Ir ao conteúdo

Fonte com problemas

HELIO1961

Posts recomendados

Postado

om dia,fui colocar uma fonte em meu pc,quando coloquei a tomada de 110v

percebi um fagulha de fogo na mesma e a fonte nao deu mais nada.Tenho eletronica basica fiz alguns cursos.Abri a mesma o fusivel nao queimou,fisicamento esta normal,nenhum cap.estourado.Por onde começo para tentar ajeitar

Postado

Cara, difícil ein...

Tenta esse aqui!

Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa mãe. Ele é o maior de todos, contando com vinte ou vinte e quatro pinos, de acordo com cada versão.

05cbe825.jpg

Pegue um clipe de papel fino e metálico, sem pinturas e dobre-o de modo que ele fique com duas pontas paralelas para baixo. Outra alternativa é utilizar um fio metálico maleável, com as pontas desencapadas.

Com o cabo de alimentação da placa mãe em mãos, localize o terminal do fio verde e insira uma das pontas do clipe ou do fio (ele é responsável pela partida do computador quando o botão de energia é acionado). Logo ao lado deste terminal, deve haver também outro para o fio preto (GND). É nele que deve ser inserida a outra ponta do clipe. A esta altura seu conector da placa mãe deve estar exatamente assim:

e54d07e4.jpg

Tudo certo? Então chegou a hora do teste! Cuidadosamente ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Caso as ventoinhas comecem a girar, você tem um indicativo de que a sua fonte está funcionando normalmente, logo dificilmente ela será uma das causas do computador não estar ligando.

777c8a54.jpg

Medindo adequadamente a tensão

E para as pessoas que possuem multímetros em suas casas, uma dica final (para os casos em que a fonte liga) é também conferir se a distribuição de tensão está correta nos cabos. Para isso, regule o aparelho para modo de alimentação contínua, pegue qualquer terminal preto do cabo da placa mãe e insira a ponta multi-teste preta (com a fonte ainda ligada pelo último teste).

Em seguida, procure pelo fio vermelho e ligue a outra ponta de testes nele. O valor mostrado no aparelho deve ser de 5V, com variação de 0,5V para mais ou para menos. Em seguida, repita o procedimento com o fio amarelo, mantendo a ponta preta no fio preto. A tensão mostrada deve ser de 12V, novamente com variação de 0,5V para mais ou para menos.

d0ad9cc6.png

Este procedimento também pode ser realizado com as pontas Molex (os encaixes para discos rígidos e outros periféricos, que contem quatro encaixes), valendo os mesmos procedimentos e valores descritos acima.

... se não der certo, faz o que o amigo ilkyest disse! rsrs

abraços

• Membro VIP
Postado
om dia,fui colocar uma fonte em meu pc,quando coloquei a tomada de 110v

percebi um fagulha de fogo na mesma e a fonte nao deu mais nada.Tenho eletronica basica fiz alguns cursos.Abri a mesma o fusivel nao queimou,fisicamento esta normal,nenhum cap.estourado.Por onde começo para tentar ajeitar

O site da Aneel diz que a tensão dai, de Petrolina, é de 220 Volts.. Você ligou a fonte seletada para operar em 110 Volts numa tomada de 220 Volts???

É isso mesmo???

Postado
O site da Aneel diz que a tensão dai, de Petrolina, é de 220 Volts.. Você ligou a fonte seletada para operar em 110 Volts numa tomada de 220 Volts???

É isso mesmo???

bom dia,eu ja fiz todos estes teste,unclusive tem tensão de 5v no estand bay.

as tensoes que você mencionou ai ja foram feitas em todos,nao tem tensão em nenhuma delas.Tem que parti para outro.

abraços

Postado
Faça testes nos diodos do secundário da fonte, pode ter algum em curto...

Boa noite,ja fiz os teste nos diodos do secundarios e todos estavam dando continuidae nos dois lados,retirei um fora da placa e estava normal.porque acontece isto.Ja testei os resistores de partida de 150k normal a parte do primario esta normal,cap grande de filtro todos ok?

• Coordenador
Postado

O resistor de partida deve estar bom pois você tem os 5V de stand-by, quanto ao teste dos diodos do secundário, tem que medi-los fora da placa, pois o trafo possui uma resistência muito baixa e junto com os resistores de carga da fonte engana na medida dos diodos...

Postado
O resistor de partida deve estar bom pois você tem os 5V de stand-by, quanto ao teste dos diodos do secundário, tem que medi-los fora da placa, pois o trafo possui uma resistência muito baixa e junto com os resistores de carga da fonte engana na medida dos diodos...

Bom dia,ja fiz em um diodo,esta bom,pois tenho que retirar todos eles.nao tem outra forma de medilos

• Coordenador
Postado

Eu costumo remover todo o dissipador com os diodos presos...

Testo eles e recoloco nop lugar novamente, é bem mais prático.

Postado
Eu costumo remover todo o dissipador com os diodos presos...

Testo eles e recoloco nop lugar novamente, é bem mais prático.

Ja fiz todos os testes nos diodos,nao sao eles,deu muito trabalho,nao seguir o que você mandou

abraços

Postado

Essas fontes genericas não possuem esquemático e muitos dos componentes não se encontram em lugar algum aqui no Brasil.

Compre uma fonte nova, se puder compre uma de boa marca e com PFC ativo, e dessa vez verifique a chave seletora antes de ligar como observado acima.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!