Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell XPS 15 L502x [Review]


psychogmv

Posts recomendados

Pois então, no Vostro 3550 tinha um programa chamado Catalyst Control para poder escolher quais programas eu queria que rodasse com a ATI Radeon. Eu inclui o AutoCAD na lista de Alto Desempenho e mesmo assim não sentia diferença. Era como se ele estivesse rodando com a integrada. E o problema não era só comigo. Teve mais uns dois caras daqui do fórum que devolveram o notebook pelo mesmo problema.

Falei com um técnico da Dell que me informou que o AutoCAD não reconhecia a placa por ser um programa OpenGL(nem sei o que é isso).

Aí agora estou receoso de comprar outro notebook e ter o mesmo problema.

Negóciovai ser esperar sair alguma promoção do XPS 15 pra ligar na Dell e ver se eles me garantem o funcionamento do programa.

Direct3D e OpenGL são APIs para a criação de gráficos 3D, que facilitam o trabalho do desenvolvedor, oferecendo um conjunto de comandos e recursos padronizados, que podem ser usados em qualquer placa 3D compatível.

O direct3D é atualmente mais usados para jogos, e o OpenGL para os programas gráficos,3d e vetoriais, como Photoshop, 3dSMax, AutoCAD, Illustrator etc. Isso porque as necessidades são diferentes.

Trabalho muito com Rhinoceros 3d, pacote adobe e renderizações. Não trabalho diretamente com AutoCAD, uso apenas para fazer desenhos tecnicos.

Tinha um VAIO com Core 2 Duo de 2,0Mhz sem placa de video e penava um pouco quando girava a vista 3d. Agora com a Gt 540 tenho um pequeno lag que logo termina quando faço esse movimento, isso porque a placa não estava em uso, mas depois que ela "liga" não tem erro.

No nosso caso a melhor compra seria uma workstation com as placas de vídeo da linha Quadro da Nvidia ou a FireGL da AMD que são totalmente voltadas para programas gráficos. O problema é que são absurdamente caros.

No meu caso não peguei porque não é recomendado usar essas placas para outras finalidades pois elas perdem muito a sua eficiencia, mas no geral para programas gráficos são insuperáveis.

Eu estou satisfeito com o XPS pois até agora supriu todas as minhas necessidades, e como meu foco era também a renderização o i7 junto com 6gb de memoria otimizou muito meu tempo em pelo menos uns 75%.

Dependendo do investimento que você quer fazer, e do tipo de trabalho que você faz, um note com essas placas específicas sejam o ideal. No meu caso as duas serviriam, mas optei também pela parte do entretenimento que a 540m pode me oferecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Direct3D e OpenGL são APIs para a criação de gráficos 3D, que facilitam o trabalho do desenvolvedor, oferecendo um conjunto de comandos e recursos padronizados, que podem ser usados em qualquer placa 3D compatível.

O direct3D é atualmente mais usados para jogos, e o OpenGL para os programas gráficos,3d e vetoriais, como Photoshop, 3dSMax, AutoCAD, Illustrator etc. Isso porque as necessidades são diferentes.

Trabalho muito com Rhinoceros 3d, pacote adobe e renderizações. Não trabalho diretamente com AutoCAD, uso apenas para fazer desenhos tecnicos.

Tinha um VAIO com Core 2 Duo de 2,0Mhz sem placa de video e penava um pouco quando girava a vista 3d. Agora com a Gt 540 tenho um pequeno lag que logo termina quando faço esse movimento, isso porque a placa não estava em uso, mas depois que ela "liga" não tem erro.

No nosso caso a melhor compra seria uma workstation com as placas de vídeo da linha Quadro da Nvidia ou a FireGL da AMD que são totalmente voltadas para programas gráficos. O problema é que são absurdamente caros.

No meu caso não peguei porque não é recomendado usar essas placas para outras finalidades pois elas perdem muito a sua eficiencia, mas no geral para programas gráficos são insuperáveis.

