Ir ao conteúdo

Recomendação Epson TX235W ou TX430W

Posts recomendados

Postado

Galera,

A diferença até onde conseguir pesquisar está apenas no display e no uso do cartão SD para a impressão das fotos?

As demais especificações são iguais? até porque nas fotos elas parecem muito iguais.

0003520_450.jpeg

0003560_450.jpeg

Aproveitando A TX420W me parece um versão anterior e maior da TX430W correto?

Abs.

Postado
Já fiz a escolha pela TX430W.

Olha a tx430w é boa, tive ela a 3 meses, mas ela é lenta, mais lenta que a tx235w... [corrigi porque nao é MUITO LENTA, e sim só lenta]

comprei hoje, a Multifuncional EPSON TX 560 WD Wi-Fi+ Ethernet, ela eu testei tirei da caixa, e ela se apresentou muito mais rapida.

Mas bem como você ja comprou, te dou a dica:

compre o bulk ink aqui: www.provideo2004.com.br

Compro bulk ink e recomendo a meus amigos e clientes, o unico que é 'desonesto' sobre bulk ink e te ajuda em toda instalação, apesar de simples mas tudo.

abs e boa sorte...

Postado
Olha a tx430w é boa, tive ela a 3 meses, mas ela é lenta, mais lenta que a tx235w... [corrigi porque nao é MUITO LENTA, e sim só lenta]

comprei hoje, a Multifuncional EPSON TX 560 WD Wi-Fi+ Ethernet, ela eu testei tirei da caixa, e ela se apresentou muito mais rapida.

Compro bulk ink e recomendo a meus amigos e clientes, o unico que é 'desonesto' sobre bulk ink e te ajuda em toda instalação, apesar de simples mas tudo.

abs e boa sorte...

Realmente, a impressora não é rápida, ainda mais que estava acostumado com uma Laser mono Samsung, isso estou um pouco incomodado ainda, talvez até troque a impressora.

A TX560WD realmente é bem mais rápida?

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Realmente, a impressora [TX430W] não é rápida, ainda mais que estava acostumado com uma Laser mono Samsung, isso estou um pouco incomodado ainda, talvez até troque a impressora.

Isso não é comparação que se faça! Além dessa Samsung ser a laser, ainda é mono. Imprimir em preto já é mais rápido mesmo em jato de tinta, ainda mais se for em rascunho.

Dizem que o modo rascunho das Epson não presta. OK! É um detalhe a se considerar. Porém, o modo rascunho não é aconselhado para quem não usa os cartuchos originais. Então ainda pode ser o caso de se comparar o modo normal (em preto) da jato de tinta de um modelo/marca com o modo normal da jato de tinta de outro modelo/marca, e para o mesmo trabalho (as mesmas páginas). Depois, mas só a título de curiosidade, comparar isso com o que a laser faz.

Mas OK, concedamos que a TX430W é uma impressora lenta, ao lado das outras jato de tinta mais próximas dela. Não sei, não conheço. Acima, eu quis apenas observar sobre o modo de se fazer as comparações. Critérios são necessários.

Você tem usado as tintas Probulk? Por quanto tempo, já? Sabe dizer se elas são as mesmíssimas Formulabs/Sensient, sem alteração?

Postado

Realmente, não podemos comparar uma impressora a jato de tinta com uma laser em termos de velocidade de impressão. Mas não acredito que a TX 430 seja mais lenta que a TX 235. Isso porque a 430 tem uma cabeça de impressão maior e com mais bicos injetores que a 235. Acredito que a diferença observada seja decorrente de configurações de impressão diferentes. A TX 560 possui uma cabeça de impressão maior ainda, com um número maior de bicos injetores, o que a torna bem mais rápida mesmo. Um modo de tornar a impressão mais rápida e sem perder praticamente nada em qualidade é marcar a opção "alta velocidade" no quadro de opções de impressão. Assim, a impressora vai imprimir nos dois sentidos de movimentação do carro de impressão, tanto na ida quanto na volta, aumentando consideravelmente a velocidade de impressão. Possuo uma TX 420, que é semelhante à TX 430 em velocidade, e não a considero uma impressora lenta não. Para uso doméstico ou até para pequenos escritórios, configurada da forma que eu sugeri, acho que tem uma velocidade bastante aceitável. Mas, se velocidade for a questão mais importante, existem outras opções: a linha HP 8000, por exemplo.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado
Um modo de tornar a impressão mais rápida e sem perder praticamente nada em qualidade é marcar a opção "alta velocidade" no quadro de opções de impressão. Assim, a impressora vai imprimir nos dois sentidos de movimentação do carro de impressão, tanto na ida quanto na volta, aumentando consideravelmente a velocidade de impressão.

