medição um pouco mais precisa do volume feito pelo cooler), MAS... se todos os demais testes foram feitos desta maneira, não vejo tanta vantagem/desvantagem para esse ou aquele produto.

Explico: Com a tampa fechada, coolers VERTICAIS podem se beneficiar de um gabinete tipo "tunel de vento", com um fan na frente, jogando ar (frio) pra dentro e outro na traseira, sugando ar (quente) pra fora. Com a janela lateral aberta, esse "tunel", fica "interrompido", ou ao menos, vai ficar "desconfigurado, PORÉM já no caso de coolers HORIZONTAIS, como esse aqui, uma tampa com um bom FAN, com grande fluxo de ar (frio) sendo jogado DIRETAMENTE sobre o cooler também poderia beneficiar esse modelo, PORTANDO, optar por um tipo ou outro de GABINETE fatalmente influenciaria (mais) em um ou outro MODELO DE COOLERS.

Em terceiro lugar, também sou dos que acham que faltou o teste do cooler sem o fan inferior, mas sinceramente não acho que faça muita diferença, considerando que ele teoricamente serve "apenas" para resfriar a BASE do cooler/heatpipes e não as aletas, que a meu ver são as maiores responsáveis pela dissipação de calor do conjunto.

Quarto, pelo que entendi, no caso de se utilzar somente o fan inferior, deve-se inverter o fluxo do vento, a fim de resfriar os dissipadores. Gostaria de ver um teste com essa configuração também.

E finalmente, quinto, dizer que: "O Noctua NH-C14 é um cooler incrível." deve ter sido o elogio mais difícil de escrever da história do CdH, já que o desempenho se mostrou magnífico, mas o visual é simplesmente MEDONHO.

O slogan promocional desse cooler deveria ser:

- Noctua NH-C14 -> Impossível não "noctuá-lo" :ph34r::devil::3:...

O desempenho do novo Noctua NH-C14 é um SONHO, mas você vai ter PESADELOS com seu visual... - hahahaha!!!

• Membro VIP
Postado

Testar os coolers com o gabinete fechado realmente seria uma situação mais "real", mas isso deixaria o teste muito dependente do gabinete e da ventilação auxiliar. Nesse caso, testaríamos com as ventoinhas do gabinete ligadas ou desligadas? Isso provavelmente daria uma grande diferença no desempenho, e tornaria o teste válido apenas para a configuração usada.

Já com o gabinete aberto, reduzimos o impacto do tipo de gabinete no desempenho do cooler, tornando o teste mais genérico.

Quanto ao NH-C14, beleza é uma questão de gosto. Sabe que eu não achei ele feio? Gosto das cores das ventoinhas da Noctua.

Postado
Testar os coolers com o gabinete fechado realmente seria uma situação mais "real", mas isso deixaria o teste muito dependente do gabinete e da ventilação auxiliar. Nesse caso, testaríamos com as ventoinhas do gabinete ligadas ou desligadas? Isso provavelmente daria uma grande diferença no desempenho, e tornaria o teste válido apenas para a configuração usada.

Já com o gabinete aberto, reduzimos o impacto do tipo de gabinete no desempenho do cooler, tornando o teste mais genérico.

Quanto ao NH-C14, beleza é uma questão de gosto. Sabe que eu não achei ele feio? Gosto das cores das ventoinhas da Noctua.

Exatamente o que eu ia dizer, deixando aberto a tampa lateral, o impacto causado pela refrigeração do gabinete testado é menor.

Postado

Bom mas se é pra testar com o mínimo de impacto de auxiliares possíveis(gabinete, fans) porque não testar os coolers em bancadas?

• Membro VIP
Postado
Bom mas se é pra testar com o mínimo de impacto de auxiliares possíveis(gabinete, fans) porque não testar os coolers em bancadas?

Porque aí teríamos uma situação totalmente artificial que não reflitiria o uso "normal" do cooler.

Postado

Também acho que o mais correto seria na bancada, aí é aberto e o resultado seria bem melhor mesmo, sem beneficiar nenhum tipo de cooler, além de ser muito mais fácil pra vocês a montagem e desmontagem deles.

Postado
Porque aí teríamos uma situação totalmente artificial que não reflitiria o uso "normal" do cooler.

essa situação artificial, na minha concepção, resultaria em uma maior confiabilidade no COMPARATIVO entre os coolers, ou seja, qual resfria mais independente do gabinete. Temperatura, os números, são (pra mim) apenas pra quantificar o quanto um é melhor que o outro.

Postado
essa situação artificial, na minha concepção, resultaria em uma maior confiabilidade no COMPARATIVO entre os cooler, ou seja, qual resfria mais independente do gabinete. Temperatura, os números, são (pra mim) apenas pra quantificar o quanto um é melhor que o outro.

