Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tcc


35P€C7R0

Posts recomendados

Olá, este ano tenho que realizar um TCC para o curso téc. eletrônico!

Meu grupo escolheu um estacionamento inteligente, que se baseia em um display na entrada do estacionamento, informando o número exato de vagas, e ao entrar no estacionamento placas luminosas que direcionam a um corredor que haja vaga! Quero realizar com sensores, nas vagas.

Mas não sei se utilizo arduino (eletronica + programação) ou outra maneira... alguém pode me ajudar?

com PIC também seria possivel? preciso de AJUDA><> :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.... vamos pensar,primeiro precisa identificar q o carro chegou na entrada,pode usar um laço indutivo ,pra isso.O mesmo poderia ser usado para saber se ha carros nas referentes vagas e assim enviar esta informaçao a uma central q iria acender as lampadas indicando a vaga,é claro q esta meio por cima ,porque a coisa é mais complicada ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo, certamente é possivel fazer com PIC, e facilita muito as coisas, talvez um 16f877A ou 16f887 daria conta do serviço ...

Basicamente, Você precisa de sensores, talvez algum ultrasonico, que fica medindo a distancia a frente, e se, for infinito ou maior que o tamanho da vaga, então está livre, e se tiver proximo tem carro,

ou quem sabe um sensor infravermelho

Mas basicamente, é uma Central, Sensores, Lampadas, e um Display

A Base de tudo neste projeto, acredito eu, está na programação.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo, certamente é possivel fazer com PIC, e facilita muito as coisas, talvez um 16f877A ou 16f887 daria conta do serviço ...

Basicamente, Você precisa de sensores, talvez algum ultrasonico, que fica medindo a distancia a frente, e se, for infinito ou maior que o tamanho da vaga, então está livre, e se tiver proximo tem carro,

ou quem sabe um sensor infravermelho

Mas basicamente, é uma Central, Sensores, Lampadas, e um Display

A Base de tudo neste projeto, acredito eu, está na programação.

Abraços.

então minha duvida é no PIC pois eu nao manjo muito de microcontroladores... mas na kestao dos sensores posso usar infre vermelho.. ldr... ai eu manjo... mas vai precisar de um pc com um programa ? ou nao? eu apenaas gravo um programa no PIC e ele executa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu israel felipe... la na etec.. tem um gravador de memoria acho ki serve pra grava o firmware do pic.

esse PIC ki você menciono ele serve né? você deu 2 opções.

mas tipo... com ele da pra fazer um contador... quando entra um carro ele subtrai e quando sai um carro ele soma? da pra fazer na programação? preciso ki conte de 0 a 10 ..( serao 10 vagas na makete )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando um PIC poderia ser feito tudo sem problema. Mas pode ser feito sem ele tambem. Eu fiz um parque de estacionamento sem pic, foi mu ito trabalhoso mas funciona, para controlar as vagas usei contadores up down. Se voce domina bem electronica digital issso pode ser um bom oaminho, mas se tens pouco dominio então seria mais fácil aprender uma linguagem de programação.

Quanto aos sensores, sempre usei sensor de pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando um PIC poderia ser feito tudo sem problema. Mas pode ser feito sem ele tambem. Eu fiz um parque de estacionamento sem pic, foi mu ito trabalhoso mas funciona, para controlar as vagas usei contadores up down. Se voce domina bem electronica digital issso pode ser um bom oaminho, mas se tens pouco dominio então seria mais fácil aprender uma linguagem de programação.

Quanto aos sensores, sempre usei sensor de pressão.

o que são sensores de pressao? aaaaa lembrei pneumatica .. a mas ai vai complika muito pra mim.. envolve pneueletrica. prefiro mesmo com infra vermelho ou outro sensor...

e contador down up? como funciona?...esse contador da pra encaixa em sensores? os sensores fazem o papel de curto circuito.. ai muda o numero do display.. você acha uma boa esse contador? pode mee passar um eskema eletrico?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que são sensores de pressao? aaaaa lembrei pneumatica .. a mas ai vai complika muito pra mim.. envolve pneueletrica. prefiro mesmo com infra vermelho ou outro sensor...

e contador down up? como funciona?...esse contador da pra encaixa em sensores? os sensores fazem o papel de curto circuito.. ai muda o numero do display.. você acha uma boa esse contador? pode mee passar um eskema eletrico?

valeu!