Dá a entender que a velocidade é duplicada. Por que será que a impressora não funciona assim por padrão? Para as "informações do produto", qual terá sido o modo de funcionamento considerado?

Dá pra supormos que na volta do carro a tinta da primeira passada ainda não está seca no papel. Então talvez a cabeça suje mais rápido, ou a segunda passada tenda a criar "borrados". Será que é assim? Será que está aí o "detalhe" desse modo de impressão? Se for, imagino que pelo menos para texto ele não tenha implicação alguma.

Mas, se velocidade for a questão mais importante, existem outras opções: a linha HP 8000, por exemplo.

E em termos de qualidade de impressão, você já comparou essas impressoras?

Postado

Também adquiri uma TX235W.

Fiz alguns testes comparativos entre a epson TX235 e uma HP C4480. Utilizei uma mesma página com texto e alguns poucos gráficos (de um artigo científico).

No windows:

Epson TX235w utilizando a opção alta velocidade citada, modo normal, texto e gráficos: 39 s para impressão da página.

HP C4480 modo normal: 31 s para impressão da página.

No Linux (Ubuntu 12.04):

Epson TX235w utilizando o modo normal, texto e gráficos: 1 min e 50 s para impressão da página. :eek:

HP C4480 modo normal: 21 s para impressão da página.

Interessante a HP ter um desempenho melhor no Linux.

Outro detalhe importante é que não encontrei a opção "alta velocidade" no programa de controle de impressão da Epson no Linux. Talvez aí esteja a origem do seu desempenho horrível nesta plataforma.

Existe uma opção de modo de impressão bidirecional no Linux que não alterou em nada o desempenho da Epson. :(

Alguém encontrou a opção "alta velocidade" ou outra maneira de fazer a Epson ter um desempenho aceitável no Linux ??

• Membro VIP
Postado
Fiz alguns testes comparativos entre a epson TX235 e uma HP C4480.

Curiosidade: quantos ml de tinta tem cada cor nos cartuchos da C4480?

Interessante a HP ter um desempenho melhor no Linux.

Você comparou a qualidade de impressão também? Os resultados no papel são realmente equivalentes de acordo com os intervalos de tempo que você aferiu?

Outro detalhe importante é que não encontrei a opção "alta velocidade" no programa de controle de impressão da Epson no Linux. Talvez aí esteja a origem do seu desempenho horrível nesta plataforma.

Sabe se você tem usado o driver da AVASYS? Não sei outro, mas talvez exista.

Alguém encontrou a opção "alta velocidade" ou outra maneira de fazer a Epson ter um desempenho aceitável no Linux ??

Ainda não instalei a TX235W aqui. Uso Ubuntu 10.04.4 LTS Lucid. Quando eu a instalar, falarei com você se eu tiver novidade.

Postado
Curiosidade: quantos ml de tinta tem cada cor nos cartuchos da C4480?

Não sei ao certo, mais muito pouco e são cartuchos que aceitam poucas recargas. O principal motivo de estar testando uma epson é tentar fugir desta "extorsão" dos cartucho HP.

Você comparou a qualidade de impressão também? Os resultados no papel são realmente equivalentes de acordo com os intervalos de tempo que você aferiu?

A impressão da epson no linux é mais lenta mas sua qualidade é superior. O problema é que não existe uma opção de qualidade inferior (e mais rápida) que possa ser utilizada (o modo rascunho só serve para isto mesmo).

Sabe se você tem usado o driver da AVASYS? Não sei outro, mas talvez exista.

O Ubuntu reconheceu a impressora automaticamente mas o scanner eu baixei o driver da avasys. Estava realmente pensando em baixar o driver da impressora direto da avasys para realizar um teste.

Ainda não instalei a TX235W aqui. Uso Ubuntu 10.04.4 LTS Lucid. Quando eu a instalar, falarei com você se eu tiver novidade.

Valeu. Tendo alguma informação nova posto por aqui também.

Devo dizer que no geral estou satisfeito com a epson tx235. No momento estou utilizando cartuchos recarregáveis mas talvez no futuro faça a opção por um bulk.

• Membro VIP
Postado
O principal motivo de estar testando uma epson é tentar fugir desta "extorsão" dos cartucho HP.

Nós também.

A impressão da epson no linux é mais lenta mas sua qualidade é superior.

Como isso me anima!

O problema é que não existe uma opção de qualidade inferior (e mais rápida) que possa ser utilizada (o modo rascunho só serve para isto mesmo).

