Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sapphire Ati Radeon 9800 Pro Para Xt


MarceloDF

Posts recomendados

Eai galera.

É o seguinte, eu tenho uma Sapphire ATI Radeon 9800 PRO de 128 megas, com memória Hynix de 2.8 ns.

Quero fazer o softmod do BIOS, para transformar em uma Radeon 9800 XT.

Procurei a Radeon 9800 XT mais compatível possível, que é a Sapphire ATI Radeon 9800 XT de 128 megas de memória samsung.

Não achei nenhuma Sapphire 9800 XT com memória Hynix.

O que faço?

Que BIOS devo usar para o upgrade?

Alguém sabe de uma XT com memo Hynix?

Posso alterar as informações do arquivo pra melhorar a compatibilidade?

Alguém conhece alguma coleção de BIOS onde tenha a 9800 XT de 128 megas de memória Hynix???

Agradeço a ajuda galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom cara eu já fiz isso use uma bios de xt com 128mb e nem sei que bios era.

funcionou por ums tres dias depois deu artefato por causa do over pra xt.

como não estava afim de ***** a placa botei a bios original de volta e to usando ate agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom cara eu já fiz isso use uma bios de xt com 128mb e nem sei que bios era.

funcionou por ums tres dias depois deu artefato por causa do over pra xt.

como não estava afim de ***** a placa botei a bios original de volta e to usando ate agora.

Não foi o over que deu pau ,foi o mod . Esse mod geralmente da pau ,não aconselho ninguém a fazer isso . Faz over normal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toledo+06 maio 2004, 20:47-->
Tio Pikachu@06 maio 2004, 20:34

Infelizmente meu topico foi apagado, mas eu tinha explicado o porque de dar pau...

Se alguem quiser falar comigo, ICQ: 28808225

Achei que você tinha sido banido !!!!

E fui, essa é outra contra...

A outra era "Tio Pikachu Indignado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toledo@05 maio 2004, 11:45

Não foi o over que deu pau ,foi o mod . Esse mod geralmente da pau ,não aconselho ninguém a fazer isso . Faz over normal .

foi o over sim.

eu estava com o mod pra XT e estava dando pau no Far Cry e so nele, dai usei o power strip e baixei o clock pra o da 9800PRO E funcionou beleza mas como não rende usa a bios de xt com os clocks de uma 9800pro voltei com a bios original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz pessoalmente dois procedimentos deste na 9800PRO BBA 128 MB para 9800XT, e não tenho sofrido até o momento qualquer tipo de problema, seja de travamento, artefato ou outra anomalia. Temos que ir com calma nas conclusões pois para alguns funciona e para outros não. Um outro amigo nosso o ACE (Antônio J. J.) tem uma placa de vídeo aparentemente igual as duas que executei o BIOSMOD e na dele o CORE não chega com estabilidade em 400 MHz, quando deveria operar em 412 Mhz que é o clock padrão da XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FINALMENTE!!!

Era tudo o que eu estava esperando como resposta, a do nosso colega COPHARD.

Estava esperando uma resposta coerente, sensata e ponderada.

O problema maior dos que comentam sobre hardware aqui no fórum, é o fato de, ou amarem ou odiarem alguma coisa.

Precisamos de ponderação.

Vou-me lá fazer o meu softmod agora.

Se der certo, coloco aqui.... e se não der, também né...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Renato Marcelino@10 maio 2004, 17:48

Embora tenha comprado uma... não entendo nada de ATI... mas me parece que ha um outro detalhe que ninguém ta levando em conta:

9800PRO e sob o RV420 a 9800XT e sob o RV360 (acho que e isso)... e isso faz diferença... não e so bios não...

O que ocorre é que alguns modelos da Sapphire utilizam o VPU da 9800XT (R360) com o BIOS da 9800PRO, que usa o R350.

Acho que eles não tinham mais o R350 em estoque e resolveram colocar o R360 "rebaixando-o" via BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MarceloDF@12 maio 2004, 11:52

FINALMENTE!!!

Era tudo o que eu estava esperando como resposta, a do nosso colega COPHARD.

Estava esperando uma resposta coerente, sensata e ponderada.

O problema maior dos que comentam sobre hardware aqui no fórum, é o fato de, ou amarem ou odiarem alguma coisa.

Precisamos de ponderação.

Vou-me lá fazer o meu softmod agora.

Se der certo, coloco aqui.... e se não der, também né...

falou

Ponderação?

12 de maio... já estamos no dia 17 e você até agora não postou aqui...

Será q aconteceu algo? :rolleyes:

BiosMOD? :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que você só vai conseguir fazer este MOD de 9800 PRO pra XT se sua placa tiver as seguintes características.