Eu estou satisfeito com o XPS pois até agora supriu todas as minhas necessidades, e como meu foco era também a renderização o i7 junto com 6gb de memoria otimizou muito meu tempo em pelo menos uns 75%.

Dependendo do investimento que você quer fazer, e do tipo de trabalho que você faz, um note com essas placas específicas sejam o ideal. No meu caso as duas serviriam, mas optei também pela parte do entretenimento que a 540m pode me oferecer.

Boa, era isso que eu precisava saber. Eu andei olhando as descrições dos notebooks no site da Dell e realmente, o ideal pra mim seria um Workstation, mas é muito caro. Além de AutoCAD, SolidWorks, Photoshop e outros programas, também quero utilizar o notebook para entretenimento(jogos, filmes etc), então acho que o XPS 15 é o ideal mesmo.

E agora ele entrou em promoção, 3500 reais com a plca de video de 2GB. Acho que vou nessa.

Valeu pela ajuda galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, era isso que eu precisava saber. Eu andei olhando as descrições dos notebooks no site da Dell e realmente, o ideal pra mim seria um Workstation, mas é muito caro. Além de AutoCAD, SolidWorks, Photoshop e outros programas, também quero utilizar o notebook para entretenimento(jogos, filmes etc), então acho que o XPS 15 é o ideal mesmo.

E agora ele entrou em promoção, 3500 reais com a plca de video de 2GB. Acho que vou nessa.

Valeu pela ajuda galera.

cara, beleza???

Bom, não sei se vou te ajudar muito, mas comprei um XPS há pouco e meu maior medo era justamente o desempenho do notebook. Sou ilustrador e trabalho muito com programas gráficos como photoshop e illustrator. Os arquivos ficam gigantes, por exemplo, 500Mb e alguns ficam com quase um 1Gb.

Tem umas duas semanas que estou utilizando ele e estou achando bem bacana. Tá aguentando bem o tranco das imagens. Às vezes fica só um pouco lento na hora de salvar, mas devemos considerar o tamanho dos arquivos que são gigantes. Talvez se a memória fosse um pouquinho maior não tinha esse "delay".

Mas no mais, ele é bem legal e eficiente.

Além de ser lindo. Todo mundo fica babando... asuausua

=D

--------------------------------------------

Aproveitando o post, aproveito pra tirar uma dúvida em relação ao uso do pc. Estou utilizando ele ligado na tomada direto com a bateria. Tem algum problema? Ou vocês aconselham eu retirar a bateria pra não sobrecarregar ela, já que o pc fica quente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma duvida quanto ao xps15.

Gostaria de saber sobre o chipset (se é mesmo o intel hm67).

Gostaria de saber também se o XPS 15 aguenta expansão da memória RAM para 16gb (visto que no site fala em até 8gb). O intuito seria colocar duas placas de 8gb (que já vi a venda) ou pelo menos uma, para o note ficar com 12gb pelo menos.

Grato pela atençao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, beleza???

Bom, não sei se vou te ajudar muito, mas comprei um XPS há pouco e meu maior medo era justamente o desempenho do notebook. Sou ilustrador e trabalho muito com programas gráficos como photoshop e illustrator. Os arquivos ficam gigantes, por exemplo, 500Mb e alguns ficam com quase um 1Gb.

Tem umas duas semanas que estou utilizando ele e estou achando bem bacana. Tá aguentando bem o tranco das imagens. Às vezes fica só um pouco lento na hora de salvar, mas devemos considerar o tamanho dos arquivos que são gigantes. Talvez se a memória fosse um pouquinho maior não tinha esse "delay".

Mas no mais, ele é bem legal e eficiente.

Além de ser lindo. Todo mundo fica babando... asuausua

=D

--------------------------------------------

Aproveitando o post, aproveito pra tirar uma dúvida em relação ao uso do pc. Estou utilizando ele ligado na tomada direto com a bateria. Tem algum problema? Ou vocês aconselham eu retirar a bateria pra não sobrecarregar ela, já que o pc fica quente....

