Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não entendi o que você quer fazer.

simplesmente é utilizar o circuito original postado pelo faller, com a modificacao de tornar a fonte variavel a partir de 0 Volts. seguindo essa ideia por ele tb ja citada.

Acontece q com o trafo q possuo nao tem um enrolamento no secundario com taper center para me permitir fazer uma fonte com tensão negativa em relação ao Gnd. tenho até mais q um enrolamento no secundario, mas nenhum sem derivacao.. ok

A minha duvida é , para utilizar esse trafo principal  conseguindo iniciar o ajuste em 0V, eu : opcao1.. acrecento um trafo adicional (com taper) ligando da primeira maneira ou opcao2..posso num enrolamento acrescentar um circuito com lm741 para conseguir gerar essa referencia negativa para o LM317 (338, enfim o q usar)?

o esquema proposto no meu comentario anterior, nao segue padroes de valores nem muito menos componentes referente a fonte variavel.. só um esboço do q poderia fazer p criar essa referencia negativa.  ja tenstei , funciona, mas gostaria de saber os maleficios futuros por utilizar um das duas maneiras.. obs.. o circuito com 741 me traria mais facilidade de montagem, mas gostaria de opiniao .. espero q tenha entendido.. obrigado!

post-396135-0-88677400-1405616358_thumb.

Postado

você tem um trafo com duas saidas mas sem center tap, é so você por duas saidas em serie que ja vira um center tap!

A estabilização vai depender do quando a tensão negativa for bem estabilizada.

Postado

você tem um trafo com duas saidas mas sem center tap, é so você por duas saidas em serie que ja vira um center tap!

A estabilização vai depender do quando a tensão negativa for bem estabilizada.

Legal, então se em um enrolamento eu tenho por ex 12v 20A (usado como principal por ter maior corrente)  , e o outro enrolamento ter 9v 1A.  posso junta-los  ? Qual o procedimento (circuito)  p obter a tensão negativa?

post-396135-0-30542900-1405729780_thumb.

• Membro VIP
Postado

Nem junte os enrolamentos.. Coloque uma ponte retificadora no enrolamento de 9 Volts, coloque capacitor de filtro e ligue a tensão positiva dessa fonte secundária no negativo da outra fonte, o negativo de referência você liga no resistor de 12 Ohms que deverá assumir o valor de 82 ohms x 5 Watts.

Essa referência negativa foi feita para ser ligada em -5 Volts, como vais ligar em - 14 Volts mais ou menos (tensão negativa da fonte de 9 Volts) esse resistor deverá ser trocado.

Note a dica que lhe foi dada... A estabilidade da fonte principal vai depender da estabilidade dessa refer6encia negativa.. Se ficar ruim coloque um regulador fixo de -5 Volts (7905) e ai sim o resistor de 12 Ohms..

• Curtir 1
Postado

Do jeito que eu disse pode juntar os dois secundários!

Retifique os 12V em onda completa como você fez, e os 9V você retifica em meia onda apenas ja que o consumo e baixo!

E certeza isso vai comprometer a estabilização!

Postado

Mroberto e faller , obrigado, acho q entendi. vou optar pelo 7805, so peço a conferencia,, editei meu post anterior p nao postar muitos  esquemas e ficar sujando o topico.. obrigado novamente

• Membro VIP
Postado

Mroberto e faller , obrigado, acho q entendi. vou optar pelo 7805, so peço a conferencia,, editei meu post anterior p nao postar muitos  esquemas e ficar sujando o topico.. obrigado novamente

Até dá.. Para tirar 10, para ficar sensacional e adequado, troque o regulador e coloque um 7905 no lugar do 7805...  Ai é só ir pra galera...

E claro, coloque na entrada dele a saída negativa da ponte (a positiva ligue no neutro da fonte principal)..

E lembre-se, o comum do 7985 também vai no neutro da fonte principal..

• Membro VIP
Postado

vide post #304... Uma hora dessa eu acerto!! , mas a culpa é minha ,, suas explicacoes sao otimas.. t+

So agora me dei conta de que trocaste a tensão do zener para 3,6 Volts

Melhor seria trocar o resistor de 12 Ohms, o R2 para 6,8 Ohms

Isso para dividir a corrente por igual..

A corrente sobre R3+R4 seria de 3,6/36 = 100 mA

Já sobre R2 seria (5-3,6) / 6,8 = 206 mA, aonde 106 mA iria para o zener e 100 mA para R3+R4

Se por acaso a tensão na saída da fonte não ficar exatamente em zero Volts há que fazer uma sintonia fina, se for necessário diga o quanto ficou desviada que te oriento a zerar a mesma..

