Ir ao conteúdo

[REVIEW] Dell XPS 15

daniel2512

Posts recomendados

Postado
daniel2512, muito bom o seu review! Parabéns!

Depois de ler o seu review finalmente me convenci a comprar esse notebook. Será que vai dar muita diferença nos fps com um i7? Porque se der muita diferença, posso fazer um review também... acho que seria interessante.

Abraço!

Depende do jogo. Para Call of Duty Black Ops e Crysis com certeza vai dar uma diferença. Pros outros jogos vai continuar na mesma, o processador nem fica em 100% de uso em nenhum deles, só a GPU.

Postado

Opa, parabéns pela compra, Review e pelas contribuições com o overclock! :D

E para undervolting da placa de vídeo, você conhece algum programa ou sabe se dá pra fazer?

Postado

OBS: Achei novo clock estável pra 24/7. É o mesmo clock de core e shader da GT 550M mas com 60mhz a mais na memória, ficando 740/1480/960.

Opa, parabéns pela compra, Review e pelas contribuições com o overclock! :D

E para undervolting da placa de vídeo, você conhece algum programa ou sabe se dá pra fazer?

Eu acho que não dá pra mexer diretamente na tensão da placa que nem se faz com processador.

Pelo que percebi, ela trabalha ou a 0.850V ou 0.950V, alternando conforme demanda necessária.

Mas pra que você quer fazer undervolting? Esquentando muito?

Tenta fazer downclock, deve resolver.

Postado

Pelo que li a maneira tradicional de se fazer undervolting é através mexendo na bios da GPU... mas é meio arriscado hehehe

É, seria uma alternativa para manter as temperaturas mais baixas.

O i7 não dá pra fazer undervolt, imaginei que talvez a placa de vídeo quebrasse o galho...

Postado
Pelo que li a maneira tradicional de se fazer undervolting é através mexendo na bios da GPU... mas é meio arriscado hehehe

É, seria uma alternativa para manter as temperaturas mais baixas.

O i7 não dá pra fazer undervolt, imaginei que talvez a placa de vídeo quebrasse o galho...

Undervolting nem é arriscado não.

Existe uma margem de segurança na tensão no qual um componente trabalha, por exemplo, um processador trabalha a 1,2V, mas na verdade, ele precisa de somente 1,1V, ou seja, tem 0,1V de margem de erro. Fazendo undervolting você esataria somente trabalhando muito próximo da margem.

O máximo que você vai ter caso faça um undervolting maior que a margem de segurança é uma BSOD.

Claro que tem que ter noção, tem nego que baixa de 1V pra 0,5V e quer que o PC ligue hauhauhauhauhau.

Sandy Bridge é um coco por isso. Não dá pra mexer nos clocks e tensão. A Intel simplesmente matou essa característica, hoje em dia você compra um processador e acaba casando com o clock dele até trocar de notebook, isso me deixa P* da vida.

Postado

Arriscado não é o undervolting em si, é ficar flasheando a bios da GPU!

heuehuehueu

Os Sandy Bridge (e os Arrandale tb...) são bem mais complexos que os processadores anteriores, trabalham em vários níveis processamento, os núcleos são independentes, tem turbo boost... Fazer um undervolting já é mais complexo que nos Core 2 da vida, não é a Intel que impede, mas é que ninguém descobriu ainda como fazer (e se realmente é possível). Tem gente tentando por aí, mas ninguém apareceu dizendo que conseguiu manter estabilidade...

Até onde eu sei, a Intel só fixou os clocks mesmo.

E dizem que essas séries mais novas não tem uma margem tão grande de tensão, por isso que não conseguem achar bons resultados com Undervolting... mas sei lá heheh

Minha esperança era fazer o undervolting da placa de vídeo :P

Postado
OBS: Achei novo clock estável pra 24/7. É o mesmo clock de core e shader da GT 550M mas com 60mhz a mais na memória, ficando 740/1480/960.

