Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Parabens otimo topico....fonte simples e robusta...recentemente ganhei um transformador mais parrudo gostaria de aproveita-lo exatamente como o fez.......acho que ele aguenta mais do que 10 amperes....qual seriao os componentes diferente para o mesmo caso e uma fonte ate 20 amperes Faller??

 

 

Desde ja agradeco..

 

(tambei tentei mandar msg privada mas igualmente nao posso por ser usuario novo)

 

Grande abraço..e aparabnes pleo topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parabens otimo topico....fonte simples e robusta...recentemente ganhei um transformador mais parrudo gostaria de aproveita-lo exatamente como o fez.......acho que ele aguenta mais do que 10 amperes....qual seriao os componentes diferente para o mesmo caso e uma fonte ate 20 amperes Faller??

 

 

Desde ja agradeco..

 

(tambei tentei mandar msg privada mas igualmente nao posso por ser usuario novo)

 

Grande abraço..e aparabnes pleo topico

Fontes lineares tem sua dissipação térmica definida pelo diferencial de tensão entrada-saida da fonte, sendo o pior caso determinada pela máxima corrente de saída multiplicada pela mínima tensão de saída. Portanto uma fonte que vá entregar ate 20 Volts vai ter antes do regulador uma tensão de no mínimo 25 Volts. Seu diferencial máximo seria de 25-1,5 quando ajustada para saída mínima de tensão..

Portanto com 1,5 Volts de saída ajustados na fonte e drenando 20 Amperes ela , nesse caso, dissiparia um total de (25-1,5)Volts x 20Amperes = 23,5 V x 20 A = 470 Watts. Isso é dissipação típica de forno assar pão. Para resolveres ou dissipares tamanha energia sua fronte, nessas condições, vai ter de ter um dissipador do tamanho de uma sanfona, e ainda com vento forçado.

Ou seja, desaconselho totalmente esse tipo de solução para correntes maiores que 10 Amperes e tensões máximas maiores de 20 Volts, simultaneamente..

 

Não são boas para isso.. Esse transformador que usei tem uma saída útil de até 15 Amperes. Eu limitei a saída para 10 Amperes por conveniência por segurança, por dissipação e, principalmente, porque não vejo nenhuma razão de necessitar de usar mais do que isso...  Repense... Nesse tipo de solução (fonte linear ajustável) o menos é mais...

 

Mas objetivando a resposta, o aumento do número de transistores é a base para o aumento de disponibilidade de corrente para esse tipo de fonte. Desaconselho entretanto..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller, gostei muito dessa fonte, porém... preciso de uma com uma tensão de 13,8v ou 14,4v... ou seja, não precisando ser regulável, assim não precisando do LM338 que não acho aqui na minha cidade!

achei essa

fonte+regulada+13.8v+3a.gif

 

Será que colocando um trafo que suporte 10A e substituindo a ponte retificadora,

este circuito suporta 10A ?

pretendo usar TIP3055 ou TIP35C

o que eu teria que mudar no circuito ?

ou se o circuito não presta, qual me indicaria ?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, gostei muito dessa fonte, porém... preciso de uma com uma tensão de 13,8v ou 14,4v... ou seja, não precisando ser regulável, assim não precisando do LM338 que não acho aqui na minha cidade!

achei essa

 

 

Será que colocando um trafo que suporte 10A e substituindo a ponte retificadora,

este circuito suporta 10A ?

pretendo usar TIP3055 ou TIP35C

o que eu teria que mudar no circuito ?

ou se o circuito não presta, qual me indicaria ?

Valeu

Fontezinha sem vergonha, a diferença de tensão entre ela a vazio ela fornecendo toda a corrente de que é capaz deve ficar de 13,2 Volts a 12,4 Volts mais ou menos..  Não é a prova de curto, um breve roçar dos fios de saída fará o transistor partir dessa para outra..  Não vale a pena fazer nem para 3 Amperes que dirá para 10 Amperes..

