Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook para designer gráfico


pamellass

Posts recomendados

Olá, boa noite!

Excerço a profissão de designer gráfica freelancer, trabalho com programas como Photoshop, Illustrator, After Effects, Soft Image e coisas do gênero...e preciso de um note, de até R$2.500,00 se possível. É possível encontrar um muito bom para isso, durável, ou é melhor gastar mais mesmo?

Gostaria da opinião de quem puder dar:

- indicações de notebooks para esse fim

- Saber se há MUITA diferença entre Intel® Core™ I5 e Intel® Core™ I5 2ª geração

- Saber se há MUITA diferença entre um Sony VAIO (Core™ I5 / placa de vídeo ATI - 512m dedicada), um LG (Core™ I5 2ª geração / placa de vídeo Geforce - 1G dedicada) e um Dell (Core™ I5 2ª geração / placa de vídeo Integrada Intel HD 3000 Graphics)...

agradeço muito desde já! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pamellass

Já pensou na possibilidade de um Macbook? Estou indicando mais pela alta qualidade da tela. Minha namorada exerce o mesmo tabalho e eu sei o quanto ela reclama da definição de cores dos monitores LCD comuns. A desvantagem é o preço, macbooks são bem caros... este macbook air é mais "comprável", o problema dele é ter tela de apenas 11.6" o que pode ser um incômodo. Um Pro como este de tela 13.3" já aumenta pra 3.234. Embora seja um investimento que faça pensar duas vezes, em termo de qualidade e durabilidade não existe igual no mercado hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pela qualidade da tela, acho que os XPS da Dell tem tela full HD que dizem ser uma das melhores do mercado.

No seu caso,acho que o processador seria mais importante que a placa gráfica, certo? Um XPS com tela full HD, core i5 de 2,3 , HD de 500 7200 rpm e 4gb ddr3 sai por R$2.500,00. E tem a placa grafica da Nvidia de 1gb dedicada. Concordo com o Lotuss que Macbooks são ótimos, principalmente pra quem trabalha com gráficos, mas o preço é bem salgado. Um MacBook Pro dos mais básicos não sai por menos de 3.500,00. Se tiver a grana, é um bom investimento mesmo.

Link da dell: http://configure.la.dell.com/dellstore/print_summary_details_popup.aspx?~lt=print&c=br&cs=brdhs1&fb=1&l=pt&model_id=xps-l502x&oc=bnxps15tf1&s=dhs&vw=icon&leadtime=&showleadtime=False

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm, obrigada Lotus, pela dica! Mas não sei n, não sei q acredito q um MAC seja muito superior a todos os outros...será q esse mac corei5 com 1.6Ghz, com 2G de memoria RAM é melhor do q um sony vaio corei5 2ª geração 2.3Ghz, com 4g de ram??

e Pandorah, eu estaria mais preocupada com o desempenho de rapidez dele, e n de tela, você acha q esse Dell ainda assim seria mais indicado do q os 3 q eu citei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acho ele melhor sim. Até porque o preço dele é maior, tá em promoção.

Na verdade, ele tem uma placa melhor que a do Vaio e que a do Dell, o processador e memória iguais aos do Vaio, e quanto ao LG, eu tenho um pé atrás com essa marca. Nunca tive um, mas eu prefiro confiar em marcas que quem eu conheço usa e recomenda, já que ninguém quer comprar um note pra ter que trocar assim que a assistencia acaba porque deu pau (caso do meu HP).

Se você não se importar com a tela Full HD, pra configurar o XPS sai uns 300 reais mais barato, inclusive você pode usar esse valor pra colocar um processador melhor.

Os Macs são bons pra quem mexe com design, acho que quem trabalha com isso tem uma tara por eles, rs, tem gente que diz que eles fazem mágica mesmo com hardware inferior.Há programas (como o Final Cut) que só existem para o Mac, por exemplo. Eu não acredito muito na mágica, acho que, no seu caso, quanto mais processador e memória (DDR3 de preferência) você puder colocar, melhor. Se todos os programas que você for usar rodarem em Windows, não precisa desembolsar tanto a mais por um Mac.

