Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Descobrindo a voltagem usada


jolao

Posts recomendados

Ola bom dia galera.

Bom... eu tenho um problema e uma duvida.tipo...

eu tenho um hub aqui em casa da epoca de napoleao. porém ele esta sem fonte. e esta funcionando(que eu me lembre) so que eu nao sei que tensão da fonte que ele usa. ate cheguei abrir ele. pra ver se descubro isso. mas nao tive exito. gostaria de saber como a gente faz pra descobrir isso. ate tentei usar uma de 5v. mas nao funcionou. noa quero ficar testando fonte com medo de quimar esse objeto rarissimo. (rsrsrsrs.)

obrigado a todos.

valeu

http://img98.imageshack.us/i/dsc01696ib.jpg/

dsc01696ib.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou vendo na sua foto, de cara, um CI 34063A, que é um conversor CC de 3 a 40 Volts de entrada para uma tensão de saída que não sabemos qual é mas tampouco interessa saber...

Teoricamente se tudo estivesse operando numa boa esse conversor deveria fazer essa conversão mesmo com esses 5 Volts que ai colocastes, ou talvez requeira pouco mais de tensão contínua..

A única variável que eu não consigo equacionar é a polaridade desse plug de entrada.

Como sua foto está completamente desfocada e escondendo os componentes justo dessa entrada CC, fica difícil verificar se o disposuiitivo tem proteção contra inversão de polaridade (diodos) Tente seguir as trilhas do conector de entrada até um capacitor eletrolítico, que terá indicação de + e - para checar a polaridade..

Boa sorte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kramba. obrigado pela resposta. mas e qu eeu nao dei conta de regular melhor minha camera. essa foi a melhor que eu dei conta de tirar.mas vou tirar uma melhor e postar aq pra ver se fica melhor pra visualizar e vocês me ajudarem.

obrigado. valeu

Amigo tirei essas aqui,acho que ficou melhor, veja se dar pra analisar melhor.

a>

a>

a>

obrigado.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar um multimetro e verificar a polaridade

essa ficha tomada onde liga a alimentacao tem um pino no centro

encoste uma ponta do multimetro nesse pino

depois encoste a outra ponte ao pino 4 e depois ao pino 6 do 34063

uma das medidas deve indicar resistencia de 0 ohms

se der 0 ohms no pino 4 o pino central sera o negativo

se der 0 ohms no pino 6 o pino central sera o positivo

quanto a tensão use por exemplo uma pequena montagem com um lm317 com tensão de entrada de 15V e 1A (deve ser suficiente) de forma poder variar a tensão de saida

ligue a alimentaçao com uma tensão de 5V depois va subindo devagar ate o circuito funcionar correctamente

essa sera a tensão minima e poderá subir um pouco mais para melhorar a estabilidade do circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar um multimetro e verificar a polaridade

essa ficha tomada onde liga a alimentacao tem um pino no centro

encoste uma ponta do multimetro nesse pino

depois encoste a outra ponte ao pino 4 e depois ao pino 6 do 34063

uma das medidas deve indicar resistencia de 0 ohms

se der 0 ohms no pino 4 o pino central sera o negativo

se der 0 ohms no pino 6 o pino central sera o positivo

quanto a tensão use por exemplo uma pequena montagem com um lm317 com tensão de entrada de 15V e 1A (deve ser suficiente) de forma poder variar a tensão de saida

ligue a alimentaçao com uma tensão de 5V depois va subindo devagar ate o circuito funcionar correctamente

essa sera a tensão minima e poderá subir um pouco mais para melhorar a estabilidade do circuito

Bom amigo,infelizmente eu nao tenho esse aparelho "multimetro" nen conheco alguem que tenha, posi poderia pegar emprestado. mas obrigado assim mesmo pela resposta.

se eu consegui arrumar irei fazer isso que você me contou.

valeu.

Provavelmente 9 v ,tire a foto da parte debaixo(trilhas) ,perto do plug de alimentalçao para saber a polaridade.

Amigo segue abaixo as fotos que voce me pediu, da parte de baixo.

espero que ajude

>>>http://img263.imageshack.us/i/dsc00054gy.jpg/

>>>>>>http://img847.imageshack.us/i/dsc00055g.jpg/

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo indica que o pino central do conector é o terminal positivo. Suas fotos não ajudam muito para se ter certeza absoluta.. (detalhe da construção mecânica do conector)

Veja que o pino de trás do conector é o positivo com certeza pois leva aos pinos 1,6,7,e 8 do CI, positivos co certeza...

Alimentao.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo indica que o pino central do conector é o terminal positivo. Suas fotos não ajudam muito para se ter certeza absoluta.. (detalhe da construção mecânica do conector)

Veja que o pino de trás do conector é o positivo com certeza pois leva aos pinos 1,6,7,e 8 do CI, positivos co certeza...