E, pelo amor de Deus, o que significa aquele diodo, D1, curto circuitado, na saída, e aquele resistor R1, ligado a nada????

Seria uma antena??? :lol:

Além disso mais cuidado com a pinagem.. Desse modo, com a pinagem errada, a tendência é de não funcionar coisa nenhuma, além do que, detectada a falha de pinagem, nem mais terás a certeza de que o CI ainda vai operar como deve..Ele até é bem protegido mas não contra inversão de polaridade...

LM7905Pinout_zps1718cc72.jpg

LM317Pinout_zps97f31912.jpg

Nenhum dos dois está correto em seu diagrama..

• Curtir 1
Postado

Obrigado Faller pela disposicao.. ja corigi o esquema.. Ja aprendi tb q o Lm317 dependendo da letra q segue (pelo menos no proteus) inverte os pinos.. vou ficar atento a nomeacao do Lm para ver se acontece tb no mundo real.

o 7905 me parece certo. qt alterar o valor p 6R8, nao tenho esse valor, o maximo q posso chegar é associando em paralelo dois resistores de 12R. qual a alteracao q devo fazer, um trimpot multivoltas nao suporta essa corrente p ajuste fino?

obrigado

• Membro VIP
Postado

o 7905 me parece certo. qt alterar o valor p 6R8, nao tenho esse valor, o maximo q posso chegar é associando em paralelo dois resistores de 12R. qual a alteracao q devo fazer, um trimpot multivoltas nao suporta essa corrente p ajuste fino?

obrigado

Use dois resistores de 12 Ohms em paralelo..

Deixe primeiro ver que tipo de desvio poderá haver do zero Volts, pode ser positivo pode ser negativo, Deixe primeiro acontecer para só então corrigir. Modos de corrigir tem muitos diferentes e se pode corrigir colocando resistor de alto valor em paralelo ou com um ou com outro resistor do divisor 12 Ohms 24 Ohms, ou pode, se for o caso, aumentar um pouco ou diminuir a corrente de polarização no zener ou pode até mesmo, conforme for esse desvio, apendar um trimpot, de baixo, bem baixo valor, em série com o potenciômetro.. Maneiras não vão faltar para "sintonizar"esse zero Volts... Em série com o potenciômetro a corrente é bem baixa e o trimpot tolera. Só que ele só consegue corrigir se o nível de zero tiver abaixo de zero Volts..

• Curtir 1
Postado

Não seria melhor usar um operacional na realimentação pro pino adj do ci?

Acho que assim ficará com melhor estabilidade com certeza!!! E claro, você garante 0V na saida sem ter que ficar dependendo de tolerâncias de resistor, etc...

• Curtir 1
Postado

Acho que assim ficará com melhor estabilidade com certeza!!! E claro, você garante 0V na saida sem ter que ficar dependendo de tolerâncias de resistor, etc...

Era uma das opções proposta no inicio da minha duvida..  usando o lm741.. em meus testes o resultado ficou perfeito, podendo setar direitinho 0v atraves de um trimpot, mas nao sei  futuramente a estabilidade  e tal.. por isso parti por essa do faller q me parece tb ser uma boa opcao, mas acho q vale a pena a discuçao e termos mais de uma opcao funcional

• Membro VIP
Postado

E uma boa ideia sim, ai o acerto do zero seria automático.. Aumenta um pouco o circuito mas resolve de forma brilhante..

Na verdade isso da fonte ter de chegar a zero Volts no botão de ajuste acho de uma desperdício sem tamanho. Na pratica, pelo menos eu, nunca tive de usar essa feature, mas cada um e cada qual..  Dificilmente se tem de alimentar algum elemento com menos de 1,2 Volts e se for simplesmente para referência, um divisor resistivo resolve..

• Curtir 1
Postado

Estabilidade?

Bom, supondo que um operacional tem um ganho altíssimo, 1mV de diferença na entrada e a saída ja varia vários Volts!

Quer mais precisa do que isso???

Mas cada caso e um caso, se for so pra ter referencia de tensão o modo mais simples resolve...

Postado

Concordo com o Faller, nunca usei nenhum circuito que precisasse de menos de 1,5 Volts, e nem me lembro de ter visto algum.....