A placa de vídeo também pode te ajudar um pouco, eu acho, mas o que mais importa é mesmo os itens que eu citei. E use sistema operacional sempre 64, pois sistemas 32 não conseguem usar mais de 4Gb de memória.

Meu amigo que é designer 3d tem no desk dele um i7 de 4 núcleos e 6gb de ram, e roda muito bem tudo que ele precisa. Acredito que com o XPS, ou mesmo o Vaio, se o preço for inferior, vão rodar liso os programas que você precisa :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu, entra nesse link:

http://fastclub.fastshop.com.br/coopericsson

senha: coop

Aí tem Macbook Pro 13" com i5 Sandy Bridge, 4GB, etc. por R$2799!! É o mesmo modelo de 3599 do site da Apple, e em uma loja excelente.

Vá que não é um bom negócio? Bem melhor que torrar grana com Sony...

Os Sony são a mesma coisa dos outros, não faz milagre algum, só na fatura do seu cartão de crédito! ;p

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos como eu disse, a superioridade do Mac não é na configuração, mas na qualidade de construção e no SO. O OSX é realmente muito bom e gerencia o hardware muito bem. Além de ter tela de maior qualidade calibrada de fábrica, estrutura unibody em alumínio, e etc. Um note normal com a mesma config com certeza sai bem mais barato.

Essa história de Macs e design gráfico é mito, ou mais ou menos. Não tem nada que um Mac faça que um PC não faça tão bom quanto ou melhor, mas a questão da tela ainda é verdade.

O f.oliveira achou um Macbook pro por 2800, aí já fica bem mais interessante.

http://fastclub.fastshop.com.br/LANCAMENTOMACBOOK-PRO-APPLE-CORE-I5-4GB-HD-320GB,product,AEMC700BZA,10.aspx

De qualquer modo qualquer note com um processador core i5 segunda geração já resolve o seu problema. A diferença entre as 2 gerações é razoável. E se fosse pra escolher entre os que você postou, escolheria nessa ordem: Vaio, Dell, LG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acho ele melhor sim. Até porque o preço dele é maior, tá em promoção.

Na verdade, ele tem uma placa melhor que a do Vaio e que a do Dell, o processador e memória iguais aos do Vaio, e quanto ao LG, eu tenho um pé atrás com essa marca. Nunca tive um, mas eu prefiro confiar em marcas que quem eu conheço usa e recomenda, já que ninguém quer comprar um note pra ter que trocar assim que a assistencia acaba porque deu pau (caso do meu HP).

Se você não se importar com a tela Full HD, pra configurar o XPS sai uns 300 reais mais barato, inclusive você pode usar esse valor pra colocar um processador melhor.

Os Macs são bons pra quem mexe com design, acho que quem trabalha com isso tem uma tara por eles, rs, tem gente que diz que eles fazem mágica mesmo com hardware inferior.Há programas (como o Final Cut) que só existem para o Mac, por exemplo. Eu não acredito muito na mágica, acho que, no seu caso, quanto mais processador e memória (DDR3 de preferência) você puder colocar, melhor. Se todos os programas que você for usar rodarem em Windows, não precisa desembolsar tanto a mais por um Mac.

A placa de vídeo também pode te ajudar um pouco, eu acho, mas o que mais importa é mesmo os itens que eu citei. E use sistema operacional sempre 64, pois sistemas 32 não conseguem usar mais de 4Gb de memória.

Meu amigo que é designer 3d tem no desk dele um i7 de 4 núcleos e 6gb de ram, e roda muito bem tudo que ele precisa. Acredito que com o XPS, ou mesmo o Vaio, se o preço for inferior, vão rodar liso os programas que você precisa :)

Oi Pandorah!

Então você acha q mais importante do q a marca 'VAIO', seria a placa de vídeo GEforce -1G dedicada?

você disse q eu poderia colocar um processador melhor, desculpa, mas n entendo muito disso, qual processador seria melhor q esse?

Tem marca esse desk do seu amigo? (só curiosidade, pois n sei qual os pcs e notes q os designers por aí escolhem, fora o imac...)

obrigada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pandorah!

