Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Não é assim que a banda toca por aqui...  :mellow:  Quanto tá uma?! tô fora!

Pensando em vender o combo e ficar com 2700K + Z77 Ext4 que tá chegando... ainda faço grana.

Mas, dá pena se desfazer desse combo.. gold... [email protected] (+LLC = 1,38V).. só tô me segurando porque pode pintar um SLI GTX760. E a Saber é uma das poucas 16x-16x ..  B)

Vamos ver...

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Dalai_Brahmaa, estava em outro post sobre o h 100i da corsair, resolvi o problema de temperatura graças ao Cabelo75 e a você, mas agora não consigo resolver um problema de tensão no processador, tenho uma sabertooth z77 e um intel core i7 2600, ja fiz o procedimento que o cabelo me falou, baixar o offset -0.005 ou 0.010 ou 0.015, mas mesmo assim a tensão não muda, e está esquentando o processador, não muito, mas esta ficando na média de 75°, tanto de dia como a noite, usando o aida64, com o pc em repouso fica cravado em 0.966v, e usando o aida fica em 1.331v, muito alto isso, jogando fica em 1.286v, sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigos, uma boa noite.

Desnecessário dizer que sou novato por aqui, mas me cadastrei no fórum porque não vi alternativa para um problema que estou enfrentando com sistema montado em uma Sabertooth 990FX. Abaixo deixo a configuração do meu sistema.

 

Sabertooth 990FX
AMD FX Bulldozer 6100
2x Corsair Vengeance 8GB

Seagate 1TB

Western 500GB

Nividia Geforce GT 610

3x Cooler Master Sickleflow (coolers de gabinete ligados aos terminais da própria Sabertooth)

 

Faz meses que estou com a máquina parada por conta de um erro que não consigo reparar de maneira alguma. O sistema não dá boot. O "CPU_LED" permanece aceso na placa mãe, acusando, naturalmente, que a culpa do erro é do processador. Às vezes, depois de um tempo, conseguia ligar a máquina e tê-la dando boot normalmente, funcionando por um tempo, porém, depois de alguns minutos o problema voltava. Li aqui no fórum que o erro pode se dever a uma BIOS desatualizada, porém não consigo sequer utilizar a função "BIOS Flasback" da placa nas atuais condições.

 

Consultando alguns amigos, eles me disseram que uma das coisas que pode estar provocando o erro é a rede elétrica da casa, que em sua instabilidade pode estar "deixando o sistema maluco". Faz algum sentido, se considerarmos que a fiação é muito, mas MUITO antiga mesmo. Porém, consultando o fórum e alguns outros lugares, notei que erros similares eram apresentados na Sabertooth 990FX por conta da BIOS da placa não reconhecer a CPU com suas configurações de fábrica. Mas, como já falei acima, não consigo sequer utilizar a função que atualiza a BIOS para a última versão, que baixei e coloquei em um flashdrive, como o manual da placa especifica. Não consigo sequer bootar no presente momento. Por favor, socorro! Não sei o que faço! Quaisquer dúvidas em relação ao problema, não exitem em me contatar. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Munoz, calma!

Primeiro: sua Saberbug é de qual versão? R1.0, R2.0 ou Gen3 ? Comprada quando?

Segundo: nunca atualizou o BIOS? Se não, tudo indica que está com o mais antigo, que não estava pronto para os FX's - só a partir do 8 ou 9 (só voltado no tópico pra saber).

Terceiro: você tinha que CPU antes? Você vai precisar de um processador AM2+/AM3 para 'dar a partida' e atualizar o BIOS, já que não consegues pela ferramenta da placa. Leve numa assistÊncia, se não se sentir apto, para realizar isso. Eu nem cobraria.. é só o cara colocar um CPU, ligar e 'flashear' o BIOS recente.

 

Vou nem comentar o restante... apesar que desligamento inesperado pode causar muitas coisa, algumas inimagináveis.. mas, não é o caso.

