Ir ao conteúdo

Dúvida - Alicate Amperímetro

greatfinale

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia.

Gostaria de agradecer desde já a atenção.

Comprei um alicate amperimetro para aferir a corrente que consome determinado aparelho na minha casa.

Segui guias, uso a corrente alternada em 20 (meu alicate amperimetro possui os marcadores 20, 200, 1000) abraçando apenas um dos fios para aferir a corrente e fica marcado valores como 0,8~1,0. Se coloco em 200, os valores caem para 0,08~0,1.

Gostaria de que alguem me ajudasse a entender se estou fazendo alguma coisa errada ou estou deixando algo passar na hora de interpretar as leituras.

Grato pela atençao, e certo de que deve ser algo simples, obrigado desde já aos users.

Postado
Pessoal, bom dia.

Gostaria de agradecer desde já a atenção.

Comprei um alicate amperimetro para aferir a corrente que consome determinado aparelho na minha casa.

Segui guias, uso a corrente alternada em 20 (meu alicate amperimetro possui os marcadores 20, 200, 1000) abraçando apenas um dos fios para aferir a corrente e fica marcado valores como 0,8~1,0. Se coloco em 200, os valores caem para 0,08~0,1.

Gostaria de que alguem me ajudasse a entender se estou fazendo alguma coisa errada ou estou deixando algo passar na hora de interpretar as leituras.

Grato pela atençao, e certo de que deve ser algo simples, obrigado desde já aos users.

A principio está correta a indicação, mudou a escala e os valores mudaram de multiplicador...

Postado

Denis Bopp,

Obrigado pela resposta.

O problema é que ainda me mantenho em duvida em relação aos valores mostrados pelo amperimetro.

O aparelho em que faço a aferição (uma fonte), teoricamente usa no seu apice 15 amperes e as minhas leituras são aquelas que já coloquei no 1o post:

"corrente alternada em 20 (meu alicate amperimetro possui os marcadores 20, 200, 1000) abraçando apenas um dos fios para aferir a corrente e fica marcado valores como 0,8~1,0. Se coloco em 200, os valores caem para 0,08~0,1."

A minha duvida permanece: Esses valores significam o que? 1 amper? 1x a escala marcada de 20 ou de 200? Eu não entendo como interpretar o valor mostrado pelo alicate amperimetro.

Se mais alguem puder me ajudar, fico grato desde já.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Imagino qiue estejas monitorando a entrada AC da fonte de alimentação, aonde existe CA, pois na saída da mesma é CC e não vais conseguir medir CC com esse seu alicate...

A dúvida é se a fonte está com carga e de que tamanho é essa carga..

Me explico..

Imagine que estejas com um fan de consumo 4 Watts ligado a saída da fonte. Na entrada da fonte haverá nessa hora um consumo de corrente da ordem de 4 Watts dividido pela eficiência da fonte, que digamso seja de 50% nessa baixa potência dai..

Vais medir então na entrada da fonte 4/0,5 = 8 Watts. Se a estás alimentando em 220 Volts que deve ser a tensão dai ela vai estar pedindo 8/220 = 36 mA e não vais medir com esse alicate correntes assim tão baixas..

Comece medindo a corrente de uma torradeira, de um ferro elétrico, de algo que realmente demande energia AC de bom tamanho, para se acostumar com seu alicate..

Postado

o que faller disse, nao tiro a razao.. tb estranho esses valores.. se é que esta monitorando coretamente a corente alternada.. vamos supor o exemplo do nosso amigo greatfinale. na medida maior q passou 1 Ampere

se estiver escala 20A , mostrar " 1.0 "

na escala 200A teria q ser assim "001"

o que me leva a crer é q,como a corente do aparelho medido é baixo, a precisao nesta escala de 200A é muito ruim....

faça como o faler disse meça em um aparelho q consuma mais, talves entre 10A a 15A , veja a especificaçao correta do aparelho e ai sim teremos conclusoes melhores

• 3 semanas depois...
Postado

Galera, muito obrigado pela ajuda.

Como instruido pelo povo, iniciei com outros equipamentos e depois retornei ao problema inicial (apos aprender melhor como usar o amperimetro).

Obrigado a todos, caso encerrado e resoolvido.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...