Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell XPS 15 L502x [Review]


psychogmv

Posts recomendados

É somado essas porcentagens, ou seja, só conta um ciclo quando a somatória chegar a 100%. Só instalar o batterycare que ele conta esses ciclos.

Ok. Deixa eu ver se entendi direito: eu carrego minha bateria (100%). Levo ele pro serviço e uso uns 30 minutos (sem ligar na energia). Chego em casa e vou finalizar um job e uso por cerca de 2 horas (sem ligar na energia). A bateria irá descarregar em algum momento, correto? Aí quando ela acabar (somando esses usos "picados") é que contará um ciclo, é isso?

Mas vamos supor que minha bateria esteja com 70% de carga. Chego em casa e conecto na energia elétrica pra ver um filme. Ao invés dela descarregar pra completar mais um ciclo, ela vai voltar pros 100% de carga. O batterycare consegue identificar isso automaticamente???

Desculpa, tô perdido e me sentindo um ***** com tanta pergunta... =/

Estou enviando um print do menu do batterycare pra vocês me ajudarem a explicar como funciona.

Abs

post-904496-13884960325901_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Deixa eu ver se entendi direito: eu carrego minha bateria (100%). Levo ele pro serviço e uso uns 30 minutos (sem ligar na energia). Chego em casa e vou finalizar um job e uso por cerca de 2 horas (sem ligar na energia). A bateria irá descarregar em algum momento, correto? Aí quando ela acabar (somando esses usos "picados") é que contará um ciclo, é isso?

Mas vamos supor que minha bateria esteja com 70% de carga. Chego em casa e conecto na energia elétrica pra ver um filme. Ao invés dela descarregar pra completar mais um ciclo, ela vai voltar pros 100% de carga. O batterycare consegue identificar isso automaticamente???

Desculpa, tô perdido e me sentindo um ***** com tanta pergunta... =/

Estou enviando um print do menu do batterycare pra vocês me ajudarem a explicar como funciona.

Abs

Isso , ele sozinho consegue identificar esses usos picados. Pelo print que você postou o seu veio apenas 1 pente de 4 gb.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso , ele sozinho consegue identificar esses usos picados. Pelo print que você postou o seu veio apenas 1 pente de 4 gb.

Abs

Assim espero! bom eu estava esperando o meu chegar para ter certeza que é um pente e saber a marca, agora que já adiantaram que deve ser samsung alguém sabe uma boa fonte online para comprar memoria? e ainda mais importante, será que algum dia vou precisar de mais que 4 gigas? quero só pelo fato de ser 8 gigas impressiona mais sei que 4 não é pouca coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim espero! bom eu estava esperando o meu chegar para ter certeza que é um pente e saber a marca, agora que já adiantaram que deve ser samsung alguém sabe uma boa fonte online para comprar memoria? e ainda mais importante, será que algum dia vou precisar de mais que 4 gigas? quero só pelo fato de ser 8 gigas impressiona mais sei que 4 não é pouca coisa...

Pelo código da sua memoria não e samsung. Pra saber a marca mesmo o ideal e instalar o AIDA 64 ou abrir o compartimento de memoria do notebook. Mercado livre e o melhor lugar pra comprar memoria ^^. Eu comprei um pente pro meu HP da kingston e veio tudo ok e memoria original. No meu HP uso uma memoria samsung de 4gb e essa Kingston de 4gb e ate hoje não tem nenhum problema, pois pra achar samsung é difícil. Comprei desse vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197813469-memoria-sodimm-1333-mhz-kingston-ddr3-4gb-p-notebook-laptop-_JM.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instalei esse tal batterycare, dai depois disso o icone da bateria, ali na barra de tarefas, nao mostra mais quanto tempo resta de bateria, ai eu desinstalei o programa, e quando eu tiro da fonte pra ver se marca quanto tempo, de 100% pula pra 97 e nao marca o tempo restante, so depois de descer pra 96%

aff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa tarde a todos, estou aqui mais para comentar que meu XPS chegou, como todos ja falaram as fotos nao fazem jus ao equipamento.