Processador - R360 --> a resposta da ATI foi que esses processadores aguentam um clock maior q os R350 porque dissipam melhor o calor.

e memórias - 2.5ns --> q só essas conseguem romper com estabilidade a barreira dos 700Mhz.

A conclusão é a seguinte, você não precisa mudar o BIOS da sua placa para tranforma-lá numa XT, só basta que através de overclock você consiga atingir o seu clock q é 412/730... pois esta é a única diferença entre elas... B) O CLOCK!!!

Se conseguir uma maneira eficiente para refrigeração da placa e atingir esta marca ou chegar próximo, por favor me avise URGENTE!!! Pois assim vou conseguir tranformar minha 9800SE em uma XT também :aranha: !!!

--------------

Pentium 4 - 2.8 HT

512 Mb - PC3200

Sapphire 9800 SE com MOD pra 9800 rodando a 340/650

Abit VT7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tio Pikachu+17 maio 2004, 18:21-->
MarceloDF@12 maio 2004, 11:52

FINALMENTE!!!

Era tudo o que eu estava esperando como resposta, a do nosso colega COPHARD.

Precisamos de ponderação.

Vou-me lá fazer o meu softmod agora.

Se der certo, coloco aqui.... e se não der, também né...

falou

Ponderação?

12 de maio... já estamos no dia 17 e você até agora não postou aqui...

Será q aconteceu algo? :rolleyes:

BiosMOD? :rolleyes:

Galera, desculpe não ter postado antes, porque simplesmente não estava recebendo notificação do fórum. Mas vamos lá... aqui continua tudo beleza, não sei se já havia comentado que fiz o mesmo procedimento em duas 9800PRO BBA e com êxito nas duas. Realizei o BIOSMOD e COOLER MOD, em ambas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tio Pikachu+17 maio 2004, 18:21-->
MarceloDF@12 maio 2004, 11:52

FINALMENTE!!!

Era tudo o que eu estava esperando como resposta, a do nosso colega COPHARD.

Precisamos de ponderação.

Vou-me lá fazer o meu softmod agora.

Se der certo, coloco aqui.... e se não der, também né...

falou

Ponderação?

12 de maio... já estamos no dia 17 e você até agora não postou aqui...

Será q aconteceu algo? :rolleyes:

BiosMOD? :rolleyes:

Nem todos coseguiram realizar com êxito esse procedimento de BIOSMOD, não é porque algums não conseguiram que isso, será verdade absoluta para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rebeldiao@26 maio 2004, 19:53

Acontece que você só vai conseguir fazer este MOD de 9800 PRO pra XT se sua placa tiver as seguintes características.

Processador - R360 --> a resposta da ATI foi que esses processadores aguentam um clock maior q os R350 porque dissipam melhor o calor.

e memórias - 2.5ns --> q só essas conseguem romper com estabilidade a barreira dos 700Mhz.

A conclusão é a seguinte, você não precisa mudar o BIOS da sua placa para tranforma-lá numa XT, só basta que através de overclock você consiga atingir o seu clock q é 412/730... pois esta é a única diferença entre elas...   B)  O CLOCK!!!

Se conseguir uma maneira eficiente para refrigeração da placa e atingir esta marca ou chegar próximo, por favor me avise URGENTE!!! Pois assim vou conseguir tranformar minha 9800SE em uma XT tambén :aranha: !!!

--------------

Pentium 4 - 2.8 HT

512 Mb - PC3200

Sapphire 9800 SE com MOD pra 9800 rodando a 340/650

Abit VT7

Isso não é absolutamente verdade, pois as duas 9800PRO que modifiquei são verdadeiros R350. A vantagem da 9800PRO sobre a XT, é exatamente o clock e o bios mod dispensa a utilização de qualquer software (power strip) para configurar o clock a cada boot.

Obs.: Tem algums usuários que tem o core R360, e não estão conseguindo chegar no clock do core 412MHz, pode até ser alguma implementação da ATI para dificultar esses procedimentos.

Consultem nestes links, para mais informações:

http://www.rojakpot.com/showarticle.aspx?artno=92&pgno=0

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t...=asc&highlight=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por COPHARD+03 jun 2004, 10:13-->
Postado Originalmente por Tio Pikachu@17 maio 2004, 18:21

MarceloDF@12 maio 2004, 11:52

FINALMENTE!!!

Era tudo o que eu estava esperando como resposta, a do nosso colega COPHARD.

Precisamos de ponderação.

Vou-me lá fazer o meu softmod agora.

Se der certo, coloco aqui.... e se não der, também né...

falou

Ponderação?

12 de maio... já estamos no dia 17 e você até agora não postou aqui...

