Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle Remoto + Ventilador de Teto + Capacitor de 3 Fios = Dúvida


Bruno Campola

Posts recomendados

Olá pessoal!!

Gostaria que me ajudassem a resolver um problema que esta me deixando louco, pois não manjo quase nada de eletrônica.

Bem, vamos lá:

Comprei um Controle Remoto para ventiladores de teto da marca Autentic:

Este aqui:

controleremoto.jpg

Site > http://www.autentic-eletronicos.com.br/controle_remoto_dual.htm

Gostei bastante, porém, gostaria de saber o seguinte:

O ventilador em que eu instalei, foi no modelo "Spirit 302 Branco 220v" mas o controle de velocidade Autentic esta bastante lento quando se atinge a velocidade máxima. A velocidade máxima do controle remoto Autentic é equivalente a velocidade mínima que eu usava no controle de parede original do Spirit.

Eu fiz instalação da seguinte mandeira:

receptor.png

esquemalo.jpg

1 - Fase 1

2 - Fase 2

3 - Lâmpada

4 - Lâmpada

5 - Motor + Fio Preto do Capacitor

6 - Comum Motor

7 - Motor + Fio Verde + Fio Vermelho do Capacitor

Utilizei o mesmo capacitor original do ventilador Spirit que ficava no controlador de parede, removi e fiz a ligação no teto junto com o Módulo Receptor Autentic.

Desta maneira parece funcionar tudo corretamente, entretanto, a única coisa que não esta correta é a velocidade do ventilador..

Segue o controlador Spirit que eu usava na parede:

Espelho (de frente)

controladororignalfrent.jpg

Espelho (já com o capacitor removido e agora instalado no teto)

controladororignalatras.jpg

O que estou fazendo de errado? Como devo proceder para deixar a velocidade igual era antes?

Será que ao invés de ligar o Fio do Motor + Fio Verde + Fio Vermelho do Capacitor devo tentar outra combinação?

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Pedrolobo8!

Já havia visto estes links antes de abrir o tópico mas mesmo assim não havia conseguido..

Tipo, minha dúvida é de como fazer com que o ventilador rode em sua potência máxima. Sabendo que o capacitor faz a soma das capacidades em microfarads, qual combinação devo utilizar?

Por exemplo:

Para a velocidade máxima, o capacitor deve fazer a soma dos microfarads.

Para a velocidade média, o capacitor deve utilizar uma potência média.

Para a velocidade lenta, o capacitor deve utilizar a menor potência que ele suporta.

Mas aí está o problema, para fazer a soma das potências (jumper), devo ligar o Fio do Motor + Fio Vermelho + Fio Verde do capacitor, enquanto o Fio Preto do Capacitor eu ligo no outro Fio do Motor?

Ou devo ligar o Fio do Motor + Fio Preto + Fio Vermelho do Capacitor e Ligar o Fio Verde do Capacitor no outro Fio do Motor?

:confused:

Tenho medo de sair fazendo tentativas e acabar queimando o ventilador de alguma maneira..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas notícias!

Consegui resolver o problema!! Após algumas tentativas, descobri que a combinação correta dos fios do capacitor no Módulo Receptor Autentic eram as seguintes:

receptor.png

1 - Fase 1

2 - Fase 2

3 - Lâmpada

4 - Lâmpada

5 - Motor + Fio Vermelho do Capacitor

6 - Comum Motor

7 - Motor + Fio Verde + Fio Preto do Capacitor

esquema2a.jpg

Bem, pode parecer um problema besta mas ainda bem que consegui resolver! :)

Espero que esse tópico sirva de ajuda para alguém algum dia..

Podem fechar o tópico.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!