Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inversor Grid Tie (jogando para a rede?)


penadinho

Posts recomendados

Bem, os grid tie chineses não podem ser usados aqui oficialmente e os grid aceitos custam no minimo 6000 reais.

Um projeto para economizar uns 60% custa por volta de 30 mil se feito com projeto e etc, para se enquadrar no processo de vender energia e no final de 2 anos com tudo aprovado tem de desembolsar mais 700,00 para o relogio digital.

Em suma, não compensa fazer o processo de geração de energia oficialmente. Off grid tem um custo de uma bateria 1000 reais, que toma espaço e precisa manutenção alem de não ser apenas uma.

Tenho 4 placas com on grid tie + aquecimento de agua(não uso chuveiro a 3 anos) + um aquecedor a gas que entra apenas quando a agua esta abaixo de 45 C. Projeto solar de geração de eletricidade tem retorno a longo prazo e não compensa os custos. Faça para economizar uns 50 reais na conta só para aprender e se quiser economizar por volta de 50% coloque aquecimento de agua solar, esse compensa e lampadas de led de 16 watts em casa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, jaioon disse:

Bem, os grid tie chineses não podem ser usados aqui oficialmente e os grid aceitos custam no minimo 6000 reais.

Um projeto para economizar uns 60% custa por volta de 30 mil se feito com projeto e etc, para se enquadrar no processo de vender energia e no final de 2 anos com tudo aprovado tem de desembolsar mais 700,00 para o relogio digital.

Em suma, não compensa fazer o processo de geração de energia oficialmente. Off grid tem um custo de uma bateria 1000 reais, que toma espaço e precisa manutenção alem de não ser apenas uma.

Tenho 4 placas com on grid tie + aquecimento de agua(não uso chuveiro a 3 anos) + um aquecedor a gas que entra apenas quando a agua esta abaixo de 45 C. Projeto solar de geração de eletricidade tem retorno a longo prazo e não compensa os custos. Faça para economizar uns 50 reais na conta só para aprender e se quiser economizar por volta de 50% coloque aquecimento de agua solar, esse compensa e lampadas de led de 16 watts em casa.

 

 

Há controvérsias!

 

Um engenheiro da concessionárias de distribuição de energia, amigo do meu cliente, disse que este inversor grid-tie chinês poderia ser homologado.

 

O engenheiro pediu um salario minimo para homologar a aprovar o sistema.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2016 às 05:26, jaioon disse:

Bem, os grid tie chineses não podem ser usados aqui oficialmente e os grid aceitos custam no minimo 6000 reais.

Um projeto para economizar uns 60% custa por volta de 30 mil se feito com projeto e etc, para se enquadrar no processo de vender energia e no final de 2 anos com tudo aprovado tem de desembolsar mais 700,00 para o relogio digital.

Em suma, não compensa fazer o processo de geração de energia oficialmente. Off grid tem um custo de uma bateria 1000 reais, que toma espaço e precisa manutenção alem de não ser apenas uma.

Tenho 4 placas com on grid tie + aquecimento de agua(não uso chuveiro a 3 anos) + um aquecedor a gas que entra apenas quando a agua esta abaixo de 45 C. Projeto solar de geração de eletricidade tem retorno a longo prazo e não compensa os custos. Faça para economizar uns 50 reais na conta só para aprender e se quiser economizar por volta de 50% coloque aquecimento de agua solar, esse compensa e lampadas de led de 16 watts em casa.

 

 

Bem, não vou entrar em polemicas, mas tentei me legalizar para comprar todo equipamento que precisava e economizar uns 70%. Acontece que liguei para varias empresas e o menor custo foi de 28.000,00 + algum inconveniente de percurso.Segundo informações o "inconveniente de percurso" é que com duas casas parecidas os técnicos que aprovam tem opiniões diferentes e etc.. . Equipamentos tem de estar homologados e com possibilidade quase 0 de homologar alguma outra marca.

Enfim, pode dar ou ter dado certo para outras pessoas, mas o que consegui ver foi muita burocracia e preços absurdos.

Hoje tenho 600 litros de agua quente e injeto uma quantidade infima na rede de duas placas de 140 e duas  de 160 com um Grid Tie de 1000 watts genuinamente Chines. Com o minimo rendimento da poupança vale mais a pena colocar 30.000,00 e pagar as contas de luz, obviamente melhorando a economia em outros quesitos.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Buenas,

 

A verdade é que eu chutei o balde faz tempo, apesar de sempre querer, uma vez ou outra, iniciar outro projeto de energia solar, mas não tem jeito, o resumo tá no que é dito nestes artigos do Rodrigo Constantino: O Inferno Burocrático

O sádico e ideológico governo brasileiro tortura o empreendedor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 02/09/2016 às 11:07, williamgp526 disse:

@visitante-10 Ressuscitando o tópico, comprando um inversor chinês como você diz e os painéis prontos.

