Ir ao conteúdo

Dúvida sobre Nvidia/AMD gpgpu

MacNtoShi

Posts recomendados

Postado

Bom gente o problema é o seguinte, vou começar a escrever minha Mono no final do ano, sobre gpgpu, dai queria a dica de vocês de qual comprar (nvidia/amd) não só pelo desempenho mais digamos assim pela facilidade em programar nelas também, eu fiquei em dúvida entre a hd 6870 e a gtx 460.

Desde já agradeço a ajuda.

Postado

Eu acho que nesse caso é melhor utilizar a nivida por causa do CUDA C/C++.

Não sou muito informado sobre GPGPU, mas é o que acho.

• Membro VIP
Postado

facilidade de programar é para a AMD que utiliza código aberto, já nvidia utiliza código fechado no cuda, não sou programador mas, acho (minha opinião) que programar para AMD seja mais fácil por ser código aberto, mas em termos de desempenho no GPGPU a nvidia leva vantagem, pois alem da maioria dos jogos estarem escritos para o código do CUDA, as placas da nvidia são mais fortes nesse quesito (aka arquitetura melhor para esse fim).

Postado

Bom, se o que você quer é facilidade para desenvolver, então pega a GTX 460, desde que o que você vai desenvolver não dependa muito da performance em Precisão Dupla (que no caso da Geforce é reduzida em relação as Tesla).

Ja as Radeon R800 pra cima (HD 5870, HD 6870, etc...) possui digamos mais poder bruto em termos de computação em FP32 do que as Geforce, porém so são mais adequadas a certos algoritmos, principalmente algoritmos de descoberta de senhas ao estilo "brute force", entre outras aplicações nativamente bemmmmm paralelas ^_^.

E outra coisa pessoal, parem com essa historia que Geforce é melhor pra GPGPU, ok. Vai depender de QUAL ALGORITMO voce vai querer rodar em cada uma das placas. Agora que o Cuda das geforce, facilita a desenvolver, isso não se discuti.

Isso porque o OpenCL ainda esta, engatinhando, digamos assim.....

Postado
Espada, ele engatinha pra todos ou está mais a frente pra NVIDIA ?

E se ele for usar OpenCL, faz diferença a placa ?

Bem Evandro, digamos que esta um pouco a frente para a nvidia, justamente devido a maior flexibilidade do Fermi, frente ao R800 e R900. Ate porque o "quase Pai" do Fermi, que atualmente trabalha na Nvidia, veio de Stanford, onde trabalhava com computação Paralela Hibrida.

Se você for analisar o OpenCL, muitas de suas raizes vem do CUDA, alem de obviamente do C99. É ate ironico, pensarmos que o Cuda da Nvidia, que é uma "Compute Engine" fechada, tenha ajudado no desenvolvimento do OpenCL.

com certeza que a escolha da placa vai depender sim, do algoritmo na qual você esta desenvolvendo. O OpenCL, é so uma "interface", porém todas as limitação de cada arquitetura ainda continuaram presentes.

O Fermi é otimo em aplicativos que demandam rapida troca em memoria Compartilhada. Tambem devido ao enorme Cache L2(para uma GPU) unificado que é de leitura e escrita, facilita a certos algoritmos, e torna possivel o processamento geometrico paralelo do fermi, possivel.

• Membro VIP
Postado

Obrigado Espada !

Ainda, até onde eu sei as GPU da nVIDIA dão suporte a OpenCL sim.

Sim, e as da AMD também, mas a NVIDIA terminou a parte dela antes da AMD e já tinha o CUDA, por isso minha pergunta se o suporte deles é melhor. ;)

Postado

Opa galera valeu pelas respostas, vou esperar a conversa prosseguir mais até tomar uma decisão.

Ainda tenho q ver com o professor como iremos tratar sobre o assunto, mais como ambas (segundo o amigo sirroman falou) suportam o Opencl, então a decisão ficaria mais por conta da preferência de marcas e tal.

Mais uma vez obrigado aos que estão tentando ajudar =)

Postado
Opa galera valeu pelas respostas, vou esperar a conversa prosseguir mais até tomar uma decisão.

Ainda tenho q ver com o professor como iremos tratar sobre o assunto, mais como ambas (segundo o amigo sirroman falou) suportam o Opencl, então a decisão ficaria mais por conta da preferência de marcas e tal.

Mais uma vez obrigado aos que estão tentando ajudar =)

Na verdade como o Espado falou, a preferência seria por qual algoritmo você vai usar.

Postado

Off: Ciência da computação.

On: Bom em primeira instância eu pretendia criar coisas não muito complicadas, como algoritmos de força bruta, PCV (caixeiro viajante) e tal.

• mês depois...
Postado

Mals pelo up, é que tambem faz um tempo que estava sem net/ocupado dai não tive como responder o tópico.

Bom vou cotar os preços com o mesmo cara que comprei o resto das peças do meu pc, dai ainda continuo na dúvida, mais creio que vou terminar indo pro lado da nvidia já que existe muito mais material e esta mais "maduro" por assim dizer.

Bom a dúvida agora é 560Ti ou alguma outra sugestão?

(ainda querendo deixar rolar a dúvida sobre Amd x Nvidia)

Postado

Se você usar rapidamente o Google verá que a Nvidia tem 90% do mercado profissional, que placas Nvidia são mais fáceis de programar tanto por causa do hardware quanto por causa do ambiente de desenvolvimento que está muito à frente do da AMD, e que placas Nvidia tem desempenho melhor na grande maioria dos casos mesmo tendo menos GFLOPS que placas ATI no papel. O hardware da ATI é melhor apenas quando o algoritmo é bem simples e quase 100% paralelo, situação em que é possível utilizar melhor o hardware, mas fora dessas condições (ou seja, 95+% das vezes) as placas ATI perdem muita eficiência e as placas Nvidia se tornam melhores.

Falam muito sobre OpenCL mas até agora ele mal é usado, e CUDA 4.0 está anos luz à frente.

Vá em sites como www.gpgpu.org e compare o número de referências à "Nvidia CUDA" contra "AMD" ou "OpenCL" que você entenderá melhor a situação atual.

EDIT: Se for pegar placa Nvidia pegue uma baseada no chip Fermi (gtx 465, 470, 480, 560, 570 ou 580), não pegue a gtx 460 pois partes do CUDA 4.0 exigem GPU Fermi.

Postado

Obrigado pela resposta Trace, eu já tinha mesmo procurado na internet, e realmente o CUDA da Nvidia é muito mais falado, sem falar, como citei anteriormente, existe muito mais material, mais sabe como é, é sempre bom ter certeza antes de comprar algo.

Bom então vou dar uma olhada na Gtx 560ti e sem ti, pra ver como fica o preço.

Postado
Bom então vou dar uma olhada na Gtx 560ti e sem ti, pra ver como fica o preço.

Opa, pelo visto a maioria das Gtx 560 são baseadas no chip GF114 (que não é Fermi). Seria melhor optar por placas baseadas no GF100 ou GF110 (gtx 465, 470, 480, 570 ou 580) pois no que se refere a GPGPU a Nvidia vai dar prioridade ao Fermi de agora em diante. Mas se não quiser gastar muito compre qualquer placa que já está bom demais.

Postado

Pode marcar como resolvido Evandro, demais dúvidas irei tirar nos tópicos oficiais das placas que estou olhando.

Mais uma vez um grande obrigado a galera que respondeu ao tópico.

(e os q só olharam também pois tiveram a curiosidade hehe)

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...