Eu acho que não dá pra mexer diretamente na tensão da placa que nem se faz com processador.

Pelo que percebi, ela trabalha ou a 0.850V ou 0.950V, alternando conforme demanda necessária.

Mas pra que você quer fazer undervolting? Esquentando muito?

Tenta fazer downclock, deve resolver.

Cara, acha interessante o uso de base refrigeradora para os jogos?

estava testando ontem o Star Wars The Force Unleashed 2, e a máxima que chegou foi 85º

qual seria uma boa alternativa, para compra de uma base de até R$100(dinheiro meio curto por aqui xP, achei uma de 25 reais, se eu comprar vou deixar avisado que se não baixar mais de 5º devolvo uhauhahua)

Grande abraço e até galera

Postado
Cara, acha interessante o uso de base refrigeradora para os jogos?

estava testando ontem o Star Wars The Force Unleashed 2, e a máxima que chegou foi 85º

qual seria uma boa alternativa, para compra de uma base de até R$100(dinheiro meio curto por aqui xP, achei uma de 25 reais, se eu comprar vou deixar avisado que se não baixar mais de 5º devolvo uhauhahua)

Grande abraço e até galera

A minha experiência com base refrigerada barata foi péssima. Comprei uma Multi-Laser com 2 fans de 60mm e inclinável e não abaixou um P* de 1 grau hauhauhauhauhauhau. Já até quebrou, porque além de ruim de serviço era vagab.unda e frágil (_(

Com o clock atual que estou usando de 740/1480/960 (mais estável), jogando Starcraft 2, não passa de 72ºC. Crysis que é o jogo que mais esquenta, raramente vai até 80ºC. Acho que o seu esquenta um pouco mais devido ao processador ter TurboBoost.

Eu só comprarei base se a temperatura ficar entre 85~90º, até 85º é de boa.

As bases que o pessoal mais indica nessa faixa de preço são a Massive23 e a Notelpal Infinite. Mas tenho dúvidas se vão diminuir seus 5ºC hauhauhauhauhau.

OBS: Não esquece de postar seus resultados com jogos aqui pra eu poder colocar no post inicial, lembra também de falar o clock da GPU :D

Postado
A minha experiência com base refrigerada barata foi péssima. Comprei uma Multi-Laser com 2 fans de 60mm e inclinável e não abaixou um P* de 1 grau hauhauhauhauhauhau. Já até quebrou, porque além de ruim de serviço era vagab.unda e frágil (_(

Com o clock atual que estou usando de 740/1480/960 (mais estável), jogando Starcraft 2, não passa de 72ºC. Crysis que é o jogo que mais esquenta, raramente vai até 80ºC. Acho que o seu esquenta um pouco mais devido ao processador ter TurboBoost.

Eu só comprarei base se a temperatura ficar entre 85~90º, até 85º é de boa.

As bases que o pessoal mais indica nessa faixa de preço são a Massive23 e a Notelpal Infinite. Mas tenho dúvidas se vão diminuir seus 5ºC hauhauhauhauhau.

OBS: Não esquece de postar seus resultados com jogos aqui pra eu poder colocar no post inicial, lembra também de falar o clock da GPU :D

Daniel,

qual é a base mais indicada por um preço razoável? Pode passar um pouco dos 100 reais..

Postado
Daniel,

qual é a base mais indicada por um preço razoável? Pode passar um pouco dos 100 reais..

Essas duas são as mais indicadas na faixa de preço de 80~120.

Depois dessas tem a Zalman NC1500, que fica na faixa de R$120~150. É muito boa.

E a top na minha opnião é a Notepal U3, que sai por mais de R$150.

Postado

e ai Daniel beleza cara.. primeiramente parabens pelo review ficou ótimo mesmo... mas esse lance de overclock me surgiu uma dúvida.. qual metodo de refrigeração você utilizou no over.. usou alguma pasta termica.. alguma coisa pra manter essa temp.. ?? outra coisa esse programa que você usou da pra usar em qualquer placa da nvidia ? porque eu li que só deve ser usada para os fabricantes EVGA. ? abracc e parabens ae !

