Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A importância de um bom cooler


rickra

Posts recomendados

A importância de um bom cooler.

Muitas pessoas, principalmente aquelas que não tem interesse em overclock, não ligam para os coolers que usam com seus processadores. Recentemente, ao realizar alguns testes em uma de minhas máquinas, que usava cooler box fiquei impressionado com a temperatura aferida. O teste foi em um i7 920 usando cooler box como dito anteriormente, e rodando o programa prime95 e sem overclock. As temperaturas chegaram a incríveis 100 graus no processador, e 99 graus em um dos núcleos. Veja abaixo a screen com as temperaturas:

http://imageshack.us/photo/my-images/855/i7920temperaturascpuz26.jpg/

Parei para pensar. Comprou ou não compro um cooler melhor para o processador ? Partindo do princípio que, quanto mais o processador sofre com altas temperaturas, menor será sua vida útil, e, que o valor de um processador deste hoje está na casa dos R$ 650,00, e pretendo ainda usa-lo por um bom tempo, achei que valeria o investimento. Comecei então a pesquisar coolers. A princípio não tinha intenção de fazer over, só queria um bom cooler, com boa relação de custo/benefício. Já conhecia um cooler que atendia está “demanda”, de boa relação custo/benefício, o iceage plus 120 da R3System, que uso já a 2.5 anos. Usei ele com um Q6600 que tinha, e hoje com um i7 2600k que tenho. O iceage plus, pode ser encontrado por uma média de R$ 120,00 na maioria das lojas do segmento. Vale cada centavo. Recomendo o cooler. Mas na minha pesquisa, acabei entrando no site da frostytech, e vi um teste feito com diversos coolers. No topo da lista, estava o Themax Eclipse II. Segue o link:

http://www.frostytech.com/top5heatsinks.cfm

Segue também os testes feitos pela equipe do Clube do Hardware no cooler:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Spire-TherMax-Eclipse-II/2086

Os valores dos coolers topo de linha hoje, por exemplo, o TT Frio, v10, cnps10x, passam de R$ 250,00 dilmas. Achei o Themax Eclipse II, no mercado livre, vendedor de Curitiba ( onde eu moro, assim eu poderia retirar direto com o vendedor ), por R$ 149,00. Pensei comigo, cooler topo de linha, pela metade do preço dos concorrentes, é esse mesmo que estou procurando. Comprei o bicho. Instalei no mesmo dia da compra. Ao contrário do que é dito no review feito pela equipe do Clube do Hardware, eu não precisei retirar a placa mãe para instalar o cooler. A instalação foi bem simples. O manual do cooler tem um passo a passo de fácil entendimento. Após a instalação iniciei meus testes. Vamos a eles:

I7 920, sem over com processador em repouso:

http://imageshack.us/photo/my-images/52/i7920temperaturascpuzst.jpg/

I7 920, sem over, rodando o prime95:

http://imageshack.us/f/685/i7920temperaturascpuzst.jpg/

Temperatura máxima do processador = 45 graus. 55 graus a menos que a aferida com o cooler box.

Temperatura máxima dos núcleos = 60 graus. 39 graus a menos que a aferida com o cooler box.

Conclusão:

A diferença foi grande não ? Pois é, achei absurda a diferença. Com um investimento de apenas R$ 150,00, baixei bastante a temperatura, e consegui um overclock seguro, jogando a velocidade do processador para incríveis 3.8ghz para uso diário, 100% estável, não passando em momento algum os 65 graus. Se a temperatura é a grande vilã da vida útil vejo que mesmo meu processador estando com um over, de mais de 40%, a vida útil dele vai ser maior se comparada com ele utilizando o cooler box, pois ele , mesmo em over, está trabalhando com uma temperatura bem mais amena que se comparada com o cooler box.

Fica ai a dica. Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o seu post!!!

Lembrando ainda que tão importante quanto um cooler de boa qualidade é a aplicação de uma boa pasta térmica também. Sem esquecer da maneira correta de aplicá-la!!!!

Bem lembrado ALFS72.

Eu usei a pasta que vem com o Thermax Eclipse II. Só para ficar registrado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pasta térmica já nem influi tanto, o que mais influi é o cooler e aplicaçao correta da pasta.

Muito útil esses comentários, pois tal como fontes, cooler é um fator negligenciado por muitos. O cooler oem para aplicaçoes leves serve muito bem, agora para quem vai usar o computador, deve trocar de cooler. Bons coolers básicos sao o Evercool Buffalo, Hyper 212+, TX3 e por ai vai.

Tive uma experiencia bem parecida com a do colega, mas com um TT Frio, que simplesmente gelou um SB i7 2600K em over, deixava ele mais gelado que o meu X3 em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pasta térmica já nem influi tanto, o que mais influi é o cooler e aplicaçao correta da pasta.

Muito útil esses comentários, pois tal como fontes, cooler é um fator negligenciado por muitos. O cooler oem para aplicaçoes leves serve muito bem, agora para quem vai usar o computador, deve trocar de cooler. Bons coolers básicos sao o Evercool Buffalo, Hyper 212+, TX3 e por ai vai.

Tive uma experiencia bem parecida com a do colega, mas com um TT Frio, que simplesmente gelou um SB i7 2600K em over, deixava ele mais gelado que o meu X3 em stock.

Valeu Eriberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou querendo comprar um cooler, tenho R$ 150 pra gastar (igual você hehe) no momento minha escolha é o CNPS10X Flex, eu instalaria duas ventoinhas de 60CFM...

