Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu dei uma de doido aqui e somei todos os testes... O i7-3770K é aproximadamente 40,52% melhor que o FX-8150 pelo site da AnandTech. Mas o que eu tenho visto é que o bench de single thread tem sido consistente com as versões anteriores do Sandy Bridge e da AMD. A Intel realmente vem escalando o desempenho single thread na casa dos 10% a cada lançamento. Como a AMD tem andado para trás, a diferença só está aumentando. Eu não duvidaria, mas pode ser um erro de bench, sei lá.

Postado

Eu estou achando muito estranho, pois uns 30%, como o colega Dheison W. bem citou, realmente me parece condizente com a realidade, mas 74%? O FX não é tão ruim assim! Quero ver o que eles vão dizer em relação ao Vishera. Será que ele vai ganhar o troféu joinha? KKK!

Postado
Eu estou achando muito estranho, pois uns 30%, como o colega Dheison W. bem citou, realmente me parece condizente com a realidade, mas 74%? O FX não é tão ruim assim! Quero ver o que eles vão dizer em relação ao Vishera. Será que ele vai ganhar o troféu joinha? KKK!

Pelos meus cálculos, se o Vishera Ganhar 10% em Relação ao FX, e o Hanswel(acho que é assim que se escreve) ganhar 15% em Relação ao Ivy Bridge, prevejo testes com 85% de diferença entra os dois topo de linha kkkkk

Postado
Saiu o nome do sucessor do Vishera, só nao lembro qual é.

Desconheço essa informação. o.o

...Claro que a cotação do dólar também influencia muito o preço final, aí é torcer para o dólar despencar (se ficasse em R$1,60 de novo ia ser o céu).

Nooosa! Agora que eu tô com mais "margem de manobra" (se me entendem :D), se o dólar estivesse nessa faixa eu fazia miséria! :lol:

Não resisti, olhei os testes. CDH desde 1996 ensinando comprar hardware....

Realmente, espantoso o salto que a AMD deu entre 1998 e 1999.

Um salto desses pra frente da Intel novamente em 2015 seria uma boa pedida não???

Estar bem atrás de certa forma também significa que se tem maior margem para melhora.

Eu dei uma de doido aqui e somei todos os testes... O i7-3770K é aproximadamente 40,52% melhor que o FX-8150 pelo site da AnandTech. Mas o que eu tenho visto é que o bench de single thread tem sido consistente com as versões anteriores do Sandy Bridge e da AMD. A Intel realmente vem escalando o desempenho single thread na casa dos 10% a cada lançamento. Como a AMD tem andado para trás, a diferença só está aumentando. Eu não duvidaria, mas pode ser um erro de bench, sei lá.

Não se trata de "tem andado para trás". Lembre-se que a AMD lançou apenas UMA arquitetura em que houve esse "retrocesso" (que às vezes na verdade é um aumento, mas na média realmente foi um recuo).

O Piledriver já aumentou o IPC, está acima do K10 pelo que me lembro.

As APU's Kabini e Temash vão suportar instruções SSE4.1, SSE4.2, AES, PCLMUL, AVX, BMI, F16C e MOVBE, coisa que hoje o Bobcat não faz.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20120724134546_AMD_s_New_Low_Power_Micro_Architecture_to_Support_AVX_BMI_Other_New_Instructions.html

Eu acho que é uma boa oferecer o mesmo pacote de instruções em toda a linha. Pode ajudar a AMD a consolidar o SW em torno dela, e isso é algo que ela está investindo bastante agora com o HSA. O blog dela tá até postando dicas de otimização esses dias. xD

Postado

Eu realmente não entendo a AMD hoje, ela diz que não compete mais no merdado high end com a Intel, mas porque então lança o FX? Seria alguma indireta pra afundar? Se for analisar bem, um projeto desses era pra ter tudo nas mãos, mas por vários descuidos a AMD veio dando ré em uma linha plana, enquanto a Intel só vai lançando por cima de lançamento. Sandy Bridge foi um abalo total, Ivy Bridge nem se fala, e agora vem o Haswhell

Sinceramente é um certo descaso com quem gosta e prestigia AMD, eu mesmo comprei o FX-6100 pensando que seria um abalo, mas em muita tarefa single e jogos que usam apenas 1 núcleo, o meu antigo Phenom II X2 é MUIIIIIIIIIIIIIIITO SUPERIOR, só de mexer eu percebo a flueza do processador.

