Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Urgente!


Patrício

Posts recomendados

Bem galera, a opção está sim abilitada: Internal Cache. Mas mesmo assim não aparece no AIDA e até mesmo no programa da Intel. Mais estranho é quando eu desabilito o Internal Cache, o sistema fica muito lento. Mas será que essa opção não é para habilitar e desabilitar o Cache L1 que é de 16kb? Quanto a opção de habilitar o cache L2, não tem. Até um dia desses o cache L2 estava presente no AIDA e eu rodava filmes sem problema, já hoje fica não posso porque fica travando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória cache L1 é o que está presente internamente nos processadores e a memória cache (L2) está na placa mãe, por isso chamadas de memória externa. Por isso que meu processador ainda está funcionando, nada ocorreu de errado com ele, mas minha dúvida é o que aconteceu com a memória cache presente na placa-mãe (L2)? Eu notei a falta dos 128kb do cache L2 quando abilitei o bus mastering. Talvez a solução desse problema esteja no Sistema Operacional Windows XP ou mesmo na placa mãe, fico mais despreocupado em saber que o processador está perfeitamente bem. Sabendo disso, acho que devo migrar minhas dúvidas para o Fórum de placas-mãe. Obrigado por tudo ai galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera, há alguns dias eu tinha Memória Cache L2 de 128kb numa Placa Mãe PcChips M755MR v.7.1 com um Celeron 600, isso era confirmado pelo programa AIDA32. Eu notei a falta dessa memória quando abilitei o bus mastering, não sei se issso é o motivo do problema.

Eu pensava que Cache L2 ficava no processador, mas no processador, só está presente a Memória Cache L1, chamada de memória interna do processador, quanto ao Cache L2 (memória externa) está presenta na placa mãe, exceto processadores Pentium Pro que possui tanto o cache L1 quanto o L2 dentro do próprio chip e do Pentium II que, ao invés do cache L2 estar na placa-mãe, está instalado dentro de um cartucho chamado SEC (Single Edge Contact) ao lado do processador. Para habilitar o Cache L2 na minha placa mãe deviria ter a opção

"External Memory Cache" presente em "Advanced Setup", coisa que não tem. Vendo um artigo aqui no Clube do Hardware, os motivos para o Cache L2 não aparecer são: O micro não possui cache L2 ou então ele seja falsificado ou ainda ele esteja desabilitado no setup do micro.

Fico imaginando, como não poderia ter Cache L2 se tinha corfirmado pelo programa AIDA32 até antes mesmo de eu ter trocado o Windows 98 pelo XP. Não entendo como pode ter sido falsificado e como posso habilitar sem essa opção presente no setup?

Minha bios está desatualizada, mas não vejo nescessário atualizar se mesmo com a bios velha o cache estava abilitado.

Na placa só tem a opção de habilitar a cache interno (L1).

Desde de quando o cache L2 desapareceu não dá para assistir à vídeos, pois ficam travando.

"E agora Jozé?" :help:

Como faço para ver novamente os 128 kb do cache L2? :wacko::unsure:

Afinal de contas, a placa PcChips M755 tem ou não tem Memória Cahe L2 ou fui enganado com um circuito falso, de plástico, como foi relatado na matéria que lí aqui no Clube do Hardware. Mas como o AIDA identificou 128kb? Estou cabreiro nisso, alguém ajude por favor.

Olhe esse link Aqui para ver as informações da nova bios para a minha placa, tem coisa que não entendi, veja se tem algo que possa resolver esse meu problema, pelo que vi, nada vai mudar com essa atualização, se nada melhora não tenho motivos para atualizar. Tem algo relacionado com o Windows XP, mas não entendo o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Patrício@17 abr 2004, 22:19

Memória cache L1 é o que está presente internamente nos processadores e a memória cache (L2) está na placa mãe, por isso chamadas de memória externa. Por isso que meu processador ainda está funcionando, nada ocorreu de errado com ele, mas minha dúvida é o que aconteceu com a memória cache presente na placa-mãe (L2)? Eu notei a falta dos 128kb do cache L2 quando abilitei o bus mastering. Talvez a solução desse problema esteja no Sistema Operacional Windows XP ou mesmo na placa mãe, fico mais despreocupado em saber que o processador está perfeitamente bem. Sabendo disso, acho que devo migrar minhas dúvidas para o Fórum de placas-mãe. Obrigado por tudo ai galera.

Não. O cache L2 do Celeron é no processador, não na placa-mãe.

Em algumas placas eu já vi escrito "external cache", apesar de ser interno.

Faça o que o Fernando disse, carregue os ajustes de fábrica que deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!