Eu acredito que o objetivo principal do CdH é comparar os produtos entre si, pois o desempenho deles vai depender das configurações do resto do computador. (vejam a metodologia usada para testar placas de vídeo, por ex.)

Até mesmo um HD em local diferente poderia influenciar os resultados, agora imagine gabinete, ventoinhas, placa de vídeo, e claro , processador, todos diferentes! O resultado não tem como ser igual.

Eu defendo em partes o uso de uma "bancada" de testes, pois por um lado favoreceria totalmente o comparativo, como o colega acima disse, porém não teríamos nem noção de como seria o desempenho dele dentro de um gabinete. A maneira que o Rafael testa não é tão perfeita assim, mas é um "meio termo" ao meu ver. Sem falar que mudar agora, deixariam obsoletos os testes antigos.

• Membro VIP
Postado

Testar em uma bancada mostraria qual cooler é melhor na bancada. Testá-los dentro de um gabinete, refrigerando um processador real, mostra qual cooler é melhor que outro em uma situação real, que é o que realmente importa para a maioria dos leitores.

Postado

Eu também tenho essa opinião em que o real resultado do teste de um cooler seja em condições reais e cotidianas, isto é, dentro do nosso próprio gabinete, pois é nessa condição em que ele será usado. Nesse caso, como bem disse o =insane= , todos os componentes dentro do case estarão presentes, influenciando no desempenho do determinado cooler.

Quanto ao Noctua NH-C14, sinceramente eu já esperava um desempenho muito bom, principalmente levando-se em consideração os dois fans de 140mm, que desempenham um papel importante nesse jogo todo.

Quanto a ser um cooler bonito, isso ele não é, mas isso já é uma particularidade minha.

Quanto ao teste, parabéns. Como sempre!

Postado

Apenas uma dúvida, esse cooler foi testado com o gabinete na vertical ou horizontal?

Já tive dois coolers nos moldes do NH-C14 que quando o gabinete fica na posição vertical, quase todos atualmente, sempre havia perda de 2º ou 3º comparado com a posição vertical.

Nos modelos "torre" ainda não abservei essa diferença!

Normalmente esses coolers nos moldes do NH-C14 sempre sofrem mais com o gabinete fechado mesmo que bem ventilado, uma vez que o fluxo não é direcionado diretamente para fora como os tipo "torre" e parte do ar aquecido por ele acaba recirculando novamente e prejudicando a refrigeração.

Deixo claro que isso é minha opinião com base nos coolers que já tive, principalmente comparando os dois últimos, um Thermalright XP-90 e o atual IceAge PrimaBoss II.

O NH-C14 é feio mas manda bem se estiver em condições ideais para trabalhar.

Grato por mais esse teste!!!

[]'s

Postado

Se é para simular uma situação real de uso, então tem que fazer com o gabinete todo fechado. Não acho que alguém aqui use o computador com a janela lateral do gabinete aberta, e mesmo que use, não está fazendo algo correto.

• Membro VIP
Postado

Os testes são sempre feitos com o gabinete na vertical.

Apenas uma dúvida, esse cooler foi testado com o gabinete na vertical ou horizontal?

Já tive dois coolers nos moldes do NH-C14 que quando o gabinete fica na posição vertical, quase todos atualmente, sempre havia perda de 2º ou 3º comparado com a posição vertical.

Nos modelos "torre" ainda não abservei essa diferença!

Normalmente esses coolers nos moldes do NH-C14 sempre sofrem mais com o gabinete fechado mesmo que bem ventilado, uma vez que o fluxo não é direcionado diretamente para fora como os tipo "torre" e parte do ar aquecido por ele acaba recirculando novamente e prejudicando a refrigeração.

Deixo claro que isso é minha opinião com base nos coolers que já tive, principalmente comparando os dois últimos, um Thermalright XP-90 e o atual IceAge PrimaBoss II.

O NH-C14 é feio mas manda bem se estiver em condições ideais para trabalhar.

Grato por mais esse teste!!!

[]'s

Postado

Acho q não teríamos problema com as memórias, visto q dá pra montar dessa forma:

intel2.jpg

e também nesta outra foto mostra perfil com memória com dissípador e mesmo assim coube com milímetros de folga:

amd_ram.jpg

tudo isso graças à possibilidade de montá-lo nas duas posições.

Postado

na verdade um cooler horizontal como este se beneficiaria naqueles gabinetes mais baratinhos com duto de ventilaçao na tampa, ja os torre se beneficiam com gabinetes mais modernos com canalizaçao de vento

• 2 semanas depois...
Postado
Acho q não teríamos problema com as memórias, visto q dá pra montar dessa forma:

intel2.jpg

e também nesta outra foto mostra perfil com memória com dissípador e mesmo assim coube com milímetros de folga:

amd_ram.jpg

tudo isso graças à possibilidade de montá-lo nas duas posições.