Espero que o Vishera melhore um pouco disso, pelo menos 15%, e as placas mãe ASUS M5A aceite ele também

Postado
Sinceramente é um certo descaso com quem gosta e prestigia AMD, eu mesmo comprei o FX-6100 pensando que seria um abalo, mas em muita tarefa single e jogos que usam apenas 1 núcleo, o meu antigo Phenom II X2 é MUIIIIIIIIIIIIIIITO SUPERIOR, só de mexer eu percebo a flueza do processador.

Sinceramente eu não entendo porque tanta gente recomenda FX 6100 ou FX 8120 como sendo uma boa opção para jogos e uso genérico.

O número de núcleos é o novo "MHz".

• Membro VIP
Postado
Sinceramente eu não entendo porque tanta gente recomenda FX 6100 ou FX 8120 como sendo uma boa opção para jogos e uso genérico.

O número de núcleos é o novo "MHz".

Eu venho recomendando para alguns usuários o Fx6100 dependendo do orçamento e da utilização. Para jogos não o faço, mas para tarefas de escritório recomendo.

Tenho um cliente em que me aventurei a recomendar e ele está numa satisfação absurda. Mas a utilização dele é a seguinte: 20 abas de navegador aberto, programas de contabilidade (vários abertos), excel (arquivos com várias guias também) dentre outros. Todos os dias ele trabalha assim e está satisfeito por demais com o micro, principalmente pelo que pagou.

• Curtir 3
Postado
O Piledriver já aumentou o IPC, está acima do K10 pelo que me lembro.

Acho que o Piledriver ainda não atingiu a IPC do Phenom II...

Em relação ao Bulldozer, o Piledriver deve trazer um ganho de 7 a 10% de IPC e clocks uns 10% maiores, o que deve fechar nos 15% a mais de performance/watt / performance bruta que a AMD anunciou.

Isso deve ser suficiente para o Vishera superar um i7 SandyBridge em heavy multithread mas a diferença em relação a um i7 Ivybridge deve ser proporcional à do Zambezi em relação a um i7 Sandybridge.

Isso sem contar performance single thread (que não deve melhorar muito) e a performance/watt deve ficar ainda mais feia, agora que os i7 Ivybridge tem TDP de 77w (enquanto o Vishera continua com TDP de 125w)...

Quanto a o que vem depois. Além do Kaveri, deve haver sim uma CPU (não APU) baseada no Steamroller, mas é provável que seja só para servidores e não seja lançada no desktop. Essa CPU deve ter um socket novo, PCIe integrado e (provavelmente) suporte a memórias DDR4. Mas meu palpite é que só seja lançada no final de 2013...

• Curtir 1
Postado
Em relação ao Bulldozer, o Piledriver deve trazer um ganho de 7 a 10% de IPC e clocks uns 10% maiores, o que deve fechar nos 15% a mais de performance/watt / performance bruta que a AMD anunciou.

Isso deve ser suficiente para o Vishera superar um i7 SandyBridge em heavy multithread mas a diferença em relação a um i7 Ivybridge deve ser proporcional à do Zambezi em relação a um i7 Sandybridge.

Isso sem contar performance single thread (que não deve melhorar muito) e a performance/watt deve ficar ainda mais feia, agora que os i7 Ivybridge tem TDP de 77w (enquanto o Vishera continua com TDP de 125w)...

A performance/watt creio que não importa muito pra quem quer comprar um processador topo de linha, dá-se um jeito, o mais importante é que ele tem que mostrar trabalho, e pelo jeito o Vishera vai mostrar um pouco mais, mas ainda não o suficiente parar bater de frente com um i7 topo de linha.

