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olá galera, a muito tempo que nao trabalho com o pzim e esqueci praticamente tudo. =P estou fazendo um programinha muito simples de meéria de numeros..

Program jogodamemoria ;

var valor1,valor2,valor3:integer ;
resposta:integer;

Begin
textbackground( red ) ;
clrscr;
gotoxy(20,20);
textcolor( lightcyan );
gotoxy(20,20);
writeln('este programa irá testar sua memória');
delay(2000);
clrscr;
gotoxy(20,20);
writeln('Após 5 segundos os números irao aparecer em sua tela');
delay(3000);
clrscr;
randomize;
valor1:=random(100);
valor2:=random(100);
gotoxy(20,20);
writeln('',valor1);
delay(500);
clrscr;
gotoxy(20,20);
writeln('',valor2);
delay(500);
clrscr;
writeln('qual é a ordem dos numeros?');
read(resposta);
if (valor1,valor2) = resposta then
writeln(' você acertou')
else
writeln(' você errou');

End.

meu peroblema esta na parte do if pois eu queria colocar + de uma variavel para ele reconhecer, porém so consigo com uma " if valor1=resposta then" assim funciona, quero saber como faço com + de uma variavel.

obrigado

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  • Moderador

olá, tenta um swith case se a linguagem aceitar

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ja resolvi meu problema eu apenas usei mais variaveis....

Program jogodamemoria ;

var valor1,valor2,valor3:integer ;

resposta1,resposta2,resposta3:integer;

Begin

textbackground( blue) ;

clrscr;

gotoxy(20,20);

textcolor( lightcyan );

gotoxy(20,20);

writeln('este programa irá testar sua memória');

delay(2000);

clrscr;

gotoxy(20,20);

writeln('Após 5 segundos os números irao aparecer em sua tela');

delay(3000);

clrscr;

randomize;

valor1:=random(100);

valor2:=random(100);

valor3:=random(100);

gotoxy(20,20);

writeln('',valor1);

delay(500);

clrscr;

gotoxy(20,20);

writeln('',valor2);

delay(500);

clrscr;

gotoxy(20,20);

writeln('',valor3);

delay(500);

clrscr;

writeln('qual é a ordem dos numeros?');

read(resposta1,resposta2,resposta3);

delay(1500);

textcolor(red);

gotoxy(20,20);

if (valor1=resposta1) and (valor2=resposta2) and (valor3=resposta3) then

writeln(' VOCÊ ACERTOU!!!')

else

writeln(' você errou');

agora gostaria de saber como fazer níveis nesse jogo, exemplo após o jogador passar este primeiro nível ir para outro mais dificel etc.

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  • Moderador

Olá,

Você precisa definir o como seria essa mudança de nível. Mas basicamente você pode fazer duas coisa: ou diminui o tempo de exibição, ou aumenta a quantidade de números. (ou os dois)

Em fim, a primeira coisa que você precisa fazer é deixar o programa em loop, ou seja, caso o usuário acerte, o programa gera novos números e continua...

Depois , você pensa em uma forma de mudar o tempo ou a quantidade de número.

Dica: Tente usar arrays em vez de variáveis sequencias... ex:

  valores,
respostas :array[1..30] of byte;

Obs.: A dica em si está aqui... a cada loop (de acertos) vai aumentando a quantidade de números gerados e verificados. ^_^

Veja ai...

Qualquer coisa é só postar!

Abraços

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então, na verdade eu entendi o que voce quis dizer, mas como sou iniciante, nao sei por em prática... tanto a parte do loop quanto a do conselho que voce me deu em usar o array ao invés de varias variaveis.

se puder dar exemplos.

obrigado abraço.

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  • Moderador
então, na verdade eu entendi o que voce quis dizer, mas como sou iniciante, nao sei por em prática... tanto a parte do loop quanto a do conselho que voce me deu em usar o array ao invés de varias variaveis.

se puder dar exemplos.

obrigado abraço.

Olá,

Tente pelo menos fazer o programa rodar em loop... (usando repeat, for ou while)

Uma base:

repeat
{aqui dentro trecho que vai repetir}
until <condição se não for verdade repete>;

...a ideia é fazer repetir caso acerte!!! sacou? Só precisa fazer repetir. Gerar novos números e comparar até que ele erre!!!

Onde colocar os comandos e os ajudes deixo por tua conta... se tiver dificuldades, pesquisa aqui no fórum e no google como funciona os laços de repetição... feito isso damos outras dicas sobre como "aumentar o nível".

No aguardo

Abraços

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