Use um LM338, vale muito mais a pena e limite-se a 5 Amperes de saída ou um LT1083 que garantirá até 7,5 Amperes: http://proesi.com.br/lt1083-circuito-integrado-to247.html

 

Se tiver mesmo de conseguir 10 Amperes terás de colocar um transistor em shunt, e se desejares fazer uma fonte realmente decente, reunindo as vantagens da alta eficiência de uma fonte chaveada com a excelente regulagem e baixo ruído de uma fonte linerar podes adotar algo assemelhado a isso dai, retirado do datasheet do componente:

Reguladorse3010rie_chaveadodealtaeficie3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller incrivel como todos os projetos que voce faz em interessam, eu tenho muito problema em achar fonte, sempre uso de celular que tem tensão de saida fixa, tenho dezenas de fontes guardadas para uso, gostaria muito de construir uma fonte regulavel assim, tenho uma caixa com uma dezena de transformadores, mas como saberei as informações de cada um, teria alguam amneira de testar, gostaria de fazer uma de 2 a30 v regulavel. valeu.


de 10 A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller incrivel como todos os projetos que voce faz em interessam, eu tenho muito problema em achar fonte, sempre uso de celular que tem tensão de saida fixa, tenho dezenas de fontes guardadas para uso, gostaria muito de construir uma fonte regulavel assim, tenho uma caixa com uma dezena de transformadores, mas como saberei as informações de cada um, teria alguam amneira de testar, gostaria de fazer uma de 2 a30 v regulavel. valeu.

de 10 A

Podes fazer de um modo bem econômico, mas uma fonte com especificações bem menores, acredito que uma fonte para bancada, ajustável de 1,25 a 16 Volts x 5 Amperes esteja de muito bom tamanho..

Como eu faria, sem ter de me preocupar muito:

1) Escolheria uma fonte pronta, como essa daqui, de 12 Volts x 10 Amperes que vai lhe custar R$ 42...  http://www.dx.com/pt/p/ac-dc-switching-power-supply-silver-202114#.U11vfFMTbx5   Ou Comprada no Brasil essa dai por exemplo: http://www.nodaji.com.br/p/fonte-industrial-dc-12v-15a-biv-s-180-129-.html

2) Adicionalmente modificaria a mesma para que ela liberasse algo como 18 Volts na saída e isso se consegue trocando um resistor dentro dela somente, como fiz nessa dai, assemelhada (observe a postagem #20 ai ) : http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/938801-duvida-funcionamento-lm338/?p=5271565

3) Ai agregaria um LM338 ou melhor ainda, um LT1083, desses dai, que topa fornecer até 7,5 Amperes no limite..  Veja seu datasheet: http://cds.linear.com/docs/en/datasheet/108345fg.pdf

Veja seu custo: http://proesi.com.br/lt1083-circuito-integrado-to247.html

Ou um LLM338 mesmo: http://proesi.com.br/lm338k-circuito-integrado.html

Com isso dai terás uma fonte linear, de 1,25 Volts a 16 Volts x 5 Amperes pelo mínimo, podendo chegar a 7,5 amperes, com um custo menor que R$ 100 e com uma facilidade bem grande de montagem pois é mera integração de partes..

 

Abandone essa ideia de fazer uma fonte de zero a 30 Volts x 10 Amperes que só vai te atrapalhar e seu uso será pequeno, muito pequeno.. Mais vale fazer duas dessas que te sugeri que uma de zero a 30 x 10 A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, no lugar do transformador posso usar uma velha fonte ATX, né? Existe algum substituto para o LM338? Estou com certa dificuldade e encontra-lo e também os resistores de 0R15. Outras coisa, posso usar dissipadores de processador para os TIP147? No caso os dissipadores são semelhantes aos dos pentium 100 da vida, pois tem eles em grande quantidade aqui. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, no lugar do transformador posso usar uma velha fonte ATX, né?

 

Não!!!  Absolutamente não, a não ser que a modifiques e que ela consiga entregar uma tensão cerca de 5 a 6 Volts maior que a máxima tensão que desejares obter na saída da fonte variável..

 

Existe algum substituto para o LM338?

Sim, podes usar o LT1083 da LINEAR TECNOLOGY. 