Se não ficar empatando mais com core i5 já estará de bom tamanho.

Pelo que está dando para notar, a AMD está se dando muito melhor e pelo jeito se focando mais na produção de APU's que CPU's, embora ainda tenha muito pouco do mercado, são uma ótima opção de baixo custo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vamos ao ponto.

Ignorando o consumo de energia e a maior dissipacao térmica (isso se resolve pagando mais na conta de luz e colocando um cooler mais forte + ar condicionado), vale a pena um FX para multitarefas?

Se sim, vale a pena pegar um Opteron AM3+ ou mesmo assim um FX Vishera?

Postado

Nvidia GTX 580 era beberrona frente a HD 6970 e mesmo assim a HD 6970 não ganhou força por estar a sob 10%, em igualdade de consumo, talvez a GTX 580 fosse inferior em 10%, porém este números são todos ignorados, basta uma barrinha de um gráfico fosse maior.

• Curtir 1
Postado
Nvidia GTX 580 era beberrona frente a HD 6970 e mesmo assim a HD 6970 não ganhou força por estar a sob 10%, em igualdade de consumo, talvez a GTX 580 fosse inferior em 10%, porém este números são todos ignorados, basta uma barrinha de um gráfico fosse maior.

Na verdade a maioria só ve os gráficos, então se tiver a barra um pouco maior já é melhor, mesmo as vezes seja o consumo, kkk, a maioria nem le a informações por completas. :D

Postado
Vamos ao ponto.

Ignorando o consumo de energia e a maior dissipacao térmica (isso se resolve pagando mais na conta de luz e colocando um cooler mais forte + ar condicionado), vale a pena um FX para multitarefas?

Se sim, vale a pena pegar um Opteron AM3+ ou mesmo assim um FX Vishera?

Atualmente pelo menos acho que vale a pena pegar 1 AMD. No topo de linha, onde a AMD não está indo muito bem, o i5 2500k digamos que empata com o FX 8150.

No Kabum!, onde eu vi os menores preços:

FX 8150 no Boleto R$ 559,90

i5 2500k no Boleto R$ 579,90

Lembrando que teoricamente o FX se dá melhor com multitarefas pelo fato de ter muito mais núcleos.

E Pensando que o Cara quer uma Mobo Topo de Linha, uma Saberoth por exemplo:

MB ASUS p/ AMD Sabertooth 990FX AM3 Box ----------no Boleto R$ 806,56

MB ASUS p/ Intel SABERTOOTH Z77 LGA 1155 Box----- no boleto R$ 1.046,27

Em placas mãe mais fracas e processadores mais fracos também se ganha dinheiro optando por AMD, em alguns casos pelo mesmo desempenho se paga menos tanto no processador quanto na Mobo AMD.

Se o mercado dos futuros CPU's e APU's seguir assim vai valer a pena optar por um AMD sim.

• Curtir 2
Postado
Atualmente pelo menos acho que vale a pena pegar 1 AMD. No topo de linha, onde a AMD não está indo muito bem, o i5 2500k digamos que empata com o FX 8150.

Lembrando que teoricamente o FX se dá melhor com multitarefas pelo fato de ter muito mais núcleos.

Em placas mãe mais fracas e processadores mais fracos também se ganha dinheiro optando por AMD, em alguns casos pelo mesmo desempenho se paga menos tanto no processador quanto na Mobo AMD.

Se o mercado dos futuros CPU's e APU's seguir assim vai valer a pena optar por um AMD sim.

Na Plataforma geral, nem que não seja um desempenho inacreditavel, AMD ainda tem alguma vantagem, "O preço". Porque você acha que tenho AMD, Preço e desempenho aceitavel.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Nesse caso o preco é o que menos me interessa, quero algo porreta para multi tarefa e que seja feliz com FreeBSD, tanto é que a estacao é para trabalho, vou tirar a GT440 dela e jogar uma vga pci de um Pentium velho.

Se o SB for melhor em multi tarefa, to perdido, porque joguei dinheiro fora com essa placa-mãe. Vou aguardar o Vishera e ver se nao é uma bichera.

