Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alocação Dinâmica


italobrenun

Posts recomendados

Olá galera, estou estudando alocação dinâmica e não consigo entender essa função


vet=(int *)malloc(sizeof(int)*tam);

Vou falar o que eu entendi até agora:

Observei que quando usa a alocação dinâmica o ponteiro "vira" um vetor:eek:

aqui está o código que estava estudando


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>



void aloca (int tam)
{
int *vet;
int i;
vet=(int *)malloc(sizeof(int)*tam);

for (i=0; i<tam; i++)
{
printf("Informe o valor: ");
scanf("%d",&vet[i]);
}



for ( i=0; i<tam; i++)
printf("\n no valor é: %d",vet[i]);

}

int main(int argc, char *argv[])
{



// testando sizeof
/*
int a;
int b;

;


a=sizeof (char);

printf("%d",a);
*/

system("color 4f");


int tam;


printf("Informe o tamanho do Vetor");
scanf("%d",&tam);

aloca(tam);




system("PAUSE");
return 0;
}

vejo que lá na main eu coloquei um printf para saber quantas posições ele queria em um "vetor" (que na verdade é um ponteiro), na função eu consigo entender isso: parece que ele pegou o tamanho da variável TAM, que é 4 o número de byte que cada byte seria uma posição do novo vetor e multiplicou pelo valor da variável tam, é isso mesmo?

eu não consigo identificar isso no seguinte código:


vet=(int *)malloc(sizeof(int)*tam);

vejo um bocado de parêntese aí, se alguem popder me explicar passo-a-passo isso eu agradeço muito mesmo

até logo

obrigado pela atenção

a esse negocio de reservar memória quando eu termino o programa essa memória reservada volta pro meu disco rígido certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, um ponteiro é um vetor. Por exemplo:

int vet[10];

Se você olhar o tipo de vet de alguma forma, verá que é um const int *, ou seja, um ponteiro para um endereço constante de inteiro.

Um vetor é, internamente, um conjunto das três seguinte coisas:

- Um endereço de memória (um ponteiro);

- Um tipo de dado (o tipo dos elementos do vetor);