Postado

Mais um questionamento Daniel:

Você joga diretamente no notebook? O teclado não é muito macio para se utilizar em jogos ou mesmo sua mão esquerda não lhe atrapalha a visão na pequena tela de 15'?

Poderei ligar o XPS a uma TV de 50' ou um monitor de 22'? A imagem é exibida tranquilamente ou perde-se em definição e performance ao fazer tais ligações (utilizando hdmi para tv e dvi para o monitor)?

Me desculpe se as perguntas não fizerem sentido. Sou leigo nesta área.

E mais uma vez, parabéns pelo belíssimo review.

Att,

Alexandre

Postado

Lembrando pessoal, que o overclock da review não é muito estável, ele as vezes trava nos jogos. O Over que estou usando agora (740/1480/960) é o que mais me agradou em termos de estabildiade/performance. É superior à GT 550M.

e ai Daniel beleza cara.. primeiramente parabens pelo review ficou ótimo mesmo... mas esse lance de overclock me surgiu uma dúvida.. qual metodo de refrigeração você utilizou no over.. usou alguma pasta termica.. alguma coisa pra manter essa temp.. ?? outra coisa esse programa que você usou da pra usar em qualquer placa da nvidia ? porque eu li que só deve ser usada para os fabricantes EVGA. ? abracc e parabens ae !

Não usei nenhum método pra resfriar o notebook não. Do jeito que veio deixei. Ele tem um sistema de refrigeração excelente. Acho que minha temperatura é menor que dos outros XPS 15 do tópico oficial pois o da maioria do povo é i5 ou i7, eles esquentam mais, o meu é i3, que tem clock de 2,1ghz, esquenta bem menos. Pra ter ideia, agorinha mesmo tava jogando Starcraft 2 e a temperatura máxima da VGA foi de 72º e do processador 73º.

O EVGA Precision funciona pra qualquer placa de vídeo da NVidia, não importa se ela é EVGA ou não.

Daniel,

Vi um post seu que falava do passo-a-passo para se realizar o overclock. Creio que tenha sido no tópico "Dell XPS 15". Porém, não o encontrei mais.

Se possível, poderia postar novamente aqui neste tópico?

Grato.

Att,

Alexandre

Mais um questionamento Daniel:

Você joga diretamente no notebook? O teclado não é muito macio para se utilizar em jogos ou mesmo sua mão esquerda não lhe atrapalha a visão na pequena tela de 15'?

Poderei ligar o XPS a uma TV de 50' ou um monitor de 22'? A imagem é exibida tranquilamente ou perde-se em definição e performance ao fazer tais ligações (utilizando hdmi para tv e dvi para o monitor)?

Me desculpe se as perguntas não fizerem sentido. Sou leigo nesta área.

E mais uma vez, parabéns pelo belíssimo review.

Att,

Alexandre

O procedimento pra overclock é muito simples, basta fazer download do software EVGA Precision e abri-lo, o resto é bem intuitivo, vai ter la as velocidades do Core, Shader e Memória, basta alterá-los. Lembrando que um overclock muito alto pode mostrar-se instável e fazer o notebook travar.

Quanto a usar o notebook, o teclado é excelente, o melhor do qual já digitei, e a mão não atrapalha em nada não, em nenhum notebook :huh:.

Eu tenho um monitor de 23" FullHD e as vezes ligo o notebook nele, principalmente pra ver filmes. Pra jogar prefiro o monitor do notebook mesmo, 15.6" já é um tamanho razoavelmente bom. Não há perda na qualidade da imagem não.

Postado
O procedimento pra overclock é muito simples, basta fazer download do software EVGA Precision e abri-lo, o resto é bem intuitivo, vai ter la as velocidades do Core, Shader e Memória, basta alterá-los. Lembrando que um overclock muito alto pode mostrar-se instável e fazer o notebook travar.