Ainda não chequei quase nada nele, ainda vou ver a cara da memoria, e dizer de uma vez por todas se é uma ou duas.

Não vi o desgaste da bateria ainda... farei em breve.

Jogos... vou testar o Portal 2 deve rodar perfeito...

ahhh sim quase esqueci, ele veio com defeito também( pra variar)... o backlit nao liga.. tem o botão para ligar ele no teclado e no mobilite center fica status de ligado e tudo só não liga.

Ja liguei na dell fui bem atendido e vão mandar um tecnico para ver isso, considerando que moro em paraty... FIM DE MUNDO ja vi muita boa vontade...rs

Por hora é isso... Muito satisfeito com o note!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal,

comprei o meu, porém comprei na fnac

alguem sabe alguma desvantagem de comprar na fnac, tirando a parte da customização?

gostei do preço, comprei um melhor q compraria no site da dell, por isso escolhi fnac

alem do q deve ser mais rápido a entrega...

Mesma coisa pelo que eu vi na fnac. O preço da fnac é 3699 e so difere do site da dell o HD de 750gb. Agora quem tem cartao da loja parece que rola um preço melhor.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Bom, a pouco tempo venho a procura de um note e depois de muita procura, (em relação custo-beneficio, cujo meu limite é de R$3 mil) parei nesse XPS 15.

Processador

Segunda Geração do Processador Intel® Core™ i5-2410M (2.30GHz até 2.90GHz com Turbo Boost, 4Threads, 3M cache)

Sistema operacional

Windows® 7 Home Premium Original 64-bit em Português

Memória

4 GB de SDRAM DDR3 Single*channel a 1333 MHz

Disco rígido

Unidade de Disco Rígido SATA de 500GB(7200RPM)

Placa de vídeo

Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GT525M 1GB

Monitor

Tela de 15.6 LED HD 720p (1366x768) com webcam de 2.0MP e reconhecimento facial

Unidade óptica

Leitor e gravador óptico de CD/DVD-/+ RW

Cor

Cobertura LCD na Cor Prata

Wireless

Placa Wireless Intel Centrino N1030(L502X) e Bluetooth 3.0

Software de segurança

McAfee Security Center - 2 anos

Bateria principal

Bateria de Lithium de 6 ou 9 células

Garantia

1 ano de Garantia a Domicílio

Peso

2,78

Procurando mais informações, estou aqui! ja vi e li varios a respeito e todos os posts desse topico, otimos por sinal, porém confesso que nessas 33 paginas dava pra fazer uma novela, por que tem parte que voce acha q esse note é um sonho, em outras da vontade de desistir dele *_* sem mais conversa, seguem minhas duvidas:

1- Quero um note para conversão/edição de video (nada profissional, casual, ate porque ja me decepcionei com alguns desk no desempenho do mesmo), e jogos que são poucos mas alguns exigem mais do pc(tipo MMOs massivos que com maquinas mais fracas apresentam baixo desempenho e lags nas horas mais cirrada de confrontos que exige ainda mais e tal) e com uma configuração dessas ate que jogos atuais ele roda sem lag?

2- Em relação a dell vi muitos comentarios balanceados tanto - quanto +, (embora conheca alguns que possuem dell e estão satisfeitos) acredito que nao deve deixar levar por comentarios fortes, - ou +, por que tirando as duvidas, qual outro motivo forte para a procura de foruns assim? problemas e criticas. Então levando em conta, dell é bastante conhecida e uma das "mais" no ramo de note.

3- A bateria: "a pedra no sapato" de muitos, sinceramente sou imprevisivel, pois fico tanto cercado de tomadas quanto longe, então fui pela opcao $ que por pouca diferenca posso opinanr por uma de 9 cel., mas eis a questao: que diferenca é essa de tamanho entre 6 e 9 cel.? uns falam que nao cabe na mesma pasta ou mochila, ou que simplesmente fica estranho. A diferença é grande assim? levo em consideração porque como dito acima, pra mim é pura opcao mesmo.