A regra indica que sempre que introduzimos mais circuitos nos elos de realimentação de um CI de fonte, pioramos alguns parâmetros, e podemos ter situações com cargas altamente capacitivas ou indutivas que levem a saída a apresentar instabilidades.

Se ainda assim for necessário obter tensões entre 0 volts e acima, eu faria da seguinte maneira :

Usaria um outro secundário do transformador , ou outro pequeno transformador, retificaria, filtrava, e usava um LM337, ajustava a tensão de saída dele para por exemplo -2,4 Volts, faria um divisor resistivo de baixo valor, tipo dois resistores de 15 ohms, colocava um eletrolítico e um capacitor cerâmico, e com isso tenho exatos -1,2 V na saida, e esse seria o ponto de referência para o LM317.

Qual a vantagem disso :

1 - ambos reguladores de tensão sofrem a mesma deriva térmica, de modo que existe uma boa chance de a saída em tensão de ambos se compensarem mutuamente, estabilizando ainda mais a saída do LM317.

2 - Não é um elemento que possa desestabilizar a realimentação do LM317.

Mesmo assim.... Eu ainda acho inútil tudo isso para poder ter tensões entre 0V e 1,2 Volts.

Paulo

Postado

Vejo mutos comentarios  " nao vejo a necessidade de 0v", mas so p ilustracao, eu na eletronica tb nunca precisei, porém na area automotiva, mais especificamente nos equipamentos de bancada de sistemas a diesel (caminhoes, pickups) necessitam de uma variacao a partir do zero para se comparar avancos de embolo em valvulas com valores ja pre estabelecidos.. , vou fazer aquele esquema proposto pelo faller, qd finalizar eu posto o resultado. valeu

Postado

Eu concordo por partes, eu também nunca precisei de tensão abaixo de 1.2V, na verdade a tensão mais baixa que necessitei for de 3V...

Bom, mas se eu fosse fazer uma fonte eu faria com variação desde 0! porque? Por causa da frescura mesmo! Alguns componentes a mais n faria diferença! Kkkkkk

• Curtir 1
Postado

@cesarlg,

Mas para isso é que existem potenciometros multivoltas !!!!!!

Se sua finalidade é simular sensores, porque não acrescenta na sua fonte um segundo circuito, tipo estabilizado por um 7805, onde na saída voce faz um divisor resistivo com um potenciometro multiviltas de 1 K na saída, e uma peuena chave para voce comutar o voltímetro da fonte, para poder monitorar as duas saídas ?

Assim basta mudar o voltimetro para essa saída, e ajustar o trimpot já verificando a tensão de saída, podendo ter na saída de 0 a 5 Volts, com baixa corrente, justamente simulando o comportamento dos sensores.

Paulo

• Membro VIP
Postado

ajustar o trimpot já verificando a tensão de saída, podendo ter na saída de 0 a 5 Volts, com baixa corrente, justamente simulando o comportamento dos sensores.

Foi isso justamente minha sugestão na postagem #316. Divisão de tensão para servir como referencia de sinal...

Ora fazer uma fonte que pode oferecer 20 Amperes tendo de ir a zero só para poder alimentar sensores e/ou comparadores de tensão???  Me parece meio no sense..

• Curtir 1
Postado

@cesarlg

Olha as simulações:

Usei operacional na simulação porque no proteus não achei comparador com modelo de simulação valido (a simulação dava erro).

Se for comparador a alimentação pode ser terra e -5V, mas se for operacional ai tem que ser pelo menos +15V.

Bom a precisão ficou ótima, pois o ganho de realimentação ficou ainda maior que a do próprio CI!!

post-668745-0-95393700-1405822182_thumb.

post-668745-0-50809600-1405822421_thumb.

post-668745-0-95184300-1405822481_thumb.

Postado

Vejo mutos comentarios  " nao vejo a necessidade de 0v", mas so p ilustracao, eu na eletronica tb nunca precisei, porém na area automotiva, mais especificamente nos equipamentos de bancada de sistemas a diesel (caminhoes, pickups) necessitam de uma variacao a partir do zero para se comparar avancos de embolo em valvulas com valores ja pre estabelecidos.. , vou fazer aquele esquema proposto pelo faller, qd finalizar eu posto o resultado. valeu

Nao disse sensores e sim Valvulas q algumas chegam a 0R6 na sua bobina. e acomparacao se da atraves de material teorico para bancada de teste. Sim ja fiz equipamentos q fazem leitura de sensores, ai uso PIC.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...