Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema InstÁvel


Visitante

Posts recomendados

Olá a todos.

Já havia postado este problema na área de placas mãe, mas as respostas que obtive indicaram esta área do Fórum. Descrevo abaixo a minha configuração, assim como, o problema apresentado. As pessoas que opinaram, indicaram que a fonte do meu gabinete não estava suportando a carga. Solicito a opinião de vocês.

Configuração:

- Gabinete 4 baias com fonte de 400W

- Placa mão ASUS A7N8X-X - BIOS atualizada 1007

- Processador AMD XP 2400+

- Cooler para XP 3000

- 512 M Memória PC3200 em um pente

- Placa de Vídeo geforce FX 5200 128M

- HD 80G 7200 rpm

- HD 40G

- Unidade de disquete

- Placa de rede

- Window XP Professional SP1 (atualizado)

Obs: Drivers atualizados com software dos fabricantes

Problema: 1--> Na BIOS, coloco a frequênica de 133 (indicada no site do fabricante) e o sistema inicia com o processador informando 2400+. Quando entro no Windows e utilizo normalmente, o sistema funciona sem problemas, mas na utilização de um jogo que exija a placa de vídeo, o sistema trava no meio do jogo. Utilizando um software para teste da placa de vídeo, quando inicia o segundo teste, o sistema trava ou reinicia sózinho.

2 --> Na BIOS, coloco a frequênica de 100 e o sistema inicia com o processador informando 1800+. Nesta configuração de frequência da BIOS, o sistema funciona normalmente e os testes da placa de vídeo, CPU, memória, etc são executados sem problemas.

O que fazer ?

Obrigado,

Miguel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Miguel,

Podem ser duas coisas:

Fonte

Aquecimento

O cooler q você utiliza teoricamente aguentaria até um Athlon XP 3000+, mas dependendo da marca, eles não sao muito confiaveis. Qual a marca do seu cooler?

quando em 1800+ ele esquentaria menos do q em 2400+, as vezes seu cooler não está dando conta de refrigerar o processador o suficiente para q ele rode em 2400+. (esta é uma hipótese)

A segunda hipotese, é a da fonte mesmo. Qual a marca da sua fonte? E qual a marca do seu gabinete? Fontes genéricas costumam a declarar uma potência irrealista, por exemplo, uma fonte de 400W generica não tem mais de 60% do declarado, isto é deve ter por volta de 230W...

Aconselho o seguinte, deixe o cpu em 2400+ que é o normal do seu cpu, deixe ligado apenas um HD, Disquete, Placamae(claro), apenas o suficiente para elem ligar e carregar o windows. Feito isso, tente rodar o jogo e o programa de teste da placa de video ao qual você se referiu e veja se o micro reinicia. Caso não reinicie, o problema é de fonte. Faça isso ligando dispositivo por dispositivo. Se mesmo com o minimo ligado o micro reiniciar, troque seu cooler.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por .:[ RoGeR

:.,12 abr 2004, 14:51] É a fonte, porque quando você baixa a freqüência do proc. ele abaixa o consumo e dai tudo funciona direitinho.

Teste com outra fonte e v se funciona legal !!!

Concordo. Teria que esquentar muito para ser temperatura (85ºC). Veja que ele tem 2HDs. O que consome muito da linha +12V. Juntando isso a placa de video em consumo continuo e o processador tambem a fonte não deve estar aguentando. Teste com outra fonte de preferência com corrente maior que a sua na linha +12V (olhe no rotulo, a corrente é os valores com "A" abaixo dos numeros com "V" no final. ex: +12V = 18A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra hipótese seria o próprio processador que não estaria aguentando trabalhar nesta frequência, quando os processadores são fabricados não se sabe ao certo qual frequência ele irá trabalhar, para isso são feito testes para determinar qual freqência ele vai funcionar melhor e algumas vezes o transistores não auentam e queimam diminuindo a capacidade de processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!