Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Sidnei Berti disse:

Boa noite...Teria como usar dois LM338 (5A cada) em paralelo numa fonte ajustável? Tenho um transformador de 30-0-30v 7A e gostaria de aproveitá-lo numa bela fonte.

A tensão de entrada de 30 Volts AC fica em um limite perigoso pois o CI tolera somente 40 Volts de tensão diferencial, entrada e saída. Se retificares 30V e filtrares essa tensão DC filtrada chegará aos 30 x 1,4142 = 42 Volts, acima do máximo que o CI aguenta,

Esse diferencial dai x 7 Amperes vai dar uma potência dissipada de 40 x 7 = 280 Watts. Para arrefecer isso dai terias de ter um balde de água..., dissipador com ar insuflado etc e tal..

Existe pelo menos uma boa razão para você não usar uma topologia assemelhada a que usei na fonte descrita nesse tópico, aonde estamos, com um CI sendo auxiliado por dois três ou mais transistores????

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sidnei Berti disse:

Bom dia,,,Realmente preciso de uma fonte com tensões variáveis acima dos 40v,

Tem algum esquema bom, confiável e com boa estabilização?

Procure por fontes chaveadas, não lineares, para essa tarefa, caso contrário a dissipação térmica será proibitiva..

Não consigo lhe ajudar mas o Tio Google talvez consiga..

Postado

Faller...boa noite, tudo bem?

Hoje ganhei um trafo com as seguintes características:

110/220v   -   25-0-25v  6A

Teria como usá-lo na sua fonte de 20v x 10a? Claro...agora sendo de 6A...e com uma tensão um pouco mais alta?

Se sim, teria que alterar algum componente?

Obrigado.

Sidnei Berti

São Sebastião/SP

• Membro VIP
Postado

25 x 1,4142 = 35 Volts... Plenamente possível..  Conserve dois transistores, no mínimo e ofereça um ótimo dissipador.. Use capacitores de 40 Volts de isolação nos eletrolíticos.

Postado

Boa noite Faller,

Troquei o valor de alguns componentes baseado na fórmula  VOUT = 1,25v * (1 + R1/R2)...

No lugar do resistor 330R coloquei 430R e no lugar do potenciômetro de 4K7, coloquei 2...um de ajuste grosso de 10K e outro de ajuste fino de 1K...que somado da 11K...Jogando isso na fórmula dá uma saida de 33v...Correto?

Esta semana, assim que comprar alguns componentes faltantes, vou fazer uns testes.

Obrigado por toda ajuda.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Sidnei Berti disse:

Boa noite Faller,

Troquei o valor de alguns componentes baseado na fórmula  VOUT = 1,25v * (1 + R1/R2)...

No lugar do resistor 330R coloquei 430R e no lugar do potenciômetro de 4K7, coloquei 2...um de ajuste grosso de 10K e outro de ajuste fino de 1K...que somado da 11K...Jogando isso na fórmula dá uma saida de 33v...Correto?

Esta semana, assim que comprar alguns componentes faltantes, vou fazer uns testes.

Obrigado por toda ajuda.

Correto...

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Wilton Machado disse:

faller, queria seguir o seu esquemático original da fonte por completo, porém não consegui o LM338.

Posso substituir ele por um LM317 sem fazer alterações no resistor do Vin?

Tente, não vai fazer mal algum... E confirme se vais conseguir a corrente que desejas..

Ademais, se quiseres:  http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=lm338

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde!

Montei a fonte proposta no esquema do anexo. O ajuste da tensão com o potenciômetro de 5k que usei é muito sensível. Alguém pode me me ajudar em como colocar outro potenciômetro para o ajuste fino, com a indicação dos componentes e os pontos de ligação no circuito indicado.

Abraços

Alexandre

imagerproxy.php.jpg

• Membro VIP
Postado

É isso dai mesmo.. Não tem muito como errar ai. No máximo em uma ligação errada que venhas a fazer ao rodar o potenciômetro no sentido horário a tensão abaixa ao invés de subir como se presuma e  correto. Ai é só inverter o fio para outra ponta do potenciômetro..

Postado

Bom dia! Após colocar os potenciômetros em série, ao tocar nos fios deles, a tensão fica variando, como se eu estivesse girando eles; Achei o comportamento anormal. Essa peça é bem maior que o de 5k e foi difícil achar aqui no comercio, se usar um de 1k(em paralelo) qual seria a consequência?

• Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, Alexandre Carlos disse:

Bom dia! Após colocar os potenciômetros em série, ao tocar nos fios deles, a tensão fica variando, como se eu estivesse girando eles; Achei o comportamento anormal. Essa peça é bem maior que o de 5k e foi difícil achar aqui no comercio, se usar um de 1k(em paralelo) qual seria a consequência?

O fio de cima, do potenciômetro, vai para o CI e alimenta um comparador de erro etc e tal. É sensível a variação e/ou indução, ruído e tal. Pode ser isso do que reclamas ai. Uma montagem limpa, com cabeamento curto o suficiente para não introduzir ruído vai fazer bem ai.. Ajuda bastante se os potenciômetros com carcaça metálica tiverem essas carcaças equipotencializadas e colocadas a um potencial de zero volts ou massa, ou terra (negativo da fonte)..

Se entenderes a operação do LM317 vai ficar mais fácil...

