Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que São Aquelas Caixinhas Pretas Que Ligam


caioattili

Posts recomendados

Fragoso Postado em 22 maio 2004, 03:58

  QUOTE 

mas a construção é nova

QUOTE 

E sobre a caixinha preta, o que eu faço para que a Telecômica instale uma para mim?

caioattili, juro que agora não entendo mais nada!... Se a construção é nova, como você mencionou, então a instalação do telefone foi recente! E como fizeram essa instalação sem a bendita "caixinha preta"? Nunca a Telefônica instala um aparelho sem colocar o PTT... A não ser que tenha sido um "orelhudo", estagiário da Companhia, que tenha feito o serviço... Chame a Companhia e exija que seja feita a instalação de acordo com as normas!

Não é bem assim... A instalação do telefone NO POSTE é antiga, já tem uns 15 anos no mínimo, MAS, o caminho que a fiação faz pela casa é novo. Entendeu?

Não estou brigando, aliás longe de mim brigar com alguém do Clube do Hardware, mas é que você realmente não entendeu o que eu quis dizer...

Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí meus...

...Tô vendo um tópico interessante sobre telefonia aqui, mas, lembrem-se que uma imagem vale mais que mil palavras.

Não faz mal a fiação passar em um único conduíte, desde que as fiações estejam isoladas umas das outras. O acesso deve ser simples e quanto menos curvas melhor.

O telefone tem sim polaridade, e se inverter ocorre perda significativa da ligação mas ela não "deixa de funcionar", tente verificar se existe um "chanfro" em um dos fios que faz com que ele pareça "aquadradado" e poderá comprovar isso.

Mas no ponto em que ficou registrado aqui, parece que foi feito um "gato" de má qualidade em seu sistema e isso também traz complicações:

Em um fio inteiriço a oxidação (ferrugem) comerá os extremos e aos poucos o fio

se decomporá em um todo, já em junção do tipo emenda, vocês concordam que o que está em contato são as extremidades? troque assim q puder tudo por um fio único como recomendação do técnico.

Para tirar suas dúvidas vou jogar mais uma "minhoca" em suas cabeças, se os fios não tem polaridade, como funciona o ISDN? Que é a täo badalada banda larga?

Por que o telefone fica livre e a conexão é direta?

Talvez seja porque em um único fio trafegue a conexão por um modem ADSL e no outro fiozinho ocorra a chamada telefônica! Então imagine se isso funcionar em um monte de fios emendados... :devil:

Tenho uma dica sobre livros técnicos muito legais, mas isso não substitui a "iniciação por um mestre", se realmente gostar, entre em algum curso Formativo e não se contente apenas com informações.

Editora Érica = Telecomunicações Evolução & Revolução

Telecomunicações Transmissão e Recepção

Ou apenas navegue um pouco no Site da Editora Erica, pois ela tem muita coisa boa direcionada à Tecnologia. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para tirar suas dúvidas vou jogar mais uma "minhoca" em suas cabeças, se os fios não tem polaridade, como funciona o ISDN? Que é a täo badalada banda larga?

Por que o telefone fica livre e a conexão é direta?

carmagedon666

Amigo, ninguém disse que os fios não têm polaridade!... O que foi falado, ou eu disse, é que a corrente não é contínua!...

Agora, quanto ao caso do funcionamento do ISDN (Banda Larga na Internet) e a linha ficar livre para telefonemas, é que a transmissão de dados (computador) é diferente da transmissão de voz! Ocupam Canais diferentes !...

Dê uma lida aí nos livros que você mesmo indicou!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá de novo...

Eu descobri um detalhe sobre a minha instalação telefônica: Em nenhum momento, os fios de tomada 110V passam junto com o fio do telefone, apenas o da antena VHF/UHF passa no mesmo conduíte.

Agora, eu já estou de saco cheio da minha linha. Ela está agora com um ruído insuportável que só melhora quando eu deixo a "caixinha da tomada do telefone" meio solta puxada para fora. E eu estou a fim de refazer toda a instalação telefônica da minha casa (primeiro tenho que convencer meu pai). E gostaria de saber quanto mais ou menos isto custaria, levando em consideração que o cabeamento de telefone do poste até o meu quarto deve ter uns 30 metros ou menos e como devo fazer, que material usar e se isso pode ser feito por mim mesmo, ou se precisa chamar alguém especializado para efetuar o serviço.

Por favor, me ajudem, isto está mais do que começando a me irritar. :angry:

Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, eu já estou de saco cheio da minha linha. Ela está agora com um ruído insuportável que só melhora quando eu deixo a "caixinha da tomada do telefone" meio solta puxada para fora.

caioattili, isso que você mencionou agora é prova evidente de que os terminais estão oxidados!... Ou na tomada macho, do telefone, ou a fêmea, na parece... Ou, até, ambas! Troque a caixinha da parede e lixe os terminais da tomada do telefone...

Quanto a refazer toda a instalação interna, isso pode ser feito por você. Mas acredito que agora a Companhia também se responsabiliza em fazer! Procure se informar!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que é contínua :D, como pode haver polaridade se a corrente for alternada?