4- Core i3, i5! em relação a edicao e conversao de video ou principalmente os jogos, teria muita diferença no desempenho se fosse a mesma config. mudando so pro i3?

Bem... so isso por enquanto, espero que compreendam meu ponto de vista e na analogia no inicio, me desculpe se alguem n gostar. Perdoe quaisquer erro meu acima pois sou meio leigo nisso.

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurando mais informações, estou aqui! ja vi e li varios a respeito e todos os posts desse topico, otimos por sinal, porém confesso que nessas 33 paginas dava pra fazer uma novela, por que tem parte que voce acha q esse note é um sonho, em outras da vontade de desistir dele *_* sem mais conversa, seguem minhas duvidas:

1- Quero um note para conversão/edição de video (nada profissional, casual, ate porque ja me decepcionei com alguns desk no desempenho do mesmo), e jogos que são poucos mas alguns exigem mais do pc(tipo MMOs massivos que com maquinas mais fracas apresentam baixo desempenho e lags nas horas mais cirrada de confrontos que exige ainda mais e tal) e com uma configuração dessas ate que jogos atuais ele roda sem lag?

2- Em relação a dell vi muitos comentarios balanceados tanto - quanto +, (embora conheca alguns que possuem dell e estão satisfeitos) acredito que nao deve deixar levar por comentarios fortes, - ou +, por que tirando as duvidas, qual outro motivo forte para a procura de foruns assim? problemas e criticas. Então levando em conta, dell é bastante conhecida e uma das "mais" no ramo de note.

3- A bateria: "a pedra no sapato" de muitos, sinceramente sou imprevisivel, pois fico tanto cercado de tomadas quanto longe, então fui pela opcao $ que por pouca diferenca posso opinanr por uma de 9 cel., mas eis a questao: que diferenca é essa de tamanho entre 6 e 9 cel.? uns falam que nao cabe na mesma pasta ou mochila, ou que simplesmente fica estranho. A diferença é grande assim? levo em consideração porque como dito acima, pra mim é pura opcao mesmo.

4- Core i3, i5! em relação a edicao e conversao de video ou principalmente os jogos, teria muita diferença no desempenho se fosse a mesma config. mudando so pro i3?

Bem... so isso por enquanto, espero que compreendam meu ponto de vista e na analogia no inicio, me desculpe se alguem n gostar. Perdoe quaisquer erro meu acima pois sou meio leigo nisso.

Abs!!

1- Serve tranquilo pra edição de videos e roda os jogos atuais sem lag e quase todos em HIGH.

2- A dell como toda empresa grande esta "cagando" para o cliente pessoa fisica. Só que com outras empresas e mais fácil resolver e não precisa nem acionar o procon ou a justiça. A dell segue o CDC só na politica dos 7 dias do recebimento depois disso se acontecer varios reparos ou problemas so acionando órgãos competentes.

3- Quem não usa muito tempo fora da tomada nem vale a pena bateria 9 células. Ela fica muito saliente e se quiser usar case fica muito ruim. Mochila ou pasta dá pra usar tranquilo. O peso é quase o dobro de uma de 6 cel.

4- O i3 e o i5 aguenta tudo o que você quer fazer, em uso normal quase não vai sentir diferença. O i5 só vai se sair melhor em programas que usam mais de um núcleo do processador. Se usar mais pra games com o processador i3 dá pra fazer over na GT525m sem se preocupar com a temperatura.

Abs e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q vi o diferencial seria a placa de video.

o modelo basico no site da dell (i7) ta por 3600, com o hd vai pra 3700, mesmo preço da fnac

faltaria apenas a placa de video, q pra ficar igual teria q acrescentar 330 reais no site da dell.

