Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Corrente 12v 10A


chacalgbi

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho uma fonte aqui com saida 12V e 10A. Ela é feita com ponte retificadora de 35A e está com 13200 uF de capacitância.

Como é comum, ela fica com valor bem mais alto quando sem nada na carga, só que eu preciso fazer um sistema de controle de sobretensão, porque aqui na minha região picos de energia são uma droga, e vou ligar algumas RBs e repetidores de internet.

Então pensei em usar um 7812 em conjunto com uns Transistores de potência para manter a saida em 12V e fazer apenas uma fonte de corrente como na figura abaixo:

LM7812-circuits.jpg

Já usei desta maneira para fazer uma fonte de 5V por 5A e deu certo!

Minhas dúvidas são essas:

1° Se eu utilizar essa configuração a sobre tensão passa para os aparelhos? Quando um 7812 receber uma sobretensão e acontecer dele queimar ele normalmente abre o circuito e não passa nada ou ele fecha e vira uma coisa só (entrada e saida)? Qual seria a melhor maneira de previnir sobre-tensões da rede elétrica?

2° Como minha fonte é de 12V não sei se poderia usar o 7812, porque ele precisa de pelo menos 3v a mais para funcionar direito, será que eu poderia usar o LM317? Ou como eu poderia fazer esse arranjo de fonte de corrente utilizando diodo Zenner de 12v ??

Por favor me ajudem ai!!

Pessoal, eu achei isso aqui no site do Newton C. Braga

art0540_06.jpg

Para que eu tenha uma tensão estabilizada de 12V por 10A qual o transistor que devo usar? qual o valor de R? tem que ser resistor de fio?

Alguém pode ajudar ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque você não usa na entrada da fonte em vez de usar na saida . um estabilizador de pc talvez pode ajudar pois se fizer na saida da fonte o circuito queimara pois não tera a mesma amperagen da fonte-se eu estiver certa . mais com mais um pouco de tempo o mestre das fonte te respondera { mestre faller } não desmerecendo os outros é claro !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bons reguladores necessitam de uma tensão Dropout da ordem de 2 a 3 Volts. Isso sem nenhum transistor auxilar que faz aumentar esse exigência. Veja ai:

DropoutLM7805.jpg

Impossível lhe fazer um aconselhamento mais corrento sem saber de alguns dados importantes:

- Qual a demanda em 12 Volts que tens?

- Qual a tensão de saída de sua fonte atual, sem carga e com a máxima corrente que será dela exigida?

- Existe pelo menos uma boa razão para não usares uma fonte de PC com PFC ativo, por exemplo uma Seasonic S12II 430 Bronze que pode oferecer até 30 Amperes em 12 Volts mesmo que a tensão de entrada AC varie entre 90 e 265 VAC??? Umazinha só..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, o consumo da fonte ficará em média 7Amp.

Sem consumo algum a fonte fica em 15,6V. Com um consumo de 6 Amp que testei aqui ele ficou em média com 12,6V

E NÃO, não há razão para não usar essa fonte ai. Inclusive a ideia é muito boa e já pensei nisso, só não sabia que tinha essa fonte ai que você disse. (Com corrente tão elevada e entrada de tensão AC tão ampla). Em que site viu ela?

Mas vou aproveitar essa fonte aqui, e vou comprar sim uma fonte dessas ai que você disse assim que puder!

Mas se puder me ajudar nessa aqui eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, o consumo da fonte ficará em média 7Amp.

Sem consumo algum a fonte fica em 15,6V. Com um consumo de 6 Amp que testei aqui ele ficou em média com 12,6V

E NÃO, não há razão para não usar essa fonte ai. Inclusive a ideia é muito boa e já pensei nisso, só não sabia que tinha essa fonte ai que você disse. (Com corrente tão elevada e entrada de tensão AC tão ampla). Em que site viu ela?

