Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Depois de tomar um Não ao tentar comprar ATOM, agora tem que se dedicar mesmo na parceria ARM.

"Será que a Seamicro tentou comprar o ATOM aberto pra integrar sua Freedom"?

Postado

O último membro fundador da HSA é... LG!

http://www.rage3d.com/interviews/manju_hegde_lg_joins_hsa/

A LG entrou como membro "Promoter" e não fundador.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5776552&postcount=892

E tem a notícia da AMD se preparar para lançar ARM na linha Opteron em 2014, com o suposto diferencial de ter a Fabric da SeaMicro embebida no die.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20121029134908_BREAKING_NEWS_AMD_Teams_Up_with_ARM_to_Transform_the_Datacenter_Industry.html

http://www.brightsideofnews.com/news/2012/10/29/amd-to-launch-hybrid-64-bit-arm2c-x86-chips-for-servers-in-2014-on-14nm.aspx

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4399611/AMD-will-ship-ARM-based-server-in-2014?pageNumber=0

http://www.anandtech.com/show/6418/amd-will-build-64bit-arm-based-opteron-cpus-for-servers-production-in-2014

Acho uma estrategia razoavel, se um punhado de gente está decidido em investir em ARM na sua estrutura, entra nesse mercado logo em seu início (ou o quanto antes no caso, assim que sair ARM 64bits) para lucrar com a onda. Depois reanalisa tudo e se especializa caso necessario.

Charlie acha uma decisão ruim.

http://semiaccurate.com/2012/10/30/amd-announces-an-arm64-server-soc-for-seamicro/

Postado
A reação geral foi de desconfiança, o Rory Reed parece que suou bem na hora das perguntas...

Convenhamos, ele está correndo um risco razoável com essa decisão... É de se entender isso.

• Membro VIP
Postado
@Eduardos e @Sirroman, porque essa decisão da AMD pode ser tão ruim assim?

Eles estão com muito pouca grana e esta é uma aposta, como toda aposta, pode dar certo ou dar mer.. se eles direcionassem a grana pra fazer um Opteron x86 melhor, seria uma aposta "mais segura" do que apostar em um mercado que está nascendo e não se sabe se vai vingar.

• Membro VIP
Postado

Além do que o Evandro disse:

1) A AMD tem um núcleo parecido, o Jaguar, licensiar um ARM ao invés de usar o Jaguar soa meio como "nosso núcleo é uma droga";

2) Passar a usar um núcleo licensiado ao invés de desenvolver um próprio é bem mais simples, o que pode significar down-size e perda de valor por parte da empresa.

Postado

sei lá... mas mesmo o mercado de Oba Oba com a RAM eu ainda adoraria ter visto a AMD comprar a MIPS.

Eu não levo muita fé nessa performance/watt da ARM, principalmente quando seus principais fundidores nem avistam a Intel na linha do horizonte.

• Membro VIP
Postado
O que a AMD faria com a MIPS?

Licenciaria "processadores Wi-Fi" para a Qualcomm rss.

Em ARM eu só tenho um celular, mas em MIPS tenho vários equipamentos, que rodam Linux e tudo mais, mas esses equipamentos sao basicamente APs e tenho um servidor com MIPS, que consiste em processador, placa-mãe, interfaces de rede, memória RAM e uma memória flash grudada na placa-mãe. O uso é bem específico e nao tem muito para onde fugir.

Todas as aplicacoes MIPS que eu vi sao voltadas para redes sem fio. Já ARM eu tenho visto voltado para Celulares, Tablets, computadores e agora servidores (que nao deixam de ser computadores).

A Qualcomm (através da Atheros) fabrica muita coisa em MIPS como esse aqui:

Atheros AR2313 SOC, MIPS 4KC, 180MHz

http://www.i4-wifi.com/index.php?p=productsMore&iProduct=114&sName=ubnt-ns2

• Membro VIP
Postado

Ha quantos anos esses núcleos existem? A patente já não está por expirar não?

E considerando que a Qualcomm desenvolve seus próprios núcleos ARM não me espantaria se no futuro eles trocarem as linhas por ARM.

• Membro VIP
Postado
Ha quantos anos esses núcleos existem? A patente já não está por expirar não?

E considerando que a Qualcomm desenvolve seus próprios núcleos ARM não me espantaria se no futuro eles trocarem as linhas por ARM.

A quanto existem nao sei, como usuário, tanto ARM como MIPS para mim sao novidades. Quando estudei aprendi que existiam várias arquiteturas, e agora pude usar algumas delas.

Em percepcao de uso, nao muda nada de um x86, mas os APs sao equipamentos que tem uma funcao específica, logo ficam algo restringidos (pelo firmware), o outro servidor que tenho, com sorte e programacao é permitida alguma liberdade extra, mas como ele foi pensado para ser um roteador, também nao temos muita liberdade.

E sim, penso que essa linha logo poderá ser substituida por ARM, ou nao, dependendo do custo, já que esses processadores tem um custo muito baixo, creio que por volta dos 9 doletas ou menos. Se bem que, nao influenciaria muito se forem substituidos por ARM, salvo que a empresa fabricante dos equipamentos teria que portar o firmware (baseado em Linux), para ARM, coisa que nao acredito ser muito difícil de fazer.

E sinceramente, eu acho que ARM tem muito futuro sim, e nao só por ser a palavra da moda, e sim pela economia de energia, o que faz sentido em servidores, mas... só o tempo dirá se isso é certo ou nao.

Postado

Um monte de clones chineses são gerenciados por MIPS.

O que a AMD faria com MIPS, não sei ao certo, mas, tendo que investir do zero numa outra arquitetura, que fosse ISA própria.