Dúvida! Quando instalando duas ventoinhas em um cooler, o ideal é aquele "Push/Pull" (um jogando ar no cooler, outro tirando ar do cooler)? Ou tem algum macete tipo os dois jogando ar no cooler?

Dúvida 2! Vocês tem alguma sugestão de cooler até R$ 150?

Obs: Meu processador também fica quente no Prime95, 75ºC na CPU e 86ºC no Core mais quente, to com clock, cooler e pasta térmica stock, a única tensão que eu alterei foi a da memória (1.65v).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Também estou querendo comprar um cooler, tenho R$ 150 pra gastar (igual você hehe) no momento minha escolha é o CNPS10X Flex, eu instalaria duas ventoinhas de 60CFM...

Dúvida! Quando instalando duas ventoinhas em um cooler, o ideal é aquele "Push/Pull" (um jogando ar no cooler, outro tirando ar do cooler)? Ou tem algum macete tipo os dois jogando ar no cooler?

Dúvida 2! Vocês tem alguma sugestão de cooler até R$ 150?

Obs: Meu processador também fica quente no Prime95, 75ºC na CPU e 86ºC no Core mais quente, to com clock, cooler e pasta térmica stock, a única tensão que eu alterei foi a da memória (1.65v).

O esquema é Push/Pull mesmo, um soprando e outro puxando. Qual o teu processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i7 930 (socket 1366, o mesmo do autor do post), esse Spire TherMax Eclipse II que ele tem parece mt bom mesmo, se eu encontrar por R$ 150 pra baixo também está na minha lista...

KeiKurono,

comprei nesta loja, mas pelo mercado livre, por isto paguei mais caro, R$ 149,00:

http://www.orsotec.com.br/index.php/coolers/cooler-spire-sp984b1-v2-thermax-eclipse-ii.html

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de preço do Thermax Eclipse II para o TT Frio, é quase que nula, pois na Pichau o TT Frio está custando R$180, portanto não R$250. O TT Frio é considerado um Cooler Hardcore, não somente aqui como lá fora também, principalmente pelos overclockers mais pesados. Isso é um fato reconhecido nos seus reviews, inclusive no do CdH.

É isso. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TT Frio é muito bom, mas não vou dar overclocks pesados, o stock do meu processador é 2.8GHz (i7 930), não pretendo passar de 3.4...3.5... Um como o TherMax Eclipse II seria mais do que suficiente pra mim.

Edit: Alguém conhece essa loja? http://www.arenabit.com.br/produto-165-cooler_p_cpu_spire_thermax_eclipse_ii

@rickra

Qual método de aplicação de pasta térmica você utilizou? Esta usando a que vem com o cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TT Frio é muito bom, mas não vou dar overclocks pesados, o stock do meu processador é 2.8GHz (i7 930), não pretendo passar de 3.4...3.5... Um como o TherMax Eclipse II seria mais do que suficiente pra mim.

Edit: Alguém conhece essa loja? http://www.arenabit.com.br/produto-165-cooler_p_cpu_spire_thermax_eclipse_ii

@rickra

Qual método de aplicação de pasta térmica você utilizou? Esta usando a que vem com o cooler?

KeiKurono, utilizei a pasta que vem com o cooler mesmo.

No manual tem a indicação de como aplicar, é bem tranquilo.

Você vai aplicar uma pequena quantidade no centro do processador, só isto.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

O site aqui fez um teste a pouco tempo como é melhor aplicar a pasta térmica... vale a pena dar uma olhada...

Segundo os testes, a melhor forma é aplicar uma quantidade do tamanho de um grão de arroz no centro da CPU... fiz isso aqui, e realmente fica bem espalhado e homogêneo, fica uma "bola" de pasta que fica a poucos milimetros da borda sem sujar nem ultrapassá-las... é realmente a qtidade ideal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site aqui fez um teste a pouco tempo como é melhor aplicar a pasta térmica... vale a pena dar uma olhada...

Segundo os testes, a melhor forma é aplicar uma quantidade do tamanho de um grão de arroz no centro da CPU... fiz isso aqui, e realmente fica bem espalhado e homogêneo, fica uma "bola" de pasta que fica a poucos milimetros da borda sem sujar nem ultrapassá-las... é realmente a qtidade ideal...

Vale lembrar que esse é o melhor método para dissipadores com a base lisa!

A pasta térmica deve ser aplicada de maneira diferente em dissipadores com heatpipes expostos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno como seria essa maneira diferente de se aplicar a pasta em coolers com base de heat pipes expostos???

primeiro, preencha a lacuna dos heatpipes com pasta térmica (entre o heatpipe e o alumínio):

HDT_TIM_Application_Pipe_Fill.jpg

Depois aplique em duas fileiras:

HDT_TIM_Application_Two_Lines.jpg

Esse será o resultado:

HDT_TIM_Application_Two_Lines_Spread.jpg

As marcações pretas são o limite da área na qual o processador faz contato com o cooler.

Aqui está o link para o artigo completo, recomendo que leia ele com muita calma pois o conteúdo é excelente:

http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=170&Itemid=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom post...

Não sabia dessa dos coolers com heatpipe exposto...

Eu a um tempo atrás aplicava muita pasta, e realmente perdia um pouco da temperatura na cpu...

Tinha um TX 3 que é dessa forma ai... nunca apliquei tanta pasta num cooler, e ainda aplicava na cpu kkkkkkkk... totalmente errado e acabava vazando pros lados...

Agora esta excelente, realmente um pingo pequeno no meio resolve, a pasta se espalha que você nem acredita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!