Postado
Nesse caso o preco é o que menos me interessa, quero algo porreta para multi tarefa e que seja feliz com FreeBSD, tanto é que a estacao é para trabalho, vou tirar a GT440 dela e jogar uma vga pci de um Pentium velho.

Se o SB for melhor em multi tarefa, to perdido, porque joguei dinheiro fora com essa placa-mãe. Vou aguardar o Vishera e ver se nao é uma bichera.

Boa sorte na sua aposta hehe, mas creio que pelo tanto de propaganda que a AMD faz em relação à multitarefas creio que nesse quesito ainda ganha da Intel em produtos com o mesmo preço.

Se tu quer algo "porreta" de verdade, foi anunciado o i7 3970X pro final do ano, tenho certeza que não vai te desapontar em desempenho.

• Membro VIP
Postado
Boa sorte na sua aposta hehe, mas creio que pelo tanto de propaganda que a AMD faz em relação à multitarefas creio que nesse quesito ainda ganha da Intel em produtos com o mesmo preço.

Se tu quer algo "porreta" de verdade, foi anunciado o i7 3970X pro final do ano, tenho certeza que não vai te desapontar em desempenho.

então vou comecar a chorar a aquisicao da placa AM3+ :( snif snif :'(

Vou ter que pular para o mercado servidor mesmo e aposentar esse desktop.

Postado

Na verdade você precisa saber qual a workload que você vai usar. "Multitarefa" em si não fala muita coisa, mas em regra o BDZ foi focado em throughput, o que eu entendo como sendo "manter um alto padrão sustentado na performance", é por isso que ele escala melhor com vários threads (comparado ao HT da Intel) e tirando parte do que se perdeu no single-thread.

Mas mesmo assim isso não vai ajudar se sua workload foca em ponto flutuante, onde o BDZ mais está atrás da Intel.

Por que você acha que a AMD está falando, falando que o foco dela é o mercado server cloud? Porque nesse tipo de workload ela acredita que tem uma vantagem contra a Intel. No seu caso talvez o Vishera seja sim bem interessante.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Na verdade você precisa saber qual a workload que você vai usar. "Multitarefa" em si não fala muita coisa, mas em regra o BDZ foi focado em throughput, o que eu entendo como sendo "manter um alto padrão sustentado na performance", é por isso que ele escala melhor com vários threads (comparado ao HT da Intel) e tirando parte do que se perdeu no single-thread.

Mas mesmo assim isso não vai ajudar se sua workload foca em ponto flutuante, onde o BDZ mais está atrás da Intel.

Por que você acha que a AMD está falando, falando que o foco dela é o mercado server cloud? Porque nesse tipo de workload ela acredita que tem uma vantagem contra a Intel. No seu caso talvez o Vishera seja sim bem interessante.

Acho que meu workload foca ai: cloude server.

Posso ter um servidor web, de arquivos e web-cache. O problema é se o fabricante do software que eu uso implementou bem o recurso de multithreading.

Analisando os Opterons, tem se saido bem no mercado Servidor, e o BDZ é a arquitetura por trás desses novos Opterons, logo penso que se o Vishera for uma boa evolucao, também espero que tenha valido a pena o meu investimento. Se nao tiver valido, é partir para um Opteron com clock ressonante rsss.

O meu ambiente de trabalho vai exigir muitas requisicoes de conexoes, e ai penso que o Vishera se sairia bem. O custo com energia importa em mercado servidor, mas no meu caso, nao ligo em pagar unos "soles" a mais na conta, desde que o bicho funcione feliz. Uma alternativa é chutar o pau da barraca e ir direto para os ARM, mais ai é outra história.

• Curtir 1
Postado
Acho que meu workload foca ai: cloude server.

Posso ter um servidor web, de arquivos e web-cache. O problema é se o fabricante do software que eu uso implementou bem o recurso de multithreading.