Então você acha q mais importante do q a marca 'VAIO', seria a placa de vídeo GEforce -1G dedicada?

você disse q eu poderia colocar um processador melhor, desculpa, mas n entendo muito disso, qual processador seria melhor q esse?

Tem marca esse desk do seu amigo? (só curiosidade, pois n sei qual os pcs e notes q os designers por aí escolhem, fora o imac...)

obrigada! :)

A vdd é que pra designer não precisa de nada de outro mundo!!

O pessoal escolhe Mac porque a produtividade é muito maio, além de ele ter uma qualidade incomparável e muita elegância. Eu trabalho com desenvolvimento, e aqui os designers usam Mac. O Mac OS é muito fera...

Mas, em questão de desempenho você não vai precisar de muito, não!!

Como o lotuss disse, qualquer i5 resolve, e recomendo da segunda geração e com 4GB de RAM. Não conheço tão bem o After Effects... você usa ele com OpenGL 3D? Os outros são bem de boa.

Sobre os Vaio, fora a marca estampada na tampa do seu note, vai ser o mesmo que outras grandes marcas.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendo....mas é q me preocupo pois trato e monto imagens para revestimentos de paredes, então normalmente são imagens bem grandes, arquivos bem pesados....mas imagino q você falou "i5 resolve, e recomendo da segunda geração e com 4GB de RAM" deva resolver....o After Effects é um programa de edição e criação de vídeos e animações, e tb trabalho com o Soft Image que é um programa de criação de animação em 3D....AÍ eles precisam de uma máquina bem boa para renderizar tudo no final, sabe?

Vou dar uma pesquisada ainda com a galera, porque me falaram tanto sobre placa de vídeo e processador, e esse mac q você me indicou tem a Intel HD Graphics 3000 c/ 384MB, q pelo q sei é inferior a Geforce e ATI, não é?? E n é o Core i5 2ª geração.....e o preço é bem maior!! =b

tem um LG com Geforce 1G, e core15 2ªgeração por 2.200 na saraiva....

mas sempre ovi falar q o sony vaio é muito mais durável e é concorrente direto da Apple!

é, acho q preciso ouvir mais opiniões....ainda tenho duvidas! hehe, mas obrigada pela sua, vou considerá-la! ;)

Obrigada LOTUS pela sua opinião tb! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ser bastante sincero, esses chips gráficos não vão te ajudar muito não!!

Elas são projetadas para jogos e ajudam neles. Para renderizar vídeos, até onde sei, usa é do processador. Aí você deveria pensar em pegar um i7-2630QM, que tem preço legal e é f*da! Ou mesmo um de nível semelhante.

Vídeo dedicado para a sua finalidade, tem que ser das séries profissionais (Nvidia Quadro Fx), que vem já otimizados para esses aplicativos, mas é bem mais caro que isso. Eu estou vendo que você vai acabar comprando um vídeo dedicado e rodar só na Intel HD3000. (vide a comutação automática do vídeo.)

Eu vejo alguns vídeos de 1GB de RAM por aí, que estão em vários notebooks desses, que fazem o mesmo trabalho da Intel HD3000 ou pouca coisa superior por um preço mais alto.

Ahhh o Mac!! Ele é sim da 2ª geração (Sandy Bridge), quem te falou que não é?

Os Vaio estão longe de concorrerem com Mac, são plataformas distintas. O que você não está entendendo é que um Mac é pra rodar outro sistema: o Mac OS, não Windows.

O Mac OS é muito mais rápido, tem menos bugs, é mais seguro (baseado no Unix) e é muito mais fácil de mexer que o Windows.

Tem Vaio custando o dobro do preço que notebooks de boas marcas que têm exatamente o mesmo hardware!! E tem muita gente que compra...

Gostaria que você distinguisse isso para não pagar caro na marca apenas.

Tente conversar diretamente com um designer que trabalhe com Mac, só para sanar esse seu lado da dúvida. Já te aviso que quase todos eles são bem fanáticos... huaehuaehae

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a toa né cara. Eu mesmo me seguro para não comprar um faz um tempo já.