Não, não me refiro a pneumatica. Mas eu estou a me referir a algo muito mais simples, seriam sensores colocados no chão, como se fossem botões de pressão (push button), mas que só fecharia o contacto quando um carro passa-se por ele. se for bem projectado seria mais simples do que qualquer outro sensor por não necessitar de tratamento especial.

O contador up/down, tal como diz o nome, contam crescente e decrescente, então seri muito bom pra controlar as vagas, quando um carro entrasse ele incrementava a contagem, e se saisse decrementava.

Mas esse caminho só será melhor se dominares logica digital, caso contrario um PIC te facilitaria a vida.

Eu vou tentar postar um circuito depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não me refiro a pneumatica. Mas eu estou a me referir a algo muito mais simples, seriam sensores colocados no chão, como se fossem botões de pressão (push button), mas que só fecharia o contacto quando um carro passa-se por ele. se for bem projectado seria mais simples do que qualquer outro sensor por não necessitar de tratamento especial.

eu ja pensei nisso... mas nao funcionaria ... se eu kolokasse no meio da vaga o carro nao acionaria... fora ki pessoas espertas " " deixariam o pé em cima ou outra coisa para segurar a vaga... nao iria funcionar bem... sensores é tecnologia e melhor desempenho.

acho ki vai ser melhor um PIC mesmo pra eu aprende também a mexer com ele... ja kli o ano todo eu mexi com portas logikas. ""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o leo,nem da circuito algum cara,da so a ideia valeu,é o tcc do cara ,então nao va fazer pra ele.

Amigo apos escolher o melhor sensor q se adapte a exigencia no teu caso, você tera um contador de 10 posições,a cada vez q um carro passar pelo sensor de entrada sera encrementado 1 ao contador, porém se ele passar pelo sensor de saida sera decrementado 1 no contador,assim sendo teremos o numero de vagas desponiveis no estacionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o leo,nem da circuito algum cara,da so a ideia valeu,é o tcc do cara ,então nao va fazer pra ele.

Amigo apos escolher o melhor sensor q se adapte a exigencia no teu caso, você tera um contador de 10 posições,a cada vez q um carro passar pelo sensor de entrada sera encrementado 1 ao contador, porém se ele passar pelo sensor de saida sera decrementado 1 no contador,assim sendo teremos o numero de vagas desponiveis no estacionamento.

pode ser.. ai no caso eu usaria um " contador de publico " esse foi o tcc do ano passado de uma turma la... cada pessoa ki passava adicionava .. a cada pessoa ki saia subtraia!

Resumindo.. eu faço isso na entrada ..sensores infra vermelhos..para mostrar a quantidade de vagas!

e dentro do estacionamento haverá sensores em cada vaga!!

pois serão dois corredores de 5 vagas cada ..

e no começo dos corredores setas luminosas que ficam piscando assim direcionando em qual corredor tem vaga. nesse caso vou ultilizar um PIC só preciso saber qual é o melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse caso vou ultilizar um PIC só preciso saber qual é o melhor!

Isso não importa muito por agora. Mas pelo numero de funções podes se basear no 16F877. Devias começar a explorar uma linguagem de programação, a melhor nesse caso seria a linguagem C. Se bem que assembly é a melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo assim a ideia q sugiro é a seguinte:

Contador zerado,ao acionar o sensor de entrada ,o contador conta 9 vagas ,ja q uma ja sera ocupada, e assim vai ate os nove, a cada vez q entra diminui a vagas.porém se sair ,ele ele ira acrescentar as vagas ,tipo ,se tinha 9 vagas e saiu 1 carro então temos agora 10 vagas.... ta entendendo?O sensor nas vagas poderiam ser sensores de presença,q detectaria a presença do automovel por exemplo.quando ele saisse então,setaria um pino do pic q ao sentir um carro entrar iria piscar a lampada dakela vaga como as demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... ainda tenho dúvidas.. acho melhor e mais simples usar um display duplo..pra mostra o numero de vagas.. em vez de um display de cristal aquele maior... oki v6 acham? e gostaria de saber se o PIC 16f877 trabalha com display catodo comum ou anodo comum... tem quer ver no data sheet?

