Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem Algum Jeito Economico De Fazer?


Wladyslaw

Posts recomendados

aí gente, é o seguinte, eu tenho aqui em casa um amplificador de carro e uma caixas de som de carro também, o amplificador tem 140 Wrms (por ai), e as caixas aguentam por ai também... então eu queria aproveitar isso e fazer um sonzinhu pra minha casa com isso...

Porém, o amplificador, como é de carro, precisa ser ligado em 12V continuo... eu queria fazer uma ligação pra tomada mesmo, então teria que transformar da tomada em 12V e ainda em continuo... não seria tão difícil, se eu não precisasse de 15 A, na verdade talvez um pouco mais, pois pode haver perda no circuito... portanto, alguem sabe o jeito mais barato e eficiente de se fazer essa ligação???

alguem pode me falar se tem algum CI que me ajude, ou vou ter que conseguir algum transformador de 15 A mesmo???

vocês tem alguma noção de quanto vai sair???

Abração pra todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o que você deseja fazer não é tão complicado, aqui em São Paulo tem a Nodaji e a Trancham que pode ser que tenham o transformador que precisam ou se não tiverem você poderá mandar enrolar um com quantos amperes quiser.

Converse com o pessoal dessas empresas para orientação de qual ponte retificadora usar e seus prováveis reguladores de tensão, filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, com certeza fica difícil, dá pra mandar fazer e tal, mais isso vai acabar ficando muito caro... para mandar fazer um transformador assim vou acabar gastando mais que se eu comprar um amplificador proprio pra casa...

Quanto vocês acham que vai sair o circuito inteiro, contando que tenho que retificar a onde, e deixa-la continua, tudo isso que aguente vários WATTS... sai mais ou menos quanto??? e se eu for fazer, os diodos, resistores, zenners e capacitores que eu tenho que usar, tem que ter muitos WATTS certo???

eu andei pensando, a saida da fonte de pc é DC ou AC??? se for DC, eu posso utilizar uma fonte de PC pra alimentar o amplificador, não posso???

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wladyslaw@07 abr 2004, 13:46

Tipo, com certeza fica difícil, dá pra mandar fazer e tal, mais isso vai acabar ficando muito caro... para mandar fazer um transformador assim vou acabar gastando mais que se eu comprar um amplificador proprio pra casa...

Quanto vocês acham que vai sair o circuito inteiro, contando que tenho que retificar a onde, e deixa-la continua, tudo isso que aguente vários WATTS... sai mais ou menos quanto??? e se eu for fazer, os diodos, resistores, zenners e capacitores que eu tenho que usar, tem que ter muitos WATTS certo???

eu andei pensando, a saida da fonte de pc é DC ou AC??? se for DC, eu posso utilizar uma fonte de PC pra alimentar o amplificador, não posso???

Abraços

fonte de pc é DC e você pode usar sim como fonte pra outros dispositivos.. so tem um porém.. não é qualquer fonte de PC que consegue manter 15A na linha 12v... tem que ser uma baita fonte.. dai você vai ter que comprar uma fonte de qualidade THERMALTAKE, ANTEC, TTGI, SEVENTEAM... todas custam mais de 200 reais... se compensar pra você pode comprar que dá certo sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia pensado nisso também, que as fontes não aguentam normalmente... porém, estive pensando... tenho uma fonte de pc sobrando, se eu ligar mais uma, em paralelo, a tensão vai ser a mesma, e cada uma vai ter que manter apenas 7.5A, certo??? eu posso fazer isso, ou eu corro o risco de queimar uma das fontes, ou mesmo o amplificador???

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado eu montei um recarregador de bateria para carro com um esquema de uma revista que nem existe mais (A.P.E Aprendendo e Praticando Eletrônica, muito boa revista) que precisava de 15-0-15 e 20amp +-, eu mandei enrrolar um de 21amp (só para garantir) na Trancham e se não me engano saiu por volta de R$110,00 é um put* de um tranformador e os transformadores dessa empresa não deve em nada em termos de qualidade para nenhum transformador importado.

Já montei amplificadores para coisas menores de +- 100W por canal que precisava de um transformador semelhante e mandei (mais uma vez) enrrolar na Trancham para a corrente necessária e mesmo deixando o amplificador no talo não se nota queda de corrente como acontece geralmente com um tranformador genérico.