Acho que 4 GB de memória é excelente para nosso trabalho, dificilmente chegamos nesse número. Quando renderizei um carro percebi que o uso total da memória chegou no máximo a 3,4gb. Mas acho que no quesito "salvar" o gargalo fica por conta do HD. Um SSD seria muito bem vindo hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber sobre o chipset (se é mesmo o intel hm67).

Gostaria de saber também se o XPS 15 aguenta expansão da memória RAM para 16gb (visto que no site fala em até 8gb). O intuito seria colocar duas placas de 8gb (que já vi a venda) ou pelo menos uma, para o note ficar com 12gb pelo menos.

Grato pela atençao.

alguem sabe essa minha dúvida? preciso saber rápido, porque vou fechar negocio hj ou amanha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem sabe essa minha dúvida? preciso saber rápido, porque vou fechar negocio hj ou amanha

sim, o chipset é o hm67, pelo menos no meu xps

galera, agora me da um help, pode ser ignorância, mas um hd desse aqui serve no nosso note né?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196497309-hd-2tb-western-digital-sata2-7200rpm-64mb-buffer-nf-_JM

ja que o hd dele é 7200rpm, creio que qualquer hd 7200 sirva nele ne?

ai eu colocaria o de 2 tb no note e venderia ou mesmo colocaria no desk..

sera que compensa? e a troca? tem algum perigo, de perder garantia ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera , td bem ?

estou vindo aqui deixar o relato do que passei na dell hoje na hora do almoço , fiquei 1 h no telefone e tive de além de não conseguir nenhuma ajuda sentir certo desprezo pelo pessoal ..

liguei para ter informações de como fazer para liberar audio 5.1 pela hdmi , disseram ser impossivel , pois este hardware nao é capaz mesmo sendo hdmi 1.4. segundo eles existe hdmi 2.0 !!! mentira!!! nao existe!! esta é a ultima versao ...

dissearm que eu estava querendo extrair de uma carro simples desempenho de uma ferrari ... que este notebook nao faz isso pois só alien ware que vem com hdmio 2.0!!!

dai depois de muito brigar sobre isso e o atendente dizer que me deixaria mudo na linha pois eu estava dizendo que eles nao sabiam configurar perguntei se eles saberia me dizer como usar a saida spdif do notebook ... novamente ele disse que o xps nao tem esse recurso nao que se fosse adamo ou alienware tinha mas que o xps nao possui hardware compativel com estas tecnologias , pedi para falar com supervisor , se negou a passar ...

disse que quando eu ligar será ele novamente que atenderá pois ele da suporte a dell

***** querer dizer que o xps nao solta audio multicanal pala hdmi por limitação de hardware .... dai indaguei se meu notebook era compativel com 3d ... disse que nao que nao suportava ... dai falei que estava no programa da placa e lá dizia que sim ... dai foi atras de info e confirmou que sim ...

***** que descaso esta empresa estou muito chateado com eles...

menospreza um xps o que fará com quem tem duvidas sobre um isnpiron basico..

e nenhum problema ou duvida resolvido, mais uma vez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera , td bem ?

estou vindo aqui deixar o relato do que passei na dell hoje na hora do almoço , fiquei 1 h no telefone e tive de além de não conseguir nenhuma ajuda sentir certo desprezo pelo pessoal ..

liguei para ter informações de como fazer para liberar audio 5.1 pela hdmi , disseram ser impossivel , pois este hardware nao é capaz mesmo sendo hdmi 1.4. segundo eles existe hdmi 2.0 !!! mentira!!! nao existe!! esta é a ultima versao ...

dissearm que eu estava querendo extrair de uma carro simples desempenho de uma ferrari ... que este notebook nao faz isso pois só alien ware que vem com hdmio 2.0!!!

dai depois de muito brigar sobre isso e o atendente dizer que me deixaria mudo na linha pois eu estava dizendo que eles nao sabiam configurar perguntei se eles saberia me dizer como usar a saida spdif do notebook ... novamente ele disse que o xps nao tem esse recurso nao que se fosse adamo ou alienware tinha mas que o xps nao possui hardware compativel com estas tecnologias , pedi para falar com supervisor , se negou a passar ...

disse que quando eu ligar será ele novamente que atenderá pois ele da suporte a dell

***** querer dizer que o xps nao solta audio multicanal pala hdmi por limitação de hardware .... dai indaguei se meu notebook era compativel com 3d ... disse que nao que nao suportava ... dai falei que estava no programa da placa e lá dizia que sim ... dai foi atras de info e confirmou que sim ...