O maior problema que eu vejo é o Porto.

Sei lá, um chip MIPS voltado para alto desempenho com 2, 4 Threads pro núcleo...

• Membro VIP
Postado

Sei lá, já que a AMD tá de amizade com o pessoal que produz tecnologia, porque nao licenciar MIPS também para alguns projetos exclusivos e específicos? Fora em AP, deve ter outro uso.

Comparando em uso, uma cpu MIPS com o sistema que eu uso, aguenta uns 500 usuários brincando e já vem em uma solucao completa custando pouco mais de 150 doletas. Pense em gastar isso em um pc, colocando todas pecas genéricas (nem vou entrar no mérito do software), MIPS sai bem mais em conta (em compensacao qualquer pc moderno vai suportar um montao de usuários além desses 500).

Ai uma fotinho do meu MIPS:

post-190301-13884964236123_thumb.jpg

Postado
Além do que o Evandro disse:

1) A AMD tem um núcleo parecido, o Jaguar, licensiar um ARM ao invés de usar o Jaguar soa meio como "nosso núcleo é uma droga";

2) Passar a usar um núcleo licensiado ao invés de desenvolver um próprio é bem mais simples, o que pode significar down-size e perda de valor por parte da empresa.

1) Sim, até que soa sim, mas acredito que ficou claro que a ideia não é essa, basicamente existe um grupo de clientes que VAI mudar para ARM (seja porque está curioso, seja porque tão falando muito, seja porque tem conversado com a Calxeda e tal) nem que seja em parte. Nesse caso a AMD pode lucrar simplesmente porque o mercado vai sair de 0% para, digamos, 5% do mercado total de servidores. Parece pouco, mas se sairem de 1 cliente para 100 clientes já aumentou em 9900%... :lol:

Além disso, a AMD pode tentar vender o bobcat e se o cliente não tiver muito interessado ela fala "ah, ok. você quer algo ARM? Nós também vendemos".

2) acho que é a única forma de conseguir lançar algo já em 2014. Aliás, acho não, tenho certeza. E depois de 2014 tentar tomar o lugar da Calxeda seria suicidio.

E ainda tem a nvidia chegando nesse mercado também...

Sei lá, já que a AMD tá de amizade com o pessoal que produz tecnologia, porque nao licenciar MIPS também para alguns projetos exclusivos e específicos? Fora em AP, deve ter outro uso.

Comparando em uso, uma cpu MIPS com o sistema que eu uso, aguenta uns 500 usuários brincando e já vem em uma solucao completa custando pouco mais de 150 doletas. Pense em gastar isso em um pc, colocando todas pecas genéricas (nem vou entrar no mérito do software), MIPS sai bem mais em conta (em compensacao qualquer pc moderno vai suportar um montao de usuários além desses 500).

Ai uma fotinho do meu MIPS:

Para rodar a 100MHz ele deve DEVOLVER energia para a rede ao invés de consumir. ^_^

Mas a questão é: quem vai querer? Teoricamente não tem problema, mas há mercado para isso?

• Membro VIP
Postado

Para rodar a 100MHz ele deve DEVOLVER energia para a rede ao invés de consumir. ^_^

Mas a questão é: quem vai querer? Teoricamente não tem problema, mas há mercado para isso?

Ele roda em 680 MHz na verdade, sendo que alguns modelos aguentam um overclock para 800 MHz. Por algum bug na configuração inicial ou veio assim de fábrica, eu deixei, já que esquenta menos e por hora, nao tenho castigado o bichinho, mas ele trabalha bem :D

Postado
Ele roda em 680 MHz na verdade, sendo que alguns modelos aguentam um overclock para 800 MHz. Por algum bug na configuração inicial ou veio assim de fábrica, eu deixei, já que esquenta menos e por hora, nao tenho castigado o bichinho, mas ele trabalha bem :D

Bota uma lata em cima para gelar a cerveja. :lol:

Isso não é o que conhecemos pro Maxwell?, projeto lá para 2017

Jonny, 2017 mesmo? No MAXIMO eu diria 2015, mas confesso que não lembro de nenhuma fonte falando de timeline.

• Membro VIP
Postado

Olá povo, algum de vocês, viu esse rumor por aí?

Fonte: The Verge

Microsoft is building its own 7-inch gaming tablet. Multiple sources familiar with plans within Redmond have confirmed to The Verge that initial hardware planning for an Xbox Surface is underway. Specifications for an Xbox Surface 7-inch tablet computing device leaked back in June ahead of Microsoft's Surface RT and Surface Pro announcement. We're told that the initial specs were accurate and that the final implementation is being worked on.

microsoftxboxsurface.jpg

Fonte: Gizmodo Brasil

dois processadores IBM Power7 de seis núcleos cada, chip gráfico personalizado da AMD (com GCN), 5GB de RAM e 250GB de HDD. Ele teria suporte a até quatro controles sem fio, além de 4 portas USB 3.0.
  • Membro VIP
Postado

telminao, esse eu nao vi, mas acredito que possa ser verdade.

Eu vi esse daqui que havia previsto a um tempo:

http://www.fayerwayer.com/2012/11/aseguran-que-apple-estaria-considerando-fabricar-sus-propios-procesadores-para-mac/?utm_source=chw&utm_medium=autopromo&utm_campaign=postcruzado

Apple considerando fabricar seus próprios processadores. É o início do fim da parceira com a Intel e o pé nas nádegas que eu havia previsto. Foi assim com a IBM e Motorola, e assim será com a Intel, Nvidia e AMD em breve, pois se a maca vai fabricar seus próprios processadores, porque nao seus próprios gpus?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!