Vá até a trancham, converse com o pessoal lá e explique a finalidade do seu projeto que eles poderão errolar um para você que atenda as suas necessidades, pode não ser barato (não sei o que é barato para você) mas pagar R$100,00 +- em algo de qualidade eu acho que não é caro. E se não me engano na trancham eles tem um estoque de fontes lá que pode ter já pronto o que você precisa.

Apreveite os links que te passei e ligue para as duas empresas e se informe melhor, eu confio bastante na trancham, desde que eu tinha 9 anos e fazia circuitos para vender e ganhar algum $$ que eu vou neles, a Nodaji é meio recente, tenho alguns trafo deles aqui e nada tenha a reclamar a não ser o tamanho exagerado dos seus transformadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Galera..........

Eu já tive esse problema, que resolvi com uma simples fonte de pc, a corrente de algumas fontes é muito boa mesmo......... eu uso uma atx no meu som, quando excede o limite ela desliga automaticamente.....

Eu uso um sub-woofer de 160rms(12 polegadas), e dois 6x9 polegadas.......

Fica uma beleza, nem uso mais aquelas caixinhas pra pc...........

falou galera......... :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí povo

Bom, Wellington, realmente percebi que posso confiar na tranchan... mais acho que para meu própósito está inviável isso... 100 reais, acho que com esse dinheiro compro um amplificador próprio para casa e pronto... queria mesmo era reaproveitar o meu para carro... mais muito obrigado (afinal de contas, como to fazendo engenharia tenho que ir conhecendo as marcas de qualidade eheheh)...

Bom, agora BalaDePrata... fala uma coisa, qual fonte tu ta usando??? e como você fez, juntou todos os fios da linha de 12V da fonte e pronto??? vocês acham que uma fonte bem simples aguenta o tranco??? lembrando que o amplificador usa no Máximo 15 A... ou vocês acham melhor comprar uma fonte melhor, ou ainda, colocar duas fontes em paralelo???

Valeu povo

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poh, era a minha duvida faz um tempão, tenho um sub aqui da Rockeford fosgate e não consegui por ele pra funcionar, tenho uma modulo da tojo de carro 12V

e minha duvida era éssa, se tinha possibilidade de usar uma fonte de pc, vocês tem certeza que essa maxtor aguenta o tranco ou é melhor pegar duas da leaderchip (XPC)???

e como seria o esquema de montagem???

-como ligar a fonte já que não teria o botão de liga e desliga na propria fonte?

-sei que amarelo e preto da 12v, mas quantos fios usar de cada cor???

-no caso de duas fontes ligadas juntas, quantos fios usar???(um preto e um amarelo) (todos os pretos e todos os amarelos)???

Valeu mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único inconviniente de usar fontes chaveadas em amplificadores são os ruídos causados pelo circuito de chaveamento e a ondulação da tensão da fonte chaveada, principalmente quando o amplificador demandar esta corrente. Os amplificadores são exigentes de qualidade da fonte, nem tanto pela corrente mas pela regulação de tensão. Não estou dizendo para não usar, talvez adicionar mais uns capacitores de filtro você não tenha tantos problemas de ruídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá povo...

Vamos por partes...

Primeiramente eu tenho uma fonte antiga sobrando aqui, ainda é AT, com certeza ela não garante a corrente necessária, mais posso colocar ela em paralelo com outra fonte, digamos essa Leadership???

Hum, colocar uns capacitores??? mais tem que ser uns capacitores bons não é??? porque vai passar bastante corrente (não sei se capacitores tem corrente máxima ou potencia máxima... não entendo disso)... que capacitores vocês acham que seria bom comprar??? e como pode ter muito ruido, seria bom colocar uns zenners pra eliminar os picos também??? eles aguentariam bem???

tipo, se tiverem alguma ideia boa de como fazer, tem como falar bem detalhadamente???

e que nem nosso amigo disse, como seria o controle liga-desliga??? porque não entendo nada da fonte... as coisas ligadas nela só funcionam quando a placa mãe da boot... alguem pode me ajudar???

e se eu colocar as duas fontes (uma velha e uma nova) em paralelo, será que não vai exigir d+ de uma delas, e deixar a outra na folga???

Bom, se eu fizer isso, vou ter que arrancar todos os conectores, e juntar todos os fios amarelos, apenas pra garantir que suporta a corrente necessária né???

Uma dúvida... se eles conseguem fazer fontes pra tantos amperes, por um preço relativamente tão baixo, porque não da pra fazer e sair ainda mais baixo o preço???

existe alguma fonte de 12V, sem ser a de computador que seja mais barata que a de micro???

valeu povo, abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!