Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU para Processamento Paralelo


rmgoldner

Posts recomendados

Amigos preciso comprar uma placa de video para realizar calculos utilizando de processamento paralelo com a GPU, usando as tecnologias CUDA da nVidia ou ATI Stream da ATI, o fabricante do software que usarei para realizar tais calculos disponibiliza a seguinte tabela de referencia para obtermos uma ideia de qual placa usarmos para os calculos:

ATI HD 5850: ~55 horas

ATI HD 5870: ~43 horas

ATI HD 5970: ~24 horas

Dual ATI HD 5970: ~12 horas

(Tempo estimado no maximo para cada calculo, podendo ser menos)

OBS: Tabela foi divulgada ha algum tempo atras, e nao inclui modelos novos de placas.

OBS 2: O processador, o desenvolvedor do software, recomenda C2D E7200 ou superior, memoria 2GB DDR2 ou superior.

Meu proposito e me aproximar ou superar as 24 horas maximas de calculo, visto que atingir as 12 horas ja fugiria do meu orçamento atual. Estive analisando e cheguei a considerar as seguintes placas de video:

2x GTX570 (Model MSI N570GTX-M2D12D5/OC)

2x GTX580 (Model MSI N580GTX Twin Frozr II/OC)

2x HD6970 (Sapphire)

1x HD6990 (Provavelmente XFX)

A minha duvida e a seguinte: seria melhor comprar a HD6990 ou usar SLI/Crossfire?? No caso de SLI/Crossfire qual seria a melhor opção?

Gostaria que me indicassem com qual desas placas eu obterei a melhor perfomance no geral. Olhei varios testes e reviews na internet porém nao consegui um que comparasse todos esses modelos que tenho em mente, para sanar minha duvida.

A configuração do PC ja foi definido em outro topico, sendo ela: Core i5 2500k, Asus P8P67-PRO B3, 2x 4GB DDR3 Corsair XMS3 1600MHz, 2x 500GB Western Digital Caviar Black 32MB de Buffer, Seasonic X750 Gold 750w.

Para os que nao conhecem sobre as tecnologias CUDA e ATI Stream segue dois links para vocês olharem:

CUDA: http://www.nvidia.com.br/object/what_is_cuda_new_br.html

ATI Stream: http://www.amd.com/br/products/technologies/stream-technology/Pages/stream-technology.aspx

Desde ja agradeço a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela edição ! :joia:

Que programa seria este ?

É complicado dizer algo sem uma tabela da NVIDIA, porque o desempenho vai depender muito de como o programa foi desenvolvido. =/

O programa se chama MX-Key, este programa usa um metodo BruteForce para achar o codigo de que necessito, este programa e usado para manutençao de celulares Nokia, estou sem realizar certos reparos de software nos ultimos lançamentos pois nao possuo este hardware para realizar o calculo.

Realmente a tabela da nVidia faz bastante falta para decidir qual placa comprar!

Sobre a falta da tabela da nVidia, creio eu que uma placa que for melhor em jgos que a outra, tmb tera um desempenho melhor para este calculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O programa se chama MX-Key, este programa usa um metodo BruteForce para achar o codigo de que necessito, este programa e usado para manutençao de celulares Nokia, estou sem realizar certos reparos de software nos ultimos lançamentos pois nao possuo este hardware para realizar o calculo.

Legal, obrigado pela resposta.

Sobre a falta da tabela da nVidia, creio eu que uma placa que for melhor em jgos que a outra, tmb tera um desempenho melhor para este calculo.

Não conte com isso, o modo como cada arquitetura lida com os dados é completamente diferente, e jogos não são como programas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, obrigado pela resposta.

Não conte com isso, o modo como cada arquitetura lida com os dados é completamente diferente, e jogos não são como programas. ;)

Entendo... mais tirando as nvidia então da jogada, você acha que vale a pena comprar logo uma HD6990 do que fazer Crossfire de HD6970?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As 6900 são diferentes das demais Radeon HD, pode ser que não sejam muito superiores às 5**0, pode ser que sejam significantemente melhores, mas entre 6990 e CF de 6970, a segunda opção é mais rápida e mais barata. ;)

Haja fonte ein ?! ^_^

O EspadaDaJustiça está lendo o tópico agora, espero que ele responda, porque ele sabe bastante sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu ja mexi com varios programas em GPGPU com relação a Brute Force, e em todos que eu ja mexi, a arquitetura da AMD é melhor nesses algoritmos. Brute force se beneficia bastante da arquitetura SuperEscalar Dos ALUs Da HD 5800.

