Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre Mercado CPU/APU - AMD, INTEL, VIA, ARM & Foundries


Posts recomendados

  • Membro VIP
Não, Tilera é Tilera, é um processador feito para roteadores muito diferente de processadores normais, não sei qual ISA ele usa, acho que uma própria.

Valeu pelo esclarecimento EduardoS. Eu tenho um roteador dessa mesma marca, mas um modelo mais simples, e nele vem um processador MIPSBE (Big Endian), outros produtos usam MIPSLE (Light Endian) e alguns PPC, e como os modelos mais poderosos deles usam PPC, pensei que esse Tilera também era PPC.

Só sei dizer que estou comecando a ficar encantado com MIPS e ARM, já que me oferecem um relativo poder a custo de pouco consumo.

Estou implementando um servidor Nagios atualmente, e para deixar ligado 24 x 7. Agora está sendo ligado em um Celeron D soquete 478 que vai me consumir uma usina nuclear em energia. Penso que se fosse em algo MIPS ou ARM me consumiria alguns rídiculos Watts para fazer o mesmo. Posso comprar algum Bobcat ou Brazos 2.0 para essa tarefa, mais deve me sair mais caro que algo ARM. Com razao a Intel deve estar preocupada, já que o mercado servidor é suculento e lucrativo para eles, e a ARM está indo atrás desse mercado com vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eriberto, continua trazendo mais notícias dessas, a sua jornada é interessante. ^^

Inexperiência? Estou aprendendo sobre tecnologia?

Não entendi se você estava se referindo a você (a sua suspeita "decorre disso daí") ou eu. Fiquei sem entender muito bem o que você quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuo sim sirroman. Sem querer estou entrando no mundo dos MIPS e servidores rsss.

Depois que eu vi que meu roteadorzinho consome míseros 7W, e que se eu tivesse como mexer melhor nele, dá para fazer um montao de coisas simples sem consumir muita energia, o que nao poderia fazer em x86 (salvo se montar algo ulv e ultra caro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resumo do Marcus Pollice do bsn está praticamente perfeito. Link no post original.

Tem o detalhe que parece que a AMD realmente vai deixar o SOI de lado ao menos em 28nm e que agora ela PRECISA usar a GF para fabricar CPUs, APUs e a informação nova: também algumas GPUs.

AMD espera entrar 2013 com 1.1B no banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Valor da AMD subiu pacas de umas semanas para cá:

http://www.google.com/finance?q=NYSE%3AAMD&ei=8yDEUICUI4WOkwOGRg

De 2.09 a 2.36, subiu bastante.

Do lado esquerdo do link que passei, cliquem em historical price, e vão ver o que to falando.

E sim, a AMD tá queimando o caixa, mas ela sabe administrar o passivo e vai fechar com din din, só que nesse ritmo, ela vai queimar tudo e vai ficar sem caixa para trabalhar.

EDIT: Meu cunhado sabe trabalhar melhor com esses dados do que eu:

http://www.google.com/finance?q=NYSE%3AAMD&fstype=ii&ei=LiHEUNCdJZaWlgPNRA

Total Equity, é o caixa da AMD, considerando o que tem a receber e o que tem a pagar. (salvo engano é isso, mas ai mostra a situacao dela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://news.cnet.com/8301-1001_3-57559079-92/the-pcs-past-and-intels-future/

Boardwell e Bay Trail pode definitivamente por um fim em PCs desktop azuis.

jonny, li também que os próximos SoCs da Intel nao suportaram vga dedicada. A coisa tá fechando para o lado da AMD e Nvidia.

http://www.chw.net/2012/12/rumor-socs-x86-de-intel-no-soportaran-gpus-dedicados/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a Intel va manter o método LGA tradicional em paralelo com esses sockets "fechados". Provavelmente vai ser a nova moda dos PCs Positivo/Login etc. Uma placa com tudo integrado/soldado e sem suporte para modificação nenhuma.

Sera muito bom para PCs de baixo consumo se a próxima HD Graphics for boa.

Mas é óbvio que não vão se fechar as GPUs assim... Provavel que saia o socket 1150 LGA e soldado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lol?

Isso seria tudo o que a AMD quer, basicamente a Intel deixaria o mercado gamer e profissional de presente.

Não, o rumor não é real, ninguém na Intel seria tão burro a esse ponto.

Para mim, parece bem interessante.

Plataforma Mainstream seria a mesma tanto para notebooks com para desktops de baixo consumo, ou seja, a mesma placa lógica com o processador grudado.

No top, ficaria os chips refugos dos Servidores, atualmente a linha i7-3900.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lol?

Isso seria tudo o que a AMD quer, basicamente a Intel deixaria o mercado gamer e profissional de presente.

Não, o rumor não é real, ninguém na Intel seria tão burro a esse ponto.

