Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre Mercado CPU/APU - AMD, INTEL, VIA, ARM & Foundries


Posts recomendados

  • Membro VIP
Mas isso é tão problemático assim?

O sucessor do Haswell provavelmete será um SoC, a placa mãe será só um PCB com pedaços de plástico, digo, soquetes, será que é tão ruim se o processador for soldado?

Pensando assim para um usuário final nao, afinal notebook é praticamente assim, All in ones sao assim, Macintoshes sao assim, celulares sao assim, etc.

Mas acho que vai um pouco contra a filosofia PC. E outra, usuário avancado nao poderá fazer upgrade. Se queimar teu processador, vai ter que trocar o pcb todo.

@juninho e evandro

Os Brazos sao assim, soldados, mas esses seriam comparáveis com os sistemas Atom, ai nao vejo grande motivo para o processador ser lga ou de pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso é tão problemático assim?

O sucessor do Haswell provavelmete será um SoC, a placa mãe será só um PCB com pedaços de plástico, digo, soquetes, será que é tão ruim se o processador for soldado?

Ruim sim para os segmento mainstream e entusiasta.

O processador soldado tornará o combo caro e inviável manutenção e ou upgrade.

Talvez seja essa a verdadeira intenção, não sei o percentual certo, mas presumo que mais de 80% do problema num combo é decorrente da Placa-Mãe e nisso os players enchem os bolsos enquanto que o fabricante de CPUs fica a ver navios. Condenar o combo, força o consumidor adquirir mais CPUs e injetar mais $ no mercado.

Intel tem a faca e queijo na mão, freando players como Asus ela vai faturar um bom tutu enfiando aquelas buchas que chamam de placa-mãe e muito ainda acreditam que é a 8ª maravilha do mundo e pelo quem me sopram os ouvidos, não sei ao certo, é justamente nos itens que auxiliam a CPU que a Intel mais lucra.

Me lembra a transição de x58 para x79: um só pedaço de silício com menos da metade do x58 e 20% mais caro e muita gente pagando achando um excelente negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai do céu, o mundo dividiu em dois nesse meio tempó? jaguar não sei quem é, arm virou a nova superpotência e se dá quase ao luxo de comprar amd, e como se não bastasse, a intel que basicamente INVENTOU o processador fácil de fazer upgrade agora volta atrás (pro que sempre foi o meu problema com a via!) como se algum dia tivesse sabido fabricar placa-mãe que prestasse!

Sem falar que tem uma notícia na forbes do novo ceo da intel passando umas cantadas no arm!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando um pouco de lado a fadigada AMD ou mesmo a THQ ( por sinal otimo momento de adquirir seus jogos srsrs até por um 1 U$)

O que quero ver é como o mercado vai responder a proposta de memoria ST-MRAM apresentada pela Everspin recentemente ( já em teste em ambiente real por empresas selecionadas).

A tecnologia não é tão nova, mas se continuar evoluindo nesse ritmo poderemos ter que adicionar mais um item a lista de desejos para o papai Noel ;).

Para mim a sacada de ser "Inter compatível" com padrão ddr3 foi demais e facilita projetos como o da Búfalo que deseja substituir o cache Ram volátil por ST-MRam com o menor trabalho possível.

E o conjunto HP + Hynix só tem planos com tecnologias similares em 2014 ;) o que não difere muito dos demais que investem no mercado de memorias.

http://www.everspin.com/spinTorqueMRAM.php

Dica de site que aglomera noticias sobre o assunto.

http://www.mram-info.com

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que vai demorar um pouco e só em soluções exóticas para sair algo a base de ST-MRAM (e outras tecnologias de memória). O que o mercado vai seguir deve ser a DDR4 a partir do ano que vem, salvo engano.

Corcordo mas não vejo ela invadindo o mercado de RAM diretamente ( não nos proximos anos ) mas se tornando uma memoria cache "universal" sem os incovenientes da memoria flash.