O modo rascunho não é indicado para quem usa tintas do mercado paralelo, que eu saiba. Mesmo em impressora Epson com tecnologia piezoelétrica.

Se a velocidade não for um problema...

Aqui provavelmente não vai ser, para impressões coloridas.

Eu entendi que seus testes foram realizados com uma impressão colorida.

O Ubuntu reconheceu a impressora automaticamente mas o scanner eu baixei o driver da avasys. Estava realmente pensando em baixar o driver da impressora direto da avasys para realizar um teste.

Se fizer, por favor me avise.

Algo que estou curioso para saber é: se posso ir usando apenas o scanner da multifuncional, sem instalar os cartuchos na impressora, ou seja, sem inicializar a impressora uma primeira vez. Você sabe se pode? Há risco de se imprimir acidentalmente "no seco"?

Se isso acontecesse, impressão no seco, acredito que danificaria a cabeça de impressão. Mas é possível que a impressora não se mova para imprimir caso ela esteja sem cartuchos. Eu quero só saber se posso usar o scanner assim. Não quis ligar de olhos vendados para testar, já que nos manuais não existe qualquer referência a tal utilização.

Devo dizer que no geral estou satisfeito com a epson tx235. No momento estou utilizando cartuchos recarregáveis mas talvez no futuro faça a opção por um bulk.

Você chegou a usar os cartuchos originais antes?

Que tinta está usando? E o tipo, corante ou pigmentada?

Se é tinta corante e você usou os cartuchos originais primeiro: você fez alguma limpeza na cabeça de impressora, ou algum procedimento extra, quando da mudança da tinta? Como aconteceu essa transição?

Postado

Bem, removi a impressora e instalei o driver da avasys. Como havia comentado acima o Ubuntu 12.04 havia reconhecido automaticamente a tx235 mas ela se apresentava muito lenta na impressão.

Com o driver da avasys consegui o mesmo desempenho da tx235 operando no windows 7. A página de teste(com texto e alguns gráficos coloridos) que utilizei foi impressa em 39 s (ver comparação acima).

A única coisa chata é que as opções no programa de controle de impressão diminuíram.

Uma coisa que achei horrível foi o modo de alinhamento deste modelo de impressora. Gasta papel e tempo demais.

Eu utilizei primeiro os cartuchos originais e ao final apenas substituí o conjunto por cartuchos recarregáveis com tinta corante.

Acredito não ter feito da forma correta :D. Apenas executei vários ciclos de limpeza e fiz a impressão de algumas páginas para tentar remover a tinta antiga.

Aparentemente não houve nenhum problema.

• Membro VIP
Postado
Bem, removi a impressora e instalei o driver da avasys. Como havia comentado acima o Ubuntu 12.04 havia reconhecido automaticamente a tx235 mas ela se apresentava muito lenta na impressão.

Com o driver da avasys consegui o mesmo desempenho da tx235 operando no windows 7. A página de teste(com texto e alguns gráficos coloridos) que utilizei foi impressa em 39 s (ver comparação acima).

Muito obrigado por lembrar de relatar.

A propósito, você usou algum tutorial para instalar esse driver?

A única coisa chata é que as opções no programa de controle de impressão diminuíram.

Tipo?

Uma coisa que achei horrível foi o modo de alinhamento deste modelo de impressora. Gasta papel e tempo demais.

Ainda vou conhecê-lo.

Interessante que, se não me engano, folhas de teste e folhas de status podem ser imprimidas por acionamento feito através do painel da multifuncional, sem a necessidade de um computador. Acho que li isso no "manual do usuário". Alinhamento também?

Eu utilizei primeiro os cartuchos originais e ao final apenas substituí o conjunto por cartuchos recarregáveis com tinta corante.

Acredito não ter feito da forma correta :D. Apenas executei vários ciclos de limpeza e fiz a impressão de algumas páginas para tentar remover a tinta antiga.

Eu estava pensando em fazer assim... até ontem. Agora eu estou com uma ideia de, antes da tinta corante, instalar os cartuchos recarregáveis cheios de solução de limpeza, e fazer limpezas de bicos de impressão (via software) e fazer até impressões (transparentes :D). Não sei se isso pode mesmo, se não é pior para a cabeça de impressão, mas suspeito que não, que, pelo contrário, é muito bom. Vou perguntar ao pessoal do fórum, pra ver o que eles dizem.

Aparentemente não houve nenhum problema.

Faz quanto tempo? Você estima que já imprimiu quanto, durante esse tempo? A qualidade sempre OK, indicando bicos desobstruídos?

Quanto a usar só o scanner da multifuncional, sem inicializar a impressora com cartuchos, a atendente do 0800 da Epson desaconselhou. Mas também ela somente soube me dizer — e repetir, e repetir, apática — que eu seguisse passo-a-passo o "guia de instalação rápida". Eu ainda tive vontade de ligar para um técnico (prático) da assistência técnica autorizada local, mas não o fiz e desisti de fazê-lo.

Postado

A propósito, você usou algum tutorial para instalar esse driver?

Não, o arquivo já está em .deb.

Tipo?

Uma que reparei foi um número menor de "tamanhos de papel". E tamanhos definidos pelo usuário não funcionaram comigo no Linux (posso conviver com isto).

Interessante que, se não me engano, folhas de teste e folhas de status podem ser imprimidas por acionamento feito através do painel da multifuncional, sem a necessidade de um computador. Acho que li isso no "manual do usuário". Alinhamento também?

Alinhei pelo windows. Não sei se tem como alinhar apenas com o painel da impressora.

Agora eu estou com uma ideia de, antes da tinta corante, instalar os cartuchos recarregáveis cheios de solução de limpeza, e fazer limpezas de bicos de impressão (via software) e fazer até impressões (transparentes :D). Não sei se isso pode mesmo, se não é pior para a cabeça de impressão, mas suspeito que não, que, pelo contrário, é muito bom. Vou perguntar ao pessoal do fórum, pra ver o que eles dizem.

Acho uma boa mas estava sem o líquido de limpeza e precisava instalar os cartuchos recarregáveis... então arrisquei.

Faz quanto tempo? Você estima que já imprimiu quanto, durante esse tempo? A qualidade sempre OK, indicando bicos desobstruídos?

Apenas duas semanas. Acho que imprimi umas 150 páginas neste período.

Criei o hábito de utilizar o modo foto na primeira impressão do dia.

Só reparei que as imagens em tons de cinza ficaram meio esverdeadas. Tive que reajustar o balanço de cores (não tenho o hábito de imprimir fotos). Me parece que isto está relacionado ao uso de tintas alternativas.

Existem tintas específicas para a Tx235?? Qual seria um fornecedor confiável?

• Membro VIP
Postado
Não, o arquivo já está em .deb.

Eu instalei o driver da AVASYS. Apesar de ser um .deb, tem sim o que fazer, com o CUPS. Se eu conseguir tempo, farei um tutorial.

Uma que reparei foi um número menor de "tamanhos de papel". E tamanhos definidos pelo usuário não funcionaram comigo no Linux (posso conviver com isto).

Falando nisso...

O Inkscape — testei no Windows, não ainda no Ubuntu — não está imprimindo A4 sem margens.

Alinhei pelo windows. Não sei se tem como alinhar apenas com o painel da impressora.

O manual online não menciona, apesar de nele constar:

• Como verificar os jatos usando os botões de produto
  • Como limpar o cabeçote de impressão usando os botões do produto

Apenas duas semanas. Acho que imprimi umas 150 páginas neste período.

Criei o hábito de utilizar o modo foto na primeira impressão do dia.

Aqui deve fazer uns 4 dias, ou menos. Imprimi umas 20 páginas com pouca ou pouquíssima cobertura, e umas 4 fotografias pequenas (10x15 ou 9x13).

Observei que para fotos o resultado fica melhor à medida que a imagem é mais ampla, com menos variação em pequenos detalhes de cores, porque assim percebe-se menos os pontos da resolução da impressora. Para imprimir A4 destinados em porta-retratos, deve ficar muito interessante.

Não é uma impressora fotográfica e os resultados já são muitíssimos interessantes (com os cartuchos originais, ainda). Não sei como vai ser com as novas tintas corante. O perigo maior será com as tonalidades; mas dizem que as tintas corante tendem a ser mais vivas. Realmente, os tons escuros (mesmo com esse cartuchos Epson) estão parecendo "apagados" ou "escuros demais". Essa dificuldade pode ter a ver com os papéis fotográficos que tenho testado. São dos mais baratos. Depois vou ver se uso um papel melhor; de preferência, os papéis Epson. O problema é que (para testar) não se vende eles na unidade...

Só reparei que as imagens em tons de cinza ficaram meio esverdeadas. Tive que reajustar o balanço de cores (não tenho o hábito de imprimir fotos). Me parece que isto está relacionado ao uso de tintas alternativas.

Com os ajustes, está saindo tudo normal na impressora? Como são feitos esses ajustes?

Existem tintas específicas para a Tx235?? Qual seria um fornecedor confiável?

Tenho feito pesquisas a esse respeito mas ainda não cheguei a concluir muita coisa. No passado, só falava-se em tinta Formulabs. Hoje, existe a Formulabs Brasil, desde 2008, que fabrica outra tinta, nacional. Aquela tinta que antes chamava-se "Formulabs" e sabe-se que é excelente, agora é a tinta Sensient, importada dos Estados Unidos.

As tintas Sensient são vendidas pela Fvink. O site da loja e a fama dela na interessante muita segurança de que são as tintas legítimas, porém, não penso que seja interessante, para um uso doméstico, pequeno, adquirir-se 250 ml de tinta de cada cor. Essa a menor quantidade que a Fvink vende. Estou procurando outros vendedores.

• 2 semanas depois...
Postado

abs e boa sorte...

Oi Alexandre.

Estou com dificuldades de encontrar cartuchos para a Epson TX560WD e sei q são bem caras. Daí fiquei sabendo q Bulks Ink podem ser uma solução.

Pessoalmente não conheço ninguém q tenha instalado esse sistema e estou meio receosa. Já ouvi dizer q é de fácil instalação, mas tenho dúvidas quanto às tintas a serem compradas depois. Posso comprar qualquer uma para Epson?

Obrigada!

• Membro VIP
Postado
Oi Alexandre.

Estou com dificuldades de encontrar cartuchos para a Epson TX560WD e sei q são bem caras. Daí fiquei sabendo q Bulks Ink podem ser uma solução.

Pessoalmente não conheço ninguém q tenha instalado esse sistema e estou meio receosa. Já ouvi dizer q é de fácil instalação, mas tenho dúvidas quanto às tintas a serem compradas depois. Posso comprar qualquer uma para Epson?

Obrigada!

Oi ThaísY! Sou outro Alexandre mas vou entrar na conversação.

Quanto à questão das tintas. Também estou procurando algo mais específico. Por enquanto, apenas encontrei "tabelas de compatibilidade", no site da Ecologic (arquivo) e no site da Sensient (aqui), sem uma informação mais prática tipo "mas você pode usar tinta de tal código em tal impressora que também dá certo beleza". Falo "informação prática" nesse sentido. Pois algo que pode ser um problema é que, de acordo com essa informação de compatibilidade oficial encontrada nessas tabelas, as tintas "corante fotográfica" que a Fvink (distribuidor do oficial) está vendendo no Brasil são todas de códigos que são indicados para impressoras da série R (ex.: R200, R290), enquanto impressoras tais como TX235W, TX430W e TX560WD são da série "Epson Stylus". Se existe um guia de compatibilidade, melhor odedecê-lo, não é mesmo?!

Acima, falo apenas de tintas Sensient por estas serem muitíssimo recomendadas nos fóruns de discussão, e por eu poder comentar algo "novo" a respeito delas aqui. A qualidade dessa tinta está comprovada há anos. Não é essa a novidade. Ela é a tinta a que antes chamavam Formulabs. Ficou muito famosa com nome "Formulabs"! O difícil é encontrar alguém que venda Sensient legítima. Tem muito gato por lebre por aí! Tintas quaisquer. Inclusive — é importante que se note aqui — hoje, desde 2008, também existe uma tinta brasileira chamada "Formulabs". É uma outra tinta, é uma outra fórmula, não é aquela que construiu a fama desse nome. Essa Formulabs pode até ser uma tinta muito boa... mas não é aquela de antes.

Menciono a FVink aqui por ela ser uma loja referida pela própria Sensient, assim como a Ecologic. Fora esses dois, está difícil [ter mais segurança em] "saber" quem realmente vende Sensient em frações de litro: 70, 100, 150, 250 ou 500 ml. A própria FVink — quem declara ser "distribuidor oficial" Sensient no Brasil — parece que desistiu de "autorizar" (validar) revendedores. Um mapeamento de revendedores no site dela deixou de funcionar, suponho, já faz algum tempo.

E a Ecologic? Parece que o site dela não está funcionando de fato como uma loja virtual.

Quanto à sua insegurança na opção pelo bulk ink. Se você não fará um uso comercial e intenso da impressora, imprimindo muito, pode ser o caso de você usar, invés do bulk ink (com mangueira e reservatórios de tinta externos), cartuchos recarregáveis. Aliás, um cartucho recarregável cheio costuma render ainda mais do que um cartucho original cheio, se não houver problemas com as tintas que exijam uma quantidade demasiada de limpezas de bicos — um procedimento do driver da impressora que descarta uma pequena quantidade de tinta num processo de lubrificação com tinta. E os cartuchos originais 140 parecem já oferecer uma autonomia até razoável...

Alguns usuários domésticos, de pequeno consumo de tinta, consideram a mangueira e os grandes reservatórios reservatórios externos do bulk ink uma "parafernália" desnecessária. Pode vir a ser essa a sua consideração. No caso desse modelos de multifuncional com os quais estamos lidandos, existe mais o inconveniente estético da mangueira não deixa a tampa da impressora fechar completamente, sendo "mordida" (de leve).

Pesquisei brevemente e constatei que você encontra facilmente os cartuchos recarregáveis para a TX560WD.

Postado

Esqueçam os recarregáveis! Não vale a pena devido ao uso da bateria (se for o caso) diminui muito o tamanho do reservatório do cartucho, pra poder acomodar a bateria.

Os bulks como não existe o fabricante certo (sao todos chineses) n.ão dar pra saber qual é o melhor, se não testá-los.

Boa Sorte!

• Membro VIP
Postado

Não existem apenas cartuchos recarregáveis "baixos" — rebaixados para acomodar a bateria em cima deles, com menor volume de tinta, e com a referida bateria. Esses, são idealizados para os bulk inks, sendo conectados às mangueiras e alimentados continuamente pelos reservatórios de tinta externos. Também existem os cartuchos recarregáveis "altos", com maior volume de tinta. Eles recebem mais tinta do que os cartuchos originais, e são próprios para serem recarregados com uma seringa.

Os cartuchos recarregáveis "altos" não usam baterias tipo "moeda" ou pilhas AA. Não me consta que usem qualquer tipo de bateria. Perguntei a vendedores e disseram-me que não. Se usam, pelo que vemos em fotos, por certo são daquelas baterias de relógio, acomodadas atrás de cada chip. Fotos de anúncios não mostram isso direito e vendedores não parecem estar bem informados quanto a isso.

Nesses cartuchos recarregáveis "altos" é indicado se usar chip auto-resetável, que reseta sozinho ao ser tirado da impressora por alguns minutos para ser recarregado, ou um outro tipo de chip individual que é resetado usando-se um clipe metálico de papel para encostar dois contatos dele. Apesar de que algumas pessoas usam chips não-individuais com cartuchos recarregáveis. Pois outra coisa a se observar ao comprar cartuchos recarregáveis é se os chips do conjunto são individuais ou se são todos ligados a uma única placa de circuito impresso que os faz unidos como "um bloco de cartuchos a ser colocado na impressora". Desses, eu não estou sugerindo. Evidentemente, cartuchos com chips individuais são mais práticos! Aliás, penso que os conjuntos de chip em bloco são idealizados para bulk ink e todos eles usam bateria, ou tipo "moeda" ou pilhas AA.

A impressão que dá é que alguns vendedores querem vender partes de bulk inks como "cartuchos recarregáveis". Outros vendem os chips separados dos cartuchos... Mas não é a mesma coisa! Existem aqueles conjuntos de peças que são "indicadas" para integrar bulk inks, e existem aqueles conjuntos de peças que são "indicadas" para integrar kits de cartuchos recarregáveis.

Edição de sexta-feira, 12 de Abril de 2013, às 11h29min:

Constatei, já há meses, manuseando kits para C79 e TX235W, que existem chips de cartuchos recarregáveis individuais com bateria e chips sem bateria. Bateria de relógio. Dependerá da versão (lançamento) do chip e do modelo da impressora.

Também tenho constatado que chips de RESET automático não são tão convenientes como eu pensava. Pois nos perdemos quanto aos níveis reais de tinta em cada cor. Um RESET manual ao menos nos permite forçar os 100% para um cartucho que acabara de ser completado.

Outra coisa. Se um cartucho seca, o ideal é completar todos os outros também. Pois — pelo menos parece muito — toda vez que inicializamos a impressora (modelo testado: C79) após ter recarregado um único cartucho, ela gasta tinta de todos os cartuchos, e não apenas do reabastecido.

Edições anteriores:

• por alexandre.mbm; 29/06/2012 às 12:56 H Motivo: Ajustes na formatação, principalmente.

Postado

Muito obrigada pelos esclarecimentos, Alexandre.

Será q você poderia me indicar os locais em q pesquisou os cartuchos recarregáveis? Pois, aqui na minha cidade, o que me informaram é q não existe cartuchos recarregáveis para esse modelo.

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

Postado
Muito obrigada pelos esclarecimentos, Alexandre.

Será q você poderia me indicar os locais em q pesquisou os cartuchos recarregáveis? Pois, aqui na minha cidade, o que me informaram é q não existe cartuchos recarregáveis para esse modelo.

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

Se você encontrar:

Esqueça os recarregáveis! Não vale a pena devido ao uso da bateria (se for o caso) diminui muito o tamanho do reservatório do cartucho, pra poder acomodar a bateria.

Os bulks como não existe o fabricante certo (sao todos chineses) n.ão dar pra saber qual é o melhor, se não testá-los.

Boa Sorte!

• Membro VIP
Postado

gcarloscr, eu já expliquei que os cartuchos recarregáveis aos quais estou me referindo não são os "rebaixados" de bulk inks.

ThaísY, eu coloquei "cartuchos recarregáveis tx560WD" (sem áspas) no Google, e os primeiros resultados apontam para uma listagem de produtos no Mercado Livre e o site provideo2004. Por favor, entre você mesmo em detalhes com os vendedores sobre os produtos que eles vendem. Não confie nas imagens dos anúncios, às vezes o produto é diferente. Não deixe de considerar os detalhes que lhe expliquei em #20. Se houver dificuldade de comunicação, aponte meu post ao vendedor.

Atenção! Eu não estou lhe indicando vendedor de cartuchos, comprar aqui ou ali. E agora eu também não estou lhe falando sobre comprar tinta, aqui ou ali, esta ou aquela. Estamos falando apenas de cartuchos. Também: não fui além do segundo resultado do Google! Pode ser interessante, por exemplo, na falta dos cartuchos com um vendedor local de sua cidade, você comprar pelo menos a tinta na sua cidade. Você quem sabe...

Postado

Na boa, você é muito bom na teoria, tá faltando entrar na parte prática, deveria primeiro fazer a seguinte escolha:

1. decidir se vai ou nao usar bulk ou cartuchos originais,

2. escolher a tinta q vai trabalhar

3. daí poderá começar a opinar...

Pois você está indo muito na onde de quem vende, deveria procurar escutar alguém q já experimentou, usou continuamente, etc.

Não é por q a tinta custa 100 contos ou por q é muito falada é obrigado ser boa, há tintas por um preço razoavelmente barata podem até ser melhores, pode crer.

Trabalho com um volume de 50lt/mes. Sei o q estou dizendo, não sei de tudo, mas não digo q é por fulano indicou.

Parta pra a parte prática, aí sim, você poderá dizer q os carregáveis não vão lhe atender, a menos q você tenha um volume de impressões muito baixo baixo mesmo.

• Membro VIP
Postado
Na boa,

Então vamos lá, na boa...

você é muito bom na teoria, tá faltando entrar na parte prática,

Não sei se sou "bom na teoria", mas tenho estudado os assuntos, para tender mais a me sair bem na prática. "Se o aluno tem material didático e registros técnicos à disposição, não há por que ele refazer cada experimento, para chegar às mesmas conclusões."

deveria primeiro fazer a seguinte escolha:

Vejamos.

1. decidir se vai ou nao usar bulk ou cartuchos originais,

Aqui em casa, por enquanto, estamos usando os cartuchos originais que vieram com a multifuncional TX235W. Decidimos fazer assim para aproveitar a garantia deles e para aproveitar parte da garantia da impressora (poucos meses). Após eles, já decidimos faz alguns dias, usaremos consumíveis do mercado paralelo. Serão cartuchos recarregáveis com tinta Sensient. Espero que adquiramos tinta legítima.

Antes da troca de tinta, faremos uma limpeza com solução de limpeza e sequências de "limpezas de bicos". Ainda que a qualidade de cores caia por diluição nas primeiras impressões ou nos primeiros dias, assim esperamos evitar maiores problemas oriundos de mistura entre tinta pigmentada e tinta corante, ou simplesmente de tintas de fabricantes diferentes. Em resumo: pretendemos usar a solução de limpeza para expulsar primeiro toda a tinta pigmentada DuraBRITE original, antes de entrar a nova tinta. Só não faremos assim se até lá, na pesquisa teórica que venho fazendo, eu encontrar indícios de problemas relevantes com esse método.

2. escolher a tinta q vai trabalhar

Respondido acima: Sensient.

Esperamos obter tinta original e de códigos corretos. Claro. Ou seja, no caso de todo o cuidado para razoavelmente "identificar" e comprar tinta Sensient legítima, esperamos também poder estar usando tinta de códigos de referência que sejam indicados para o modelo de impressora; ou que o fabricante da tinta declare assim em "tabelas de compatibilidade", ou que pessoas já tenham usado tais tintas ao menos em modelos de impressora da mesma série, "parecidos".

Tomar todos esses cuidados eu chamo de "busca de nível de segurança razoável".

3. daí poderá começar a opinar...

Negativo! Qualquer inteligência que esteja acumulando conhecimento pode opinar usando esse conhecimento. Ela só não deve ir além, opinando com o que desconhece.

Tudo que você sabe você aprendeu sozinho, com o peito e a coragem, sem recorrer a livros ou a mestres? Muito pelo contrário... é menor o leque de coisas que se aprende sozinho. A maioria das coisas que sabemos nos foram ensinadas.

Fóruns como este deveriam ser tidos como espaços de troca de conhecimento, espaços de aprendizagem. Há algo de errado se eu venho aqui, colho, e não planto novamente. Não é sustentável! Isso que eu estou propondo é verdadeiramente compartilhar. Piratear não é compartilhar. Mudam o significado das palavras e daí fica tudo de cabeça para baixo!

Eu nem sou um entusiasta do conhecimento tecnológico que tenho buscado e compartilhado... mas como eu colhi, e o que eu retive eu julgo moralmente neutro ou bom, estou procurando devolver. Quando eu tiver a experiência da prática, poderei devolver ainda mais.

Mas voltemos ao assunto, abaixo.

Pois você está indo muito na onde de quem vende, deveria procurar escutar alguém q já experimentou, usou continuamente, etc.

Não acredito. Tenho ouvido vendedores, sim, mas o que eu tenho lido na Internet, fora o que esses me disseram, é muita coisa! Estou tentando organizar tudo para meu próprio uso e para devolver a esse fórum. Colecionei informações, links para artigos, blogs e lojas. Também interagi com alguns poucos vendedores locais.

Mas o que eu tenho ainda não é suficiente para responder todas as questões para as quais olho. Penso que já sinalizei isso acima. Então aproveito e convido os altruístas a incrementarem suas respostas técnicas nesse Fórum Clube do Hardware, especialmente no assunto das tintas: as tintas que eles tem usado e como tem sido feito tais usos, como tem surgido as necessidades de limpezas de bicos, de manutenções, etc.

Não é por q a tinta custa 100 contos ou por q é muito falada é obrigado ser boa,

Concordo plenamente.

Mas também não desprezo a chance de pessoas "descerem o pau" numa marca de tinta quando na realidade tem lidado com uma falsificação, uma tinta "batizada". Pretenderam fazer uma economia extraordinária, uma economia "de outro mundo", e acabaram comprando gato por lebre. Quem arrisca demais a estar entrando numa roubada, não deve descer o pau na "suposta" lebre, se ele ainda não sabe se tem gato ou lebre.

há tintas por um preço razoavelmente barata podem até ser melhores, pode crer.

Pois é. E eu quero pedir outra vez: que os usuários dessas tintas dêem seus testemunhos no fórum.

É... mas depois que as pessoas se dão bem, parece que esquecem dos outros. Eu li um boacado de tópicos e não encontrei algo muito detalhado sobre as experiências individuais com tintas de fabricantes diversos. Então tudo que me resta fazer — pelo menos por enquanto — é ter a "marca" como um dos principais critérios de escolha.

Trabalho com um volume de 50lt/mes. Sei o q estou dizendo, não sei de tudo, mas não digo q é por fulano indicou.

Então OK.

Eu ficaria muito grato — e, suspeito, outras pessoas também — se você compartilhasse sua experiência conosco. Quem sabe em outro tópico. Pode começar contextualizando, explicando como é gasta toda essa tinta, quais são os equipamentos, etc. Se for para você ficar calado sem compartilhar algo, penso que a ninguém aqui interessa simplesmente saber que você trabalha com um volume de 50lt/mes...

Parta pra a parte prática,

Em poucos dias.

aí sim, você poderá dizer q os carregáveis não vão lhe atender, a menos q você tenha um volume de impressões muito baixo baixo mesmo.

Mas aqui é um uso doméstico mesmo, com um volume de impressões baixo. E pode ser o mesmo caso da ThaísY.

Atualização de sexta-feira, 12 de Abril de 2013, às 11h48min:

Infelizmente eu demorei meses para voltar aqui. Fui inundado de obrigações. As notificações de novas mensagem acumularam-se no Gmail. Mas desde ontem tenho devolvido ao fórum parte do que tenho aprendido lidando com:

• Uma C79 e cartuchos recarregáveis;
  • Uma TX235W e bulk ink .

Não foi possível fazer os procedimentos de limpeza na TX235W. Mas pude fazer e aprender mais um bocado com a C79. Muito do que eu tinha em teoria pôde ser verificado na prática, sem aperreios.

É verdade que estou retornando ao fórum estimulado por um problema emergencial que enfrento com a C79. Mas rastreiem minhas mensagens e verão que antes de apresentá-lo eu estou buscando retribuir ao fórum pela valiosa ajuda que ele já me deu até aqui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!