Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Eh Memória Ecc ?


ronaldo_reichel

Posts recomendados

Retirado do site BoaDica...

Detecção e Correção de Erro (Error Checking and Correcting - ECC):

Memórias do tipo ECC vai um pouco mais além do que memórias com paridade, pois automaticamente checa e corrige erros tipo "single-bit" (que correspondem a grande maioria de erros), sem travar o sistema. Memórias tipo ECC requerem maiores recursos do que a memória com paridade para armazenar dados e causam uma degradação de performance de aproximadamente 3% no subsistema de memória, porém o resultado em detecção e correção de erros conseguida, principalmente em sistemas críticos, é um benefício que vale a troca. Normalmente este tipo de memória é utilizada em Servidores, Estações de alto desempenho, controles industriais, e sistemas envolvidos na área de negócios críticos....

Anderson hoffmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jonnybravo@17 abr 2004, 19:23

ou também com o Athlon 64.. q só aceita memórias ECC..

ou sera q não.. eu li isso em um tópico por aí... aqui mesmo no fórum..

eu li no mesmo tópico q memórias ECC = memória registrada???

eu não sei do q eu to falando.. por favor me corrijam se estiver errado..

Isso está errado. ECC não é o mesmo que memória registrada.

Até aonde sei, existem 3 tipos de memórias DIMM SDRAM (não confundir com memória PC133 como muitos fazem, pois memória DDR também é DIMM SDRAM):

buffered, unbuffered e registered (em português, com buffer, sem buffer e registrada).

As mais comuns são as memórias unbuffered e também podem ter ECC, que é exatamente o que foi explicado pelo project69.

As memórias registradas se diferem das unbuffered por ter 3 chips na placa de memória além dos 8 ou 9 chips de memória (ou o dobro, caso seja memória double side), que são dois registradores e um PLL. Tudo isso pra manter a integridade do sinal quando se tem vários bancos de memória populados.

Tente usar mais de um pente de memória por canal da controladora de memória (dual channel tem essa vantagem, de poder usar o dobro de pentes) com clock alto (400MHz pra cima) e tente montar uma máquina 100% estável.

Uma das soluções é o uso das memórias registradas, que com um decréscimo na performance (e um bom aumento no custo, já que poucas soluções a utilizam), te libera a ocupar todos os bancos de memória disponíveis.

Memórias registradas podem ter ECC ou não. Porém, como são voltadas para o mercado de estações de trabalho de alto desempenho e servidores, em geral só se encontra com ECC, mas que pode ser desativado pela placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o esnsejo, gostaria de tirar uma dúvida.. Qual a diferença entre esses 3 tipos de memória da Kingston, principalmente entre a numero 2 e a 3?

  • 1- 512Mb 400Mhz DDR PC3200 DIMM U$124,52
  • 2- 512Mb 400Mhz DDR PC3200 ECC DIMM 3-3-3 U$140,29
  • 3- 512Mb 400Mhz DDR PC3200 DIMM ECC CL3 U$152,32

Pretendo montar 1 pc com Pentium4 3.2Ghz e Motherboard Asus P4C800 Deluxe ou talvez a P4C800-E Deluxe. Nas descrições da P4C800 contidas na própria página da Asus está escrito:

P4C800 Deluxe Introduction

The P4 CPU on 800MHz FSB, Intel 875P chipset and ASUS' motherboard expertise are exactly what you need if extreme performance is what you are looking for. The P4C800 Deluxe has all of the above plus dual-channel ECC DDR 400 memory, Hyper-Threading Technology support and a whole bunch of advanced innovations for an expert like you.

Agora estou na dúvida de qual memoria devo comprar. Ela suporta ECC DDR 400, só aceita ecc ou roda melhor com ela? Qual dos 3 modelos de memo Kingston citados acima é mais aconselhável pro meu caso?

Quem puder me ajudar, agradeço a atenção, valeu!! :joia:

Obs: Esses preços em dolar são da provantage..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum.. cara.. eu realmente não sei se tem diferença... olha... na segunda: ela é PC3200 DIMM ECC e tem o Cas Latency (acho q é isso) em 3.. e e terceira também.. hehe... :wacko:

a diferença provavelmente está nas latências....

procura ver direito ai..

--------------

quanto a placa eu acho q ela aceita com ou sem ECC... não deve ter problema.. assim como ela não aceita somente DDR400... (q ta escrito junto).. :P

sei lá.. deve aceitar tudo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jonnybravo@18 abr 2004, 11:57

entendi... eu acho q eu devo ter entendido errado.. mas e o Athlon 64???? q q ele tem haver com a história??

Pelo que eu sei o esquema do 64bits é que o FX usa dual enquanto o opteron não

deve ser isto

dizendo a AMD que a linha FX sera sempre a top do mercado

então quando virem FX quer dizer que é o processador mais bruto da bagaça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jonnybravo@18 abr 2004, 11:57

entendi... eu acho q eu devo ter entendido errado.. mas e o Athlon 64???? q q ele tem haver com a história??

O Athlon 64 usa as mesmas memórias que Athlon XP e P4.

O Athlon 64 FX e o Opteron é que usam memória registrada e que pode ser ECC ou não (eu até desconfio que possa funcionar com memória unbuffered, mas com clock baixo, pois a controladora desses processadores é a mesma do chipset AMD760 e muita gente usava memória unbuffered em placa dual).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sledge mas quando a memória possui ECC não tem um chip a mais, ficando um número ímpar (geralmente 9)?

Uma memória registrada possui 3 chips a mais. Acho que já está incluso ECC neles. Existe mesmo memória registrada sem ECC? Creio que seja possível mas não viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!