Aquela peça de alumínio única é muito massa. Touchpad é de outro mundo também.

O contato que tive foi sempre agradável. Só não adianta eu pegar um porque não posso me desvincular do Windows, nem do Linux por enquanto. Não vou ter tempo pra mexer nos 3 SO's.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca!!! essa eu n imaginava Lotus!!!

vixe, é mais complicado do q eu imaginava.....hahaha....=b

ai gente, um mac eu n posso agora infelizmente....

bom, então eu vou procurar o q tem entre core i5 2ª ger. e core i7 e ver as placas de video dessa lista aí pra ver só se n é tão ruinzinha....hehe, e ver o máx. q consigo! Tb, eu n faço animações graaaandes, são promocionais, tipo, uns 5 minutos....e gostaria de conseguir brincar de produzir musica tb, mas aí é outra historia né, tem q ver a placa de som né?

fora os macs então, e sony vaio, tem alguma outra q se destaque ou aí é tudo igual, tem ver o processador mesmo só, e a placa de video dedicada?

f.oliveira, ninguem me falou q eles n eram da 2ª geração n, eu q tirei minha conclusão pois o selinho q aparecia naquele link q você me passou, estava com o 'solzinho', e n com a linhazinha, sabe?

LOTUS, aquela lista como funciona? Quanto mais alta aquela porcentagem, melhor desempenho a placa tem, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro link, por exemplo, mostra todas as placas de vídeo de notebook que eles tem na database deles, separadas por classes, de 1 a 6. Há uma descrição sucinta do que representa cada classe. Por exemplo, na classe 1:

"Class 1

High End Graphics Cards - These cards offer the best 3D performance in a laptop. They can handle all the latest games at high resolutions and high detail settings. The power consumption of these GPUs is very high, therefore, only big laptops with bad battery life usually offer these cards."

Na classe 6:

"Class 6

Unsuitable for Games - These graphics cards for notebooks are not suitable for games. If they run, they may run with graphical errors and very low frame rates. Office and internet tasks are, to the contrary, no problem for these GPUs."

Agora vamos supor que você está interessada num note com a placa GT 520M, muito comum de se encontrar por aí. Procure por esta placa na lista e clique, você vai ver uma desrição mais detalhada da placa, indicando a quais modelos mais ou menos ela se compara. No caso dessa GT 520M, olha que interessante.

"As an entry level card, the GT 520M has to compete against the Intel HD Graphics 3000 in the current Sandy Bridge processors. In our tests, the card was only slightly faster, but the better driver support did make a difference."

Ela não é muito mais rápida que a HD 3000 da Intel. E muita gente compra esse tipo de placa achando que vai salvar suas vidas, afinal é uma "GeForce Dedicada" e repare que pode ter até 1536 MB de memória. Marketing pra vender placa.

O segundo link mostra um rank aproximado, baseado no 3DMark06 (porque eu escolhi assim, poderia ter usado outro parâmetro clicando lá nas colunas), um benchmark que gera uma pontuação pra cada placa de vídeo. Como esse benchmark não representa de modo preciso as demandas de programas reais, ele é aproximado. Mas dá pra ter uma ideia geral do desempenho das placas. Por exemplo, de acordo com o exemplo acima, não faz muito sentido pegar nada mais fraco que uma GT 520M que já quase igual a integrada da Intel.

Mas como o f.oliveira disse, pra placa de vídeo fazer diferença, é necessário que o programa seja otimizado pra usar GPGPU, ou seja, usar placa de vídeo como processador secundário. Sem isso, ter uma placa de vídeo potente não vai ajudar em nada no seu trabalho. Seria uma boa pesquisar se os programas que você usa tem suporte a isso. Se não tiver, nem adianta se preocupar. E mesmo se tiver, colocar placas de vídeo fortes em notebooks encarece o produto, gera mais calor e consome mais energia, os tornando bem ruins como coisas móveis que deveriam ser.