Daniel, parabéns pelo review, muito completo!

Uma dúvida quanto ao OC: preciso deixar o programa aberto ou eu posso alterar as configurações do clock e fechar o programa que as mesmas serão mantidas? Reiniciando o computador, precisa mudar novamente?

Muito obrigado mais uma vez, e vamo que vamo galera! A espera é árdua, mas pelo visto vale a pena hehehe

Postado

Opa,seria interessante um print-screen do CPu-z mais recente na aba Mainboard mostrando a rev B3.

Duvido que a Dell iria fazer uma palhaçada igual uma Samsung da vida,mas seila,já to meio traumatizado com esse lance do B2,só pra confirmar mesmo ;)

E muito top o note,acabamento e qualidade de construção parece ser outro nível realmente,além de ser bem refrigerado pelas temps que você postou(bem mais frio que o RF411 que eu testei,que apesar de ficar num range "aceitável",com ctza não tem margem nenhuma pra over na gpu :( )

Postado
Opa,seria interessante um print-screen do CPu-z mais recente na aba Mainboard mostrando a rev B3.

Duvido que a Dell iria fazer uma palhaçada igual uma Samsung da vida,mas seila,já to meio traumatizado com esse lance do B2,só pra confirmar mesmo ;)

E muito top o note,acabamento e qualidade de construção parece ser outro nível realmente,além de ser bem refrigerado pelas temps que você postou(bem mais frio que o RF411 que eu testei,que apesar de ficar num range "aceitável",com ctza não tem margem nenhuma pra over na gpu :( )

Opa, com certeza, ai vai:

opt1306290144k.jpg

A Dell mesmo lançou nota quando houve recall deixando claro que todos notebooks Sandy Bridge usariam Chipset HM67 B3.

As temperaturas realmente me surpreenderam, acho que o fato de ser i3 com clock baixo ajudou bem. A média em jogos com o over atual (mais estável) de 740/1480/960 fica em 73~74ºC, só em Crysis que passa disso.

O pessoal com i5 tem relatado temps mais altas, na casa dos 85ºC e uns grindos com i7 do forum do notebookreview relataram temperaturas bem altas, beirando até a 96ºC. O TurboBoost 2 parece ser o motivo de tanto aquecimento e como o i3 não tem, fico mais sossegado.

No final das contas achei bom, prefiro processador mais fraco mas podendo fazer over na placa de vídeo do que processador mais forte mas que esquenta muito e impossibilita over na gpu e acho um absurdo cobrar R$338 a mais pela GT 540M em relação a GT 525M, portanto se tivesse comprado um i7 + GT 525M não poderia fazer over por causa das temperaturas e ficaria P* da vida hehe.

Postado

Star Wars the Force Unleashed

Configurações: Tudo no máximo(menos Anisotropic e Antialiasing, que em resoluções altas acho bem inútil).

Apenas fiz os testes sem o Overclock, com a temperatura já atingindo 85 Graus nas Thermal Zones e 86 no núcleo 2 do Processador, acho que sem uma base refrigeradora será arriscado.

Pelo que pude perceber o jogo é muito otimizado, tanto que a taxa de FPS fica praticamente todo o tempo estável em 30 fps, e o jogo roda completamente liso.

Mín. 27 fps

Max. 30 fps

Média 30 fps

Wolfenstein 2009

Configurações: Tudo no máximo(menos Anisotropic e Antialiasing, que em resoluções altas acho bem inútil).

Fiz os testes de temperatura para o Wolfenstein e a máxima atingida foi de 75º, acredito que o problema do Force Unleashed seja a quantidade de itens que devem ser processados ao mesmo tempo, a iluminação em tempo real e todos os reflexos no ambiente, por isso a temperatura está indo a 85º (mesmo assim, ainda está em uma faixa considerada segura).