Se for pra calcular pega a HD 5870 mesmo, ja que na questão de força no Brute Force, não muda muito em relação a HD 6970 no quesito poder dos Shaders. Ou se estiver desesperado, pega a HD 5970 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As 6900 são diferentes das demais Radeon HD, pode ser que não sejam muito superiores às 5**0, pode ser que sejam significantemente melhores, mas entre 6990 e CF de 6970, a segunda opção é mais rápida e mais barata. ;)

Haja fonte ein ?! ^_^

O EspadaDaJustiça está lendo o tópico agora, espero que ele responda, porque ele sabe bastante sobre o assunto.

Entendo, então por enquanto minha primeira opção seria CF de HD6970.

Hehehhe to vendo minha conta de luz subindo aqui so de pensar em ligar o pc.

Achei esse site com algumas informaçoes sobre o CUDA e Stream, porém mais informaçoes sobre video, nao sobre dados: http://www.pcmanias.com/nvidia-vs-ati-cuda-vs-ati-stream/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma 6990 tem um custo melhor do que duas 6970... e o desempenho seria um pouco pior, mas acho que pela diferença de custo não compensaria pegar duas 6970...

Duas 5970 seriam uma boa solução também, elas se não me engano têm mais poder de processamento que a 6970, por ser dual gpu... e não estão muito longe do preço destas...

enfim, viraria mais a cabeça pra duas 5970 ou uma 6990... e ver qual teria um custo benefício melhor...

GTX580 também esta na mesma faixa de preço das 5970 e 6970... é um caso a se pensar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu ja mexi com varios programas em GPGPU com relação a Brute Force, e em todos que eu ja mexi, a arquitetura da AMD é melhor nesses algoritmos. Brute force se beneficia bastante da arquitetura SuperEscalar Dos ALUs Da HD 5800.

Se for pra calcular pega a HD 5870 mesmo, ja que na questão de força no Brute Force, não muda muito em relação a HD 6970 no quesito poder dos Shaders. Ou se estiver desesperado, pega a HD 5970 mesmo.

Opa, otima opiniao, mais no caso de pegar a HD 5970 nao seria melhor pegar logo a HD 6990 que e uma placa mais nova??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, otima opiniao, mais no caso de pegar a HD 5970 nao seria melhor pegar logo a HD 6990 que e uma placa mais nova??

Mas no calculo que você vai fazer não vai ter diferenças significativas da HD 5970 para a HD 6990, enquanto que o valor da HD 6990 esta ABSURDAMENTE ALTO, muito maior do que o da HD 5970.

AGORA se voce pensa em ter uma GPU boa de Tesselation, alem de boa pra calculos, ai pega a HD 6950 2GB (faz Bios Mod e "transforma" em HD 6970) ou se tiver muitaaaa grana e um pouco de loucura na veia, pega a HD 6990 :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no calculo que você vai fazer não vai ter diferenças significativas da HD 5970 para a HD 6990, enquanto que o valor da HD 6990 esta ABSURDAMENTE ALTO, muito maior do que o da HD 5970.

AGORA se voce pensa em ter uma GPU boa de Tesselation, alem de boa pra calculos, ai pega a HD 6950 2GB (faz Bios Mod e "transforma" em HD 6970) ou se tiver muitaaaa grana e um pouco de loucura na veia, pega a HD 6990 :D.

Tenho disponivel ate uns 2600,00 reais, e penso em trazer essa placa do paraguai então talvez se encaixe no meu orçamento um HD 6990.

então fica assim, HD5970 melhor opção, no caso da grana der HD6990 certo?? Me recomenda algum modelo em especifico??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As 6900 são diferentes das demais Radeon HD, pode ser que não sejam muito superiores às 5**0, pode ser que sejam significantemente melhores, mas entre 6990 e CF de 6970, a segunda opção é mais rápida e mais barata. ;)

Haja fonte ein ?! ^_^

É isso que voce disse mesmo Evandro :), pra ele em relação a performance no MX-KEY 1.8 que é a versão mais nova, a HD 5970 é a melhor opção em termos de desempenho e custo.

Agora se ele for querer julgar levando a performance em jogos.... dai você ja sabe né :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que voce disse mesmo Evandro :), pra ele em relação a performance no MX-KEY 1.8 que é a versão mais nova, a HD 5970 é a melhor opção em termos de desempenho e custo.

Agora se ele for querer julgar levando a performance em jogos.... dai você ja sabe né :D

Opa, vejo que você conhece o software, trabalha no ramo??