Eu considero o pior problema dos notebook o super aquecimento. Colocar um monte de peça num espaço correspondente a 1/10 de um desktop tem seu preço. Com o tempo os coolers vão enchendo de poeira e se desgastando até começarem a não dar mais conta e os notes vão se desligando automaticamente por temperatura. Tá entupido de tópico por aqui mesmo reclamando sobre isso. E aí lá vão eles comprar aqueles suportes com cooler e etc. É por isso que insisto um pouco em pensar também na qualidade dos notes além da sua configuração, embora eu esteja remando contra a maré, levando em consideração o resto do fórum, que só analisa as especs. Os notes da Apple e alguns Vaios e Dells têm estrutura de alumínio o que ajuda muito a dissipação de calor, tendo esses a minha preferência.

Meu conselho final seria pra você procurar primeiramente pelo processador, pois não adianta nada ter um Vaio lindão com Atom. Segundo, pela qualidade geral do Notebook, principalmente a solução de refrigeração dele. E por último, a melhor placa de vídeo. Veja a questão da resolução também, acredito que seja desagradável trabalhar com design numa resolução baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o pior problema dos notebook o super aquecimento. Colocar um monte de peça num espaço correspondente a 1/10 de um desktop tem seu preço. Com o tempo os coolers vão enchendo de poeira e se desgastando até começarem a não dar mais conta e os notes vão se desligando automaticamente por temperatura. Tá entupido de tópico por aqui mesmo reclamando sobre isso. E aí lá vão eles comprar aqueles suportes com cooler e etc. É por isso que insisto um pouco em pensar também na qualidade dos notes além da sua configuração, embora eu esteja remando contra a maré, levando em consideração o resto do fórum, que só analisa as especs. Os notes da Apple e alguns Vaios e Dells têm estrutura de alumínio o que ajuda muito a dissipação de calor, tendo esses a minha preferência.

Meu conselho final seria pra você procurar primeiramente pelo processador, pois não adianta nada ter um Vaio lindão com Atom. Segundo, pela qualidade geral do Notebook, principalmente a solução de refrigeração dele. E por último, a melhor placa de vídeo. Veja a questão da resolução também, acredito que seja desagradável trabalhar com design numa resolução baixa.

Ótimo post, cara! Falou bem o que é importante.

Tem alguns HP's que têm boa qualidade e que são de alumínio também, além de serem muito bonitos.

Eu imagino que se o povo considerar só especificações, raramente alguém compraria um Dell, HP, Vaio, Mac, etc.

Enfim, pelo valor que você quer gastar, até da pra conseguir um vídeo dedicado e qualidade do produto, mas acho que o mais interessante eram os Vostros 3*50. Agora, diria para não se atentar tanto assim ao vídeo dedicado, mas às outras questões, como disse o lotuss!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Bom, sou programador, e mesmo não sendo o mesmo uso de hardware, tentarei expor minha opnião sobre meu pensamento relativo a sua dúvida.

Existe várias opções para você e digamos que o principal item é o valor, 2.500 reais, para um bom notebook, é pouco. Infelizmente no Brasil as coisas são caras e o que é bom....é mais caro ainda.

O principal é você primeiro decidir o que você quer, um notebook ou um mac?

Muitos designs adoram o mac, outros nem tanto. Mas no seu caso, com 2.500 eu fugiria correndo dos macs, você acabaria comprando um 'maclixo feliz' e se arrependeria. Pois o sistema operacional deles é excelente, porém a configuração só é boa em preços acima de 3.500 (pra bemmmmmmm mais)

Sendo assim sobra os notebook baseados em windows, lixus e etc.

Nesse quesito, você tem uma ampla área de escolha, compre sempre de marcas renomadas, dell, asus, hp e outras mais.

O que para você eu consideraria ideal, seria a configuração abaixo:

Core i5 ou i7 (qualquer modelo atual seria satisfatório)

Memória 4gb 1333mhz (indicaria 6gb+ para melhor desempenho, pois programas de design costumam abusar de memória)

HD 7200rpm de qualquer tamanho que lhe agradar.

placa de vídeo? no valor de 2.500 não terá boas opções, mas se possível, consiga um com offboard, pois mesmo a pior, é sempre um pouco melhor que as onboard.