e pra fazer o programa eu posso ta fazendo no bloco de notas e depois compilando em HEX? eu uso assembly ou C pode usar qualquer um?

tipo pra eu entender melhor vou dar um exemplo (pois nunca mexi com PIC's)

eu configuro pra quando entrada 1 tiver nivel logico 1.. a saida 2 gera o numero 9 no meu display é assim ke funciona?

também gostaria de saber se precisa botar resistor em cada entrada ... qual o valor? ta no data sheet?

valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... ainda tenho dúvidas.. acho melhor e mais simples usar um display duplo..pra mostra o numero de vagas.. em vez de um display de cristal aquele maior... oki v6 acham? e gostaria de saber se o PIC 16f877 trabalha com display catodo comum ou anodo comum... tem quer ver no data sheet?

Aceita os dois, o que vai mudar é a tabela dos digitos, e nao precisa olhar datasheet.

e pra fazer o programa eu posso ta fazendo no bloco de notas e depois compilando em HEX? eu uso assembly ou C pode usar qualquer um?

Onde tu viu isso?Precisa do compilador para a linguagem que ira usar ,pois ele ira gerar o hex pra você

eu configuro pra quando entrada 1 tiver nivel logico 1.. a saida 2 gera o numero 9 no meu display é assim ke funciona?

O nivel na entrada ,você escolhe.Se for ativar com nivel 1 ,precisa mante lo em nivel 0.O digito é formado por uma sequencia q você manda para o port,você precisara montar uma tabela com as sequencias para formar cada numero.

também gostaria de saber se precisa botar resistor em cada entrada ... qual o valor? ta no data sheet?

valeu pessoal.

Se for ativar com nivel alto,use um resistor de pull down forçando a entrada em nivel baixo,ja se for ativar com nivel baixo ,use um de pull up.Na saida do display utilize resistores tbem para cada segmento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos vistos ainda tens muitas duvidas.

Começa pelo básico, aconselho-te a aprender a linguagem C, será mais rápido. Começa por simplesmente acender um led, depois tratamos do display. primeiro aprende o basico.

Eu nao gosto de linguagens de programação... também nao tenho tempo pra aprender uma linguagem C .. pois o tcc é 6 meses até a apresentação... o max ki eu vi foi assembly na ETEC...

Mas eu estou contando com meu cunhado ki faz faculdade de programação... ele manja em C.. espero ki ele faça! também tenho meu professor que pode mi ajudar em assembly e c..

mas pra eu pedir pro meu cunhado fazer.. tenho ki dizer caracteristicas do ci? pinagem e tal... ele disse que tenki coloca no papel o ki eu quero... e também queria saber quais os programas desde fazer a linguagem até sua compilação... la na etec tem uma placa que grava os firmware mas nao sei se grava este pic...

sera ki tenho ki fazer aquele plakinha de grava pic?

obrigado pelos posts.. mas continuem postando XD :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... ele manja em C..

Presumo que o teu cunhado apenas conhece programação de programas, e é um pouco diferente da programação de uC. Mas é um caminho.

queria saber quais os programas desde fazer a linguagem até sua compilação

Para linguagem C o melhor seria o CCS compiler (PCW), porque as suas instruções estão mais proximas da programação de programas. Para enviar ao PIC podes usar o ICPROG, ambos os programas creio que sejam grátis (pelo menos o ICPROG).

sera ki tenho ki fazer aquele plakinha de grava pic?

Convém comprar um gravador profissional, mass existem varios esquemas simples por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas esse uC sera que ele consegue fazer? a diferença dos códigos é muita?

Há muitas diferenças, mas tanto ele quanto voce podem programa-lo com um pouco de leitura. Tal como disse, é melhor começar pelo basico, controlando leds.

A linguagem só é igual na hora de controlar o programa, mas ao controlar o dispositivo é bem diferente. E é ai que voce deve começar, aprender a controlar a parte electronica como saidas e entradas.

Qualquer coisa nós estamos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!