O resistor de realimentação, que une o Vout e o Vadj do CI define uma corrente de polarização, no caso dai o resistor de 330 ohms..

Por definição do projeto do CI a tensão entre esses pinos é, e sempre que ele estiver dentro da faixa de operação normal vai ser essa de 1,25 Volts..

Portanto nesse caso dai a corrente de polarização será de 1,25 Volts / 330 ohms = 0,003787878 Amperes..

Pois a tensão de saída será sempre o produto dessa corrente dai x o valor ohmico encontrado entre o pino de ajuste e a massa, somada de 1,25 Volts..

Como a tensão de saída varia diretamente com a variação do valor do potenciômetro esse serve para ajuste da tensão final..

Se por exemplo colocares o potenciômetro no exato valor de 1k a tensão de saída será de 0,003787878 x 1000  + 1,25 = 5,0378 Volts.

Se colocares todo o valor de 4700 ohms será 1,25V + 0,003787878A x 4700Ohms = 19,05 Volts..

Então o processo de ajuste da tensão consiste na variação do valor ohmico desse potenciômetro..

Para fazer com que esse valor varie de modo abrupto ou lento basta dividir o mesmo em diversos outros.

Se nessa série tiver um potenciômetro de 100 Ohms a variação total da tensão de saída, em se variando 270 graus de giro desse potenciômetro, vai perfazer somente 100 Ohms x 0,0037878 = 378 mili Volts..

Usar aquele voltímetro/amperímetro vai depender se consegues alimentar o mesmo de acordo como o fabricante sugere..

O desafio de se colocar medidores é a fiação comum a ambos..

O amperímetro deve ser capaz de medir toda a corrente e não deixar com que a tensão desenvolvida sobre seu shunt fique dentro do elo de realimentação do sensor de tensão do CI..

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde! Minha fonte "by Faller" está pronta. No anexo tem uma foto externa da mesma. Para o senhor escolher a tensão de 10,40V para testar com 10A, utilizou a teoria de máxima transferência de potencia? Os números da minha fonte nem de longe ficam tão estáveis quanto os da sua. Os valores parecem não abonar a minha. Ela foi montada a partir de uma fonte de 13,8V de 5A, da qual aproveitei apenas o transformador, o gabinete e os bornes. Achei esta fonte jogada num lixo, e funcionou quando liguei.

20160529_161229.jpg

• Membro VIP
Postado

Eu escolhi a tensão olhando o Amperímetro e ajustando a tensão até que esse Amperímetro mostrou a corrente de 10A na carga que eu estava oferecendo (uma associação de resistores de potência)

Isso aconteceu com a tensão de 10,40 Volts. Ato contínuo desliguei a saída e o voltímetro registrou 10,42 Volts, mostrando que a fonte segurou a tensão com uma diferença de somente 10,40 para 10,42 com a variação de corrente de zero a 10 Amperes, o que é ótimo e esperado para a fonte com esse CI.. Somente 20 mili Volts desde zero a corrente máxima...

Se ficar diferente, muito diferente disso dai é porque a montagem ficou mal feita, com fios compridos, finos demais, ou está entrando em proteção...

Postado

Nos anexos, tem uma foto de como encontrei a fonte e algumas anotações com os números dos meus testes. O fui que usei foi de 1,5mm, e pelas dimensões do gabinete que é de 20cmx17,5cmx8cm não podem ser muito longos. A temperatura no dissipador ultrapassa em poucos minutos 70ºC. Trabalhei muito para deixar os fios os mais curtos possível e só usei uma barra de conector tipo Sindal.

20160427_124914.jpg

20160514_094906.jpg

20160514_094951.jpg

Algumas fotos da montagem no anexo

20160522_122325.jpg

20160527_033750_HDR.jpg

20160527_033816_HDR.jpg

20160527_043214.jpg

Postado

Bom dia! Desculpe incomodar com minhas dúvidas. Devo trocar o fio por outros de 2,5mm, refazendo as soldas? Poderia o CI ou um dos TIP147 estar com problemas? Sou muito ruim com soldas, solda mal feita comprometeria tanto a regulagem?

Outra coisa que percebi, foi que passados algum tempo(mais de 15mim, vou registrar para compartilhar) a tensão começa a subir(mantendo a medida de corrente) chegando a ficar com valores superiores entre 10,04 a 10,8 da tensão de ajuste inicial(10V).

• Membro VIP
Postado

Nada como uma tabela tensão x corrente, nos mostrando o comportamento de sua fonte, que até agora só está mesmo em sua cabeça..

Aquele monte de papeis cheio de rabiscos sem dizer o que cada um representa não consegue nos dizer nada. Não dá de ajudar se não mostrares o desempenho da fonte.

Deves organizar uma tabela que tenha:

Vcap entrada = tensão sobre o capacitor da fonte, logo depois dos diodos retificadores

Vin = Tensão na entrada do CI

Vout = Tensão na saída do CI

Vadj = Tensão no pino de ajuste do CI

Iout = Corrente de saída

Exercitar essa tabela mostrando uma corrente pequena = 100 mA, em outra linha 1A, e mais algumas linhas até a corrente máxima da fonte..

Terminada a tabela tu mesmo, olhando essa tabela, serás capaz de diagnosticar qualquer problema..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!