Depois que li eu pensei: as fabricantes de placa-mãe vão resolver o problema colocando um chip externo ao processador que aumente essa quantidade de lanes, mais ou menos como já fazem antes. É, realmente nao tem sentido a Intel dar esse tiro no pé, mas como saber?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny, li também que os próximos SoCs da Intel nao suportaram vga dedicada. A coisa tá fechando para o lado da AMD e Nvidia.

http://www.chw.net/2012/12/rumor-socs-x86-de-intel-no-soportaran-gpus-dedicados/

Bem, a gente já sabe que o chw paga para ter acesso às notícias do Charlie. ^_^

http://semiaccurate.com/2012/12/17/intel-slams-the-door-on-discrete-gpus/

Lol?

Isso seria tudo o que a AMD quer, basicamente a Intel deixaria o mercado gamer e profissional de presente.

Não, o rumor não é real, ninguém na Intel seria tão burro a esse ponto.

Depois que li eu pensei: as fabricantes de placa-mãe vão resolver o problema colocando um chip externo ao processador que aumente essa quantidade de lanes, mais ou menos como já fazem antes. É, realmente nao tem sentido a Intel dar esse tiro no pé, mas como saber?

Sim, dá para fazer isso, mas é uma tática "de guerrilha" para dar um choque no mercado, escolheram esse momento porque o Haswell tb deve ser a geração da Intel que supostamente vai "arrumar" a performance GPU. Se for verdade, vai ter uma porrada de mobo sem esses chips e uma porrada de linha dos OEMs não vai usar GPU discreta e os usuários nem sentirão... (pelo menos é isso que o merchandising da Intel vai clamar aos quatro ventos)

E para os gamers: "Não se preocupe! Basta comprar essa mobo 'GAMER!', com mais lanes! Ou você realmente acha melhor usar um CPU 'fraco' da AMD só para não comprar uma mobo 'GAMER!'? hahaha! Deixa de ser besta, rapaz, você é 'GAMER!' ou não é?"

... e o pior é que a AMD está tanto com soluções inferiores quanto com pouca capacidade de produção... comparativa e absolutamente, ela não tem muito dinheiro no caixa e certamente não vai esperar por um aumento nas vendas desse jeito, então NÃO vai alocar produção a mais, então NÃO teria como suprir a demanda, então a Intel venderia puramente por falta de AMD no mercado.

Eu acho que até pode funcionar, hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava pensando cá com os meus botões, acho que o REAL caminho da freedom fabric da AMD-SeaMicro é a virtualização "completa" do sistema. Virtualizando (através de uma integração bem feita com os recursos implementados em HW em prol da HSA) todos os aceleradores que estejam localmente conectados a um CPU/APU, inclusive os integrados no die.

Essa "nova função da" FF pode ainda substituir o HT na comunicação CPU/CPU, pois cada SoC teria a FF já integrada no die, a escalabilidade poderia ser inclusive próxima de infinita, pois é mais ou menos esse tipo o paradigma usado nas configuração que as atuais microarquiteturas de "manycores" tentam investir, comunicação direta entre as unidades próximas.

E ai? lol

--------- Se ficou meio "no ar", vou explicar a minha linha de pensamento:

Primeiro eu lembrei de alguns comentários que explicavam como funciona hoje a FF, com um ASIC na mobo, virtualizando todo o IO de uma série de CPUs-chipsets, depois a previsão de que a FF vai ser integrada à parte do SoC que faria a função do chipset.

Tipo, à primeira vista não precisa integrar, é até desnecessário e reduz eficiência pois antes o ASIC poderia controlar, digamos, 4 CPUs, em uma razão 4:1, enquanto na integração a razão seria 1:1. Dá para fazer a integração puramente para reduzir custos e complexidade, isso é algo válido, mas provavelmente iriam querer fazer mais com isso.

Ai depois lembrei do lançamento do SM1500 nesse ano, que passou a virtualizar também o armazenamento, e os comentários de que a FF é uma "supercompute fabric", feitos pelo RR. Os dois juntos mostram que 1° a AMD quer expandir a funcionalidade da Fabric e 2° que a Fabric é capaz disso. Com isso imaginei que é possível virtualizar todos os componentes acoplados ao sistema, como a GPU num slot PCIe (algo que aparentemente a nvidia fez a partir desse ano para o mercado cloud).

Depois lembrei que com o HSA a AMD quer tornar cada acelerador uma "unidade computacional própria", acessada diretamente pelo SW, não subordinada ao CPU. Com isso imagino que a ideia de virtualizar GPU/outro acelerador dentro do APU é algo possível, pois será até mais programável que a GPU discreta de hoje.

Depois lembrei a microarquitetura usada pelos projetos massivamente paralelos, como esse Parallella.

http://www.kickstarter.com/projects/adapteva/parallella-a-supercomputer-for-everyone?ref=live

Com isso vi que tudo isso pode ter uma boa escalabilidade, chegando finalmente ao padrão de "supercomputador".

Com isso tudo a integração direto no SoC vai ser uma vantagem na programabilidade e integração, não uma desvantagem, o que eu imaginava originalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!