Veja ai só como exemplo:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:736,familia_id:106/fonte-seasonic-430w-s12ii-430bronze

https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-430w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-430b.html

Com a fonte que tens ai e colocando regulador + transistor auxiliar só terias mesmo condições de oferecer estáveis 12,6 - 3 Volts = 9,6 Volts x 6 Amperes.. Isso é uma queda de tensão da ordem de 20%, intolerável para qq aplicação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, então laskou. Esqueçe esse negoço de regular a saida da fonte. Tanto porque os aparelhos funcionam de 10 a 18V.

Então faller, se você puder me dê umas dicas ai de como amenizar e proteger a fonte na rede AC (antes do trafo) como dimensionar os fusíveis e varistores. O lugar tem aterramento.

Pensei em colocar os varistores assim:

http://img809.imageshack.us/img809/9815/filtros.jpg

E existe mais alguma proteção que posso colocar no primário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, então laskou. Esqueçe esse negoço de regular a saida da fonte. Tanto porque os aparelhos funcionam de 10 a 18V.

Então faller, se você puder me dê umas dicas ai de como amenizar e proteger a fonte na rede AC (antes do trafo) como dimensionar os fusíveis e varistores. O lugar tem aterramento.

Pensei em colocar os varistores assim:

http://img809.imageshack.us/img809/9815/filtros.jpg

E existe mais alguma proteção que posso colocar no primário?

Para reforçar a proteção, logo depois de passar os fusíveis de entrada, se pode colocar um centelhador a gás ou dispersor..

Adicionalmente, se desejado, pode se colocar em série com os fusíveis de entrada fusíveis térmicos que fisicamente estejam encostados nos varistores.

Isso tudo para melhorar a proteção que já está boa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, vou procurar esses componentes e dar uma pesquisada sobre o centelhador a gás. Ouvir dizer que ele é muito bom mesmo.

Mister Nintendo o transistor é o de menos, se eu não puder arrumar um dessa corrente dar-se um jeito de colocar dois ou três em paralelo.

Posta ai seu esquema se puder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/help-fonte-bivolt/989405?t=989405

aqui esta nesse topico só tem uma fonte variavel que é a primeira

os diodos da ponte tem que ser tal que suporte a corrente

os diodinho ante do zener pode ser 1n4148 é para compensar a queda de tensão nos transistores

os transistores ali fazem uma configuração darlington o tip 31 só suporta 3A

terei que fazer alguns calculos mas é isso os calculos é pra ver a resistencia do resistor ali para os transistores fazer a amplificação dessa corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mister nintendo, obrigado pela resposta. O zenner de 12V tem que ter uma potência mais alta? de 1w dá? tenho ele aqui em casa.

E o resistor? de fio? qual será o valor para 10A?

Se não puder fazer os calculos ai me ensine como!

Please!!

PS. Num caso de vir uma tensão maior da fonte, em consequências de disturbios na rede elétrica, esse arranjo mantem os 12V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

chacalbi uma das vantagens dessa fonte é a tensão no primari poder cair muito ou subir muito e a saida sempre em 12V cair muito digo ate uns 90v e subir muito ate uns 140v o resistor depende do ganho o tip 122 amplifica 1000 vezes com ele um resistor de220 serve diga o ganho do transistor que te explico melhor isso mas de acordo com o que foi ensinado pelo faler use um darlington e esqueca a config dsrlington esqueci mas os capacitores dimensione pela regra pratica de 1000uF por ampere que a fonte fornece

minha fonte é assim e fornece 2A somente deve ser por isso que nunca sofri do prblema descrito pelo faller eu sinceramente a recomendo