Será q aconteceu algo? :rolleyes:

BiosMOD? :rolleyes:

Nem todos coseguiram realizar com êxito esse procedimento de BIOSMOD, não é porque algums não conseguiram que isso, será verdade absoluta para todos.

E o MarceloDF nada de postar até agora, estou imaginando o que ocorreu com a VGA dele :rolleyes::rolleyes:

Eu avisei... mas ninguém me ouviu :)

PS: Se não da pra fazer com exito, logo não é seguro :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera!!!

Indo contra ao que muitos pensaram, minha VGA está VIVA!

Cá estou para finalizar, concluir, explicar e expor toda a situação!

Primeiramente, peço desculpas pela demora na resposta, pois pra mim este tópico estava parado, pois o fórum não me informou mais sobre as atualizações, mas finalmente estou respondendo.

Vamos aos fatos. Eu fiz o softMOD, ou biosMOD. Funciona?

FUNCIONA!

Vejam bem o que se passa comigo.

Fiz o upgrade da BIOS, por uma BIOS de VGA de memórias de outra marca!

Após o upgrade, tudo correu bem, meu Windows XP logo me alertou pelo novo dispositivo que fora encontrado --> 9800 XT!

Porém, notei que haviam pequenas falhas na textura, bem mínimas, mas existiam. Modifiquei a BIOS da XT, baixando seu clock, e à medida que fazia isso, a qualidade da imagem melhorava, mas não chegou à sumir os defeitos. Vi então, que o problema não era o clock, e sim, a BIOS.

Minha memória é da Hynix, e a 9800 XT que encontrei, além de ser de outra marca, era de memória samsung. Portanto, SÓ VALE A PENA, fazer este MOD se você conseguir o máximo de compatibilidade entre sua placa real, e a BIOS da XT para a qual você vai migrar.

Creio que no meu caso, se encontrasse uma 9800 XT de 128mb de memo Hynix, ficaria tudo perfeito, mas não encontrei tal BIOS.

Afinal, o MOD vale a pena?

Se você está atrás do NOME, "9800 XT" estampado no Windows, vale sim, mas com as restrições que explicitei.

Mas se você está atrás de desempenho, você não precisa deste MOD, faça o que eu fiz.

Eu copiei a BIOS original da minha VGA pro disquete, editei esta BIOS aumentando seus clocks, e coloquei a BIOS original overclockada de volta na VGA.

Pronto! Ganhei o mesmo desempenho que queria atingir antes, perdi o "NOME", mas ganhei em COMPATIBILIDADE, pois estou com a BIOS original.

Mas, porquê editar a BIOS pra fazer um overclock, se eu posso fazer pelo Windows?

A questão é que editando a BIOS, este overclock seria "eterno", e não dependeria de uma alteração no software pelo Windows. Não sei se isso ocorre com todos, mas overclock pelo Windows não funciona pra mim (mesmo usando o Redlinker ou PowerStrip), portanto, editar a BIOS original foi perfeito pra mim.

UFA... PRONTO!

Agradeço a ajuda da galera, e quero aproveitar pra esclarecer mais algumas coisas.

Se alguém conseguir uma BIOS de 9800 XT de 128 megas de memo Hynix, eu agradeceria muito.

Outra coisa, como fizeram esse Cooler MOD das fotos acima? Que cooler usar? Onde comprar? Quero dar maior poder de discipação de calor pra minha VGA, e preciso da ajuda de vocês.

Vi à venda, aquele dissipador da Zalmam, com Heat Pipes, mas não sei se fica bom. Ele é passivo, mas a gente coloca uns 20 coolers e fica bom né?!

Até mais galera, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MarceloDF@03 jun 2004, 23:53

Fala Galera!!!

Indo contra ao que muitos pensaram, minha VGA está VIVA!

Cá estou para finalizar, concluir, explicar e expor toda a situação!

Primeiramente, peço desculpas pela demora na resposta, pois pra mim este tópico estava parado, pois o fórum não me informou mais sobre as atualizações, mas finalmente estou respondendo.

Vamos aos fatos. Eu fiz o softMOD, ou biosMOD. Funciona?

FUNCIONA!

Vejam bem o que se passa comigo.

Fiz o upgrade da BIOS, por uma BIOS de VGA de memórias de outra marca!

Após o upgrade, tudo correu bem, meu Windows XP logo me alertou pelo novo dispositivo que fora encontrado --> 9800 XT!

Porém, notei que haviam pequenas falhas na textura, bem mínimas, mas existiam. Modifiquei a BIOS da XT, baixando seu clock, e à medida que fazia isso, a qualidade da imagem melhorava, mas não chegou à sumir os defeitos. Vi então, que o problema não era o clock, e sim, a BIOS.

Minha memória é da Hynix, e a 9800 XT que encontrei, além de ser de outra marca, era de memória samsung. Portanto, SÓ VALE A PENA, fazer este MOD se você conseguir o máximo de compatibilidade entre sua placa real, e a BIOS da XT para a qual você vai migrar.

Creio que no meu caso, se encontrasse uma 9800 XT de 128mb de memo Hynix, ficaria tudo perfeito, mas não encontrei tal BIOS.

Afinal, o MOD vale a pena?

Se você está atrás do NOME, "9800 XT" estampado no Windows, vale sim, mas com as restrições que explicitei.

Mas se você está atrás de desempenho, você não precisa deste MOD, faça o que eu fiz.

Eu copiei a BIOS original da minha VGA pro disquete, editei esta BIOS aumentando seus clocks, e coloquei a BIOS original overclockada de volta na VGA.

Pronto! Ganhei o mesmo desempenho que queria atingir antes, perdi o "NOME", mas ganhei em COMPATIBILIDADE, pois estou com a BIOS original.

Mas, porquê editar a BIOS pra fazer um overclock, se eu posso fazer pelo Windows?

A questão é que editando a BIOS, este overclock seria "eterno", e não dependeria de uma alteração no software pelo Windows. Não sei se isso ocorre com todos, mas overclock pelo Windows não funciona pra mim (mesmo usando o Redlinker ou PowerStrip), portanto, editar a BIOS original foi perfeito pra mim.

UFA... PRONTO!

Agradeço a ajuda da galera, e quero aproveitar pra esclarecer mais algumas coisas.

Se alguém conseguir uma BIOS de 9800 XT de 128 megas de memo Hynix, eu agradeceria muito.

Outra coisa, como fizeram esse Cooler MOD das fotos acima? Que cooler usar? Onde comprar? Quero dar maior poder de discipação de calor pra minha VGA, e preciso da ajuda de vocês.

Vi à venda, aquele dissipador da Zalmam, com Heat Pipes, mas não sei se fica bom. Ele é passivo, mas a gente coloca uns 20 coolers e fica bom né?!

Até mais galera, valeu!

Ainda bem q esta viva ainda :D

Mas me responda pra que você quer que apareça 9800XT no Windows?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B)

Postado Originalmente por MarceloDF@04 jun 2004, 19:27

Pra mostrar pros amigos que eu tenho uma XT!!!

eheh, mas é interessante ter o nome também, uma vez que você tem o mesmo desempenho.

Mas eu to atrás do cooler e ajeitar ela....

Beleza camarada... :-BEER :palmas: :bandeira: PARABÉMS

Fico satisfeito por você, eu também fiquei sem ser avisado sobre as atualizações neste tópico. Aqui permanece tudo 100%, o outro serviço de MOD que fiz na placa do DEMOLIDOR MASTER do Fórum PC´s, tambéms está rodando muito bem. Tem gente que até torce contra, mas vamos fazer o que??? teve um amigo do nosso grupo de informática que tentou fazer e não conseguiu nem chegar nos 400 Mhz de CORE, e também não se interessou em saber como eu consegui fazer em duas, o BIOS MOD e COOLER MOD.

<div class='bbimg'>Imagem postada pelo usuário

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img75.photobucket.com/albums/v229/COPHARD/CHIP100.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

%7Boption%7Dhttp://img75.photobucket.com/albums/v229/COPHARD/CHIP050.jpg' alt='CHIP050.jpg'>

CHIP052.jpg

você pode achar o cooler mod em: Copyman&ADzone, para esse BIOS MOD não utilize o conjunto da ZALMAN pois ele não permite a instalação dos dissipadores da memória. Antes de fazer o BIOSMOD eu já tinha instalado o kit da ZALMAN e substiui tudo pelo KIT MICROCOOL NORTH POLE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MarceloDF@04 jun 2004, 19:27

Pra mostrar pros amigos que eu tenho uma XT!!!

eheh, mas é interessante ter o nome também, uma vez que você tem o mesmo desempenho.

Mas eu to atrás do cooler e ajeitar ela....

De boa prefiro mostrar que tenho uma Ti4200-8X@Ti4800 e um 1800+@3200+ do q so 3200+ e Ti4800 :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MarceloDF@04 jun 2004, 19:27

eheh, mas é interessante ter o nome também, uma vez que você tem o mesmo desempenho.

cara se tu tem um r360 real tu consegue mais pontos mesmo com o mesmo clock da 9800pro eu fiz o teste aqui e depois de faze o modbios pra XT aumento um 350 3dmark com o mesmo clock da 9800pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!