Vejo que a HD5970 e a melhor opção, no caso da grana der HD6990 certo?? Me recomenda algum modelo em especifico da HD5970??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho disponivel ate uns 2600,00 reais, e penso em trazer essa placa do paraguai então talvez se encaixe no meu orçamento um HD 6990.

então fica assim, HD5970 melhor opção, no caso da grana der HD6990 certo?? Me recomenda algum modelo em especifico??

O problema é que a HD 5970 com cooler Stock foi adotada pela esmagadora maioria das Parceiras da AMD, alem da Asus que fez o modelo Ares, mas esse não conta porque ta fora de questão :).

Se for fazer calculos constantes, recomendo comprar um Cooler como o Accelero da Arctic e colocar fitas de dissipação termica em cima do VRM da HD 5970, acredite isso ajuda e MUITO :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a HD 5970 com cooler Stock foi adotada pela esmagadora maioria das Parceiras da AMD, alem da Asus que fez o modelo Ares, mas esse não conta porque ta fora de questão :).

Se for fazer calculos constantes, recomendo comprar um Cooler como o Accelero da Arctic e colocar fitas de dissipação termica em cima do VRM da HD 5970, acredite isso ajuda e MUITO :).

Minha ideia inicial e realizar o calculo de no maximo 2 celulares por dia, isso depende e claro do tempo de cada calculo se der 1 otimo se der 2 melhor ainda... mais fora isso qualquer parceiro terei uma boa placa, nao existe diferenças entre elas correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse modelo numa loja BR: VGA Sapphire 2048MB (2GB) ATI Radeon HD 5970 GDDR5 PCI-Express - 21165-00-40R por R$1768,00 o preço esta bom?

preço alto, até mesmo do brasil :).

No MercadoLivre tem vendedores confiaveis vendendo ela mais em conta.

Não vou postar o link, devido as regras do forum, mas é so procurar la no ML a HD 5970 , o primeiro que vai aparecer ja vem com o cooler Accelero, por 1375,00 + Frete. Da uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
preço alto, até mesmo do brasil :).

No MercadoLivre tem vendedores confiaveis vendendo ela mais em conta.

Não vou postar o link, devido as regras do forum, mas é so procurar la no ML a HD 5970 , o primeiro que vai aparecer ja vem com o cooler Accelero, por 1375,00 + Frete. Da uma olhada.

Pode postar link sim, desde que não seja loja pilantra ou que seja a sua loja, o que eu sei que você não faria de qualquer forma. ;)

E 1800 mangos pra 5970 eu não achei muito salgado não, tá no preço, pelo menos o preço pré 69*0. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

preço alto, até mesmo do brasil :).

No MercadoLivre tem vendedores confiaveis vendendo ela mais em conta.

Não vou postar o link, devido as regras do forum, mas é so procurar la no ML a HD 5970 , o primeiro que vai aparecer ja vem com o cooler Accelero, por 1375,00 + Frete. Da uma olhada.

Eu vi esta placa la, o cooler e show, vou considerar comprar um deses separadamente, a placa que você falou e usada, prefiro comprar uma nova, e como falei vou ir no paraguai para comprar varias coisas a placa de video vai ser uma.

Uma duvida, se eu trocar o cooler eu perco a garantia?

Eu achei esse cooler que você falou, mais nos detalhes da que ele nao e compativel com a HD5970... sera que o cooler que eu achei e o certo? segue o link: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835186043

EDIT: EspadaDaJustiça agora que eu vi sua localizaçao rapaz, você e de Roo heheheh, tenho familia ai bro, cidadezinha boaaa, depois me passa seu msn ai se poder pra gnte trocar uma ideia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você disse ai cara... no Paraguai só tem a 5970 black edition... a mais cara... e que tem 4gb... o modelo de 2gb não se acha por lá... nunca levaram esse modelo pra lá não sei porque...

E citando mais, como você disse que pensa em pegar lá... tem um bocado de opções boas que você pode montar por um preço muito bom comprando lá... duas GTX 570 por exemplo saem a 1295 mais ou menos... duas 6870 no meu caso saíram a 870 e poucos... e são melhor opção do que uma única 5970, e quase o metade do preço do que você tá vendo a 5970 por aqui... compensaria muito muito você comprar essa placa por lá... querendo alguma dica de lá só falar...

Adicionando... perde a garantia sim! pois pra trocar o cooler, você acaba mexendo nos parafusos da GPU pra fazer a troca, pra deixar a gpu exposta pra adicionar o novo dissipador e tal...... dessa forma tirando dependendo da placa o selo da garantia, que fica exatamente naquele X que fica na parte de trás da placa, esse X que prende o cooler a estrutura da placa e encostando na GPU......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi esta placa la, o cooler e show, vou considerar comprar um deses separadamente, a placa que você falou e usada, prefiro comprar uma nova, e como falei vou ir no paraguai para comprar varias coisas a placa de video vai ser uma.