Pra mim o frete tb ficou melhor (acho q 25 na fnac e 81 na dell, moro em BSB).

alem da agilidade e parcelamento em 12x(dell apenas 10x)

to colocando todas diferenças q vi para caso alguem tb fique entre um e outro

só n gostei da bateria, queria a de 9 cel =(

cheguei a ligar na fnac para confirmar q a usb é 3.0 e wifi bgn, pois isto n esta no site da fnac, inclusive no site fala q a placa wireless é apenas g

confirmado acredito q seja tudo igual mesmo, espero q inclusive o firmware, pra n dar problema quando for atualizar

Mesma coisa pelo que eu vi na fnac. O preço da fnac é 3699 e so difere do site da dell o HD de 750gb. Agora quem tem cartao da loja parece que rola um preço melhor.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q vi o diferencial seria a placa de video.

o modelo basico no site da dell (i7) ta por 3600, com o hd vai pra 3700, mesmo preço da fnac

faltaria apenas a placa de video, q pra ficar igual teria q acrescentar 330 reais no site da dell.

Pra mim o frete tb ficou melhor (acho q 25 na fnac e 81 na dell, moro em BSB).

alem da agilidade e parcelamento em 12x(dell apenas 10x)

to colocando todas diferenças q vi para caso alguem tb fique entre um e outro

só n gostei da bateria, queria a de 9 cel =(

cheguei a ligar na fnac para confirmar q a usb é 3.0 e wifi bgn, pois isto n esta no site da fnac, inclusive no site fala q a placa wireless é apenas g

confirmado acredito q seja tudo igual mesmo, espero q inclusive o firmware, pra n dar problema quando for atualizar

Até a semana passada a dell nao cobrava a mais pela placa gt540m. Sou de brasília também. Na época que peguei nem frete cobrava. O meu é igual ao seu, mas com tela FullHD, reconhecimento facial (não sei se o da Fnac vem), placa WIFI 6230N e bateria 9 células. Com certeza você fez uma boa compra, só nao esperar quase 20 dias é ótimo :D

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como post é para review, deixar minhas primeiras impressões do XPS 15 L502X.

O meu note veio perfeito, sem QUASE nenhum detalhe(o backlit do teclado não quer acender mais devem arrumar isso esta semana.)

Fiz a primeira recarga utilizando ele como indica no manual e hoje fiz o teste da bateria e estava com 0% de desgaste (Durante o primeiro ciclo a aproximadamente 50% de bateria.) também não notei nada de ruido na fonte, nenhum risco e sem interferência no som(que a propósito é fenomenal).

Para quem estava com duvida sobre a memória, SIM é apenas 1 pente de 4GB da marca SMART "Made in Brazil", cheguei até a tirar foto dele com a tampinha aberta e vou te dizer ele é lindo até onde não se vê...rs se alguem tiver interesse em ver as fotos eu posto aqui.

Algo que não esperava era o teclado ser tão macio ele tem uma textura que não é um plastico duro é como se fosse um emborrachado suave ao toque com o fundo preto brilhante, engraçado que o note todo lembra meu celular, o alumínio escovado e a textura das teclas é parecido com a tampa traseira.

Eu realmente recomendo a bateria de 9 células, o angulo do teclado fica melhor e fica uma circulação de ar boa em baixo do notebook, em relação ao tamanho e ao peso ficarem maiores acredito que quem escolheu esse modelo não esta ligando muito para isso já que ele não é dos mais leves, porém incrivelmente não é dos mais pesados.

A medida que vou conhecendo o note vou postando.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como post é para review, deixar minhas primeiras impressões do XPS 15 L502X.

O meu note veio perfeito, sem QUASE nenhum detalhe(o backlit do teclado não quer acender mais devem arrumar isso esta semana.)

Fiz a primeira recarga utilizando ele como indica no manual e hoje fiz o teste da bateria e estava com 0% de desgaste (Durante o primeiro ciclo a aproximadamente 50% de bateria.) também não notei nada de ruido na fonte, nenhum risco e sem interferência no som(que a propósito é fenomenal).