 

Sucesso!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Munoz, calma!

Primeiro: sua Saberbug é de qual versão? R1.0, R2.0 ou Gen3 ? Comprada quando?

Segundo: nunca atualizou o BIOS? Se não, tudo indica que está com o mais antigo, que não estava pronto para os FX's - só a partir do 8 ou 9 (só voltado no tópico pra saber).

Terceiro: você tinha que CPU antes? Você vai precisar de um processador AM2+/AM3 para 'dar a partida' e atualizar o BIOS, já que não consegues pela ferramenta da placa. Leve numa assistÊncia, se não se sentir apto, para realizar isso. Eu nem cobraria.. é só o cara colocar um CPU, ligar e 'flashear' o BIOS recente.

 

Vou nem comentar o restante... apesar que desligamento inesperado pode causar muitas coisa, algumas inimagináveis.. mas, não é o caso.

 

Sucesso!

.

@Dalai_BrahmaSaberbug doeu, hein? XD

 

A minha, ahn, Saberbug é a R2.0. Foi comprada em junho de 2013.

Não, nunca atualizei a BIOS. Esse é o primeiro sistema que monto com minhas próprias mãos. Marinheiro de primeira viagem...

Eu não tinha outra CPU, montei o bicho do zero. Achei estranho a máquina funcionar bem por uns dois meses e depois simplesmente enlouquecer. Bem, posso conseguir alguém mais experiente para tentar resolver o problema com uma CPU AM2+/AM3 e atualizar a BIOS.

Agradeço grandemente pela ajuda. Darei meu feedback assim que conseguir fazer o procedimento sugerido. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera! Mas, ela funcionou 2 meses com esse processador?? 6100 ou outro?

Amizade, não precisa ser um 'expert' - que pode te cobrar os 'zóios' - pra fazer isso. Basta conseguir um AM2+/AM3 (Athlon / sempron / Phenon I-II), ligar e atualizar.

Mas, fala mais ai de como funcionava, com o quê, se teve desligamento inesperado, atualização bisonha da MS, manutenção/limpeza, falta de cuidado na instalação.. já tudo isso phoder as coisas...

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma Funcionou por aproximadamente esse tempo, com o Bulldozer 6100, mesmo. Aconteceu que de repente a tela ficou preta (não lembro mais o que estava fazendo, talvez jogando o DMC4, não que eu seja necessariamente um gamer), e depois disso ele nem sequer desligava deixando o on/off pressionado, nem tampouco resetava. Lembrando que o CPU_LED acende toda vez que isso acontece (de vez em quando o sistema até bipa e "arranca", mas depois de alguns minutos ou segundos volta a apresentar o problema, não dando tempo para fazer a atualização da BIOS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu refaria toda a instalação. Vai que você encontra algo errado. E pode ser algo quase improvável, que acabamos por descartar sem testar, só pela crença.

1) cpu esquentando - cooler não gira, falta de pasta térmica, mau contato, sujeira nos pinos/soquete. Acredite!

2) fonte e cabos - deficiência, mau contato, fio rompido.

3) atualizações MS - acredite! perdi a BIOS de uma placa após reinício decorrente disso.

Mas, CPU_LED acesso já restringe as possibilidades. Por isso, outro processador, até mesmo FX, será importante para o teste.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola, tenho uma placa sabertooth 990FX r2.0 e estou tento problemas de travamento. A bios já está atualizada, é a mais recente do site da asus.

 

Quando eu a ligo, e vou para o setup, ela as vezes trava de imediato, mas quando consigo fazer as alterações ela simplesmente não salva.

