Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Preciso projetar um circuito que, ao ser ligado a uma tomada, seja capaz de

discriminar se a tensão é de 127V ou 220V. Os requisitos do projeto são:

1. O circuito deve possuir dois LEDs como indicadores. Quando a tensão nos

terminais do circuito for da ordem de 127V, um dos LEDs deve acender e o outro

permanecer apagado. Quando a tensão for da ordem de 220V, o estado dos LEDs deve inverter (i.e., o que estava apagado deve acender e vice-versa).

2. O circuito deve funcionar para faixas de tensões de pelo menos +/- 10% dos valores nominais acima.

3. Em nenhuma hipótese os dois LEDs podem ficar acesos ao mesmo tempo.

Posso usar os seguintes componentes (quanto menor o número de componentes, melhor):

- Diodos de queda de tensão direta, de qualquer tipo, incluindo qualquer tipo de

LED. Diodos Zener não podem ser utilizados.

- Resistores e/ou potenciômetros de qualquer valor comercialmente disponível

Eu sei que para fazer um circuito desses apenas com diodos, é bem mais complicado, porém, podem postar qualquer circuito que faça isso, que eu faço as adaptações necessárias.

Obrigado,

Nícollas Isabel.

Postado

Parece que eu já vi um circuito assim, mas não é exatamente o que você quer.

O que eu vi acende um led para 127V, e se for 220V acende esse e mais um.

Isso serviria?

Postado

Exatamente, como o Iscastilho falou, eu achei esse circuito aqui (que tem 2 LED's, acende um LED com 127v e os 2 com 220v):

http://www.discovercircuits.com/DJ-Circuits/120240vind2.htm

Porém, esse projeto utiliza TBJ's, diodos zener e capacitores, o que é proibido na especificação do meu projeto.

Posso apenas usar resistores, potenciometros, LED's e diodos (sem ser zener).

Postado

Entendi. Seria mais difícil. Se eu encontrar algum circuito postarei aqui.

Postado
Acho que desse jeito aí acenderia os dois leds quando estivesse em 220v.
Parece que eu já vi um circuito assim, mas não é exatamente o que você quer.

O que eu vi acende um led para 127V, e se for 220V acende esse e mais um.

Isso serviria?

Exatamente, como o Iscastilho falou, eu achei esse circuito aqui (que tem 2 LED's, acende um LED com 127v e os 2 com 220v):

E não seria isso??? ^_^

Foi o que eu entendi....

Postado

Não não, o que eu achei na internet acende os 2 quando alimentado por 220v, porém, na especificação do meu projeto, é terminantemente proibido que os dois LEDs acendam ao mesmo tempo...

Postado
Não não, o que eu achei na internet acende os 2 quando alimentado por 220v, porém, na especificação do meu projeto, é terminantemente proibido que os dois LEDs acendam ao mesmo tempo...

Sem nenhum diodo zener e transistor? Complicado viu....

Vou ver se penso em alguma coisa, mas é bem estranho isso.

Postado
Foi liberado o uso de capacitores, então, agora posso usar capacitores, resistores e diodos.

Isso facilita algo?

Não. Hahahaha. É trabalho de escola ou o que?

Se for para comercializar ou algo assim, um diodo zener ajuda muuuito e não custa quase nada.

Passe as informações aí pra gente...

Postado

Eu tenho o circuito com transistores, sem zeners. Se servir, eu posto aqui.

Os semicondutores foram desenvolvidos p/ solucionar este tipo de problema entre inúmeros outros.

Caso não seja nehuma pegadinha do faustão, quando conseguires o resultado e eu não duvido que o tenhas; posta aqui p/ todos aprenderem; inclusive eu.

Obrigado, Agricio.

• Coordenador
Postado
Eu tenho o circuito com transistores, sem zeners. Se servir, eu posto aqui.

Os semicondutores foram desenvolvidos p/ solucionar este tipo de problema entre inúmeros outros.

Caso não seja nehuma pegadinha do faustão, quando conseguires o resultado e eu não duvido que o tenhas; posta aqui p/ todos aprenderem; inclusive eu.

Obrigado, Agricio.

Grande e ilustres colegas Agricio, Leandro e outros!, o tópico não é pegadinha, é tarefa de escola mesmo!, o colega só quer o circuito pronto sem nem saber como ele funcionará!!!... :mad:
Postado
Tente o circuito abaixo, mas não garanto que funcione.

indicadordetenso.jpg

Olá, estava tentando fazer as eqs do circuito , porém nao consegui chegar a conclusao alguma, sera que podem me ajudar no calculo p achar quando o Led 1 acende e quando o Led 2 acende?

agradeço ;D

• 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!