Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Ah tá! só o dobro do meu... :lol

Como dito antes: "Linda e louca" a saberbug né? TItan@SLI@16x/16x deve ser show!

Cara, esse server era o que eu ia montar no escritório, sem o RAID, um SSD no lugar.

A BTSR é SATA III mesmo ou é a BTLR? vídeo integrado? o 1230, v1 ou v2? e não tem IGP né?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá! só o dobro do meu... :lol

Como dito antes: "Linda e louca" a saberbug né? TItan@SLI@16x/16x deve ser show!

Cara, esse server era o que eu ia montar no escritório, sem o RAID, um SSD no lugar.

A BTSR é SATA III mesmo ou é a BTLR? vídeo integrado? o 1230, v1 ou v2? e não tem IGP né?

.

bom... quanto à versão do SATA, não tenho muita certeza, mas pelo site da Intel a minha é 6 portas SATA II 3Gb/s...

a placa-mãe tem vídeo integrado, um Cirrus Logic S3 se não me engano, e o processador que estou usando é o E3 1230 "V1" mesmo, Sandy Bridge. o V2 é o da 3ª geração Ivy Bridge. Os processadores Xeon, dessas versões pelo menos, são iguais aos i7 para desktop, apenas com recurso para aceitar memórias ECC ativado e o componente gráfico, IGP, desativado na CPU, mais ainda fisicamente disponível na CPU...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.. fora algumas instruções e detalhes favorecendo dados em detrimento à cálculos. Sim, o 1230V1 bate o 2700K.

Lembro das minhas pesquisas.. uma dessas era SATA III. Não sei se era com ou sem "R".

.

eu ví que eles são fisicamente a mesma coisa, mudando apenas a ativação ou desativação de alguns recursos... como ECC, o IGP, provavelmente algumas instruções...

mas fisicamente são o mesmo processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://support.asus.com.tw/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

Interessante, a Asus lançou a saber versão 2 "compatível" com o windows 8, porém testei os programas na saber versão 1.0 e funcionou de boa, agora lançaram drivers para o windows 8.1, e os drivers são os mesmos, nada a mais para a versão 2, a Asus sacaneou bonito seus clientes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://support.asus.com.tw/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

Interessante, a Asus lançou a saber versão 2 "compatível" com o windows 8, porém testei os programas na saber versão 1.0 e funcionou de boa, agora lançaram drivers para o windows 8.1, e os drivers são os mesmos, nada a mais para a versão 2, a Asus sacaneou bonito seus clientes!!

A 2.0 tem algumas diferenças no painel traseiro, dissipadores e cor, e essa compatibilidade com o Win 8 é aquele tal de QuickBoot memória Flash direto na MB pra agilizar o Boot junto com integração da BIOS UEFI ao Windows, de resto realmente é tudo igual, afinal o chipset (990) é o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

ola gente, minha sabertooth apresentou uma falha nas usbs traseiras, ja tinha ouvido falar sobre falhas nas entradas usbs, ja estou usando o pc a uns 3 meses, não tinha ocorrido esse tipo de problema ainda meu teclado e do tipo tecla luminosa, quando estou usando ele apaga e acende do nada e o mouse falha as vezes também, mais e muito raro acontecer alguem ja teve esse problema? todos os drivers então instalados direitinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Buenas a todos, vi o tópico e resolvi postar minha experiência com a Sabertooth. Tenho ela já a dois anos, e nunca apresentou problemas. Tinha até 2 meses atrás crossfire de duas ATI HD 5770 @ 900MHz com uma fonte Corsair CX600. Sempre rodou liso, nunca havia dado tela azul, reset ou outro erro aparente. Comprei um kit mouse + teclado da Razer, com LED's bonitinhos e muito bons. Tudo funcionando perfeito, até que resolvi fazer um UP na VGA... Comprei uma AMD HD 7950 @ 925MHz, que a partir daí veio a dor de cabeça. O PC começou a reiniciar do nada, após o reset ora não reconhecia o mouse, ora não reconhecia o teclado. Ao assistir vídeos, reset, ao usar o photoshop com imagens de alta resolução, reset, jogos nem se fala.

Depois de sofrer muito, testar os componentes em separado, um por um, atualizar a bios para a 1604, cheguei no último item, a fonte... Claro que ela mandava bem nas duas 5770, mas na 7950 ela deixou a desejar. Verifiquei a linha +12V (com um testador de fontes) e ela entregava 11,33V até 40°C acima dos 40/45ºC ela baixava para 11,05/10,78V, chegou a dar um pico de baixa com 10,55V.

Chutei alto e substitui pela GS700, e por enquanto ela ta suprindo bem (12,15V até 40ºC e 12,07V acima de 40/45ºC) e acabaram os resets. No início culpei a Sabertooth pelos relatos dos erros que vi pela rede e por saber de alguns bugs que ocorrem nela.