 

Não sei se pode ser problema de compatibilidade no mouse ou teclado ou da memoria (corsair vengeance pro 16gb, 2400 MHz), Ela é reconhecida como 1333 (Current Memory Frequency) depois que coloco em D.O.C.P ela aparece em DRAM O.C. Profile onde a seleciono e configuro para 2400 em (Memory Frequency) também, ai funciona, mas depois de um tempo volta a travar. O outro detalhe o inicio cod. da minha memoria é CMY e no manual todas as memorias compativeis são CMZ,CML,CMP isso pode ter alguma coisa haver?

 

Já li os tópicos anterios e já fiz tudo que foi recomendado a respeito da limpeza dos slots, reset de bios, etc.

 

sabertooth 990 fx r2.0

memoria: corsair vengeance pro 16gb, 2400 MHz

processador: FX8210

evga geforce GTX760

 

*Todos os componentes são novos

 

alguem poderia me ajudar a solucionar esse problema? Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, tenho uma placa sabertooth 990FX r2.0 e estou tento problemas de travamento. A bios já está atualizada, é a mais recente do site da asus.

 

Quando eu a ligo, e vou para o setup, ela as vezes trava de imediato, mas quando consigo fazer as alterações ela simplesmente não salva.

 

Não sei se pode ser problema de compatibilidade no mouse ou teclado ou da memoria (corsair vengeance pro 16gb, 2400 MHz), Ela é reconhecida como 1333 (Current Memory Frequency) depois que coloco em D.O.C.P ela aparece em DRAM O.C. Profile onde a seleciono e configuro para 2400 em (Memory Frequency) também, ai funciona, mas depois de um tempo volta a travar. O outro detalhe o inicio cod. da minha memoria é CMY e no manual todas as memorias compativeis são CMZ,CML,CMP isso pode ter alguma coisa haver?

 

Já li os tópicos anterios e já fiz tudo que foi recomendado a respeito da limpeza dos slots, reset de bios, etc.

 

sabertooth 990 fx r2.0

memoria: corsair vengeance pro 16gb, 2400 MHz

processador: FX8210

evga geforce GTX760

 

*Todos os componentes são novos

 

alguem poderia me ajudar a solucionar esse problema? Desde já agradeço.

 

Cara, quando você ativa o DOCP, não muda o HTT, NB, e HT junto? Da uma olhada, aqui quando coloco 1866 pelo DOCP ela joga o HTT pra 234, tenho que mudar o Multiplicador (apesar que uso com over) e os multiplicadores do NB e HT também. Da uma olhada na tensão dessa memória também, definir manualmente na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@furtunato, eu não manjo de linux, mas, vou tentar ajudar...

 

1) chegou a instalar o Windows? E funcionava normal?

2) Funcionou normal no Ubuntu em algum momento? É o kernel mais recente?

3) atualizou o BIOS?

4) USB 3.0 nas Saber costuma ter 'frescuras'... de não reconhecer alguns dispositivos (joysticks por exemplo) e atualização do BIOS corrigiu alguns.

5) Também, USB 3.0 tem umas opções de configuração no setup. Já tentou alterá-las? Leia o manual.

 

Sucesso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim assim que instalei o sistema, as usb 3.0 estavão normal, ai depois de um tempo parou de funcionar, o  kernel e o padrão do sistema 3.13
a bios da placa mãe e a ultima versão, no windows tava funcionando normal, so que no momento estou sem windows vou instalar pra ver como tá.

vou tentar configurar no setup pra ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, to chegando no forum agora e gostaria de perguntar se alguém sabe como resolver um problema de conexão entre um adaptador wifi TP-LINK PCI Adapter (300Mbps Wireless N) e a minha placa sabertooth 990fx R2.0. Eu uso um roteador D-LINK tb de 300Mbps e wireless N. O q acontece é q mesmo aparecendo o símbolo no w8.1 de q o sinal da conexão está ótimo na prática nada funciona, nenhuma página da internet carrega e é como se estivesse desconectado. Isso é algum bug da placa? O fabricante diz q o W8 reconhece automaticamente o adaptador, mas será q eu devo procurar algum drive na net?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!