Ir ao conteúdo

Ajuda para montar crossover com pontes de terminais

upking

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso montar o seguinte crossover

segundodivisorn.jpg

mas não tenho ideia de como monta-lo utilizando pontes de terminais (já que não tenho como fazer uma placa)

Poderiam me ajudar?

Postado
crossover ??

Eu conheço esse cicuito (o da figura postado acima) por divisor de frequência. Separa os graves dos agudos.

Crossover é muito comum em eletrônica nos cicuitos de defexão vertical, onde os transistores de saída (que são pares complementares) têm que cortar e saturar em tempos extremamente exatos, (quando um corta o outro conduz e vice versa) para que não haja o "encavalamento" das linhas verticais, causando assim uma deformação visível na imagem

Esse circuito é facílimo de montar. Os eletrolíticos são "bipolares," o que significa que nem mesmo com a polaridade deles você terá que se preocupar. A melhor condição de montagem é mesmo com ponte de terminais. Qual está sendo sua dificuldade?

Agricio

Postado
Eu conheço esse cicuito (o da figura postado acima) por divisor de frequência. Separa os graves dos agudos.

Crossover é muito comum em eletrônica nos cicuitos de defexão vertical, onde os transistores de saída (que são pares complementares) têm que cortar e saturar em tempos extremamente exatos, (quando um corta o outro conduz e vice versa) para que não haja o "encavalamento" das linhas verticais, causando assim uma deformação visível na imagem

Esse circuito é facílimo de montar. Os eletrolíticos são "bipolares," o que significa que nem mesmo com a polaridade deles você terá que se preocupar. A melhor condição de montagem é mesmo com ponte de terminais. Qual está sendo sua dificuldade?

Agricio

A dificuldade está em onde soldar o que na ponte de terminal.

Cheguei até a fazer um PCI, mas com trilhas de 20mm (que seria o ideal levando em conta a corrente máxima de 4A as trilhas ficaram muito grossas e não ficou viável

Postado
A dificuldade está em onde soldar o que na ponte de terminal.

Os componentes do divisor; o que mais?????? Você já os tem?

Agricio

Postado
Os componentes do divisor; o que mais?????? Você já os tem?

Agricio

Não tenho ainda não. Projeto tudo antes de comprar. E ainda que eu conseguisse solda-los, como fixar eles em um chapa de mdf?

Postado
Não tenho ainda não. Projeto tudo antes de comprar. E ainda que eu conseguisse solda-los, como fixar eles em um chapa de mdf?

Como fixar a ponte de terminais numa chapa de MDF? Ora... A ponte de terminais tem ilhoses que pode-se usar parafusos para prendê-la numa superficie isolante. A não ser que você esteja usando uma ponte de terminais sui-generis.

Postado

Colega upking, você está pedindo uma receita que não existe. Este tipo de montagem (pontes de terminais), não tem muita regra e fica a cargo de cada um. Eu me preocuparia primeiro em onde sera fixado a ponte. Tem espaço para todos os lados? Algum componente será prensado entre as paredes da caixa? Segundo, tenha os componentes a mão para começar a montar e monte conforme o diagrama. Não coloque componentes que estão próximos no diagrama longe na ponte de terminais pois terá que usar muitos fios desnecessáriamente. Certifique de alinhar verticalmete grandes componentes como eletrolíticos de indutores de cobre grosso para que a ponte não fique pendendo para os lados. E por ultimo, os fios que entram e saem da ponte, como os que vão para os falantes por exemplo, fixe-os, prenda-os de alguma forma pouco antes da ponte, assim possíveis "puxões" não vão arrancar a ponte fora.

Mais ou mesnos assim...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...