Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como publicar/gerenciar um site em html?


Backfilip

Posts recomendados

E ai galera, tudo bom? Antes de mais nada eu queria falar que sou novo no fórum e ainda não sei como funcionam as coisas direito por aqui então to postando na sessão que eu achei mais apropriada pro meu tópico.

Enfim, vamos ao que interessa, semana passada eu comecei por curiosidade a aprender html e acabei fazendo um site pra minha banda nesse meio tempo, usando só html5 e css3, e bem pouco de javascript também. Tudo no bloco de notas. Foi meu primeiro contato com desenvolvimento para web.

Agora eu tenho o meu site inteiro quase pronto, mas me surgiram duvidas.

Sempre que eu quiser botar um vídeo novo ou uma musica nova , fotos, links pras coisas dentro do site, atualizar a home page, etc. eu tenho que mudar direto no html? Não tem algum tipo de programa que eu possa usar pra gerenciar a minha pagina em html que já ta pronta ou eu estou fadado a atualizar isso manualmente?

A outra duvida é sobre como publicar o site.

Obrigado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você terá que fazer isso manualmente. Você pode adaptar o site para joomla ou outro cms para que qualquer pessoa possa atualiza-lo.

Para publicar você. deve comprar um dominio, alugar um plano de hospedagem e enviar os arquivos do site para lá. Fui bem superficial mas você. tem que ver tutoriais no youtube para ficar mais fácil de entender.

Só achei estranho você. dizer que começou trabalhar com html a 1 semana e já está no html 5 e css 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom.. eu ja vou mais a dentro.. eu incentivo você a estudar um pouco de php e banco de dados. assim você faz seu site mais dinamico.

então diferente desses CMS que você nem sabe como funciona.. sugiro você criar uma área restrita em php.. para que você possa logar e fazer a manutençao de seu site. como publicar videos, fotos.. textos armazenados no banco.. enfim.. eu acho muito melhor do que ficar usando CMS tipo joomla .. ou outro similar.. bom é uma questao de gosto e aprendizado. usar cms é a mesma coisa que usar dreamweaver.. ( faz quase tudo por você e você nao aprende nada)

te garanto, que se você aprendeu html5 e css3 em pouco tempo... em 2 semanas de estudo em php você faz uma area restrita legal com as funcionalidades que você quer.

sobre o envio de arquivos, use um ftp tipo o filezilla e um servidor. sim recomendo pagar um servidor bom. e barato como o hostgator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você terá que fazer isso manualmente. Você pode adaptar o site para joomla ou outro cms para que qualquer pessoa possa atualiza-lo.

Para publicar você. deve comprar um dominio, alugar um plano de hospedagem e enviar os arquivos do site para lá. Fui bem superficial mas você. tem que ver tutoriais no youtube para ficar mais fácil de entender.

Só achei estranho você. dizer que começou trabalhar com html a 1 semana e já está no html 5 e css 3.

Eu já até cheguei a baixar esse joomla, mas eu não consegui entender direito no primeiro momento e resolvi perguntar em algum lugar primeiro pra ver o que as pessoas iriam recomendar pra gerenciar o site. No caso aqui.

Quanto a minha facilidade, é que eu sempre gostei de brincar de programar em linguagens orientadas a objetos (desde os 11 anos com scripts de rpg maker :lol:) e achei html bem mais fácil e pratico e achei que já deveria começar pelo mais novo que é o 5.

Obrigado, abraços.

bom.. eu ja vou mais a dentro.. eu incentivo você a estudar um pouco de php e banco de dados. assim você faz seu site mais dinamico.

então diferente desses CMS que você nem sabe como funciona.. sugiro você criar uma área restrita em php.. para que você possa logar e fazer a manutençao de seu site. como publicar videos, fotos.. textos armazenados no banco.. enfim.. eu acho muito melhor do que ficar usando CMS tipo joomla .. ou outro similar.. bom é uma questao de gosto e aprendizado. usar cms é a mesma coisa que usar dreamweaver.. ( faz quase tudo por você e você nao aprende nada)

te garanto, que se você aprendeu html5 e css3 em pouco tempo... em 2 semanas de estudo em php você faz uma area restrita legal com as funcionalidades que você quer.

sobre o envio de arquivos, use um ftp tipo o filezilla e um servidor. sim recomendo pagar um servidor bom. e barato como o hostgator.

Confesso que o site não tem nada de dinâmico, o máximo que eu fiz foi trocar a foto principal de 10 em 10 segundos com javascript. O site também não é o melhor exemplo de design da internet, é bem simples.

É alternativa que eu vou seguir então no primeiro momento.Sou completamente leigo em desenvolvimento pra web, só sei fazer o site, não sei nem sobre o que se trata php,mas eu tenho bastante tempo pra isso, gosto de aprender e o site não tem nenhum prazo pra ficar pronto.

Vou deixar a duvida sobre publicar o site pra um proxima então, por que tenho um site pra terminar :lol:

A proposito, onde você recomendaria começar aprender php?

Obrigado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá fico feliz que tenha se interessado.

bom por recomendaçao sugiro que você busque apostilas sobre php no site www.apostilando.com .. começa pelo basico.. como declaraçao de variaveis, tipos de variaveis.. mostrando em tela o valor de variaveis.. a sintaxe do php.. tudo isso você encontra fácil.

como você disse que tem facilidade de aprndizado e gosta de orientaçao a objetos eu te recomendo a aprender o modo procedural para entendimento da logica( isso inclui o aprendizado a logica da programaçao as famosas receitinhas de bolo) e então quando souber bem o que esta fazendo.. você pode se a venturar em php orientada a objetos.

mas por hora.. fique só na procedural mesmo. recomendo a baixar o programa easyphp para poder rodar seus programas.. pois necessida do servidor apache rodando pro php ser interpretado no navegador.

se você tiver disposto a gastar um pouco de grana.. sugiro você a comprar livros, em especial o PHP | Mysql de Danilo Minorello e Elton vargas, pela editora viena. o livro é barato em torno dos 20 a 35 reais e é ótimo para iniciar. ele menciona em todos os aspectos que precisas saber para começar suas aplicaçoes.

depois quando for para orientada .. tem um livro ótimo do Pablo Dall'oglio sobre orientada a objetos. mas esse ta mais caro. uns 60 a 90 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!