***** que descaso esta empresa estou muito chateado com eles...

menospreza um xps o que fará com quem tem duvidas sobre um isnpiron basico..

e nenhum problema ou duvida resolvido, mais uma vez...

O pessoal do atendimento ao cliente é uma mula mesmo, nem adianta fica alterado porque não vale a pena. Pra que canal da Dell você ligou? atendimento ao cliente ou suporte técnico??? Independente da ligação dificilmente será a mesma pessoa que irá lhe atender. Em todo caso obrigue a pessoa a abrir o manual do xps fornecido no site e mostre as possibilidades do xps... hahaha

o descaso ao cliente e a falta de conhecimento é tudo culpa das empresas terceirizadas contratadas pela Dell. Todos os meu problemas foram resolvidos diretamente com pessoas da Dell no sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal do atendimento ao cliente é uma mula mesmo, nem adianta fica alterado porque não vale a pena. Pra que canal da Dell você ligou? atendimento ao cliente ou suporte técnico??? Independente da ligação dificilmente será a mesma pessoa que irá lhe atender. Em todo caso obrigue a pessoa a abrir o manual do xps fornecido no site e mostre as possibilidades do xps... hahaha

o descaso ao cliente e a falta de conhecimento é tudo culpa das empresas terceirizadas contratadas pela Dell. Todos os meu problemas foram resolvidos diretamente com pessoas da Dell no sul.

Exatamente, eu cansei de ligar pra lá e ficar pendurado no telefone por horas e não resolver nada, isso quando não desligavam na minha cara.

O negócio é conseguir o e-mail ou telefone de algum gerente. Eu consegui por um e-mail que recebi do atendente, embaixo tinha uma frase perguntando como foi o atendimento e o e-mail do gerente, aí mandei um e-mail pro gerente soltando o verbo e agora eles tão resolvendo meu problema, que é a devolução de um aparelho. Tão até ligando pro meu celular :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem sintonizador de tv? (wwan/tv, nas fotos)

funciona aqui no brazil? 1seg?

Olha o meu que veio da Espanha, tem uma WWan 5540, maravilhosa...pena que aqui no BR, eles não adotaram essa política, pois essa 5540, no ebay custa U$130,00...minha trinca é só com relação ao teclado que gostaria de substituir por um Pt-Br, ou mesmo um US retro-iluminado, mais o suporte da DELL me informou que meu hardware è diferente...tô quase pagando pra ver e comprando um retro-iluminado no ebay...

Olá pessoal, é o seguinte, eu gostaria de saber a respeito do desempenho do XPS 15 rodando o AutoCAD, SolidWorks, Sketchup, entre outros programas gráficos.

Eu comprei um Vostro 3550 há umas semanas atrás, com i7, 6GB de RAM, placa dedicada de 1GB etc.. mas para minha decepção o desempenho dele no AutoCAD ficou exatamente igual ao meu antigo Inspiron 1545, que nem placa dedicada tem.

Fui informado por técnicos da Dell que o Vostro não é um notebook destinado a estes fins. Tudo bem, cancelei minha compra e peguei meu dinheiro de volta.

Parece que o problema era com as disco rígido comutáveis. O AutoCAD é openGL e nao dava pra rodar com a placa dedicada, parece que a Dell prometeu corrigir isso na próxima BIOS, mas como nao estava afim de ficar na mão deles fiz a devolução.

Então, pelo que andei lendo o XPS 15 também tem esse esquema de placa comutáveis, não? Será que tem o mesmo problema? Alguém aí que tenha rodado esses programas poderia me dizer como é o desempenho?