Uma duvida, se eu trocar o cooler eu perco a garantia?

Eu achei esse cooler que você falou, mais nos detalhes da que ele nao e compativel com a HD5970... sera que o cooler que eu achei e o certo? segue o link: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835186043

EDIT: EspadaDaJustiça agora que eu vi sua localizaçao rapaz, você e de Roo heheheh, tenho familia ai bro, cidadezinha boaaa, depois me passa seu msn ai se poder pra gnte trocar uma ideia!

Tem o cooler Accelero Compativel com a HD 5970, é so procurar que encontra.

Legal, você tem familia aqui em roo :), cidade boa, quando não ta quente igual um forno né :D.

Como você disse ai cara... no Paraguai só tem a 5970 black edition... a mais cara... e que tem 4gb... o modelo de 2gb não se acha por lá... nunca levaram esse modelo pra lá não sei porque...

E citando mais, como você disse que pensa em pegar lá... tem um bocado de opções boas que você pode montar por um preço muito bom comprando lá... duas GTX 570 por exemplo saem a 1295 mais ou menos... duas 6870 no meu caso saíram a 870 e poucos... e são melhor opção do que uma única 5970, e quase o metade do preço do que você tá vendo a 5970 por aqui... compensaria muito muito você comprar essa placa por lá... querendo alguma dica de lá só falar...

Adicionando... perde a garantia sim! pois pra trocar o cooler, você acaba mexendo nos parafusos da GPU pra fazer a troca, pra deixar a gpu exposta pra adicionar o novo dissipador e tal...... dessa forma tirando dependendo da placa o selo da garantia, que fica exatamente naquele X que fica na parte de trás da placa, esse X que prende o cooler a estrutura da placa e encostando na GPU......

Em primeiro lugar, duas HD 6870 para os calculos que ele vai fazer, não são melhores, em termos de performance, do que uma HD 5970 ok. Não compare performance em jogos, com performance em aplicativo de descoberta de senha, envolvendo algoritmo de brute-force, são coisas bem diferentes.

Sem duvida, que é melhor ele encontrar a placa no paraguay mesmo. O preço de lá é sem duvida muito melhor.

A melhor opção para ele seria ou um Crossfire de 2 HD 5870, ou uma HD 5970 mesmo, claro que deve escolher a mais barata. Pelo que vi por la o preço da HD 5870 ta baixo, ja que esta ja saiu de linha.

Pra ele, a peformance de duas HD 5870 seria melhor do que uma HD 5970, so que tem a questão de consumo de energia, dissipação termica, coisas muito serias na situação dele.

Como ele vai usar pra realizar a busca por senhas, durante muito tempo, o VRM da placa, vai estar se aquecendo muito durante o tempo prolongado de processamento. E VRM superaquecido, significa placa indo pro cemiterio mais cedo. Então Refrigeração para os componentes do VRM é uma questão BEM SERIA Nesse caso.

Então rmgoldner, pegue a que for mais conveniente, e BOA CAÇADA :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o cooler Accelero Compativel com a HD 5970, é so procurar que encontra.

Legal, você tem familia aqui em roo :), cidade boa, quando não ta quente igual um forno né :D.

Em primeiro lugar, duas HD 6870 para os calculos que ele vai fazer, não são melhores, em termos de performance, do que uma HD 5970 ok. Não compare performance em jogos, com performance em aplicativo de descoberta de senha, envolvendo algoritmo de brute-force, são coisas bem diferentes.

Sem duvida, que é melhor ele encontrar a placa no paraguay mesmo. O preço de lá é sem duvida muito melhor.

A melhor opção para ele seria ou um Crossfire de 2 HD 5870, ou uma HD 5970 mesmo, claro que deve escolher a mais barata. Pelo que vi por la o preço da HD 5870 ta baixo, ja que esta ja saiu de linha.

Pra ele, a peformance de duas HD 5870 seria melhor do que uma HD 5970, so que tem a questão de consumo de energia, dissipação termica, coisas muito serias na situação dele.

Como ele vai usar pra realizar a busca por senhas, durante muito tempo, o VRM da placa, vai estar se aquecendo muito durante o tempo prolongado de processamento. E VRM superaquecido, significa placa indo pro cemiterio mais cedo. Então Refrigeração para os componentes do VRM é uma questão BEM SERIA Nesse caso.

Então rmgoldner, pegue a que for mais conveniente, e BOA CAÇADA :)

Sobre as fitas de dissipaçao que você falou onde encontro para comprar? Qual marca/modelo e como aplico elas exatamente??

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...