Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Neobius

Conflito De Irq

Recommended Posts

Olá.... mais problemas

Ao iniciar o Windows ME, dei um "pause" e observei que tanto o controlador de USB quanto a placa de Rede (Ethernet) estão alocados no IRQ 10. Eu postei no fórum Dispositivos de Entrada um tópico sobre mal-funcionamento do mouse óptico, talvez seja por isso. A placa-mãe é a PCChips M756LMRT+

Gostaria de ler a opinião de vocês, grato pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neobius

A sua bios da placa mãe, não dá suporte ao novo controlador de periféricos ACPI,

você não encontra uma atualização de bios no site da placa mãe que possibilite o que você pretende instalar nesta placa com este bios.

O bios é antigo e não suporta o que você quer instalar, duvido que a Pc Ships tenha um bios atualizado para esta placa mãe para você resolver este problema, mas existe uma possibilidade:

Instale uma placa de rede ISA, não PCI, instale uma que você possa configurar por jumpers, você deve configurar o jumper desta placa para usar com 2 irq3 se não tiver um modem instalado, se tiver,configure irq 12, mas não pode ter mouse PS-2 só o serial, se tiver mouse ps-2, configure irq 10, ou a que estiver disponível no gerenciador de dispositivos.

Quanto ao Win ME é compatível com ACPI. Não esquenta a cabeça!

Poste o resultado, ou se houver dúvida, pergunte novamente, acho este tópico interessante, para quem tem estas placas mãe.

boa sorte :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu queria saber se isso influencia de alguma maneira o funcionamento do dispositivo...

Só um detalhe, acho que esses slots ISA são um bocado antigos e minha placa mãe seguramente não possui um... me desculpem se eu estiver errado.

Valeu pelas dicas,

mais sugestões são bem-vindas.

Um abraço a todos os amigos e inimigos do fórum :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Neobius, no gerenciador d dispositivos é apresentado algum conflito? Perceba q compartilhar um recurso não significa estar em conflito...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_br.kit.net/irq.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

No caso acima tudo está funcionando corretamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Neobius

A melhor maneira de se configurar um PC, é fazer com que nenhuma irq seja compartilhada.

O barramento PCI atual permite o compartilhamento sim, mas a custa de alguma perda de rendimento e mesmo de alguns travamentos, dependendo da operação que estiver sendo realizada, note bem, não é uma opinião minha, mas de alguns sites técnicos que visitei ao pesquisar o assunto.

Se não estiver dando problemas para o PC deixe assim mesmo.

Meu PC compartilhava algumas irqs e funcionava bem, mas depois que eu consegui deixar o PC sem nenhum compartilhamento, está muito e muito mais rápido.

Obs: Foi preciso entrar no setup e dar prioridades de irqs aos slots PCI, na unha consegui deixar legal, se você tiver paciência e gosto pela coisa, também vai conseguir. :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o problema é que não sei se o desligamento aleatório do mouse tem a ver com conflito de irq... daí minha preocupação, não me baseei apenas no fato de ter olhado a tela preta antes do windows.

Valeu pelas dicas, nomais, tem como udar de IRQ os dispositivos? Via jumper ou BIOS? (BIOS acho q não da alias, tenho certeza)

Compartilhar este post

Link para o post

Neobius

Como falei anteriormente o bios de sua placa mãe é antigo e não dá suporte a alguns periféricos de nova geração e a PC Chips não costuma dar um suporte contínuo em upgrades para os bios de suas placas mãe.

O problema com seu mouse optico pode estar relacionado a isso ou não.

Experimente colocar este mouse em outro micro e veja como se comporta, pode ser problema do próprio mouse também. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais