Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gpu No Lugar Na Cpu


Ichigeki

Posts recomendados

Quem tiver paciência pra ler isso, por favor, comente...e desculpa se não coloquei o tópico no lugar certo, afinal é difícil de saber onde ele encaixa! :D

Uma coisa que vem chamando a atenção da comunidade científica é o uso de GPUs/Placas gráficas para fazer algumas operações com fins científicos, graças aos recursos de programabilidade oferecidos desde a Nvidia Geforce 3, seguida pela ATI Radeon 8500.

Com os recursos avançados de programabilidade implementados nas Geforce FX e Radeon 9500/9700 com o modelo de Shaders 2.0 o uso da GPU para processamento de dados tornou-se muito interessante.

O poder de desempenho das GPUs também é muito interessantes. Por causa do número baixo de ALUs (Unidades lógicas e aritiméticas) e FPUs (unidades de ponto flutuante) das CPU, normalmente a comunidade científica era obrigarada a trabalhar com clusters imensos de computadores comuns. Enuqanto uma CPU tem apenas uma ou duas ALUs e FPUs, uma Geforce 3 possui pelo menos 64 FPUs e 1000ALUs. Só aí dá pra perceber a capacidade de processamento de uma GPU.

Apesar da GPU não ser otimizada para esse tipo de uso, ela consegue, graças a essa potência bruta, índices de processamento incríveis. A Revista PCs nº46 diz que uma Geforce FX 5900 atingei incríveis 20 GFLOPS em algumas operações!!! :blink:

Uma das explicações para tamanho desempenho é que as placas gráficas são altamente otimizadas para execução de laços "for -> next"

Para quem quiser programar usando o poder das placas gráficas, tem links interessantes:

http://www.csit.fsu.edu/~blanco/gpusc/gpusc_project.htm - Página Interssante sobre uso das GPUs para fins científicos.

http://www.gpgpu.org - Computação de propósito geral usando GPUs

http://graphics.stanford.edu/projects/brookgpu/ - Bibliotecas e compilador de um "superset" para C/C++ para usar o poder de programabilidade das GPUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom!

Eu já tinha ouvido falar isso, agora só falta por em prática ;)

Mas é uma boa para cálculos mutio pesados. Onde eu trabalhava (lab de pesquisa) tinha processamentos que demoravam 3horas só pra o prgrama avisar se o modelo estava correto ou não (programação matemática, caso alguem esteja curioso)

Acho que o único problema é o superaquecimento que pode causar na PV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@28 abr 2004, 10:43

Muito bom!

Eu já tinha ouvido falar isso, agora só falta por em prática ;)

Mas é uma boa para cálculos mutio pesados. Onde eu trabalhava (lab de pesquisa) tinha processamentos que demoravam 3horas só pra o prgrama avisar se o modelo estava correto ou não (programação matemática, caso alguem esteja curioso)

Acho que o único problema é o superaquecimento que pode causar na PV.

Eeeekkk....estou fazendo a matéria de programação matemática na faculdade...más lembranças... :cry:

Só completando: as Quadro FX 3000 da Nvidia possuem um recurso interessante para cluster gráfico. Elas vem com uma daughter board embutida que tem 2 conectores RJ-45. Com isso, é possível fazer programação distribuída usando clusters de diversas Quadros...aumentando o poder computacional incrívelmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@28 abr 2004, 17:39

E outro bom fator, é que a GPU não tem necessáriamente um Chipset para controlar o seu uso, e nem para controlar as memorias, isso também influência no poder de processamento..

Mas as CPUs podem ter também mais ALUs e FPUs?

Sim! Mas isso acarretaria um aumento no número de transistores, e consequentemente, um aumento na temperatura do processador... :huh:

Então, mas alguém tem que fazer o papel de controladora de memória, e nesse caso, é a GPU mesma que toma esta tarefa. Isso pode ser um problema pois a GPU trata a memória de um jeito que não é otimizado para a execução de programas de uso geral.

Outro grande problema é enviar os dados de volta pra CPU...essa é uma tarefa que as placas não estão preparadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ichigeki+28 abr 2004, 17:47-->
hmaqueda@28 abr 2004, 17:39

E outro bom fator, é que a GPU não tem necessáriamente um Chipset para controlar o seu uso, e nem para controlar as memorias, isso também influência no poder de processamento..

Mas as CPUs podem ter também mais ALUs e FPUs?

Sim! Mas isso acarretaria um aumento no número de transistores, e consequentemente, um aumento na temperatura do processador... :huh:

Seria por isso que as GPUs tem um clock estão baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!