Ou me indiquem algum notebook especial pra essa função?

Desde já agradeço.

Olha, eu comprei esse XPS justamente por conta do Autocad e do SolidEdge, pois estou em um curso desses programas e meu antigo LG core2duo com vídeo on-board não estava dando conta do recado...assim como você pesquisei e acabei optando pelo XPS e te digo...ainda não me arrependi, o AutoCad roda lisinho, se bem que não abri um projeto grande em 3D, mais uma coisa posso lhe informar, em relação ao note da LG ele dá de 1000...sem lag nenhum, inclusive no Call of Duty - Black Ops...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!

Alguma alma caridosa pode me passar o link do site onde consigo atualizar o Bluetooth do XPS 15? A versão mais atual.

Não consigo transferir dados para meu celular e nem receber dele e queria tentar atualizar o drive para ver se resolve...

Se alguém tiver alguma sugestão de algum programa que funciona bem na transferência de dados entre Note / Cel, agradeço (meu aparelho é o Motorola I1 - Nextel).

Obrigado desde já!

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!

Alguma alma caridosa pode me passar o link do site onde consigo atualizar o Bluetooth do XPS 15? A versão mais atual.

Não consigo transferir dados para meu celular e nem receber dele e queria tentar atualizar o drive para ver se resolve...

Se alguém tiver alguma sugestão de algum programa que funciona bem na transferência de dados entre Note / Cel, agradeço (meu aparelho é o Motorola I1 - Nextel).

Obrigado desde já!

Rafa

você configurou o bluetooth do note e do celular pra ficar VISIVEL? o driver que vem funciona perfeitamente. O driver do bluetooth tem na pagina de suporte no site da dell.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos novamente, eu li em algum tópico que um usuário trocou o hd do XPs por um Seagate Momentus Xt 500gb, mais não estou encontrado esse tópico, pois bem a minha pergunta é?

O desempenho realmente é maior???

Valeria à pena a troca???

Se eu fizer essa troca a minha garantia ficará comprometida???

Comprei também, pelo eBay Intel 6230 802.11abgn WLAN Bluetooth 3.0 Combo Card, pois aminha é a Wireless N1000 (EUR), e pelo que vi, sem Bluetooth, essa ainda estou aguardando a chegada...

Mantive contato novamente com o suporte da DELL sobre a possibilidade de troca do teclado, pois o meu é Espanhol...e a resposta foi a mesma, que não seria possível, pois meu equipamento não soporta o teclado Pt-Br...Será que realmente ele não suportaria o teclado Pt-Br ou seria má vontade da DELL, pois a bem pouco tempo os XPS eram produzidos nos EUA e eu acredito que o processo base de fabricação é único...achei a posição da DELL meio vaga, só alegam que há diferença no Hardeware, mais nunca me dizem qual é essa diferença, se é a placa mãe diferente, por exemplo...estou meio chateado com isso, pois no próprio eBay tem o retroiluminado À venda por $65,00+$25,00 de envio...e sei que serei taxado se comprar por lá, por isso gostaria de adquirir pela própria DELL...

Se alguém conseguiu efetuar a troca do teclado Pt-Br, pelo retroiluminado me dá uma ajudinha informando como procedeu com a DELL, ou até mesmo se comprou diretamente com ela...sei lá...fora isso o note é perfeito para as minhas necessidades..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dell é fresca pra caramba e não é so ela. Todos os fabricantes dificultam ao maximo a venda de peças quando nos compramos de outro pais, exceto a apple. Quem colocou o momentus pelo que eu me lembro era usuario de XPS 14 e melhora bem o desempenho, mas nao faz milagre. Espera o processo de transferencia acontecer e finja que o teclado deu defeito pra ver se a dell vem trocá-lo. Se vier tem jeito de trocar pois ao meu ver é padrão os teclados o maximo que acontecia com o XPS14 era problema na iluminaçao , mas com o 15 pode trocar o BR por US iluminado e funciona tranquilo.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei o hd hibrido, a nota no wei continua a mesma. Da pra ser notado diferença na iniciação do windows e de alguns programas. Agiliza o pc sim, mas n faz milagre. Nem diferença pra jogos. Da pra notar bem em relação aos programas q são iniciados juntos com o windows, quase que instantaneamente, sem precisar ficar esperando.