Agora, o que tem a ver a linha +12V com os USB's ao ponto de não reconher o mouse ou teclado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo, nobre! Realmente, os problemas mais sérios costumam/costumavam ser atribuídos a 'Saberbug'. No final, a maioria foi problema de fonte e, à Saber, só são atribuídos os bugs do UEFI, controle de fans e apps. Alguns resolvidos com as atualizações de BIOS. Apps até hoje dão crash, hora ou outra...

Mas, é uma placa de respeito! Pena a sacanagem da Asus que lançou 2 versões 'mais ricas' em menos de 1 ano.

A questão da fonte... minha HX650W também tem 12V+ abaixo do esperado - ~11,5-11,7v - e isso agora passou a me preocupar, diante de sua experiência. Mas, ainda tenho 4 anos de garantia (tenho-a à 3 anos).

Você checou apenas a linha de 12V? E como fez pra checar, hardware ou software???

A linha de 5V que abastece as USB's pode ter problemas. No entanto, os discos apresentariam problema também - eles utilizam 12V/5V. Então, minha dúvida é se a USB recebe 12V também, haja vista, a placa tem o recurso AI Charge Asus - mais detalhes no manual ou site.

Agradecemos por enriquecer o tópico com essas informações se experiência. Cada vez fica mais claro que a placa é excelente, apesar de umas 'frescurinhas'.

.

(útil? qualifica!)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai_Brahma sacanagem mesmo da ASUS as 2 novas versões que laçaram, queria arrancar o resto dos meus cabelos quando vi eles. Porém to feliz com a minha... :cool: por enquanto kkkkkk.

Fique atento a sua fonte, quando fazer algum UP de VGA pois pode apresentar algum erro, como o que eu tive.

Cara, usei um multímetro digital da Minipa para aferir esses valores de tensão e um termômetro digital para as temperaturas. Todas as outras linhas estão regulares, na fonte velha (CX600) exceto a 12V. No caso da nova, todos estão excelentes e dentro do padrão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Sabertooh FX990 apresenta duas vezes o modelo da placa mãe.

ela sempre foi assim, abaixo o video:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=XBIQupRoRck]MOV 0020 - YouTube[/ame]

Se alguém já viu esse tipo de coisa, ou sabe se tem como resolver... Fico grato!

Obs: Bios atualizada na ultima versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. com Win7, aqui é comum aparecer o 'post' 2 vezes (uma das 'frescurinhas' da Saberbug):

Post -> RAID (no meu caso) -> Post -> Win (eu desabilito o 'mostrar logo' no setup).

Como o Win8 tem recurso de 'abertura rápida' e, certamente, seu 'mostrar logo' está habilitado no setup, pode ser estes o motivo.

'Mostrar logo', quando você opta por habilitar, você pode escolher uma imagem para a abertura. Se não informar, exibe o padrão 'UEFI'.

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Sabertooh FX990 apresenta duas vezes o modelo da placa mãe.

ela sempre foi assim, abaixo o video:

MOV 0020 - YouTube

Se alguém já viu esse tipo de coisa, ou sabe se tem como resolver... Fico grato!

Obs: Bios atualizada na ultima versão.

Na Saber V1 aqui, nessa "piscada" preta aparece o carregamento do controlador SATA II (eSatas e as duas portas Sata II da placa mãe), sempre achei normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvi fazer um Over Razoavel no meu FX 8150. Setei o bichinho com os 8 cores a 4.9Ghz para uso diarios, com um H80 custom que mantinha as temps em no maaax 68º

Ficou 2 semanas funcionando assim, derempente me surge um aviso das VRM em 85º e depois desse dia começou a travar o windows. beleza ficou uns 4 dias com trvamentos no windows pensei que era o over e abaixei pra stock mas continuou. Depois desliguei e fui deitar no outro dia fui ligar para olhar a bios a amquina trava e tenho que reniciar. Agora nao se se ferrou a mobo ou o processado. Se ferrou mobo vou logo pra um Intel 3960X. Fica aceza as vezes o LED+CPU e as vezes nem liga. aaaaaaaa sim torrou o conector do EPS12V derreteu. nao sei se vou o over que demandou muito e o conector nao aguentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi fazer um Over Razoavel no meu FX 8150. Setei o bichinho com os 8 cores a 4.9Ghz para uso diarios, com um H80 custom que mantinha as temps em no maaax 68º

Ficou 2 semanas funcionando assim, derempente me surge um aviso das VRM em 85º e depois desse dia começou a travar o windows. beleza ficou uns 4 dias com trvamentos no windows pensei que era o over e abaixei pra stock mas continuou. Depois desliguei e fui deitar no outro dia fui ligar para olhar a bios a amquina trava e tenho que reniciar. Agora nao se se ferrou a mobo ou o processado. Se ferrou mobo vou logo pra um Intel 3960X. Fica aceza as vezes o LED+CPU e as vezes nem liga. aaaaaaaa sim torrou o conector do EPS12V derreteu. nao sei se vou o over que demandou muito e o conector nao aguentou.