Como você consegue reduzir tanto o seu consumo com 4 placa de 140w? 

 

4 vezes 140W dá no total 560 watts.

Se consideramos que temos umas 6 horas de sol intenso, teremos 560 vezes 6, o que dá 3360W por dia.

Se multiplicarmos isso por um mês, 30 dias, dará 100800W. 

 

Só que os inversores pequenos, ainda mais estes chineses baratos, dão só uns 70% de rendimento. 

Então tire aí destes 100800W uns 30%.

Restará apenas 70560 watts. 

 

Dá para economizar uns 70Kw mês se fizer pelo menos 6 horas de sol todos os dias. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caso alguém tenha interesse nesses projetos, está disponível no mercado um inversor 100% brasileiro e homologado pelo INMETRO, e o melhor com valor atraente.

 

Segue link site: https://solarmaringa.com.br/p/Pw90/inversor-ecosolys-ecos-1000-monofsico-220v

 

Link do manual: http://www.ecosolys.com.br/assets/manual_v1.2.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana este seu. Supostamente eficiente, blá blá blá mas caro. Este chinês mesmo um pouco menos eficiente me (me) atrai mais mesmo pagando o dobro com impostos. Desconsidero também este papo 1/2 gay de ter que ter autorização pra concessionária, trocar o relógio de luz, inmetro, nhenhenhén´s e afins. Argumentos que meu bolso não aceita.

 

Em tempo: recebi uma propaganda no spam de um painel solar relativamente barato. Quero registrar a queda de preço deste setor: há muitos (e muitos) anos comprei um de 40W por 700, poucos anos depois um de 100W por 600. Este agora 150W 490,00. Comprar ou esperar cair+ o preço: eis a questão

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
12 horas atrás, MOZART MACHADO disse:

Pessoal já estou fabricando o meu grid tie

 

 

O problema é que sem homologação não serve de nada.

Pois nem os antigos contatores analógicos abatem a energia gasta pela gerada.

Quanto mais os digitais. 

 

Dizem que os digitais são ainda piores. Os analógicos apenas não subtraem o consumo, pois seus mecanismos internos impedem dessa subtração ocorrer. Mas os digitais eles continuam cotando. 

Os digitais contam a energia vendida como se fosse a energia consumida. 

 

O certo é ter um sistema homologado, onde as empresas de energia instalam um medidor que contabiliza os dois sentidos:

Energia vendida e energia gasta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... mas o zé, ops, quero dizer, o cliente da empresa de energia não pode instalar um sistema tipo "nobreak" e alimentar parte da casa? Tipo lâmpadas e alguns equipamentos... sem devolver de volta para a rede energia da região (usando contactor).

 

Apesar de não fazer o relógio voltar ele vai economizar não pagando pelo consumo de alguns aparelhos ligados nessa rede extra. Tipo aqueles projetos de "poste ecológico" que carrega uma bateria e usar durante a noite a energia.

 

Pagar essa facada para ser "oficial" e ganhar um relógio especial está bem difícil de ver retorno em curto prazo... bota mais de 10 anos nas costas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que um sistema sem bateria (tie grid) sai muito mais barato e tem uma vida útil muito maior que um off grid (a bateria custa caro e deve durar uns 5 anos no máximo com muita voa vontade, um tie grid dura 15 ou 20 anos sem dor de cabeça). Mas acho que nada impede que se monte um tie grid certificado bem menor e mais barato, e depois se amplie (com painéis solares e inversores tie grid chineses comprados pelo ebay ou aliexpess) sem dizer nada a empresa de energia, o relógio vai medir do mesmo jeito e no final você acaba usando o que quiser sem pedir permissão a concessionária de energia. (não sei se a empresa de energia não vai estranhar o aumento da energia devolvida a rede elétrica e não vai fazer outra vistoria, eu não sou dá área e pode ser que eu esteja equivocado).

 

Um dia destes eu vi pela internet numa destas empresas que instalam painéis solares (sistema tie grid certificados) e pela lista dos equipamentos (com os seus preços) fui pesquisar na internet e encontrei os mesmo equipamentos por um valor muito menor que a metade do preço, o que significa que se eu comprasse tudo pagando todos os impostos ainda iria ficar muito mais barato. Eu já pesquiso isto há um bom tempo e até comecei a conhecer um pouco destes sistemas, eu tenho grande interesse em montar um sistema destes, meu problema é ter local para instalar por morar em apartamento. Mas para quem tem casa de praia já é possível, usando a energia produzida na casa de praia para abater o consumo noutro lugar (isto é permitido se for na mesma concessionária de energia).

 

Links de empresas instaladoras:

http://www.energiapropria.com.br/kits.php (no sul do Brasil)

http://www.brasilsolair.com.br/ (na Bahia)

http://portaldaenergia.com/renova-green/ (esta aluga sistemas de energia solar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!