Se fizessem um hibrido com 8 ou 16gb acho q ficaria muito bom.

Meu note chegou semana passada, veio com reconhecimento facial, mesmo sendo da fnac. O modelo é exatamente o mesmo, inclusive no windows ele é reconhecido com l502x, apenas na embalagem que vem escrito 4070p. Inclusive a embalagem é a mesma, pretinha, e com o adesivo da empresa cometa (q entregou para a fnac, não para mim). Só não tem tela full hd e e bateria 9 celulas. Atualizei com os mesmos drivers tb.

Comprei 4gb de memoria no balao da informatica e era a mesma do note, smart, do brasil. Agora ficou com 8bgb.

Funcionou beleza e aumentou a nota do wei em 0.2ptos, acho q de 7.4 foi para 7.6(memoria)

Até a semana passada a dell nao cobrava a mais pela placa gt540m. Sou de brasília também. Na época que peguei nem frete cobrava. O meu é igual ao seu, mas com tela FullHD, reconhecimento facial (não sei se o da Fnac vem), placa WIFI 6230N e bateria 9 células. Com certeza você fez uma boa compra, só nao esperar quase 20 dias é ótimo :D

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu XPS 15 chegou hoje. Realmente é um computador muito bonito.

Pra minha infelicidade o cooler dele faz um barulho TERRÍVEL. E pelo visto não é só o meu, já vi alguns videos no youtube de outras pessoas reclamando tambem. E aciona e para quase toda hora, mesmo sem executar nenhuma tarefa, é um saco.

Isso sem falar que o sistema já travou algumas vezes. Em duas vezes eu fui obrigado a desligar o note pelo botão, aí quando liguei de volta o cooler ficou girando no máximo e tela toda preta, pelo barulho parecia que ia explodir. Depois liguei de novo e ele ficou dando vários "bipes", depois vi no manual que dependendo da quantidade de "bipes" era um determinado problema.

Aí liguei pra Dell e falei com pelo menos uns 3 técnicos e nada. Ninguem resolveu meu problema. Expliquei dos "bipes" e ninguem sabia NADA. Além do atendimento ser de péssima vontade.

Enfim, amanhã vou ligar pra lá de novo e vou solicitar a troca por um notebook totalmente novo ou meu dinheiro de volta. Já é a segunda vez que tenho problemas com notebook deles em menos de um mês. Chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu XPS 15 chegou hoje. Realmente é um computador muito bonito.

Pra minha infelicidade o cooler dele faz um barulho TERRÍVEL. E pelo visto não é só o meu, já vi alguns videos no youtube de outras pessoas reclamando tambem. E aciona e para quase toda hora, mesmo sem executar nenhuma tarefa, é um saco.

Isso sem falar que o sistema já travou algumas vezes. Em duas vezes eu fui obrigado a desligar o note pelo botão, aí quando liguei de volta o cooler ficou girando no máximo e tela toda preta, pelo barulho parecia que ia explodir. Depois liguei de novo e ele ficou dando vários "bipes", depois vi no manual que dependendo da quantidade de "bipes" era um determinado problema.

Aí liguei pra Dell e falei com pelo menos uns 3 técnicos e nada. Ninguem resolveu meu problema. Expliquei dos "bipes" e ninguem sabia NADA. Além do atendimento ser de péssima vontade.

Enfim, amanhã vou ligar pra lá de novo e vou solicitar a troca por um notebook totalmente novo ou meu dinheiro de volta. Já é a segunda vez que tenho problemas com notebook deles em menos de um mês. Chega.

Que azar hein. Eu ja pediria o dinheiro. Duas vezes e tenso.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!