Então esse COOLER não serve para mim, pois utilizo as memos da OCZ linha Reaper que tem quase "2 metros de altura", acho que nem tirando a ventoinha de baixo serviria aqui.

Falou ae.PANAO.

• 3 meses depois...
Postado

Estava procurando um cooler de alto desempenho que conseguisse instalar no meu gabinete, um NZXT Armor com ventoinha de 200mm na parte lateral. Não consigo encaixar nenhum cooler grande pois eles esbarram na ventoinha. Acho que esse cooler vai ser a solução perfeita.

Alguém sabe onde posso comprar ele aqui no Brasil? porque esses noctua são difíceis de conseguir.

• 4 meses depois...
Postado

Olá pessoal, ao ler muito sobre o NH-C14, reparei que no manual fala de evitar a instalação dos heatpipes com as curvas para cima, podendo haver então, uma redução de rendimento na refrigeração se tratando de gabinetes torre. Baseado nisso, gostaria de saber a causa dessa afirmação. Será que é devido a fonte instalada no topo do gabinete, ocasionando a falta de espaço ou o calor dela talvez? Ou é algo de projeto mesmo, que foi feito para trabalhar em todas as posições, menos com as curvas do heatpipes apontando para cima...

Espero a resposta de vocês!

Abraço...

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal, ao ler muito sobre o NH-C14, reparei que no manual fala de evitar a instalação dos heatpipes com as curvas para cima, podendo haver então, uma redução de rendimento na refrigeração se tratando de gabinetes torre. Baseado nisso, gostaria de saber a causa dessa afirmação. Será que é devido a fonte instalada no topo do gabinete, ocasionando a falta de espaço ou o calor dela talvez? Ou é algo de projeto mesmo, que foi feito para trabalhar em todas as posições, menos com as curvas do heatpipes apontando para cima...

Espero a resposta de vocês!

Abraço...

Isso deve ser mais a respeito da fisica das haletas pois com os heatpipes na vertical, as haletas reteriam o calor (que tende a subir) espalhando assim o ar quente para dentro do gabinete e não para cima (independente do gabinete ter ou não fonte em cima, é por lá que haverá uma saida de ar. Mas também tem que se ver o quanto o cooler desempenho do cooler seria prejudicado com esse tipo de instalação.

Postado
Isso deve ser mais a respeito da fisica das haletas pois com os heatpipes na vertical, as haletas reteriam o calor (que tende a subir) espalhando assim o ar quente para dentro do gabinete e não para cima (independente do gabinete ter ou não fonte em cima, é por lá que haverá uma saida de ar. Mas também tem que se ver o quanto o cooler desempenho do cooler seria prejudicado com esse tipo de instalação.

Faz sentido. Más vi em outros sites que falaram que se pode instalar em qualquer direção, porém... no manual do mesmo e no próprio site, fala que a tal instalação pode vir a não render sua performance total.

Link do manual no próprio site: http://www.noctua.at/pdf/manuals/noctua_nh_c14_manual_en.pdf

Obrigado por responder!

• Membro VIP
Postado

A questão principal nesses casos não se refere às aletas, mas sim aos heatpipes.

Em alguns casos, deixá-los na posição onde as pontas ficam viradas para baixo prejudica a circulação do fluido em seu interior, forçando-o a manter-se nas pontas do heatpipe.

A posição ideal para um heatpipe é que a parte que recebe calor (a base do cooler) esteja mais baixa do que as pontas (parte fria), de modo a que o fluido, ao esfriar, possa retornar à base por conta da gravidade.

Postado

Apenas traduzindo o que o manual diz: "Atenção: Nos casos em estilo tower, por favor, evite instalar o NH-C14 com as curvas do heatpipes apontando para cima, pois isso pode resultar em desempenho de refrigeração reduzida."

• Membro VIP
Postado
A questão principal nesses casos não se refere às aletas, mas sim aos heatpipes.

Em alguns casos, deixá-los na posição onde as pontas ficam viradas para baixo prejudica a circulação do fluido em seu interior, forçando-o a manter-se nas pontas do heatpipe.

A posição ideal para um heatpipe é que a parte que recebe calor (a base do cooler) esteja mais baixa do que as pontas (parte fria), de modo a que o fluido, ao esfriar, possa retornar à base por conta da gravidade.

Mesmo com o heatpipe sendo curvo ele funciona, não vai dar um "efeito cifão" se colocar os HPs na vertical ?

Achei que eles funcionassem por mudança de fase e não convecção, obrigado pela informação Mestre. ^_^

• Membro VIP
Postado

O princípio da troca de calor é por mudança de fase, mas a movimentação do fluido dentro dele se dá por capilaridade e também por convecção.

Por isso, se ficar virado ele não deixa de funcionar, mas perde rendimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!