Para quem estava com duvida sobre a memória, SIM é apenas 1 pente de 4GB da marca SMART "Made in Brazil", cheguei até a tirar foto dele com a tampinha aberta e vou te dizer ele é lindo até onde não se vê...rs se alguem tiver interesse em ver as fotos eu posto aqui.

Algo que não esperava era o teclado ser tão macio ele tem uma textura que não é um plastico duro é como se fosse um emborrachado suave ao toque com o fundo preto brilhante, engraçado que o note todo lembra meu celular, o alumínio escovado e a textura das teclas é parecido com a tampa traseira.

Eu realmente recomendo a bateria de 9 células, o angulo do teclado fica melhor e fica uma circulação de ar boa em baixo do notebook, em relação ao tamanho e ao peso ficarem maiores acredito que quem escolheu esse modelo não esta ligando muito para isso já que ele não é dos mais leves, porém incrivelmente não é dos mais pesados.

A medida que vou conhecendo o note vou postando.

Abraços a todos.

coloca as fotos do note "aberto"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem sintonizador de tv? (wwan/tv, nas fotos)

funciona aqui no brazil? 1seg?

acho q esta memoria é esta a do note, ou pelo menos compativel, alguem sabe?:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=26526&Promocao=mem%C3%B3ria_smart_4gb_ddr3_1333_para_notebook_smart

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem sintonizador de tv? (wwan/tv, nas fotos)

funciona aqui no brazil? 1seg?

acho q esta memoria é esta a do note, ou pelo menos compativel, alguem sabe?:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=26526&Promocao=mem%C3%B3ria_smart_4gb_ddr3_1333_para_notebook_smart

Não veio com sintonizador não acho que aquilo é apenas um gabarito para montagem, ou seja seria ali que instalariam a placa.

Acredito que a memória é esta mesmo confesso que não entendo muito também se basta ser DDR3 1333 se for é isso mesmo =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem sintonizador de tv? (wwan/tv, nas fotos)

funciona aqui no brazil? 1seg?

acho q esta memoria é esta a do note, ou pelo menos compativel, alguem sabe?:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=26526&Promocao=mem%C3%B3ria_smart_4gb_ddr3_1333_para_notebook_smart

A memoria é essa ai mesmo. A minha nao veio smart, por isso e bom verificar a sua.

Nos EUA tem sintonizador de TV. No Brasil não é disponibilizado.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, é o seguinte, eu gostaria de saber a respeito do desempenho do XPS 15 rodando o AutoCAD, SolidWorks, Sketchup, entre outros programas gráficos.

Eu comprei um Vostro 3550 há umas semanas atrás, com i7, 6GB de RAM, placa dedicada de 1GB etc.. mas para minha decepção o desempenho dele no AutoCAD ficou exatamente igual ao meu antigo Inspiron 1545, que nem placa dedicada tem.

Fui informado por técnicos da Dell que o Vostro não é um notebook destinado a estes fins. Tudo bem, cancelei minha compra e peguei meu dinheiro de volta.

Parece que o problema era com as placas de vídeo comutáveis. O AutoCAD é openGL e nao dava pra rodar com a placa dedicada, parece que a Dell prometeu corrigir isso na próxima BIOS, mas como nao estava afim de ficar na mão deles fiz a devolução.

Então, pelo que andei lendo o XPS 15 também tem esse esquema de placa comutáveis, não? Será que tem o mesmo problema? Alguém aí que tenha rodado esses programas poderia me dizer como é o desempenho?

Ou me indiquem algum notebook especial pra essa função?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, é o seguinte, eu gostaria de saber a respeito do desempenho do XPS 15 rodando o AutoCAD, SolidWorks, Sketchup, entre outros programas gráficos.

Eu comprei um Vostro 3550 há umas semanas atrás, com i7, 6GB de RAM, placa dedicada de 1GB etc.. mas para minha decepção o desempenho dele no AutoCAD ficou exatamente igual ao meu antigo Inspiron 1545, que nem placa dedicada tem.