Com relação ao jogo, mesmo ele tendo sido construído com base na Engine do Doom 3, muitos melhoramentos foram feitos, e algumas coisas que no lançamento do Doom 3 tiveram de ser desativadas na Engine por pesarem demais na época do lançamento, puderam ser utilizadas nesse jogo, a taxa de FPS cai para menos de 25 no momento em que se ativa a outra dimensão, mas considerando que o Olho humano consegue captar até 23 FPS, acho que está em uma margem aceitável.

Mín. 25 fps

Max. 60 fps

Média 45 fps

World of Warcraft: Wrath of the Lich King

Configurações: Setei a configuração para o Ultra, e a resolução estou deixando em 1366x768.

Vou fazer os testes do WoW mais tarde, o servidor que jogo se encontra offline =[

Grande abraço a todos e boa noite

Postado
Daniel, você está usando o Hardware monitor para ver a temperatura da GPU? não estou conseguindo ver aqui na versão em que estou Oo

você precisa rodar algum aplicativo que utilize a dGPU para aparecerem as temperaturas dela no HW monitor.

Postado

Meu caro Marcos_Tadeu, vou colocar seus testes no post inicial :D

Obrigado pela contribuição.

Ah eu uso o próprio EVGA Precision pra medir a temperatura. Ele mede o FPS e a temperatura e mostra na tela durante o próprio jogo, ai não há necessidade de ficar no "alt+tab" hehe.

Abraço.

vocês poderiam postar um teste com o StarCraft 2?

Opa, eu fiz os testes com Starcraft 2, só estou sem tempo de adicionar na página inicial.

Com o over atual de 740/1480/960, rodo o jogo tranquilo no high. No modo campanha, nas missões mais "enfeitadas" a média é de 35~40 fps e em jogos normais online ou single player a média fica entre 40~45 até em late game.

Postado

Ah eu uso o próprio EVGA Precision pra medir a temperatura. Ele mede o FPS e a temperatura e mostra na tela durante o próprio jogo, ai não há necessidade de ficar no "alt+tab" hehe.

Abraço.

Opa, eu fiz os testes com Starcraft 2, só estou sem tempo de adicionar na página inicial.

Com o over atual de 740/1480/960, rodo o jogo tranquilo no high. No modo campanha, nas missões mais "enfeitadas" a média é de 35~40 fps e em jogos normais online ou single player a média fica entre 40~45 até em late game.

UAU! Era o que eu queria ouvir (ler)! Pois no computador só jogo SC2 mesmo, outros jogos só fico no PS3. Essa média de 40 FPS está excelente!

Postado

Abraço.

Tranquilo cara, conte comigo :)

farei mais testes durante a tarde, apenas um adendo, errei na hora do nome do primeiro jogo, é o Star Wars the Force Unleashed 2 e não o 1 xD

aqui, você não teria o EVGAPrecision zipado para me passar não? tentei baixar pelo site, mas está dando erro direto =[

Grande abraço

Postado
Tranquilo cara, conte comigo :)

farei mais testes durante a tarde, apenas um adendo, errei na hora do nome do primeiro jogo, é o Star Wars the Force Unleashed 2 e não o 1 xD

aqui, você não teria o EVGAPrecision zipado para me passar não? tentei baixar pelo site, mas está dando erro direto =[

Grande abraço

Hostiei no Megaupload, não sei se deu certo hehe.

Se não tiver dado me fala que faço upload de novo.

http://www.megaupload.com/?d=08PL2IV2

Já arrumei o nome do jogo :D

Postado
Hostiei no Megaupload, não sei se deu certo hehe.

Se não tiver dado me fala que faço upload de novo.

http://www.megaupload.com/?d=08PL2IV2

Já arrumei o nome do jogo :D

Tranquilo cara :D

chegar em casa tenho muitos jogos para instalar, consegui emprestado um cabo para ligar o HD sata por USB, vou copiar algumas ISOs e instalar para testes :D

posto mais tarde ou amanha os resultados, assim que conseguir uma base refrigeradora posto também os mesmos testes com Overclock :)

com o tempo, vamos ampliando o conteúdo do tópico :D

Grande abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!