Alimentao.jpg

Mas assim... tipo... o que teria que tirar melhor a foto. pra você ter certeza dessa volagem?

obrigado.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas assim... tipo... o que teria que tirar melhor a foto. pra você ter certeza dessa volagem?

obrigado.

valeu

Não se pode ter certeza da "tensão" (da tensão de alimentação)

O que tento elucidar é a polaridade dessa tensão de alimentação, que tudo indica ser o positivo no centro, mas nas fotos não dá para se ter certeza de que aquele terminal do conector que marquei com sendo + é realmente correspondente a pino central daquele conector. Isso você numa inspeção visual e um pouco de trabalho dos neurônios dai, deve poder deduzir...

Quanto a tensão, ou tensão como você diz, adote aquela sugestão do oceano alguns posts ai acima. Uma fonte variável para ver com qual tensão o equipamento passa a operar...

Não dá para descobrir isso dai olhando nem tirando fotos.. Só testando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o faller e eu ja lhe indicamos diferentes hipoteses

esse circuito impresso deve ser de dupla face e como tal , sem ter o circuito nas maos, so "adivinhando"

a unica hipotese seria medir esse circuito e de tal nao for possivel levar a tecnico que o possa fazer

de outra forma arrisca-se a destruir o circuito o que sera bem pior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas como o faller disse o positivo no meio, tpo.. posso ir testando numa boa as voltgem que nao implicar na queima do dispositivo. sendo sempre asssim. 4,5/5,0/5,5/6,0/6,5v ir testando ate conseguir ligar ele. posso fazer isso?

obrigado

valeu

É justo essa a sugestão que lhe foi ofertada pelo oceano, só que ele foi além, até disse com fazer a fonte de tensão variável..

Vá testando ai sim.. Lembre-se que a máxima tensão de entrada é 40 Volts. Acho, (puro achismo) que quando aportares alguma coisa entre 10 ou 12 Volts ai, se tiver de funcionar vai funcionar numa boa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como o faller disse o positivo no meio, tpo.. posso ir testando numa boa as voltgem que nao implicar na queima do dispositivo. sendo sempre asssim. 4,5/5,0/5,5/6,0/6,5v ir testando ate conseguir ligar ele. posso fazer isso?

obrigado

valeu

ninguem aqui disse ser o posirivo nesse pino do meio

leia o que colocamos

uma coisa e ser outra parecer

e se nao for pode destruir o circuito

uma nota mais :

ja olhou para a caixa desse sistema ?

muitas tem la a indicaçao da polaridade

verifique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguem aqui disse ser o posirivo nesse pino do meio

leia o que colocamos

uma coisa e ser outra parecer

e se nao for pode destruir o circuito

uma nota mais :

ja olhou para a caixa desse sistema ?

muitas tem la a indicaçao da polaridade

verifique

então... eu sei que e ele so supos. tipo.... quanto a caixa nao fala nada , por isso abrir tambem pra ver se me contava.

mas eu to gostando dessa coisa de eletronica. o campo e bem grande.vou procurar me informar mais sobre eletronica. pois sou um leigo total. rsrsss

Bom .. vou testar com uma fonte de 9v pra comecar. depois posto o resultado aqui.

valeu.

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o circuito posso ver que o VCC o Ipk, o Drive Colector e o Switch colector estão curto circuitados. Alem disso o diodo esta ligado com o anodo no terra e o catodo no indutor. Isso tudo indica que o MC34063 esta funcionando como um Step-Down (e sem proteção contra sobre-corrente hehe). Existem dois resistores SMD ao lado do MC34063 bem proximos aos pinos 4 e 5 dele. voce teria como me passar o valor deles? Com isso da para calcular a tensão de saida, e dado isso a minima tensão de entrada.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o circuito posso ver que o VCC o Ipk, o Drive Colector e o Switch colector estão curto circuitados. Alem disso o diodo esta ligado com o anodo no terra e o catodo no indutor. Isso tudo indica que o MC34063 esta funcionando como um Step-Down (e sem proteção contra sobre-corrente hehe). Existem dois resistores SMD ao lado do MC34063 bem proximos aos pinos 4 e 5 dele. voce teria como me passar o valor deles? Com isso da para calcular a tensão de saida, e dado isso a minima tensão de entrada.

Abs

Obrigado por responder aqui. mas então...levei a sua ideia em um amigo meu que trabalha com isso e passei a sua ideia pra ele e ele tambem fez algum calculos la e me disse que poderia ser 9,0v, bom diante disse eu peguei uma fonte que eu tenho aqui e UUUAAALAAA. funcionou lesgal.

obrigado pela ideia

obrigado a todos

valeu.

RESOLVIDO

pode fechar o topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!