Se há circuitos retificadores, seifadores etc. todo esse processo transforma a energia em pulsada e contínua, e não alternada, é possível transmissão digital em redes de corrente alternada? e multiplexacão também? multiplicadores? acho que não :wacko:

Os dois canais da ISDN aproveitam a tecnologia digital, fazendo com que cada fio do telefone seja bidirecional ou que retire os "ecos" da transmissão ocorrendo então a transmissão/recepção, podendo-se assim trafegar sem a perda da informação!, isso é com circuitos seifadores! mas utilizando outro algoritmo de arquivo para transmitir, o ADSL,resumindo, na telefonia digital tudo é transmitido voz, imagens, dados, etc, pelo mesmo fio, a diferença é que enquanto um entra na multiplexação o outro é direcionado para cabos ópticos.

Pode ter certeza que leio todos os livros que indico... e também já fiz prova sobre isso (e por incrível que pareça eu passei!) :tantan: , acho que você confundiu corrente pulsada com alternada, a alternada, alterna (pos/neg) ou então seria contínua positivo e negativo separados mesmo sendo pulsada, understand?

Mas, obrigado mesmo assim...vou ter a satisfação de reler todos, pois os possuo como biblioteca de consulta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polaridade está meio confuso, por que o cabo da rede interna é cinza e não tem identificação de polaridade, como cor diferente nos cabos, esta diferença só tem no cabo de rede externa, aquele preto, quando você abre tem um fio de cor azul e outro de cor branca, mas acho que esta diferença não tem influencia alguma ou tem??????????????????????????? :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que é contínua , como pode haver polaridade se a corrente for alternada?

carmagedon666, a corrente fornecida aí em sua residência é alternada, não é!? Pelo menos é o que me consta... As Companhias de Eletricidade instalam correntes alternadas nas residências. Pois bem! Com os pés no chão, de preferência em lugar úmido, retire um "espelho" da parede, onde houver uma "tomada", e coloque um dedo em um terminal e depois em outro... (Em outro, se houver tempo...) :D

Há um polo positivo e um polo negativo, mesmo sendo a corrente alternada? Ou em nenhum dos terminais você levou choque?

Será que você é tão teimoso ou não está entendo nada do que eu estou dizendo?

Eu vou ficar por aqui!... Esta discussão não vai levar a nada. Dou por encerrada a questão!...

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Fragoso,

Não se trata de teimosia não, o caso é o seguinte, a tomada da casa de qualquer um é realmente alternada, a frequência é de 60 HZ, isso quer dizer o seguinte, que em 1 segundo existem 60 pulsos elétricos, porém ela é uma transmissão elétrica, e os aparelhos ligados a ela devem possuir "fontes" internas ou externas os quais fazem a retificação da corrente para que funcionem os mesmos.

Já a linha telefônica, não depende do fornecimento de eneria elétrica, tanto que se for interrompido o fornecimento, você pode ligar para a companhia elétrica e solicitar o reparo.

Não sou eu quem estou inventando não, a corrente alternada, tem esse nome convencionadamente por se alternar entre picos de corrente pos/neg. isso quer dizer que se você for o The Flash poderá em uma fração de segundo pegar fios enquanto o pulso é negativo e sair ileso até de um choque de 220Volts :zoio: , mas lembre-se de que são 60 pulsos por SEGUNDO! mesmo assim, se eu pegar em um fio de cada vez não levarei choque algum pois para a corrente passar dentro do meu corpo é necessário "fechar o circuito", ou seja eu pegar em um terra, um cano por exemplo.

Enquanto que os digitais são retificados e pulsados, assim por ex. se seu computador é de 1GHZ, e recebe 60 HZ da tomada, fica claro que na "fonte" a corrente é retificada e transformada para 12V+ e 12- /5V+ e 5V-, o restante é dissipado, dentro de sua máquina existem circuitos multiplicadores de frequência que elevam 60 HZ até o 1GHZ de seu Chip!

Por isso a corrente deve permanecer contínuamente positiva no 12v+/5V+ e contínua no 12v-/5v-, isso ocorre na telefonia ao haver um fio chanfrado (positivo) e outro não (negativo).

Vale lembrar que a corrente alternada é um círculo mas que dividido no tempo torna-se em forma de onda, enquanto a contínua ou a pulsada é reta ou quadrada (quando por ex. a fonte reduz os picos 110v+/- e os transforma em 5v+ e 5v- polarizados e a sua placa mãe por ex. também o faz até chegar aos 0.18v+ e 0,18v- do Processador por ex.)

Em digitais encare 5v+ como 1 do código binário (bit) e 5v- como 0 bit...vou parar pois o assunto está longe de se esgotar e vamos acabar escrevendo uma enciclopédia maluca... :wacko:

Valeu.

Um abraço.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante! Este meu post está abrindo caminho para um monte de discussões de assuntos semelhantes ao original da primeira postagem!

E voltando ao original, vou ver o que eu faço, pois observei que na emenda do fio que vem da rua com o que vai para a tomada, está totalmente enferrujada e tem mais... Estranhamente, os conectores RJ-11, estão criando uma camada verde em cima dos contatos e inclusive, um destes conectores a um tempo atrás, simplesmente começou a soltar faíscas pelos seus contatos e aí ele ficou todo preto e aí troquei a pecinha.

Bem, muito obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!