Como é o exemplo do SSD da bufalo que comentei e o Storage Skyera http://www.mram-info.com/skyera-use-everspins-mram-their-new-flash-based-enterprise-storage-system

Acho que seria um boa para as empresas do ramo pois muitas hoje trabalham com margens de lucro "ridículas" chegando as vezes em 3% já no caso de SSD tem sido bem diferente como o caso da OCZ que esta saindo do mercado de Ram e investindo mais nos SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e a Mubadala Development Co. injeta mais dindin na AMD, agora ela detem 19%.

Óia a fonte que você n trouxe. xD

http://www.bloomberg.com/news/2012-12-03/amd-rises-as-mubadala-investment-eases-liquidity-concerns.html

Na verdade a Mudabala não injetou dinheiro, mas conseguiu mais um assento na mesa diretora e tem o direito de até 19% das ações (agora ela tem 15%).

Segundo analista a importância disso tudo é que a Mudabala está acenando ao mercado "Eu estou atrás dessa empresa. Aposto nela". Ou seja, se a AMD precisar a Mudabala VAI (ou ao menos deveria) intervir.

Não sei se tem o dedo do RR (ou de alguma outra figura graúda na empresa) mas parece ser uma outra saída muito boa. Fico imaginando como a AMD estaria hoje se tivesse usado o cheat do petróleo antes :D (a curto prazo talvez estivesse mais ou menos como agora, mas o horizonte a médio-longo prazo poderia estar MUITO melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou confiando nesses árabes... A Global Foundries não está indo pra frente, e as últimas decisões da AMD também não me agradaram, essa mudança na mesa de diretores me parece suspeita.

Isso já está acontecendo faz tempo, uma pessoa a mais na mesa a essa altura parece ser detalhe e realmente parece tranquilizar o mercado.

E já sobre a GF não andar para a frente acho cedo para falar ainda, na verdade ela está crescendo é muito. Só não deu lucro ainda até por estar investindo bastante, mas já reduziu o sangramento (o que é mais do que algumas empresas do Eike poderiam dizer :lol:).

Mas, qual é a sua suspeita? Acho que os ações dos árabes não são movidas pelo simples lucro imediato (já tem muito com o petróleo), querem influência e um pé na indústria de tecnologia da informação. Não imagino nenhuma intenção insidiosa nessa manobra da Mudabala (mas eu posso estar errado e ela realmente existir =/).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas, qual é a sua suspeita? Acho que os ações dos árabes não são movidas pelo simples lucro imediato (já tem muito com o petróleo), querem influência e um pé na indústria de tecnologia da informação. Não imagino nenhuma intenção insidiosa nessa manobra da Mudabala (mas eu posso estar errado e ela realmente existir =/).

Inexperiência? Estou aprendendo sobre tecnologia?

ÉMudando um pouco o tema, como funciona o licenciamento de processadores PPC? Tipo ARM e MIPS?

Acho que PPC é mais aberto, no sentido que todo mundo cria CPU sem se preocupar com licença, mas isso faz dos núcleos mais fechados, vai ser mais difícil achar alguém disposto a licenciar uma CPU PPC, vão te empurrar o SoC pronto.

Mas, não tenho certeza de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Inexperiência? Estou aprendendo sobre tecnologia?

Acho que PPC é mais aberto, no sentido que todo mundo cria CPU sem se preocupar com licença, mas isso faz dos núcleos mais fechados, vai ser mais difícil achar alguém disposto a licenciar uma CPU PPC, vão te empurrar o SoC pronto.

Mas, não tenho certeza de nada.

Sim, na verdade nem vão empurrar o SoC, no caso eu vi em uma routerboard

http://routerboard.com/CCR1036-12G-4S

com esse processador:

http://www.tilera.com/sites/default/files/productbriefs/TILE-Gx8036_PB033-02_0.pdf

Se nao me engano ele é ppc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!