Espero ter contribuido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Minha namorada também é designer e recentemente ela adquiriu um MSI-FX420, e vou te falar, até agora ele tem surpreendido bastante a gente, foi um otimo custoxbeneficio pra ela. Além de atender muito bem as necessidades dela, eu ainda consigo rodar uns jogos nele de vez em quando e o bichinho passa liso também. Tem sido só alegria :B Acho que vale a pena você dar uma olhada.

http://www.colombo.com.br/produto/Informatica/Notebook-FX-420-Intel-Core-i5-6GB-RAM-640GB-HD-W7-MSI

O review dele aqui no forum

http://forum.clubedohardware.com.br/review-msi-fx420/969089

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei agora de uma frase que ouvi e que serve aqui no tópico.

"Quem usa pc/notebook como ferramenta de trabalho, não tem que ver o mesmo como um gasto e sim um investimento"

Tendo isso em vista, quem for comprar para trabalhar, pense bem antes de tentar economizar, pois o barato sai caro...muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa noite!

Excerço a profissão de designer gráfica freelancer, trabalho com programas como Photoshop, Illustrator, After Effects, Soft Image e coisas do gênero...e preciso de um note, de até R$2.500,00 se possível. É possível encontrar um muito bom para isso, durável, ou é melhor gastar mais mesmo?

Gostaria da opinião de quem puder dar:

- indicações de notebooks para esse fim

- Saber se há MUITA diferença entre Intel® Core™ I5 e Intel® Core™ I5 2ª geração

- Saber se há MUITA diferença entre um Sony VAIO (Core™ I5 / placa de vídeo ATI - 512m dedicada), um LG (Core™ I5 2ª geração / placa de vídeo Geforce - 1G dedicada) e um Dell (Core™ I5 2ª geração / placa de vídeo Integrada Intel HD 3000 Graphics)...

agradeço muito desde já! ;)

Amigo, minha namorada trabalha de designer também, e utiliza todos esse programas.

ela utiliza um Mac Book da Apple, na epoca ela pagou 3300 reiais, isso a um ano atras, e o not é otimo ela trabalha com 3d max e etc..

nao acha interessante economizar e comprar um apple? é um otimo not. nunca ouvi ela reclamar.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce já cogitou a possibilidade de pegar um desktop?

Com essa grana, da pra montar um ótimo desktop para trabalhar com imagens!

Se você não tiver a necessidade de ficar trabalhando em varios locais, recomendo muito mais um desk.

Se não, tem os Toshibas da série do meu da assinatura que são simplesmente ótimos para esse tipo de função, pois atém do processador rápido, a placa de vídeo faz boa parte da força bruta para renderização (CUDA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, você me perguntou a marca do desk do meu amigo, é um Dell, mas é desktop, não é notebook. E ficou beeeem caro, aliás. Ele nem se preocupou com as placas de vídeo, que como já disseram, as placas que podem mesmo ajudar um designer são de linhas específicas pra isso, como a Quadro FX. Tem notes feitos para isso, com preço de quase 10 mil reais, que vem com MUITA memória, processador ótimo, as placas Quadro e ainda vem com uma segunda tela na lateral (que você pode puxar e usar quando precisar de um segundo monitor) e também, ao lado do touch, já tem uma tablet pra você desenhar.

Leve em consideração, nas suas pesquisas, o processador ( segunda geração de cores i5 e i7, se for i7, que termine com "QM", já que são os quad-core da linha) e quanto mais memória puder ter, melhor. Pessoalmente, acho os Vaio muito caros pelas configurações, são bons, mas se for pra investir, no seu caso, que seja um Mac, e que tenha as configurações que eu e os outros usuários tentamos te passar como as melhores para o que você quer. Eles tem vários programas de edição específicos e são muito duráveis.

Se o seu foco for os 2,500 que você pretendia gastar, escolha nos modelos da Dell, Hp, marcas conhecidas. E suspeite de computadores com preço MUITO abaixo dessas marcas, com configurações semelhantes. Afinal, milagre ninguém faz, e além dos itens que você escolhe num note, ainda há a sua qualidade de montagem, durabilidade, assistencia técnica boa... E isso ninguém faz de graça :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!