Analisando os Opterons, tem se saido bem no mercado Servidor, e o BDZ é a arquitetura por trás desses novos Opterons, logo penso que se o Vishera for uma boa evolucao, também espero que tenha valido a pena o meu investimento. Se nao tiver valido, é partir para um Opteron com clock ressonante rsss.

O meu ambiente de trabalho vai exigir muitas requisicoes de conexoes, e ai penso que o Vishera se sairia bem. O custo com energia importa em mercado servidor, mas no meu caso, nao ligo em pagar unos "soles" a mais na conta, desde que o bicho funcione feliz. Uma alternativa é chutar o pau da barraca e ir direto para os ARM, mais ai é outra história.

Acho que Vishera vai ter Resonant Mesh tb, mas não foi falado nada sobre isso.

Postado

só uma opinião, o fx8150 nunca valeu a pena, nunca. O 8120 faz o mesmo over que o 8150, mas na atual conjuntura, com o lançamento próximo dos novos fx, nenhum bulldozer vale a pena mais, salvo quem tem um Athlon/Ph que tenha danificado e não possa trocar tudo, daí o fx4100 vai quebrar o galho, pode até ser um usado para pagar o menor preço possível nesse quebra-galho desde que a placa-mãe suporte algum fx.

já falam que o vishera será 100% compativel com am3+, vai ver será um fx-II

Postado
só uma opinião, o fx8150 nunca valeu a pena, nunca. O 8120 faz o mesmo over que o 8150, mas na atual conjuntura, com o lançamento próximo dos novos fx, nenhum bulldozer vale a pena mais, salvo quem tem um Athlon/Ph que tenha danificado e não possa trocar tudo, daí o fx4100 vai quebrar o galho, pode até ser um usado para pagar o menor preço possível nesse quebra-galho desde que a placa-mãe suporte algum fx.

já falam que o vishera será 100% compativel com am3+, vai ver será um fx-II

Usei o 8150 como exemplo apenas, mas dizer que o 8120 faz a mesma coisa é viagem. Quis falar da situação atual, já viu algum teste dos novos Vishera?? já sabe o preço deles??

Se for comparar à Intel, os Bulldozer valem cada centavo, um Intel sai mais caro pelo mesmo desempenho, não mandei ninguém comprar um Bulldozer, mas ainda assim valem a pena. Também acho que os Vishera serão melhores.

Que fique claro, sabemos que os FX não se destacaram, esperava-se mais deles, perderam pra Intel, mas algo que tem um melhor custo X Benefício não entendo como pode nunca ter valido a pena.

• Curtir 1
Postado

Eu acho que o colega EribertoTorres não devia esquentar tanto a cabeça assim... Já que ele já tem uma placa AM3+, eu enxergo os modelos tops do Vishera uma boa opção de upgrade frente ao Athlon II X3 (É esse o seu processador, não é, EribertoTorres?). Já que consumo energético não é problema, pegue um FX-8350, desative o turbo e meta um over a 4.8GHz no bicho. Esse over de 20% já deve deixar esse Vishera bem mais bruto que qualquer Athlon II X3, especialmente em tarefas otimizadas para muitos núcleos.

Postado
Eu acho que o colega EribertoTorres não devia esquentar tanto a cabeça assim... Já que ele já tem uma placa AM3+, eu enxergo os modelos tops do Vishera uma boa opção de upgrade frente ao Athlon II X3 (É esse o seu processador, não é, EribertoTorres?). Já que consumo energético não é problema, pegue um FX-8350, desative o turbo e meta um over a 4.8GHz no bicho. Esse over de 20% já deve deixar esse Vishera bem mais bruto que qualquer Athlon II X3, especialmente em tarefas otimizadas para muitos núcleos.

Mas ai que se situa o problema, porque o overclock pra ter desempenho superior aos K10? Isso deveria ser de fábrica, um clock padrão, uma plataforma padrão pra ser bem superior as plataformas anteriores.

Não sei vocês, mas meu FX em 4.2ghz, eu acho mais lento do que meu Phenom II X2 a 3.8ghz, pra iniciar o windows, abrir programas, jogos...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...