Fui informado por técnicos da Dell que o Vostro não é um notebook destinado a estes fins. Tudo bem, cancelei minha compra e peguei meu dinheiro de volta.

Parece que o problema era com as placas de vídeo comutáveis. O AutoCAD é openGL e nao dava pra rodar com a placa dedicada, parece que a Dell prometeu corrigir isso na próxima BIOS, mas como nao estava afim de ficar na mão deles fiz a devolução.

Então, pelo que andei lendo o XPS 15 também tem esse esquema de placa comutáveis, não? Será que tem o mesmo problema? Alguém aí que tenha rodado esses programas poderia me dizer como é o desempenho?

Ou me indiquem algum notebook especial pra essa função?

Desde já agradeço.

Amigo acho que basta você colocar o CAD pra abrir com o video dedicado que vai funcionar legal. No painel da NVIDIA tem como mudar, mas os próprios funcionários do suporte não explicam isso. A placa do XPS e bem melhor que a do VOSTRO. Se quiser mais performance aconselho o notebook Gamer da A.v.e.l.l. modelo Titanium MS-16F2 DHH/BD. Um amigo comprou e é otimo e vem com geforce GTX 560m. Só procurar na loja da fabricante, não vou citar aqui porque o fórum está bloqueando não sei o motivo.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo acho que basta você colocar o CAD pra abrir com o video dedicado que vai funcionar legal. No painel da NVIDIA tem como mudar, mas os próprios funcionários do suporte não explicam isso. A placa do XPS e bem melhor que a do VOSTRO. Se quiser mais performance aconselho o notebook Gamer da A.v.e.l.l. modelo Titanium MS-16F2 DHH/BD. Um amigo comprou e é otimo e vem com geforce GTX 560m. Só procurar na loja da fabricante, não vou citar aqui porque o fórum está bloqueando não sei o motivo.

Abs

Pois então, no Vostro 3550 tinha um programa chamado Catalyst Control para poder escolher quais programas eu queria que rodasse com a ATI Radeon. Eu inclui o AutoCAD na lista de Alto Desempenho e mesmo assim não sentia diferença. Era como se ele estivesse rodando com a integrada. E o problema não era só comigo. Teve mais uns dois caras daqui do fórum que devolveram o notebook pelo mesmo problema.

Falei com um técnico da Dell que me informou que o AutoCAD não reconhecia a placa por ser um programa OpenGL(nem sei o que é isso).

Aí agora estou receoso de comprar outro notebook e ter o mesmo problema.

Negóciovai ser esperar sair alguma promoção do XPS 15 pra ligar na Dell e ver se eles me garantem o funcionamento do programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, no Vostro 3550 tinha um programa chamado Catalyst Control para poder escolher quais programas eu queria que rodasse com a ATI Radeon. Eu inclui o AutoCAD na lista de Alto Desempenho e mesmo assim não sentia diferença. Era como se ele estivesse rodando com a integrada. E o problema não era só comigo. Teve mais uns dois caras daqui do fórum que devolveram o notebook pelo mesmo problema.

Falei com um técnico da Dell que me informou que o AutoCAD não reconhecia a placa por ser um programa OpenGL(nem sei o que é isso).

Aí agora estou receoso de comprar outro notebook e ter o mesmo problema.

Negóciovai ser esperar sair alguma promoção do XPS 15 pra ligar na Dell e ver se eles me garantem o funcionamento do programa.

o XPS ja esta em promo, mas no atual momento na Fnac fica mais em conta , pois já vem com a GT540m. Na fnac se você conversar com o suporte eles liberam a instalação do programa no note de exposição da loja. Se tiver loja perto de você vale a pena tentar. Note.book Centu.ry acho que tem por ai onde você mora nao? eles que vendem o A.vel.l que te citei as vezes rola deles deixarem você testar em algum de amostra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!