Problema na fonte, e não na MB cara, over junto com o SLI e todos os periféricos ajudaram (lembrando que cada PCI-E fornece 75W pra VGA, além da alimentação adicional), tive isso lá na época da A7V600-X =/ mais era uma fonte genérica, queimo o ATX da MB inteiro =/. Não exatamente pode ter sido a fonte que não aguentou, mais até um bom e velho "osmar" (mau contato) do conector EPS, e o aumento da corrente que ali passa, gerando essa temperatura que derreteu o conector, nessa mesma fonte que tenho tive no conector ATX ,a MB anterior e nessa, foi só olhar e ver que os "pinos" do conector estavam "abertos" de mais (fazendo o PC desligar sozinho as vezes, ou nem ligar depois de abrir o PC), um alicate de bico pequeno resolveu meu problema.

No seu caso, se tiver paciência e as manhas, nada que um ferro de solda, estanho (talvez um outro conector EPS de uma MB antiga) e paciência não resolvam, ou procure alguém confiável que manje de eletrônica, que é fácil resolver ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema na fonte, e não na MB cara, over junto com o SLI e todos os periféricos ajudaram (lembrando que cada PCI-E fornece 75W pra VGA, além da alimentação adicional), tive isso lá na época da A7V600-X =/ mais era uma fonte genérica, queimo o ATX da MB inteiro =/. Não exatamente pode ter sido a fonte que não aguentou, mais até um bom e velho "osmar" (mau contato) do conector EPS, e o aumento da corrente que ali passa, gerando essa temperatura que derreteu o conector, nessa mesma fonte que tenho tive no conector ATX ,a MB anterior e nessa, foi só olhar e ver que os "pinos" do conector estavam "abertos" de mais (fazendo o PC desligar sozinho as vezes, ou nem ligar depois de abrir o PC), um alicate de bico pequeno resolveu meu problema.

No seu caso, se tiver paciência e as manhas, nada que um ferro de solda, estanho (talvez um outro conector EPS de uma MB antiga) e paciência não resolvam, ou procure alguém confiável que manje de eletrônica, que é fácil resolver ^^

No caso já troquei o conector mas continua desligando. Manjo em eletronica nao sei se foi um dos transistores da VRM pro saco. MAs queria arumar pra pelo menos deixar gerando Bitcoins kkkkkkkk. MAs afinal será que nao degradou a CPu com o over? Teve um tempo que usei o coitado do FX 8150 @ 5.2Ghz dae sim batia os 71 72º kkkkkk. Vou ver se cato nemq eu seja um Athlon II X2 pra fazer esse teste. o Conector ja troquei tinha um AS Rock velha aqui.

Esqueci de Citar minha fonte era um XFX PRO 650W Core Edition. Meio estranho ter dado problema nela O_o. Até porque estou com um Core2Quad Q6600 @ 3.6GHz e ta de boa até agora O_o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois, volta aqui pra dizer se deu certo.

.

Boa noite amigo, você ainda usa a Asus SABERTOOTH ?

Eu estou tendo um problema com ela, fica dizendo que a PCI esta Centigrade 31, USB Centigrade 93 mais aparente mente em outros programas esta normal, sabe o que pode ser ?

Tipo, parece que os sensores ficaram loucos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super, como disse lá, é bug.

O aap da Asus é bugado. Essa é uma das zicas, só não sei se é só na Saber ou acontece nas outras.

Aqui é a mesma coisa se o AI Suite tiver rodando - principalmente Thermal Radar - vejo bug com AIDA e HWM. Temperaturas loucas, rotação de fans que somem, zeram ou com valores absurdos. Não vi bug com CoreTemp e SpeedFan (sob observação).

Os mais comuns: VRM e DRAM bater 112/130ªC, fan4 ir à 100% ou 'desaparecer', rpm 10/12K...

Outra coisa chata: app gera crash em jogos ou F@H. Achava que era o over, mas, parece que os dois - over e app - não se 'entendem' bem.

É isso aí. Pode ficar tranquilo.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super, como disse lá, é bug.

O aap da Asus é bugado. Essa é uma das zicas, só não sei se é só na Saber ou acontece nas outras.

Aqui é a mesma coisa se o AI Suite tiver rodando - principalmente Thermal Radar - vejo bug com AIDA e HWM. Temperaturas loucas, rotação de fans que somem, zeram ou com valores absurdos. Não vi bug com CoreTemp e SpeedFan (sob observação).

Os mais comuns: VRM e DRAM bater 112/130ªC, fan4 ir à 100% ou 'desaparecer', rpm 10/12K...

Outra coisa chata: app gera crash em jogos ou F@H. Achava que era o over, mas, parece que os dois - over e app - não se 'entendem' bem.

É isso aí. Pode ficar tranquilo.

.

Valeu mesmo Dalai, eu imaginei porque esta tudo normal, é esse Ai Suit que é maluco mesmo, ou os sensores, seila.

Mais valeu a dica.

Ai, conhece alguem com processador FX que use SLI ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!