1 zener de 1W é mais que perfeito

teste se possvel e diga (se resolver testar mesmo com o pequeno probleminha rsrs) se supriu a sua nescessidade

faller nao ha como reslver tal tristesa no transistor talvez com um transistor que suporta15A ai esse erro seria menor ou com varis em paralelo ai a corrente se dividiria muito e nao apareceria tal erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
chacalbi uma das vantagens dessa fonte é a tensão no primari poder cair muito ou subir muito e a saida sempre em 12V cair muito digo ate uns 90v e subir muito ate uns 140v o resistor depende do ganho o tip 122 amplifica 1000 vezes com ele um resistor de220 serve diga o ganho do transistor que te explico melhor isso mas de acordo com o que foi ensinado pelo faler use um darlington e esqueca a config dsrlington esqueci mas os capacitores dimensione pela regra pratica de 1000uF por ampere que a fonte fornece

minha fonte é assim e fornece 2A somente deve ser por isso que nunca sofri do prblema descrito pelo faller eu sinceramente a recomendo

1 zener de 1W é mais que perfeito

teste se possvel e diga (se resolver testar mesmo com o pequeno probleminha rsrs) se supriu a sua nescessidade

faller não ha como reslver tal tristesa no transistor talvez com um transistor que suporta15A ai esse erro seria menor ou com varis em paralelo ai a corrente se dividiria muito e não apareceria tal erro

Isso não é um erro e sim uma característica inerente ao transistor..

Se pegares um transistor de potênca maior, para 50 Amperes por exemplo, a coisa melhora um pouco mas não muito...

Veja ai, ele vai apresentar 3 Volts de Vbe somente a 25 Amperes, melhorou mas não resolveu.

TransistorNPN50A-1.jpg

Como essa função ai não é linear, não espere que reduzindo a corrente para 10 Amperes essa tensão vá cair a metade.

Pode melhorar a coisa se colocares vários desses transistores de alta corrente em, paralelo, mas definitivamente essa, de longe, não é a melhor solução.

Uma tensão 2 a 3 Volts maior na entrada, no transformador, no filtro da fonte, ou adoção de diodos schottky, para baixar a perda nos diodos, tudo isso sai mais barato e é o mais indicado.

No caso da fonte do demandante, que baixa sua tensão a 12,6 Volts a plena carga, não tem muito o que fazer, a não ser que se tolere tensões de saída por volta dos 9,6 a 10 Volts a plena carga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi direito, mas você tá tentando regular a saída dela, tipo, prevenir a sobretensão na saída?

Caso sim, não seria melhor fazer isso na entrada dela? Porque se houver um pico de tensão e a regulagem for na saída, você vai perder a fonte toda pra não queimar seus rádios e repetidores. Se regular na entrada, o secundário fica intacto e só vai torrar uma parte do primário.

Se não quiser mexer no seu hardware, daria pra colocar uma fonte linear 220-220 regulada antes da sua fonte, e fazer a proteção nela, pra deixá-la de "bucha de canhão" pro resto do seu equipamento.

Não sei que tipo de RB e repetidor usa, mas nesse site aqui tem algumas soluções em energia e proteção voltadas pra provedores de inernet: www.verticalsimples.com.br

Existem outros sites e outros equipamentos. Recomendei esse pois vi o desenvolvimento e os testes de alguns produtos. A giga de testes pro hardware usou umas tensões de pico de entrada bem absurdas. O dono da empresa testa o hardware até fritar sabe. Pra uma fonte projetada pra 180W vi ele extrair 268W. Sempre em comportamentos e situações além do projetado, pra garantir estabilidade em full load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a ideia era fazer proteções antes e depois, Eu fiz assim, no primário coloquei a parte de filtro com as bobinas, capacitores ao terra, etc... depois fusíveis de 1 A na fase e no neutro (coloquei de 1A porque na corrente máxima da fonte ia consumir no primário 0,67A, acho que 1A tá bom) Depois coloquei 3 varistores em paralelo entre fase e neutro para aumentar a dissipação coloquei o VTR250 K20 de 20mm depois mais dois entre fase e terra e mais dois entre neutro e terra, e no final de tudo coloquei um centelhador a gás.

você acha que é suficiente? O que mais eu poderia colocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!