Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Note MS4200 c/ CPU T7200 rodando a 1GHZ (metade)


abimail

Posts recomendados

Bom dia, comprei pelo eBay uma nova CPU para meu notebook Mirax MS4200 que originalmente veio com Celeron 410..

Então recebi ontem dos USA a CPU T7200 que deveria funcionar a 2.000MHz no multiplicador (166,7 MHZ X 12) mas ele só ficou fixado em X 06 resultando a metade da frequência.

Procurei em tudo que é "google da vida" sobre esse problema e parece ser de uma tecnologia desse processador (Speedstep) que é uma tecnologia da Intel que gerencia funções do processador para uma maior eficiência em economia de energia e resfriamento, reduzindo a tensão e o clock do processador, diminuindo o consumo de energia e baixando a temperatura dos componentes.

Mas queria deixar ele funcionado em 100% da capacidade porque fiz uns testes rodando jogos pesados e sempre ficou em 1.000MHZ com baixo desempenho.

Agradeço quem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos puxam mais é da placa de video...

Para testar de verdade o processador baixe o programa AIDA64, va na seção "Teste de Estabilidade do Sitema" e rode o teste... Observe no proprio AIDA, na arvore COMPUTADOR > OVECLOCK a frequencia maxima que o seu processador vai atingir... E obvio, faça o teste com o plano de energia do notebook em ALTO DESEMPENHO e plugado na tomada ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos puxam mais é da placa de video...

Para testar de verdade o processador baixe o programa AIDA64, va na seção "Teste de Estabilidade do Sitema" e rode o teste... Observe no proprio AIDA, na arvore COMPUTADOR > OVECLOCK a frequencia maxima que o seu processador vai atingir... E obvio, faça o teste com o plano de energia do notebook em ALTO DESEMPENHO e plugado na tomada ..

Mano RuivoX Agradeço sua atenção e fiz o teste por mais de 10 minutos mas não fez nem "cócegas" no multiplicador de clock que ficou travado em 6X e não foi para 12X como deveria ser... o que mais pode ser?

post-4314-1388496210934_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu core 2 quad q e 2.6ghz fica a 1,9 ghz em full load =) mesm em full load ele n precida de tal velocidade para rodas o programa chamado prime64. tmb n sei porque isso mais td bem n to cm a cabeça quente. eu sei q no painel de controle do windows você ajusta a capacidade maxima usada do processador, acho q e em energia se nao me ingano. tmb você pode olhar isso no msconfig no executar ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo com o problema, mesmo em full load no prime64 o clock não sai nos 1.000MHZ sendo que a CPU é pra trabalhar a 2.000MHZ.

Já pesquisei tudo que é "google" atrás de uma solução mas não encontrei nada... o problema é que comprei essa nova CPU no eBay vindo lá dos states e não consigo utilizar todo o potencial.

Parece que é esse recurso do processador da Intel chamado "Speedstep" para economizar energia mas eu só uso meu note na tomada, até deixo a bateria guardada em 40% pra não se deteriorar muito...

Pior que o desempenho dele agora está quase nada melhor em vista do Celeron M410 que pelo menos rodava a 1,46GHZ no seu todo potencial, claro que o T7200 agora tem 4MB de cache L2 em vista do 1MB do Celeron e também por rodar FSB a 667MZ "casou" com o pente da Samsung de 2GB 667 que já tinha trocado.

Se alguém tiver uma luz e souber me ajudar agradeço de coração, caso ache uma solução posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao que parece é problema de BIOS, ela não reconhece o processador corretamente e não atribui o multiplicador devido.

Alguns notebooks tem uma função de economia, pode-ser que ela esteja ativada causando isto, consulte o manual.

Outro teste que você pode realizar é usar um programa para configurar o processador manualmente, tipo o RmClock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aleluia!!! Glória a Deus!!! Encontrei a solução: Atualizei a BIOS para a última versão 3.35 (era 3.17 original e fábrica).

Agora minha nova CPU T7200 rodando no máximo de velocidade à 2.0GHZ!

Confesso que relutei muito para fazer porque no passado perdi uma Placa Mãe por erro de atualização mas Graças a Deus deu tudo certo.

Procedimento: Fui no site da MSI, localizei o modelo deste meu notebook (é um Mirax modelo MS 4200 mas original é da MSI modelo S420) e daí baixei o arquivo ZIP para atualização de BIOS da versão série 3.XX (porque existem 3 versões: 1.XX, 3.XX e 7.XX) e segui instruções do fórumpcs que já acompanho há 2 anos desde que comprei este meu note http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=115&t=192323&p=2476292#p2476292 onde se diz:

É simples, abra o prog pelo AFUWIN.EXE vai em open e sete para o diretorio onde está a bios que você baixou, coloque * em nome do arquivo e aperte abrir, vão aparecer então todos os arquivos do diretório, escolha o da bios ( A1412AT3.317 ) e aperte em abrir.

Depois vá em setup e escolha "Destroy CMOS checksum" e "Program All Blocks" e clique em Flash.

Depois posta aqui se você conseguiu.

Antes fiz um backup da minha BIOS original para o caso que se desse uma *erda...

Agora no AIDA64 na Comparações do "CPU Queen" chegou em 8526! (antes não passava de 4255...) VIVA!!! VIVA!!! VIVA!!!

Fica uma Super Dica!

post-4314-13884962129808_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!