O LM338 se encontra por ai sim:

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=lm338

http://www.tmgeletronica.com.br/Produto-TRANSISTORESTRANSISTORS-Transistores-LM338K-REG-STD-LIN-ADJ-POS-12V-a-32V-5A-3PIN-TO-3-versao-2146-2146.aspx

 

Estou com certa dificuldade e encontra-lo e também os resistores de 0R15. Outras coisa, posso usar dissipadores de processador para os TIP147? No caso os dissipadores são semelhantes aos dos pentium 100 da vida, pois tem eles em grande quantidade aqui. Obrigado.

10 resistores de 1,5 ohms x 1W, em paralelo, formam um resistor de 0,15 ohms 10 Watts, só como exemplo..

Podes usar qualquer tipo de dissipador desde que bem dimensionado ou arrefecido por fan..

Improvise....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

EDIT: Como a corrente é bem mais baixa, posso usar outro CI de menor custo, como o LM350?

Não só pode com deve.. Custa bem menos e nem necessita colocar transistor auxiliar. E só o CI mesmo, pois ele aguenta até 3 Amperes

http://proesi.com.br/lm350k-circuito-integrado-to-3.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só mais uma dúvida, não é bom eu usar o trafo com 30v, né? Pois depois de retificada, a tensão seria 42v (30 x 1,4142), correto? E no datasheet do Ci especifica até 35v...

Se usares esse transformador dai a mínima tensão de saída só poderia ser de 42-35 = 7 volts, pois esses 35 Volts se trata de tensão diferencial de entrada e saída...

 

Ademais, uma tensão elevada na entrada não ajuda em nada, só prejudica pois a dissipação no CI é obtida pelo produto da corrente de saída x diferencial de tensão sobre o CI

 

Imagine que ajustes a fonte para alimentar uma carga de 5 Volts x 3 Amperes... Com 42 \Volts na entrada o CI estaria dissipando (42-5) x 3 = 111 Watts... Só com um fan, poderoso, sobre o dissipador irias poder arrefecer esse CI.. Fuja disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller...

comprei hoje no soldafria os componentes !

porém no lugar do LM338, vou usar um 7812 e no GND do CI vou colocar 3 ou 4 diodos em série, assim conseguindo 13,8 ou 14,4v

no lugar do resistor de 1R 5W, por usar um CI que suporte apenas 1A, comprei um de 1R5 5W,

 

faller, posso ligar com o 7812 ou é melhor com LM317 ? 

lembrando que não preciso que seja variável a tensão !

 

Muito OBrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller...

comprei hoje no soldafria os componentes !

porém no lugar do LM338, vou usar um 7812 e no GND do CI vou colocar 3 ou 4 diodos em série, assim conseguindo 13,8 ou 14,4v

no lugar do resistor de 1R 5W, por usar um CI que suporte apenas 1A, comprei um de 1R5 5W,

 

faller, posso ligar com o 7812 ou é melhor com LM317 ? 

lembrando que não preciso que seja variável a tensão !

 

Muito OBrigado!

E onde vais colocar esse resistor??   O que imaginas conseguir com ele??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Faller, comecei a montar e tive alguns problemas:

-O fim da regulagem é de 19v e ao colocar qualquer carga ele já cai pra cerca de 16volts, é normal?

-Ao puxar 3A em 14v por exemplo a tensão cai para 12v mais ou menos, mas a queda de tensão é no trafo.

 

O trafo é de 15+15 x 46VA, em teoria de 3A, ou seria 1,5A para cada saída de 15v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que perguntar: Quanto gastariam pra fazer uma fonte dessas, uma regulavel até uns 20V x 5A?

Ja pensaram em fonte chaveada?

Esse negocio de fonte linear, ja não se usa faz anos kkkkk

disperdicio de energia, calor gerado, tamanho e peso, alem dos gastos... Acho que so o preço dos dissipadores ja cobriria uma fonte chaveada completa para a mesmo potencia!!

Veja:

Para uma fonte chaveada flyback regulada desde uns 3V ate 20V x 5A (100W) eu gastaria:

Trafo: Um núcleo NEE 28/10/11 (mede 2,8cm x 2cm. E pesa apenas 11g!!! Isso para obter 20V x 5A na saida) contra kilos que seria o trafo de rede!!

Custa em torno de 1 ou 2 reais!

Mais um núcleo NEE 16/7.3/5 ( mede 1.6cm x 1.46cm e nao pesa nem 2g!)

Deve custar uns 80 centavos...

Esse seria apenas pra alimentar o circuito de controle!

um mosfet IRF840....... Custa uns 3 a 4 reais...

Alguns BC's para o circuito de controle, que utilize 10 chutando por alto... Custam uns 20 centavos..

Um operacional simples, deve custar 1 real ou menos...

Resistores, que utilize 30 chutando bem alto, custa 5cent cada!

Capacitores de filtro, deve gastar uns 5 reais em tudo contando com os de saida e os da retificação da rede..

Um transistor NPN MJE13001 de 400V x 200mA TO-92 que também tem smd! Deve custar alguns centavos...

este chavearia o trafo standby.

Isso ficaria em torno de uns 20 reais, e mal precisaria de dissipador! O Transistor dissiparia coisa na faixa de uns 5W em plena carga maxima (100W).. Rendimento na faixa dos 95%...

você gastaria nem 30 reais numa fonte regulada de uns 3V ate uns 20V, com capacidade para 5A, bem regulada, completamente protegida contra curto etc...

Absurdamente mais leve, altamente eficiente, muito mais barata.....

sinceramente não acho nenhum ponto forte nas lineares kkkk

vocês gastariam muito dinheiro, principalmente com o trafo e dissipadores e capacitores... Alem também de disperdiçar energia à toa!

Esse tipo de fonte linear, ja não existe faz anos kkk é uma boa querer regular uma tensão pra um circuito com fonte linear e tal, mas com baixa corrente ai vale a pena... Agora em grandes dimensões ja n vale a pena! Ja n ta valendo a pena nem fazer as fontes de 12V x 1A de forma linear, faço uma de 2A por uns 5 reais kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

 

Sua ideia é muito boa. Mas veja que a vantagem de montar uma fonte linear é sua simplicidade de encontrar os componentes de forma geral e sua montagem física, onde você pode utilizar fios direto e nem precisar de PCB.

 

Veja que esse tópico, datado de 2011 está beirando 50 mil visualizações e está na sua página 12 de discussão.

 

Sugiro fortemente, apoiando sua ideia que acho muito válida, a criar um tópico novo ensinando o pessoal a montar uma fonte de 20V/5A chaveada. Ensinando passo a passo a montagem, com fotos dos componentes e testes de estabilidade da fonte.

 

Lembre-se da premissa básica: Fonte ajustável, com proteção contra curto e temperatura, etc, etc....

 

Não vale só citar os componentes como você citou na resposta anterior. Tem que ensinar a montar.

 

Se do jeito que você diz é muito fácil, os usuários irão adorar essa nova forma. Eu mesmo montaria uma...

 

Falou

 

Falou 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte chaveada também é simples, você encontra um irf840 estão fácil quanto um tip para as fontes lineares...

Veja uma que eu fiz de 12V x 2A alem de ser protegida contra curto, é full hange, de 100Vac a 250Vac!

e alem disso nem montri em pcb ainda, so fiz por fios kkkkk

https://onedrive.live.com/?gologin=1&mkt=pt-BR#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21531&v=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me irmano na ideia do colega MatheusLPS solicitando ao amigo, mroberto98, que brilhantemente defendeu o quanto seria melhor se fazer a fonte de modo chaveado solicitando ao colega, ou a quem possa se habilitar, claro, se possível, o esquemático de uma fonte ajustável, de 2 a 20 Volts, x 10 Amperes, com componentes simples, dimensionando e ensinando a fazer o transformador, com fotos dos componentes e detalhes de montagem, e claro, com os principais testes de desempenho da mesma. Você não sabe o quanto ajudaria.. Seria de extrema valia..

 

De resto, é papo furado, bolodório..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!